Vitor João Ramos Alves’s research while affiliated with University of Brasília and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (5)


Rodas de Samba na educação Étnico-Racial do Distrito Federal brasileiro: Um projeto para além da teoria
  • Article
  • Full-text available

September 2022

·

8 Reads

Revista on line de Política e Gestão Educacional

Vitor João Ramos Alves

A propagação de um conhecimento fragmentado, eurocêntrico, não democrático, não crítico, sexista e racista é a raiz de toda exclusão. Esse modelo técnico de ensino é pautado nas colonialidades do poder, do saber e do ser, hoje vigentes de forma estrutural na sociedade, repetindo fórmulas e discursos hegemônicos, e reproduzindo violentos mecanismos de exclusão social. Portanto, este artigo tem como proposta: fazer pensar a construção de um projeto de educação étnico-racial para escolas públicas do Distrito Federal brasileiro, a partir da tese de doutorado sobre rodas de samba como expressão de resistência espacial negra, defendida no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), em 2019. Serve de esforço e incentivo para a construção de alternativas, numa escala local, de preservação, valorização, emancipação e autonomia dos sujeitos periferizados e dos próprios coletivos de rodas de samba, presentes no território federal brasileiro

Download

Figura 5: Asociaciones, Gremios y Escuelas de Samba que siguen activas en el Distrito Federal de Brasil. Fuente: Elaborado por el autor (2019).
Figura 9: Los principales sujetos y organizadores identificados en el movimiento de la samba del Distrito Federal por la técnica investigativa bola de nieve. Fuente: Elaborado por el autor (2019).
Figura 10: Redes territoriales de sociabilidad de la samba en el Distrito Federal de Brasil. Fuente: Elaborado por el autor (2019).
Figuras 1 y 2: Registros fotográficos de los primeros carnavales en el Distrito Federal de Brasil. Fuente: (1) y (2) recibidas del Archivo Público del Distrito Federal a partir de los registros de la Secretaría de Comunicación Social de GDF (2018).
Figuras 3 y 4: Sede de la Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC). Fuente: (3) recibido del archivo de la Asociación Cultural Recreativa Unidos do Cruzeiro (1990) y (4) archivo personal del autor (2018).
LA SAMBA EN EL DISTRITO FEDERAL DE BRASIL Y SUS REDES TERRITORIALES DE SOCIABILIDAD

December 2021

·

15 Reads

Espaço e Cultura

O presente trabalho é parte da investigação doutoral intitulada: “As Rodas de Samba do Distrito Federal Brasileiro, Patrimônio-Territorial Latinoamericano, Expressão de Resistência Espacial Negra”, defendida na Universidade de Brasília em 2019. Parte do contexto histórico da formação do território do samba no Distrito Federal do Brasil, com o objetivo de identificar suas redes territoriais de sociabilidade e compreender o movimento do samba no território. A partir do contexto histórico investigado, foi possível construir uma periodização do movimento do samba e identificar os principais agentes que compõem as redes territoriais de sociabilidade do samba no distrito federal. Estas redes contribuem para uma valorização e preservação do samba tradicional, autoral e de raiz no distrito federal do brasil. A pesquisa revela que estas redes se fazem como resistência, utopia e luta contra a violência imposta à população trabalhadora e residente, presente nas zonas periféricas sem direitos nem oportunidades para melhoria da qualidade de vida.


Figura 1: Trabajadores que vinieron para la construcción de la "Nova Capital Federal", Brasilia/DF.
Figura 2: O Distrito Federal brasileiro e suas Regiões Administrativas.
Figura 3: Situación territorial vulnerable en el Distrito Federal de Brasil.
Figura 4: Porcentaje de negros en la población, por Región Administrativa del Distrito Federal, Censo de población 2010.
Violencia y contradicciones espaciales en la construcción de la Capital Federal Brasileña: Brasilia/DF

October 2020

·

121 Reads

Cenário Revista Interdisciplinar em Turismo e Território

La violencia y las contradicciones espaciales han sido parte de la vida cotidiana de los ciudadanos de Brasilia desde su construcción, especialmente de los grupos social y políticamente desfavorecidos. Es utilizado por agentes de orden y poder contra la población sin acceso a suelo urbano. Ha ganado gran visibilidad en las últimas décadas, debido a la creciente demanda de viviendas, alimentada por el fuerte contingente migratorio originado por la promesa de construcción y uso de la Nueva Capital Federal. En este contexto, se buscó con este trabajo, desde un enfoque cualitativo y descriptivo, analizar la violencia y las contradicciones espaciales que han estado presentes desde la construcción de Brasilia/DF, y que aún se perpetúan en el territorio. La indagación de soluciones requiere un esfuerzo de comprensión, a fin de señalar otras direcciones para la práctica eficiente en la lucha contra tales procesos sociales.


Formação socioespacial e patrimônio-territorial latinoamericano: resistência negra pelas rodas de samba do Distrito Federal, Brasil

September 2020

·

1 Read

·

8 Citations

PatryTer

A contribuição deste trabalho é conceber as rodas de samba do Distrito Federal brasileiro como patrimônio-territorial, enquanto fato transformador do território e que contribui para uma interpretação da formação socioespacial brasileira. Ambos os conceitos, patrimônio-territorial e formação socioespacial, não são estáticos. Eles representam o espaço em movimento, de forma que contribuem para uma interpretação objetiva e concreta da realidade. Portanto, para efetivar tal construção, busca-se tratar, teórica e empiricamente, a formação socioespacial brasileira como conceito interpretativo das transformações no território e o patrimônio-territorial como ressignificação da cultura popular e símbolo de resistência, a partir dos sujeitos sambistas. Tal posicionamento metodológico-geográfico contribui para um reconhecimento de algumas rodas de samba do Distrito Federal brasileiro como resistência espacial negra e, consequentemente, como patrimônio-territorial latinoamericano


Figura 1 -Estrutura teórica do artigo
A relação sociedade-natureza e a construção da ética do cuidado pelo turista

August 2018

·

18 Reads

·

3 Citations

PatryTer

Sendo o turismo uma prática complexamente transdisciplinar, que precisa ser observado como fenômeno econômico, social e também ambiental, buscou-se nesse artigo de revisão teórica compreender a responsabilidade do sujeito/turista para com a natureza, quando em viagem, a fim de propor a construção de uma Ética do Cuidado para com a relação Sociedade-Natureza. Para tal, propõe-se construir um apanhado teórico a respeito da transformação da natureza em mercadoria pela prática do turismo, analisar o cuidado e a ética com embasamentos relacionados à natureza, além de analisar o comportamento social do turista a fim de propor a construção da Ética do Cuidado. Nesse sentido, pode-se afirmar que a Ética do Cuidado e a socialização da natureza são, seguramente, as práticas mais imperativas a serem trabalhadas nos dias atuais, dado o nível de descuido que paira como uma ameaça sobre o Homem, originado pelo processo de globalização vigente.

Citations (2)


... According to researchers such as Alves (2020) and Machado (2016), in order to develop the concept of socio-spatial formation, Santos turned to Engels and Marx, especially the category of economic-social formation (ESF) 1 . In fact, as he himself explains in his work, in the search to structure a theory considered valid about space, the use of the Marxist category ESF proved to be the most appropriate (Santos, 1977). ...

Reference:

Peripheral businesses and Miltonian thought: approaches and possibilities for organizational studies
Formação socioespacial e patrimônio-territorial latinoamericano: resistência negra pelas rodas de samba do Distrito Federal, Brasil

PatryTer

... Em se tratando de transformações nos ambientes naturais, variadas formas de ocupação predatória, por práticas econômicas, têm deixado profundas marcas de degradação socioambiental (Alves, 2018). Nesse contexto, as práticas turísticas, em especial, aquelas relacionadas ao turismo rural, também causam impactos aos espaços naturais, e é importante que seja objeto de investigação. ...

A relação sociedade-natureza e a construção da ética do cuidado pelo turista

PatryTer