Science topic

Teacher Education - Science topic

Teacher education refers to the policies and procedures designed to equip prospective teachers with the knowledge, attitudes, behaviors and skills they require to perform their tasks effectively in the classroom, school and wider community.
Filters
All publications are displayed by default. Use this filter to view only publications with full-texts.
Publications related to Teacher Education (10,000)
Sorted by most recent
Chapter
Full-text available
Education based on social issues has a long tradition in anglophone and francophone countries as well as in Italy and Ibero-American countries, although it has received different names according to the country or the time. Many articles have been written about how it is addressed and the different proposals considered in each context (Legardez & Si...
Article
Full-text available
EFL teacher-educators and teachers are seen as ignorant of teaching aural skills for referring to resource shortages is a common mechanism for their scapegoating. It hinders students’ opportunity to boost oral proficiency in the abundance of their smartphones in the classrooms to learn aural and oral skills. Hence, Moodle 3.0, a learning applicatio...
Article
Full-text available
A formação de professores de Ciências leva em consideração uma série de fatores que vãodesde aspectos pessoais e culturais até aspectos sociais e econômicos. Além disso, quando se pensa numa formação interdisciplinar, o processo torna-se ainda mais complexo, tendo em vista que existem poucas investigações sobre essa temática. No entanto, estudos mo...
Article
Full-text available
Este artigo apresenta discussões sobre a formação de professores e suas interfaces com a arte-educação desenvolvida nas redes de ensino brasileiras. Para tal, foram mapeados os artigos científicos publicados nos anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período de 2009 a 2017, constituindo-se como...
Article
Full-text available
Este artigo deriva de uma pesquisa documental que analisou os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina, com o objetivo de investigar se e como os PPCs caracterizam o sistema social capitalista e apresentam reflexões ou conteúdos sobre a temática pobreza e desigualdade social. Fundamenta-se no...
Article
Full-text available
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu como uma possibilidade para melhorar a formação de professores da educação básica, inserindo discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura no âmbito escolar. O objetivo deste trabalho foi averiguar as contribuições do PIBID para o aprimoramento da formação dos gradua...
Article
Full-text available
The quality of the extension services provided determines how effective extension systems are in accomplishing a sustainable development strategy. Hence, this research was carried out to ascertain the impact of extension services of the College of Teacher Education (CTE) of Nueva Vizcaya State University (NVSU), Philippines. The descriptive survey...
Article
Full-text available
This study aims to measure the effect of learning motivation on self regulated learning in the students of School Teacher Education who study remotely at the UPBJJ Samarinda Open University. This study used the Assessing Academic Self Regulated Learning Measurement Scale and the Learning Motivation Measurement Scale. This study involved 56 male stu...
Article
Full-text available
O presente trabalho trata sobre a importância dos estudos acerca da temática sustentabilidade no ensino superior e uma conscientização coletiva, tendo como objetivo analisar o conceito de sustentabilidade na universidade a partir dos relatórios de experiência desenvolvidos pelos professores em formação do Eixo Educação e Sustentabilidade, component...
Article
Full-text available
A relação entre o real e o virtual tem se constituído como uma linha tênue, de forma que cada vez mais a internet e a interatividade têm feito parte do nosso cotidiano. Considerando a importância da internet para compreender a sociedade atual, nos propomos a discutir acerca da necessidade de aproximação entre as mídias digitais e o contexto da form...
Article
Full-text available
The university's educational structure culminates in graduate study. As a result, it highlights the university's most outstanding academic and intellectual products and processes. It needs to be structured to improve higher education's quality, efficiency, and effectiveness by assuring its relevance and responsiveness to the education system's deve...
Article
Full-text available
O presente texto visa evidenciar os conhecimentos e crenças manifestados por professores que ensinam matemática no Ciclo Interdisciplinar ao fazer uso de recursos manipuláveis, em suas interações com os documentos e materiais curriculares da Rede Municipal de São Paulo. Para analisar os conhecimentos dos professores para ensinar Matemática recorrem...
Article
Full-text available
As inúmeras inovações tecnológicas, ao longo dos séculos, vêm afetando fundamentalmente o modo como vivemos, atravessando todas as esferas de nossas vidas: desde as atividades diárias, passando pelas práticas desenvolvidas em contextos de trabalho, até as práticas educacionais (BARTON; LEE, 2015). Nesse sentido, entendemos como relevante a discussã...
Article
Full-text available
O artigo versa sobre as atuais políticas educacionais curriculares e tem como objetivo analisar a BNCC e sua inter-relação com a formação e autonomia dos professores em sua atuação pedagógica. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa documental. A exploração da legislação nos permitiu compreender o movimento e as intencionalidades das po...
Article
Full-text available
Busca-se refletir sobre o perfil de professores de educação física, diante da sua trajetória histórica a partir do contexto educacional brasileiro. Inicialmente, as metodologias tradicionais de ensino eram centradas no professor. Com base nos estudos de García (1995), Tardiff (2002), Gatti (2016), o professor precisa compreender esse processo histó...
Article
Full-text available
COVID-19 has magnified the need for online deliveries in higher education. This has further driven the necessity to create innovative learning and teaching tools to engage and motivate students. Further innovations can also assist in the training of practitioners to deliver quality health remotely. This panel will introduce virtual learning tools u...
Article
Full-text available
A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: em tempos de pandemia da Covid-19, a Prática como Componente Curricular - PCC, ministrada de forma remota, vem contribuindo para a formação docente? Nossos objetivos nesse processo investigativo foram: averiguar se a PCC tem contribuído para o processo formativo dos novos professores no curso...
Article
Full-text available
O livro é fruto de estudos do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp), coordenado pela Professora Doutora Ligia de Carvalho Abões Vercelli, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe), da Universidade Nove de Julho (Uninove). Está organizada em 12 capítulos, esc...
Article
Full-text available
The COVID-19 pandemic has resulted in most universities engaging in emergency online learning which they were not adequately prepared for. The emergency nature of the learning process raises questions on how students are able to effectively engage in the process. This study explored undergraduate students from the Department of Teacher Education, U...
Article
Full-text available
In this paper, we consider the challenges for Physical Education Teacher Education (PETE) that were presented during the COVID-19 pandemic in regard to preservice teachers’ knowledge in and about movement and their developing movement capability. Historically, learning about movement as well as learning in movement has always been central for physi...
Article
Full-text available
En Belgique francophone, la formation des futurs enseignants au numérique se réalise au sein cours où les formateurs ne disposent de prescriptions qu’en matière de volume-horaire et de titre de cours. Nous avons étudié la manière avec laquelle les formateurs redéfinissent leur tâche prescrite (Leplat, 2011), au travers d’entretiens et d’une analyse...
Article
Full-text available
This study aims to determine the perceived effects of teaching modalities to the academic performance of teacher education students in UM, Peñaplata College in the midst of pandemic. This particular study utilized a quantitative non-experimental research design, specifically employing a descriptive-correlational research. The research questionnaire...
Article
Full-text available
A growing body of literature focuses on practice as a central aspect of teacher education. Whereas this approach emerged mainly from teacher preparation programs in specific content areas such as math, science, and literacy studies, socially related educational fields have served as a peripheral player alone. Recently, however, scholars have sugges...
Article
Full-text available
Cet article analyse la conception de scénarios pédagogiques intégrant le numérique comme activité créative (Glăveanu, 2015, 2020) et agentive (Sannino, 2015), propice à la transformation de l’activité d’enseignement-apprentissage et susceptible de constituer en formation une réponse au défi persistant de l’intégration du numérique en classe (Giraud...
Article
Full-text available
Discute-se neste artigo a articulação entre a vida e a experiência da continuidade escolar em adolescentes durante a fase de tratamento por motivo de doença de origem neoplásica. Aborda-se a questão a partir da experiência da escola móvel, do Instituto de Oncologia Pediátrica – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer / Universidade Feder...
Conference Paper
Full-text available
Introdução: O Laboratório de Educação Matemática (LEM) tem sido o objeto de estudo de várias pesquisas. Nessas pesquisas, como na de Costa (2012) e Silva (2014), muito se tem discutido sobre as diferentes concepções de LEM, os objetivos, o papel e a importância deste espaço para a formação de professores, bem como as diferentes propostas de sua uti...
Article
Full-text available
Este artigo busca compreender discussões epistemológicas que contribuem para a conexão dos saberes formais e dos saberes da tradição, a partir da formação de professores em espaços não formais no ensino de ciências na Amazônia paraense, haja vista que este espaço é rico em sociobiodiversidade e visa um olhar mais sistêmico sobre o contexto educacio...
Article
Full-text available
This paper problematizes the pedagogical experience in the Physical Education teacher education in remote teaching from the perspective of a teacher in assisted teaching. Narrative studies inspire the text and, in a qualitative approach, focus on the content narrated by the teacher in assisted teaching about the experience in the 2020.2 term. The e...
Article
Full-text available
Este artigo procura destacar a imprescindibilidade da entrada e permanência dos Povos Indígenas, dos seus Regimes de Conhecimento e Artes na Universidade e nas escolas brasileiras, inclusive para transformação dessa Universidade e das escolas. Este texto procura, também, evidenciar a importância da Universidade brasileira ser uma aliada na luta pel...
Research Proposal
Full-text available
The book presents the EFL context of the Arab World and examines the underpinnings of ELTE and its connection to technology. It emphasizes that current EFL student teachers in the ELTE programs across the Arab World should be empowered with TPACK applicable to their subject matter to integrate CALL effectively into prospective instruction. Besides...
Article
Full-text available
Este trabalho traz uma versão sobre a educação superior no cenário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), discutindo o viés elitista da trajetória desse nível de ensino no Brasil. Partindo da pesquisa documental acerca da Lei de Criação dos Institutos Federais e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), f...
Article
Full-text available
Este artigo propõe discutir a formação docente com enfoque na educação superior e políticas públicas a partir de elementos de disputas. O objetivo do estudo é compreender o que a área da educação investiga sobre formação de professores tendo como enfoque as políticas de educação superior, com vistas a fornecer subsídios teóricos que possibilitem um...
Article
Full-text available
Teacher Education involves the policies and procedures designed to equip teachers with the knowledge and skills they require to teach effectively. Teaching practice (TP) is an integral part in teacher education because it allows student-teachers to apply the theories into practice. Effective preparation of student teachers in practical subjects cou...
Preprint
Full-text available
Este artigo traz a análise das características da expansão dos cursos de pedagogia no Brasil, especialmente na última década, com base em dados do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade), do Inep, atualizados até 2021. O processo de expansão do curso de pedagogia segue duas tendências. Em nível macro, tem-s...
Article
Full-text available
Esse artigo apresenta uma proposta para a formação de professores em uma visão Ecoformadora, por meio do estudo do Documento Referência Preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022): Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. O estudo visa dinamizar o aprendizado, priorizar a sustentabili...
Article
Full-text available
As recentes alterações na legislação nacional acerca da formação de professores (Resolução 02/2019 - BNC-Formação) suscitam diversos questionamentos sobre qual docente queremos formar, assim como a formação de professores de Ciências envolve desafios específicos à disciplina. Ao considerar o âmbito do pensamento de Michel Foucault, podemos identifi...
Article
Full-text available
O objetivo deste artigo é discutir a formação de professores de língua estrangeira e de que forma suas identidades podem ser compreendidas atualmente, a partir da seguinte questões: como se constituiu o percurso histórico da formação de professores? Como pode-se compreender a identidade (profissional) do docente de língua estrangeira? visto que a l...
Article
Full-text available
RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar como tem sido organizado e realizado o trabalho do Grupo de Trabalho e Estudos em Educação Inclusiva - GTEEI da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná - AMOP na última década, com vistas a relatar e discutir sobre esse processo de formação de professores, no sentido de sua contribuição, tanto para...
Research
Full-text available
A report which contains an analysis of the current situation of teacher education in Bangladesh. It also addresses barriers to teacher education and possible solutions.
Article
Full-text available
O artigo aborda a formação continuada de profissionais que atuam na área da educação especial, desde a educação básica até o ensino superior, realizada por meio de atividade de extensão universitária, em parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) e...
Article
Full-text available
O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Deficiência, denominado Programa de Educação Especial (PEE) foi instituído pela Resolução nº 323/1997 – CEPE, de 21 de agosto de 1997. O PEE atua de forma articulada com as Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão, junto aos Colegiados e Centros que possuem acadêmicos com deficiência/necess...
Article
Full-text available
Este artigo tem o objetivo de abordar trabalhos realizados pelo Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu durante a pandemia por Covid-19. A chegada dessa doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, impôs novos desafios para a Educação Básica e...
Chapter
Full-text available
Der vorliegende Beitrag ist Teil des Forschungsprojektes School Quality and Teacher Education (SQTE), das vom österreichischen Wissenschaftsfonds (FWF – Fond zur Förderung der wissenschaftlichen Forschung) finanziert wird. Das Projekt untersucht die Perspektiven und Praktiken von Schulleiter*innen in hocheffektiven Schulen, vor allem in Turnaround-...
Article
Full-text available
O presente artigo é resultante da pesquisa “A formação de professores nas Licenciaturas Interdisciplinares da UFMA”, que tem como um de seus objetivos analisar a formação obtida no curso, a partir da percepção dos egressos. Para este estudo participaram estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, do campus da UFMA e...
Technical Report
Full-text available
The purpose of the current research study was: (i) to explore ITE university students’ views about the impact of COVID-19 on teaching and learning within teacher education and gain insight into their practices in view of the pedagogies and strategies adopted during the COVID-19 pandemic; (ii) to learn more about the new learning spaces and environm...
Article
Full-text available
Este trabalho trata de um mapeamento das comunicações científicas sobre formação de professores, mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação, apresentadas nos XII e XIII Encontros Nacionais de Educação Matemática, realizado em São Paulo em 2016 e em Cuiabá em 2019, respectivamente. O objetivo é analisar as formações de professores realizad...
Article
Full-text available
Este trabalho visa a analisar o processo de gênese instrumental de professores em formação pelo Programas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, com ênfase nos esquemas coletivos de atividades instrumentadas, utilizando um ambiente não digital na resolução de atividades sobre função quadrática. Para tanto, foi desenvolvida uma sequênc...
Article
Full-text available
were analyzed. Findings revealed that the accumulated performance ratings of the BEE and BSE graduates were high. The general ratings were platykurtic and negatively skewed. The performance ratings in the August/September schedules were significantly higher than in the March/April examinations. Further, the college performance ratings surpassed the...
Article
Full-text available
Ler e contar histórias são proposições fundamentais para o processo de alfabetização e configuram-se como premissas iniciais nas formações oferecidas a professores alfabetizadores nos últimos anos. Neste contexto, torna-se relevante a discussão com respeito às divergências em torno das preferências entre as concepções e as metodologias que fundamen...
Article
Full-text available
Nesse artigo são sistematizados indícios dos princípios característicos e constitutivos do trabalho colaborativo, identificados nas transcrições dos encontros do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística, analisados sob a perspectiva dos pressupostos metodológicos do Discurso do Sujeito Coletivo. Desse modo, foram reconh...
Chapter
Full-text available
This article indented to describe to what extent the student teacher is aware of the New Education policy – 2020. The Vellalar College of Education is chosen for the case study which afflicted Tamil Nadu Teacher Education University (TNTEU). The data were collected by using multiple-choice questionnaires. There are 17 multiple choice questions crea...
Preprint
Full-text available
Introdução: A educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) é muito presente na área da saúde, considerando o grande contingente de trabalhadores técnicos, todavia, há políticas frágeis quanto à formação de professores. Objetivos: 1. analisar quais são os critérios e as formas de seleção, no que se refere à exigência da formação como profess...
Chapter
Full-text available
Apresenta os resultados da pesquisa “A Formação de Professores no Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Goiás e o desenvolvimento profissional do pesquisador. Discute a relação entre o ensino-aprendizagem e a pesquisa como fundamento para o exercício da profissão, no sentido de capacitar para a produção do conhecimento, tanto no processo d...
Conference Paper
Full-text available
Abstract PCF10 Sub-theme: Building Resilience The Covid-19 pandemic disrupted educational programmes globally, Kenya being not an exception. Most universities in Kenya closed down before slowly shifting to online teaching shrouded with challenges, partly due to inadequate staff expertise in online teaching. There was therefore a need for capacity...
Conference Paper
Full-text available
rea Temática: Formação de Professores. INTRODUÇÃO Em um mundo em constante evolução há que se garantir que jovens e adultos tenham acesso ao conhecimento e que possam desenvolver as habilidades necessárias para sua atuação como cidadãos(ãs). Cursos de licenciatura não preparam de forma adequada, os futuros professores. Experimentos simples, com cus...
Article
Full-text available
RESUMO: Brotamento de um parecer sobre o trabalho de Denardin, Guimarães e Harres (2022), este artigo é um conjunto de notas que esboçam relações entre aspectos da obra filosófica de Fleck sobre os processos de produção, circulação e textualização dos conhecimentos científicos e a formação de professores no campo da Educação com ciências da naturez...
Article
Full-text available
Para se adaptar às necessidades do século XXI, o Novo Ensino Médio busca promover uma organização curricular que considera os interesses dos estudantes e o contexto sociocultural, implementando um currículo composto pela formação geral básica e pelo itinerário formativo que está relacionado aos quatro eixos estruturantes definidos nas novas Diretri...
Article
Full-text available
Este trabalho buscou conhecer algumas produções acadêmicas desenvolvidas na área de Educação em Ciências que articulam os referenciais de Ciência, Tecnologia e Sociedade com referenciais Freireanos. Portanto, assumiu-se como questão de pesquisa: Quais foram as produções e abordagens utilizadas na Educação em Ciências, no período de 2006 a 2020, sob...
Article
Full-text available
This study explores Korean pre-service teachers' perceptions, attitudes, and satisfaction with flipped learning courses in a teacher education program. A mixed research method was used to collect the end-of-semester survey (n=62) and individual interview data (n=4). Guided by the four pillars of flipped learning (FL), study results are followed. Fi...
Article
Full-text available
This article argues that the production of monographs can produce new discourses in the curricula of science and environmental education for pre-service teacher education based on emancipatory approaches. We rely on critical discourse studies to understand the relationship between hegemony and emancipation in pre-service teacher education. Twelve m...
Article
Full-text available
This study explores the challenges and strategies of education policy implementation of the Excellent Teacher Plan for teacher education sustainability in China. We conduct 36 interviews at one key national, normal university within two campuses, including deans, administers and teachers. It is found that it is difficult to accurately select studen...
Article
Full-text available
The paper presents an overview of the teacher education institutions in Vietnam and examines the capacity of some key pedagogical universities. Based on the actual survey, analyzing the opinion of educational experts, the authors proposes some solutions for restructuring the teacher education institutions based on analyzing the limitations and shor...
Book
Full-text available
De open access publicatie is de korte inhoud van een boek. Het is bestemd als tekstboek bij de studie van het opleidingsonderdeel ‘Europese en juridisch kaders van het onderwijs’ voor de studenten in het 0.8 onderdeel binnen ‘Urban Education’ in de VUB educatieve master aan het Multidisciplinair Instituut Lerarenopleiding (MILO). De leermiddelen be...
Article
Full-text available
Despite decades of reform efforts, disparities in schooling persist based on race, threatening the economic and social wellbeing of the United States. Why are there still significant opportunity gaps despite decades of reform efforts to curb inequities? For one, these efforts often overlook the internal habits of mind, or inner nature of inequity,...
Presentation
Full-text available
In Japan, jugyou kenkyuu has a history of encouraging independent and autonomous curriculum study among schoolteachers and is used in teacher training extensively. Since the publication of The Teaching Gap (1999), the Japanese Lesson Study (LS) has gained widespread attention and adaption worldwide due to its positive impact on improving teaching p...
Article
Full-text available
Em oposição às metodologias tradicionais de formação e ensino de línguas estrangeiras, diferentes alternativas têm sido desenvolvidas, tais como: pedagogia decolonial, abordagem reflexiva, perspectivas críticas. Tendo como foco a formação docente crítica, o objetivo deste estudo é compartilhar os resultados de um projeto de formação inicial de prof...
Chapter
Full-text available
Multilingualism is the norm in many societies across the globe, and Canada is no exception. Colonialism, immigration and mobility have transformed the way people use language(s) and navigate relations of power in society. Despite this diverse reality, language education continues to follow a one-language-only approach, and learners are expected to...
Article
Full-text available
A emprego de softwares e simuladores no ensino técnico da área elétrica proporcionam um ambiente colaborativo, no qual incidem trocas de experiência, conhecimentos e interação. Essa prática pedagógica se fortalece com à evolução das tecnologias, os docentes necessitam de conhecimentos, habilidades e atitudes para usar os recursos digitais. Este art...
Conference Paper
Full-text available
Eixo 6: Formação de Professores e Psicanálise Resumo: A categoria "lugar do corpo" tem a origem numa pesquisa anterior, onde se estudavam as formas do ensino universitária a partir da pandemia por meio do estudo do caso da Licenciatura em educação da Faculdade de Humanidades y Ciências da Educação da UdelaR. Na pesquisa partiu-se do discurso dos...
Article
Full-text available
Kuram ve uygulamayı bağlam odaklı bütünleştirebilen ve biçimlendirici değerlendirmeyi öğretmenlerin kişisel ve mesleki gelişiminde kullanan pek az öğretmen eğitimi modeli geliştirilebilmiştir. Bunlar arasında Klinik Öğretmen Eğitimi Modeli ile Yansıtmaya Dayalı Gerçekçi Öğretmen Eğitimi modelleri öne çıkmaktadır. Bu iki model, öğretmen adaylarının...
Article
Full-text available
Neste artigo analisamos e discutimos perspectivas de interdisciplinaridade presentes nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) de licenciatura em matemática em universidades públicas do Brasil. Utilizamos uma revisão sistemática, do tipo metassíntese, a partir de cinco estudos regionais, publicados em e-book resultante de uma pesquisa nacional que a...
Article
Full-text available
The purpose of this article is to discuss the role of educational administration in improving teacher professionalism. Educational administration is a set of activities to collect, record, procure, reproduce, send and store various information materials for organizational purposes and consideration for leaders in making appropriate decisions or pol...
Article
Full-text available
RESUMO. Tendo em vista o cenário pandêmico causado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais promoveu, por meio do projeto de extensão "Povos do Campo e a Pandemia da COVID-19", ações que visavam a aproximação da Universidade com a realidade da população campesina. Dentre as ativ...
Article
Full-text available
Aborda a demanda na formação da graduação e pós graduação e a relação entre o aprendizado e o diploma obtido. Enfoca os credenciamentos dos cursos e as competências obtidas (ou não) no processo de ensino e aprendizado. Apresenta os discursos acerca da necessidade de formar, mas não devidamente acompanhada de processos bem sucedidos devido a falta d...
Article
Full-text available
Teaching is an obligation and routine carried out by every teacher by making it a responsibility in educating the nation's children. Teaching will be a problem if the fulfillment of the equipment is not fulfilled optimally, and when supervision is held it becomes a scourge and a frightening thing for subject teachers, one of which is Islamic religi...
Article
Full-text available
Technical teachers are the main contributors to the development of effective technicians and TVET practitioners. The effective implementation of the curriculum depends on the capabilities of technical teachers. Thus, this study sought to compare and analyze the Bachelor of Technical Teacher Education and Bachelor of Technical-Vocational Teacher Edu...
Article
Full-text available
Background: The Covid-19 pandemic has brought about social, cultural, and educational changes. The isolation to which we were subjected has transformed how we see society, relate to each other, express emotions, and carry out schooling. Will the existing literature on teacher education, widely used in teacher education, be able to meet the “new nor...
Article
Full-text available
O ensino na modalidade a distância tem demandado a atenção de estudiosos sobre temas como formação de professores, mediação, tutoria, metodologias e práticas de ensino. A docência, por sua vez, torna-se um desafio, visto que boa parte dos professores são bacharéis e, em sua maioria, não possuem formação pedagógica para atuar na profissão docente. A...
Article
Full-text available
Este texto trata da diferença - limite a partir do qual os outros passam a existir e se fazerem problema para nós - compreensão resultante da classificação e ordenação fundamentada no positivismo, que marcou a pedagogia normalizadora. A filosofia da diferença oferece uma nova concepção quando Deleuze questiona todos os pressupostos que constroem o...
Presentation
Full-text available
Pre-service teacher education has undergone various challenges in the Covid-19 process. ● Flores and Swennen (2020); crucial to consider how teacher education has changed to accommodate the limitations on interaction and transition to new modes of teaching and learning in order to prepare future educators for an uncertain world. ● Results of the st...
Article
Full-text available
Pese embora a crescente literatura em torno da problemática da inclusão em educação física (EF), é ainda pertinente desenvolver abordagens que procurem compreender holisticamente, o ponto de vista de professores EF especialistas em inclusão, sobre as determinantes e barreiras subjacentes à inclusão. Neste sentido, o objetivo deste estudo exploratór...
Article
Full-text available
Essa é uma pesquisa, de natureza básica, caráter descritivo e abordagem qualitativa que tem como propósito fomentar o estudo da cultura religiosa afro-brasileira exaltando sua importância como recurso formador da identidade do cidadão brasileiro. O referencial teórico conta com uma pesquisa bibliográfica e documental com base nos autores: Borges (2...
Article
Full-text available
Dada a situação causada pelo Covid-19, a necessidade de mudanças nos currículos, no processo de avaliação, na formação de professores e na construção dos processos de ensino e aprendizagem, já anunciada em inúmeros estudos e pesquisas, ganhou novas proporções. Neste contexto, regras nunca antes vivenciadas, foram colocadas em práticas no contexto e...