Vânia Cardoso da Motta’s research while affiliated with Federal University of Rio de Janeiro and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (22)


Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio
  • Article
  • Full-text available

April 2020

·

124 Reads

·

3 Citations

Revista HISTEDBR On-line

Maria Carolina Pires de Andrade

·

Vânia Cardoso da Motta

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa de cunho documental-bibliográfico, dedicada à compreensão dos pormenores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM) em diálogo com os aspectos histórico-estruturantes da educação brasileira. Assume a máxima importância a mediação da categoria capitalismo dependente, aqui nos termos de Florestan Fernandes, sobretudo para entender a unidade dos aspectos educacionais, econômicos, políticos, sociais e ideológicos, presentes e passados, da formação econômico-social brasileira. Com o aporte de compreensões buscadas no arcabouço teórico deixado pelo sociólogo brasileiro, tais como aquelas referentes à especificidade da revolução burguesa no Brasil e das contradições erigidas no seio do capitalismo dependente, argumenta-se que a BNCC e o NEM apresentam traços comuns às diversas reformas e medidas de contrarreforma alavancadas pela burguesia brasileira ao longo da nossa história, sobretudo em momentos de crise. Conclui-se que, a despeito das particularidades obscurantistas da conjuntura atual, a mesma reflete em todos os âmbitos a revitalização e o aprofundamento da dependência, ao que a esfera educacional não se faz exceção: nesta também as medidas apresentam as faces exacerbadamente contraditórias, antidemocráticas e retrógradas, próprias do capitalismo dependente.

Download

VEIAS ABERTAS PARA A PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

December 2019

·

93 Reads

·

3 Citations

Revista Trabalho Política e Sociedade

Este artigo resulta de pesquisas que buscam compreender os recentes encaminhamentos de políticas públicas de educação brasileiras, face ao processo da inserção do ethos empresarial na gestão das redes públicas de educação básica, no contexto da reforma da administração pública. Por meio de análise de documentos e de dispositivos legais, o artigo indica a configuração da correlação de forças políticas nos governos do Partido dos Trabalhadores. Aponta a ocorrência do que classifica como “união pessoal” entre governo, organizações da sociedade civil empresarial/acadêmicas e integrantes de movimentos sociais combativos, no período de 2007 a 2015, sob argumento de estar referendado pelos conceitos de Estado Ampliado e de Estado Educador de Gramsci. A análise indica a supremacia da lógica privatista empresarial como principal referência do conjunto das políticas públicas de educação básica implementadas neste período. É neste sentido que o artigo conclui que foram “abertas as veias” para a privatização da educação no país.


O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público

October 2019

·

80 Reads

·

4 Citations

Roteiro

O artigo indica que está em curso um novo tipo de precarização do trabalho docente na educação básica que exige distinguir suas particularidades, seu movimento e sua direção. É fruto de uma pesquisa de doutorado recém-concluída que analisa como as mudanças que perpassam o mundo do trabalho, no âmbito do movimento geral do capital e de reestruturação produtiva, atingem a classe trabalhadora brasileira e penetram no âmbito da educação escolar, sobretudo no setor público, trazendo implicações diversas nas condições de trabalho dos professores. Para a análise empreendida, em um primeiro momento fizemos uma revisão do conceito sociológico de precariado, trazendo o debate existente entre diferentes abordagens analíticas e, posteriormente, fizemos algumas reflexões de como esse conceito pode nos ajudar a pensar as formas e tendências de precarização do trabalho docente surgidas nos últimos anos que atingem o professorado brasileiro do setor público.


A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora

November 2018

·

179 Reads

·

10 Citations

SER Social

Este artigo analisa as condições objetivas e as forças sociais e políticas da pedagogia do capital na atual conjuntura política e econômicabrasileira, destacando a formação da força de trabalho, sobretudo, preparada para a conformação social mediante a intensificação da precarização e da exploração; a composição do exército industrial de reserva; e o robustecimento das trincheiras formadas pelos aparelhos privados de hegemonia do capital. Discute a pedagogia do capital no tocante às “reformas” nos sistemas educacionais para a formação do jovem trabalhador – a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Essa pedagogia também contribui para a ressignificação da condição de trabalhadores em ocupações irregulares e eventuais regulamentadas como empreendedores – constata que, na maioria, são jovens com baixa escolaridade. E, por fim, problematiza o sentido das resistências da classe trabalhadora, indicando debilidades e alternativas possíveis de unificação das agendas das forças políticas progressistas no campo da educação.


A OFENSIVA CONSERVADORA-LIBERAL NA EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA CONJUNTURA CONTEMPORÂNEA

June 2018

·

152 Reads

·

5 Citations

Revista Trabalho Necessário

O objetivo deste artigo é contribuir com uma análise crítica sobre a pauta “conservadora-liberal” no âmbito das políticas públicas da educação brasileira, concentrando esforços na atuação do movimento Escola sem Partido. Calcada no referencial teórico-metodológico de Antonio Gramsci, trabalhamos com o conceito de hegemonia e situamos a atual dinâmica histórica e política advinda da complexificação da sociedade civil e da sociedade política. Concluímos que os grupos conservadores-liberais, embora heterogêneos e difusos, articulam-se no âmbito das reformulações na educação a uma concepção restrita de formação humana e se alinham às forças materiais dominantes.


TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO RETROCESSO DO RETROCESSO

December 2017

·

311 Reads

·

18 Citations

Revista Trabalho Política e Sociedade

Este ensaio problematiza, no contexto de retrocesso do retrocesso expresso pela radicalização do projeto de desmonte da educação pública brasileira, a intensificação da expropriação, da coisificação e da precarização do trabalho docente. Partimos de noticias recentes veiculadas pela Câmara dos Deputados, pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação e por organizações da sociedade civil sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, o financiamento do Banco Mundial para a implementação da mesma, o Programa Nacional do Livro e Material Didático e sobre a regulamentação do ensino à distância para Educação Básica. Referendado pela teoria social crítica, reúne análises de estudos e pesquisas de professores e estudantes que integram o Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo (COLEMARX) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Palavras-chave: Trabalho Docente – Precarização – Expropriação – Política Educacional.


A PRESENÇA DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E A PRECARIZAÇÃO DE NOVO TIPO DO TRABALHO DOCENTE

November 2017

·

217 Reads

·

3 Citations

Educação em Revista

Este artigo socializa discussões que foram levantadas em estudos e pesquisas sobre a mercantilização da educação e a consequente precarização do trabalho docente no Brasil. Nele, destacamos dois movimentos: i) a crescente atuação de grupos empresariais organizados interferindo nas políticas públicas de educação e diretamente nas redes públicas de ensino por meio de “parcerias público privadas”; ii) e as formas de resistência dos professores diante da intensificação da precarização do trabalho docente, advindas dessa conjuntura privatista. Temos por hipótese que a atual conjuntura de mercantilização-privatização da educação pública no Brasil e de metamorfose no mundo do trabalho vem constituindo uma precarização de novo tipo do trabalho docente no setor público educacional. Assim, pautadas nos debates sobre trabalho-educação, nas discussões da sociologia do trabalho, em especial, em Ricardo Antunes e Giovanni Alves, e na concepção de Estado em Gramsci, elaboramos este ensaio teórico ao buscar elementos para nossas análises e desenvolver as noções de “precariado professoral”, “professorado estável formal” e “professorado subjetivamente toyotizado”.


Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado

September 2017

·

455 Reads

·

13 Citations

Praxis Educativa

This paper aims to present the private management of public schools of Basic Education as one of the pillars that support a private-market agenda in the Brazilian contemporary field, based on the belief of greater efficiency and quality in order to ensure equal opportunity to all. The theoretical and methodological approach was the analysis of the current Brazilian situation included in the structural crisis of the capital, followed by the examination of private management in American schools, known as charter schools, and initiatives for the education networks in Brazil. We conclude by stating that the private management of public schools can be seen as a resource to prevent the cyclical crises of capital, which has opened up new market opportunities in the education field under the auspices of the Brazilian state.


POR QUE A URGÊNCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO? MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746/2016 (LEI Nº 13.415/2017)

June 2017

·

321 Reads

·

120 Citations

Educação & Sociedade

RESUMO: O artigo analisa o porquê da urgência da reforma do Ensino Médio proposta pela Medida Provisória nº 746/2016, transformada na Lei nº 13.415/2017, tendo em vista os “sujeitos dessa reforma” e o contexto de regressão da regressão teórica e política. Trata-se de uma pesquisa documental que adota a chave analítica da teoria social crítica, em especial de Gramsci e de Fernandes, inserida nos debates sobre trabalho-educação. Indicamos elementos para constatar que essa “reforma” expressa a contradição ético-política do pensamento e da moral capitalista do tipo dependente. Em seguida, buscamos evidenciar a estreita relação entre a Proposta de Emenda Constitucional nº 55, o Projeto de Lei nº 867/2015 e a Medida Provisória nº 746/2016 como um tríplice retrocesso na educação básica. Constatamos que tal “urgência” tem como pano de fundo a administração da “questão social”, negando os fundamentos das ciências que permitem aos jovens entender e dominar o funcionamento do mundo das coisas e da sociedade humana.


EDUCAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO EM MEIO À TORMENTA POLÍTICO-ECONÔMICA DO BRASIL

May 2017

·

435 Reads

·

33 Citations

Germinal Marxismo e Educação em Debate

O artigo apresenta, de um modo esquemático, o contexto da conjuntura no qual ocorrem as novas orientações para a educação. Indica, na primeira seção, o que os autores consideram as principais nervuras da crise que levou a debacle do governo do PT, que envolve a restauração do padrão de acumulação semelhante ao da ditadura empresarial-militar. A seguir, discute as principais alternações nas políticas para a educação básica e superior no contexto da ofensiva neoconservadora que encaminha um processo de intensificação da mercantilização da educação em meio às crises políticas e econômicas.


Citations (13)


... Sem desconsiderar a complexidade e a heterogeneidade da burguesia brasileira em sua forma histórica ou atual, De Andrade e Da Motta (2022) compreendem esse empresariado como "brasileiro", mormente por entendermos que, [...] Pelo termo empresariado educacional, compreende-se, assumindo a perspectiva gramsciana, uma fração da classe dominante que possui características histórico-estruturais, um bloco social hegemônico. Nesse sentido, o termo remete ao conjunto de empresários que atuam com modos operandi similar na esfera educacional, sendo essa atuação independente de seus outros negócios (DE ANDRADE;DA MOTTA, 2022). Assim, não é qualquer empresário que se constitui imediatamente em empresariado educacional, mas apenas aquele bloco que emerge a partir de determinados fatos políticos e econômicos constituindo-se em "bloco social ético-politicamente" dirigente. ...

Reference:

Limites da mercantilização e o aprofundamento do empresariamento da educação pública no Brasil
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE

Revista Trabalho Necessário

... Médio e na concepção reducionista do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A subalternização das políticas educacionais de EJA (FARIAS, 2012) são demonstrativas do desmonte gradual da modalidade, por meio da gestão de normativas e de instruções que, paulatinamente, conformaram a modalidade da educação básica aos interesses privatistas da educação e ao empresariamento de novo tipo (FONTES, 2010;MOTTA;ANDRADE, 2020), sobretudo dos governos Carlos Alberto Richa (2011Richa ( -2018 e Carlos Massa Ratinho Júnior que assumiu o governo do Estado, em 2019. ...

EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO: MERCANTILIZAÇÃO, MERCADORIZAÇÃO E SUBSUNÇÃO DA EDUCAÇÃO AO EMPRESARIADO

Revista Desenvolvimento & Civilização

... As grandes esperanças e promessas anunciadas pelos ideais reformistas, geralmente, associam melhoria e modernização da formação docente como meios de atingir uma imaginada qualidade da Educação Básica. Assim, a complexidade das condições que envolvem a educação vem sendo limitada ao quadro de um constante movimento de re(formação) docente (Ball, 2002(Ball, , 2012(Ball, , 2013"Osório", 2010"Osório", , 2014"Osório, Garcia", 2011;Oliveira et al, 2019Oliveira et al, , 2020Saraiva e Souza, 2020;Sorensen e Robertson, 2020;Silva, Gomes, Motta, 2020;Santos e Diniz, 2016;Frangella e Dias, 2018;Dias, 2016). O foco das políticas reformistas tem-se voltado, de forma central, para o governo das condutas docentes, de modo a produzir um tipo de docência auto-empreendedora, docentes responsáveis por si mesmos, ajustadas às demandas em jogo; assim, por este viés, seguindo Foucault (2003, p. 16), vai-se construindo uma armadura para conduta docente. ...

Formas e tendências de precarização do trabalho docente e os influxos do empresariamento na educação
  • Citing Article
  • October 2020

Cadernos de Educação

... Em vez de reconhecer a falta de recursos e financiamento como desafios da educação brasileira, enfatiza-se um discurso que atribui a crise à suposta ineficiência de gestão do Estado. A abordagem salvacionista vê na privatização a solução para a qualidade da educação pública, favorecendo a intervenção do setor privado Andrade, 2020a). A estratégia é sucatear constantemente a educação pública para, em seguida, apresentar a privatização como a única alternativa eficaz, capaz de oferecer melhores resultados com menores custos (Peroni;Caeteno, 2015). ...

O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SUAS DIMENSÕES

Educação & Sociedade

... While these policies were portrayed as progressive measures, one effect was to raise barriers for poorer students seeking to access higher education, while having no effect on access for wealthier students, who can afford to attend feepaying private institutions. In Brazil, where secondary education became compulsory only in 2013, standardized test results have been invoked to strengthen arguments for implementing secondary education curriculum reform based on core 'competencies', decreasing instructional time spent on certain subject matter (e.g. in subjects such as social studies or the arts that are less susceptible to measurement), and emphasizing the development of behavioural 'skills' (Jones and Moore, 1993;Duarte, 2003;Berliner, 2011;de Andrade and da Motta, 2020). Such 'reforms' have been associated with the militarization of schools (de Freitas, 2018) and restriction of the possibilities for critical education. ...

Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio

Revista HISTEDBR On-line

... Faces da precarização do trabalho docente no Brasil: um olhar sobre as recomendações do Banco Mundial a partir do documento um ... Além do pontuado, observa-se que há outras propostas que interferem diretamente nas condições de trabalho docente e que por esse motivo culminam à precarização do seu trabalho. As políticas públicas em seus diversos meios, documentos, relatórios ou leis são a base da organização estrutural do setor público (Silva & Motta, 2019). Conforme já pontuado, o governo federal encomendou junto ao BM (2017) a realização do relatório "Um ajuste justo", sendo que algumas das propostas previstas no referido, interferem diretamente no trabalho dos/as professores/as, dimensão a ser abordada na sequência. ...

O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público

Roteiro

... Essas políticas educacionais buscam adaptar as professoras ao modelo de gestão escolar empresarial, com base na avaliação de desempenho, eficiência e produtividade Motta, 2017 (Adrião et al., 2016). Isso resulta na reconfiguração do papel social do trabalho docente, relegando as professoras a executoras de tarefas pré-determinadas, em detrimento de construtoras dos processos educativos (Silva; Motta, 2017). ...

A PRESENÇA DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E A PRECARIZAÇÃO DE NOVO TIPO DO TRABALHO DOCENTE

Educação em Revista

... Todavia, além do que compete ao poder federal, a atual ofensiva neoliberal-conservadora tem se materializado a partir de outras escalas para além da esfera nacional, "[...] buscando introduzir políticas públicas nos âmbitos nacional, estaduais e municipais", apresentando "práticas diferenciadas" (Gawryszewski;Motta, 2017, p. 24). Exemplo disso são as Leis municipais que buscam impor a leitura bíblica nas escolas públicas, legislações que rompem com o caráter laico do Estado e da educação, colaborando para a instauração de um ambiente intolerante em detrimento da pluralidade existente. ...

A OFENSIVA CONSERVADORA-LIBERAL NA EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA CONJUNTURA CONTEMPORÂNEA

Revista Trabalho Necessário

... Precariousness is not a specificity of this type of teaching or the field of health training since other studies have pointed out, for example, the expansion of the hiring of temporary teachers in basic education and its implications. For example, Motta and Leher (2017) comment that the decrease in public competition and the increase in temporary hiring are present in the restructuring of public Basic Education networks in the private scenario. This has involved, in addition to reducing costs, the development of conflicts and competitions generated by the diversity of work relationships, also implying the emptying of the collective character of the category and its political organization. ...

TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO RETROCESSO DO RETROCESSO
  • Citing Article
  • December 2017

Revista Trabalho Política e Sociedade

... A força dos processos capitalísticos na educação transcende a mera captura de conteúdos escolares, estendendo-se à construção de modos de ser específicos. A produção de subjetividades adaptadas e docilizadas formam, assim, jovens ajustados à sociabilidade neoliberal (Motta, 2013;Carvalho;Gawryszewski;Putzke, 2017;Freitas, 2018;Laval, 2019). ...

Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado

Praxis Educativa