Thaynan Luiz’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (5)


QUAL PERNA É MAIS PRECISA NO PASSE DE FUTEBOL? UM ESTUDO-PILOTO EXPLORATÓRIO
  • Conference Paper
  • Full-text available

September 2016

·

40 Reads

SUSANA PADOIN

·

Eduarda Borsoi

·

Natali Sirino

·

[...]

·

Paulo Pagliari

Resumo: Ter domínio dos fundamentos técnicos do futebol, como o passe, permite à um jogador armar um maior número de jogadas, aumentar da probabilidade de gol, dar velocidade à partida, e ainda, gerar menor desgaste físico pela equipe com bola e maior pela equipe sem a posse de bola. Dessa forma, avaliar a força e precisão do passe no futebol tornou-se fundamental para estabelecer os planos de treinamento da modalidade. Com o objetivo de descrever a eficiência do passe simples da equipe Sub-15 da Associação Chapecoense de Futebol, o grupo Ciências da Vida em Pesquisa propôs um teste com bola parada, à uma distância de 10 m de um alvo do tamanho de um cone dentro de um campo de futebol. Reuniram-se 23 atletas, cada um efetuou quatro passes, dois com a perna direita e outros dois com a perna esquerda, tendo como alvo um círculo com 1 metro raio demarcado no gramado. Os jogadores tinham por objetivo fazer a bola parar dentro deste círculo. A precisão foi quantificada a partir da distância em metros do cone central. Os resultados mostraram que o segundo passe, realizado com a perna direita, foi mais preciso (p<0,05) do que o primeiro, e que os jogadores mais precisos são os que jogam nas posições de lateral esquerdo, atacante e zagueiro, e os menos precisos são os jogadores da posição de volante e meia. Considerando que 22 atletas eram destros e apenas um sinistro, considera-se o objetivo do trabalho atingido. Conclui-se que o protocolo proposto pode ter grande valia se utilizado em diferentes distâncias e situações. Palavras-chave: Futebol. Passe. Força. Precisão.

Download

TESTE DO QUADRADO PARA O FUTEBOL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A AVALIAÇÃO DA CONDUÇÃO DE BOLA

September 2016

·

546 Reads

Resumo: O teste do quadrado consiste em verificar a agilidade na condução da bola do atleta de futebol. Trata-se de uma adaptação do teste do quadrado do PROESP. É demarcado no próprio campo de treino um quadrado de 4 m2 com cones grandes, demarcados em ordem crescente sinalizados com flechas indicando a direção de realização da volta. O atleta deve partir do centro e passar por todos os cantos do quadrado, realizando duas voltas para a direita e duas para esquerda. Antes da realização do teste o atleta é instruído com a seguinte rotina: 1) Partindo de pé, com o pé dominante sobre a bola oficial de futebol, ao sinal do avaliador, deverás conduzi-la em velocidade máxima passando por todos os cones do trajeto; 2) Caso a bola saia do seu controle, deverás buscá-la e seguir o trajeto sem parar; e 3) O cronômetro será iniciado assim que a bola for posta em movimento, e pausado assim que chegues no ponto inicial na mesma posição de partida após ter percorrido todo o trajeto. Recomenda-se que sejam realizadas duas tentativas, para cada condição de avaliação. Estima-se que avaliações com a condução sendo realizada somente com uma perna sejam interessantes para a discussão da lateralidade no esporte. Palavras-chave: Futebol. Agilidade. Teste do quadrado. Avaliação física. Avaliação técnica.


ESTATURA E MASSA CORPORAL DE JOGADORES ADOLESCENTES DE FUTEBOL POR POSIÇÃO EM CAMPO

September 2016

·

59 Reads

Resumo: O futebol é um esporte de jogo coletivo de invasão, composto por duas equipes de onze jogadores cada, e que tem como objetivo marcar o maior número de gols que seu adversário. A antropometria é um ramo da antropologia que tem como finalidade usar técnicas para medir o corpo humano. O objetivo da pesquisa realizada foi descrever por posição a estatura e a massa corporal (MC) de cada atleta da categoria SUB-15 que atuam na Associação Chapecoense de Futebol. O protocolo utilizado para as medições seguiu os padrões da ISAK (Austrália), utilizando como instrumentos estadiômetro e balança oficial. Os resultados mostram que os Meias-atacantes tem a maior média de estatura (m=181,00cm), seguindo em ordem decrescente pelos Zagueiros (m=177,50cm); Goleiros (m=176,00cm); Volantes (m=169,40); Atacantes (m=167,80cm); Laterais Direitos (LD, m=163,67cm); Laterais Esquerdos (LE, m=161cm) e os Meias (m=156cm). Já para a MC, os Zagueiros também apresentaram a maior média (m=70,93kg), seguido dos Goleiros (m=68,07kg); Meia Atacantes (m=66,75kg); Atacantes (m=60,20kg); Volantes (m=59,35kg); LD (m=54,02kg); LE (m=53,00kg) e Meias (m=49,77kg). Chegou-se a conclusão de que os jogadores nas posições de zagueiro, meia atacante e goleiro são os maiores, e os nas posições de meia e lateral, tanto direito quanto esquerdo, são os menores. Aponta-se a preferência do treinador e o estilo de jogo do clube como fatores que influenciam nestes resultados. Palavras-chave: Futebol. Posição em campo. Avaliação Antropométrica. Estatura. Massa Corporal.


PROTOCOLO DE TESTE PARA A AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DA COBRANÇA DO PÊNALTI

September 2016

·

57 Reads

Resumo: A presente proposta consiste em apresentar um protocolo para a avaliação da precisão durante a cobrança de pênalti do futebol. Como instrumentos para a avaliação, são necessários um campo de futebol com um gol oficial, com dimensões de 7,32 m de largura por 2,44 m de altura e a marca da cobrança de pênalti ao longo de 11 m do gol; um conjunto mínimo de quatro bolas; três participantes por vez, um para ser avaliado e outros dois para recolher as bolas; e um avaliador treinado. O gol deverá ser dividido em quinze retângulos, sendo doze de 116 cm de largura por 81,3 cm de altura e três, os centrais, de 268 cm de largura por 81,3 cm de altura. Cada retângulo receberá uma pontuação, que oscila de zero a cinco pontos. A pontuação máxima (cinco pontos) é atingida quando o atleta acertar o retângulo superior direito ou esquerdo, de acordo com o objetivo. Logo, para os quatro pontos, o alvo é o retângulo ao lado e inferior à pontuação máxima. Os três pontos encontram-se nos retângulos da segunda fileira central, no centro superior e nas extremidades inferiores. Os dois pontos ficam nos retângulos ao lado destas. E um ponto situa-se nos dois retângulos centrais restantes. Aquele que não acertar o gol, a bola não chegar a ele ou acertar a trave, não pontuará nessa tentativa. Caso a bola tocar em uma das fitas que dividem os retângulos, será considerado o de maior pontuação. A quantidade de chutes e ordem dos procedimentos pode ser ajustada conforme a necessidade, e uma proposta de execução e classificação está elaborada. Palavras-chave: Futebol. Pênalti. Cobrança. Precisão. Protocolo de Teste.


EFETIVIDADE E DOMINÂNCIA LATERAL NA COBRANÇA DO PÊNALTI DE FUTEBOL

September 2016

·

15 Reads

Resumo: O pênalti, desde sua criação em 1890 no norte da Irlanda, tem por finalidade punir o atleta responsável por um ato antidesportivo cometido ao impedir a trajetória da bola ou de outro jogador dentro da sua área penal. Presentemente, é cobrado à uma distância de 11 metros da meta adversária, e consequentemente, por meio dele muitas partidas são definidas. Devido a isso, com a passar dos anos os goleiros intensificaram seus treinamentos e tornaram mais difícil o êxito por parte do cobrador. Avaliar de forma precisa a efetividade dos cobradores tornou-se uma demanda obrigatória para os profissionais de educação física que trabalham com futebol. Dessa forma, foi utilizado o protocolo de teste de precisão do pênalti, proposto pelo grupo Ciências da Vida em Pesquisa, com o objetivo de analisar a efetividade do pênalti cobrado com ambas pernas de 23 atletas da Categoria Sub-15 da Associação Chapecoense de Futebol. O protocolo consistiu em duas cobranças de pênaltis com cada perna em um gol oficial, com alvos o ângulo direito superior e o ângulo esquerdo superior. Foram encontrados resultados indicando que: 1-Em ambas as pernas, o segundo chute foi mais efetivo comparado ao primeiro, 2-Quanto à direção do chute, para ambas as pernas, a maior pontuação foi encontrada no ângulo esquerdo superior. Conclui-se que, para o grupo, além da evidência destes resultados, é possível estabelecer uma relação aprofundada com a técnica de cobrança, como a posição do pé de apoio, a trajetória da corrida até a cobrança, ou a inclinação do tronco com a suposta manutenção do equilíbrio do corpo. Palavras-chave: Futebol. Pênalti. Cobrança. Precisão. Lateralidade.