Solonildo Almeida da Silva’s research while affiliated with Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (100)


“Ser ou não ser um ético, eis a questão?”: revisão sobre o uso de dramatizações no ensino de engenharias
  • Article
  • Full-text available

March 2025

·

8 Reads

Revista Educar Mais

·

Anderson De Castro Lima

·

Camila Raquel Câmara Lima

·

[...]

·

Solonildo Almeida da Silva

A dramatização de situações reais permite que os alunos de engenharias reflitam sobre aspectos éticos, sociais, ambientais e políticos que envolvem a tomada de decisão. No entanto, ainda há poucos estudos que investigam as contribuições e limitações dessa metodologia para a formação ética dos engenheiros. Este estudo examina o uso de atividades dramatizadas na formação ética oferecida em cursos de engenharias. Em termos metodológicos, a pesquisa tratou-se de uma análise sistemática da literatura complementada por uma breve investigação bibliométrica da produção científica sobre o uso de dramatizações na formação ética dos futuros engenheiros. A análise revelou que as dramatizações promovem a aprendizagem ativa e facilitam uma compreensão mais profunda das questões morais, além de contribuírem para o desenvolvimento de competências práticas e socioemocionais. Além disso, essa abordagem permite que os alunos explorem múltiplas perspectivas e compreendam as consequências de suas escolhas em um ambiente controlado. Os principais desafios da implementação dessa metodologia são a necessidade de coordenação interdisciplinar, a integração de alunos de diferentes cursos e a escassez de recursos e tempo para planejamento e execução.

Download

Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: análise das dissertações e teses produzidas no Brasil

January 2025

·

28 Reads

Práticas Educativas Memórias e Oralidades - Rev Pemo

Este estudo do tipo revisão de literatura pretende apresentar o estado do conhecimento das pesquisas desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação do Brasil em nível stricto sensu sobre narrativas (auto)biográficas e formação de professores. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no mês de março de 2024. Com os critérios preestabelecidos, foi encontrado um total de 108 trabalhos, entre teses e dissertações, sendo 30 no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e 78 na BDTD. Os resultados indicam a diversidade de trabalhos que buscam compreender o processo de formação docente através da valorização das subjetividades, prática esta atendida nas narrativas enquanto abordagem da pesquisa biográfica. Revela também que ainda há uma carência de estudos voltados principalmente para pesquisas de doutorado que envolvam a temática, evidenciando, portanto, um importante caminho a ser trilhado.


A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: TRAÇANDO CAMINHOS PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO

January 2025

·

2 Reads

"É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciências, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educação - CONEDU. Esta obra reúne trabalhos que trazem contribuições, que se espera serem valiosas, para enriquecer a prática pedagógica, assim como para fomentar o pensamento científico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opinião no cenário educacional. Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas didáticas e pedagógicas no Ensino de Ciências, com reflexões tematizadas em “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflexões, assim como expor vivências exitosas, para contribuir para continua lapidação e construção de conhecimento da área. A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do século XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e competências investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor não apenas se inspire, mas também se sinta encorajado a implementar práticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ciências a um patamar mais inclusivo e significativo. Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contribua para a formação de cidadãos mais informados, reflexivos e críticos. Jocimario Alves Pereira.’. Boa leitura! "


A AFETIVIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA

January 2025

·

1 Read

"Com grande satisfação, apresentamos este e-book, resultado das investigações do Grupo de Trabalho de Educação Matemática – GT 13 do X CONEDU. Em pleno século XXI, não há discordância de que o ensino de matemática é considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indivíduos com sólida formação matemática podem resolver diversos problemas da vida diária. Entretanto, se trata de uma área do conhecimento com níveis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso país. O ensino de matemática, entre outras discussões, para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é entendido atualmente em um contexto de um mundo com rápidas mudanças, impulsionadas por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando decisões para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem. É justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema ‘Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio’, convidando a discussões para o ensino de matemática dessa sociedade em transformação, com vistas ao aprimoramento de práticas de ensino e de avaliações de matemática para todos os públicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transformação e a inserção no século XXI. Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lançarem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educação Matemática, tanto para formação inicial como continuada dos professores no Brasil. Ailton Barcelos da Costa


ESPERANÇAR: A UTOPIA DE UMA AUTONOMIA NECESSÁRIA

January 2025

·

2 Reads

"O Movimento Por uma Educação do Campo no Brasil emergiu nos finais da década de 1990, com maior participação direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira década do século XXI, quando o debate sobre o direito à educação do campo passou a fazer parte das pautas de discussão em diversos espaços, suscitando o debate nas universidades públicas, nas instituições governamentais e não governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decisão política local e nacional. Neste período, os movimentos sociais protagonizaram a construção da política de educação do campo, ao colocar na agenda política a luta pela reforma agrária, direitos humanos, dignidade, educação e cidadania. No setor público, a adesão de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproximação entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as instituições municipais, estaduais e federais, a exemplo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária (MDA); Secretarias de Educação dos Estados e Municípios; Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formulação de projetos e programas de formação de professores para atuar em áreas de reforma agrária. As ações interinstitucionais no âmbito das políticas educativas no Brasill possibiliaram a elaboração de projetos e propostas de educação e formação de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o diálogo intercultural, as tensões e contradições nos processos de formação. Diversos sujeitos e atores contribuíram para a construção do Movimentos por uma educação do campo e por uma Política de Educação do Campo. Neste cenário o CONEDU contribui para a articulação de uma rede brasileira de sujeitos, isntituições e políticas públicas, divulgar a produção cientifica e refletir acerca da participação dos sujeitos sociais nos processos de construção da Política de Educação do Campo no Território brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflexões teóricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma visão do cenário, contextos, sujeitos e processso na construção da Política de Educação do Campo no Brasil. Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de formação e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a relação com os saberes na formação inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedagógico é mediado pelo diálogo entre as diferenças, e devem levar em conta os contextos, a cultura e visão de mundo que envolve professores, alunos, instituições formadoras e a comunidade local numa relação existencial, política, pedagógica e ideológica através da práxis pedagógica Desejamos a todos uma boa leitura."


Figura 7.1: Logo do grupo de pesquisa GREPET
Figura 7.2: Obra "Plataforma com acervo progressivo de produtos educacionais e tecnológicos"
Figura 7.3: Entrevista com o professor Sandro Jucá (à esquerda) para a série "Plataforma".
Figura 7.4: Entrevista com a Pró-Reitora de Extensão do IFCE para a série "Educação e Inclusão"
Divulgação científica por meio do histórico e de ações do grupo de pesquisa em inovação de recursos didáticos, produtos educacionais e tecnológicos (GREPET)

January 2025

·

8 Reads

A divulgação científica abrange uma série de ações com o propósito de aproximar a sociedade do vasto mundo científico, tornando-o mais acessível. Os grupos de pesquisa, por sua vez, se concentram em tópicos específicos que demandam divulgação para compartilhar os avanços da ciência. Nesse contexto, este capítulo busca destacar a importância da divulgação científica, usando como exemplo as ações do “Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos” (GREPET). Utilizando uma abordagem baseada em pesquisa documental, o capítulo analisa o surgimento e as iniciativas do grupo. O intercâmbio de conhecimento entre os membros deste grupo, registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, engloba profissionais e estudantes de diversas áreas e instituições acadêmicas. Além disso, o grupo mantém uma coleção on-line interdisciplinar e intercultural, facilitando a disseminação de recursos educacionais, científicos e tecnológicos de forma gratuita para toda a comunidade acadêmica. Adicionalmente, as narrativas sobre o histórico e as ações do grupo ressaltam o papel crucial que o mesmo desempenha na democratização do conhecimento científico e tecnológico. Isso, por sua vez, realça a relevância da divulgação científica e sua contribuição para a formação de profissionais que se destacam por sua postura crítica, ética e solidária.


A teoria da objetivação no ensino de ciências na pós-graduação stricto sensu brasileira: mapeamento de teses de 2019 a 2023

November 2024

·

1 Read

Dataset Reports

Esse estudo tem como objetivo mapear, por meio de uma revisão sistemática, as pesquisas realizadas na pós-graduação stricto sensu brasileira (teses) acerca da Teoria da Objetivação (TO) no ensino de ciências de 2019 a 2023. A revisão foi conduzida na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), resultando inicialmente em 21 teses, das quais apenas duas tratavam da relação entre a TO e o Ensino de Ciências. Ambas realizaram pesquisa-ação, são oriundas de universidades federais do centro-oeste brasileiro e trabalharam com a formação de professores. Nas pesquisas observou-se que esse método de ensino impacta positivamente a postura crítica dos professores em relação à sua prática pedagógica e ao sistema de ensino, além de promover mudanças na forma de planejar e desenvolver as aulas de ciências a partir do labor conjunto com os alunos, apresentando-se como uma experiência diferenciada e motivadora no ensino de ciências. Contudo, há uma lacuna significativa de estudos sobre a aplicação da Teoria da Objetivação no ensino de ciências. Pesquisas futuras podem explorar essa abordagem em diferentes regiões, níveis de ensino e com metodologias variadas, ampliando a compreensão de seu impacto na formação e prática docente em ciências.


A pesquisa na pós-graduação stricto sensu sobre o uso de dramatizações: uma revisão da literatura (2018-2023)

October 2024

·

2 Reads

Revista Educar Mais

O presente estudo abordou a pesquisa da pós-graduação stricto sensu brasileira sobre o uso de dramatizações em contextos educacionais. A análise proposta foi direcionada para a seleção de teses e dissertações indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Mediante a investigação de 19 teses e dissertações, destacou-se a concentração da publicação de trabalhos nos anos de 2018 e 2020. Constatou-se que 16 IES têm atuado na elaboração de estudos sobre o uso de dramatizações para fins educacionais. Também se sublinhou o maior percentual de trabalhos oriundos de programas acadêmicos (63,15%) das às áreas de Ensino e de Educação. Constatou-se o maior percentual de pesquisas que abordam a utilização de dramatizações no Ensino Médio (36,8%). Compreendeu-se que a heterogeneidade e a predominância de amostras inferiores a 100 participantes estão intrinsecamente vinculadas à adoção de uma abordagem qualitativa pelo maior quantitativo de trabalhos. Por fim, ressaltou-se a contribuições da implementação de dramatizações para o aumento da participação e da motivação discente, a melhoria das experiências comunicativas e da contextualização dos conteúdos.


A PESQUISA STRICTU SENSU NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES DO PROFEPT NA REGIÃO NORDESTE NO ANO DE 2022

July 2024

·

3 Reads

Revista Interfaces Saúde Humanas e Tecnologia

Considerando a importância e abrangência do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT para a área da EPT no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama geral das dissertações concluídas no âmbito do ProfEPT no ano de 2022 nos estados da região nordeste do Brasil. Para esse fim foi realizada uma pesquisa do tipo Revisão de Literatura com abordagem Qualitativa/Quantitativa e tendo como fonte dos dados a própria plataforma oficial do programa. Buscou-se responder as seguintes perguntas: 1) Quais os temas mais discutidos?; 2) Qual o maior público-alvo?; 3) Quais produtos educacionais foram elaborados?. Os resultados encontrados evidenciaram que a maior parte das pesquisas do referido programa investigou a temática da prática docente e considerando a perspectiva do professor. Já os produtos educacionais elaborados em maior número foram: manual, guia e proposta de ensino. Essas e outras características traçaram um panorama detalhado e atual a respeito das pesquisas a nível strictu-sensu na área de EPT e podem servir de base para pesquisas futuras no âmbito do ProfEPT ou de outros programas interessados nas temáticas envolvendo a EPT.


ROBÓTICA AUTÔNOMA MÓVEL NA PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA A PARTIR DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)

May 2024

·

67 Reads

Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC

O presente trabalho objetivou analisar, mediante revisão sistemática da literatura, a inserção da pesquisa sobre robótica autônoma móvel na pós-graduação brasileira, no decorrer do período entre os anos de 2012 e 2022. A revisão da literatura foi centrada na identificação de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Brasil. A partir da análise de setenta teses e dissertações, observou-se um aumento de trabalhos sobre a referida temática nos anos de 2013 e 2015. Ademais a revisão sistemática da literatura possibilitou identificar a discussão de temáticas relacionadas ao controle, a localização e a navegação de robôs e/ou automóveis autônomos. Além disso, notou-se que vinte e duas diferentes instituições têm contribuído com a pesquisa sobre robótica autônoma móvel na pós-graduação nacional (2012-2022). Por fim, evidenciou-se a tendência ao desenvolvimento de pesquisas sobre robótica autônoma móvel em programas da área de Ciência da Computação (19 trabalhos), da área de Engenharia Elétrica (13 trabalhos) e da área de Engenharia Mecânica (11 trabalhos). Inferiu-se que esse achado se relaciona à constituição da robótica como um campo de pesquisa interdisciplinar que engloba as tecnologias e os conhecimentos associados à elaboração e à construção de robôs.


Citations (24)


... A dramatização é caracterizada como uma metodologia ativa que propõe um modelo de ensino e aprendizagem fundamentado na participação ativa e reflexiva do aluno (Lemos et al., 2024;Silva et al., 2019). Na esfera educacional, o uso de dramatizações tende a ser pautado pelo desenvolvimento de peças teatrais ou atividades dramatizadas que propõem a abordagem, a discussão e a contextualização de determinados conteúdos curriculares (Hertel;Millis, 2023;Lemos et al., 2024;Moreno, 1993;Moreno;Moreno, 2014;Pimenta;Anastasiou, 2010;Silva et al., 2019). ...

Reference:

“Ser ou não ser um ético, eis a questão?”: revisão sobre o uso de dramatizações no ensino de engenharias
A inserção das abordagens microética e macroética no ensino de engenharias: Uma breve revisão sistemática da literatura

Revista Contexto & Educação

... Justificamos o caráter qualitativo desta investigação com base nos argumentos de Gamboa (2012), pois esse tipo de estudo traz à tona as motivações e inquietações do pesquisador, as quais, por sua vez, resultam da observação das relações entre fenômenos sejam eles sociais, políticos, econômicos e científicos. Consequentemente, tais atribuições implicam na construção de uma possível resposta para uma situação-problema, além de aprofundar os conhecimentos em uma certa área de pesquisa e/ou preencher as lacunas nela existentes. ...

PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS
  • Citing Article
  • December 2022

Atos de Pesquisa em Educação

... Existem numerosos recursos educacionais disponíveis para utilização em sala de aula, que variam desde aplicativos e sites simples, destinados a apoiar a construção do conhecimento, até jogos complexos e ambientes virtuais de ensinoaprendizagem, equipados com funcionalidades inovadoras e diversificadas (Silva et al., 2022). ...

Otimização do Ensino através do ebook ProjetAR: Projeto Arquitetônico Auxiliado pela Realidade Aumentada

Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología

... A partir de meados do século XX, as HQs são difundidas em âmbito mundial como um produto de comunicação de massas direcionado para o entretenimento (BIBE-LUYTEN, 1985;LEMOS et al., 2021;VERGUEIRO, 2012;VERGUEIRO, 2010;XAVIER, 2017). Por causa da sua exitosa utilização como produto de entretenimento, as HQs passam, paulatinamente, a serem inseridas em diversas áreas, especificamente, salienta-se seu uso na esfera educacional, doravante a década de 1950(BIBE-LUYTEN, 1985LEMOS et al., 2021;VERGUEIRO, 2012;VERGUEIRO, 2010;XAVIER, 2017). ...

A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Enciclopédia Biosfera

... Dessa maneira, abordar autores que debatem a cibercultura e problematizam os efeitos deste processo na construção da sociedade é importante para os estudos da educação na história recente brasileira, sem deixar de debater as condições estruturais que levaram a estes problemas. Segundo (Magalhães et al., 2020) as TDIC se tornaram ferramentas fundamentais para práticas pedagógicas no contexto de aulas remotas no período da pandemia de covid-19, sendo os espaços e tempos para ensinar e aprender, possíveis graças ao advento do cibercultura. ...

Politecnia, cibercultura e ensino remoto emergencial: um estudo das práticas adotadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

Research Society and Development

... Na aprendizagem colaborativa o professor opera na criação de situações e ambientes apropriados para que o estudante possa ampliar suas aptidões sociais e cognitivas de forma criativa, na interação com o grupo (Torres & Irala, 2014). Assim os discentes são instigados a estabelecer novas maneiras de enxergar elementos sociais e científicos, reconhecendo-se quanto indivíduos e colaborando com outros por meio de suas experiências de vida (Rocha, et al., 2019). Costa e Júnior (2019) apontam um crescimento no uso de práticas educativas e associam isso ao advento das tecnologias e ao ensino a distância. ...

Estudo de caso sobre a aprendizagem cooperativa em uma Escola Estadual de Educação Profissional em Pentescoste-CE

Research Society and Development

... informações provenientes da tradição cultural, da mídia e da própria escola, além de tomar decisões de forma autônoma como indivíduos e cidadãos. Diversas metodologias de ensino de Química têm sido empregadas para chamar a atenção dos alunos, despertar seu interesse, conectar os conteúdos da disciplina ao cotidiano e demonstrar a importância e a aplicabilidade dos conhecimentos em Química(Silva, 2019).No Brasil, a promoção de maneira enfática da construção e implementação de políticas e diretrizes educacionais que focalizam a formação do desenvolvimento pleno do alunado, atendendo aos requisitos da ética, justiça e cidadania, depositando o comprometimento da formação integral na escola, vem cada vez mais se ampliando(Silva et al., 2023b). A Resolução CNE/CEB nº 3/2018 orienta que evidencie a contextualização, a diversificação e a transdisciplinaridade ou outras formas de interação e articulação entre diferentes campos de saberes específicos, contemplando vivências práticas e vinculando a educação escolar ao mundo do trabalho e à prática social e possibilitando o aproveitamento de estudos e o reconhecimento de saberes adquiridos nas experiências pessoais, sociais e do trabalho. ...

Reflexões sobre o ensino tradicionalista de Química e uma comparação entre as ferramentas de ensino: visita técnica e softwares de simulação interativa

Research Society and Development

... A expressão da evasão escolar indica que um determinado sistema educacional precisa passar por profundas mudanças já que é um dos pilares do fracasso escolar. Em se tratando desse tipo de fracasso é consenso de muitos pesquisadores, autores de livros e demais estudiosos da educação (e de outras áreas) que toda a sociedade é atingida com os danos causados pela evasão escolar dos jovens discentes (Silva, et al.,2019). ...

Evasão escolar como desafio contemporâneo à Escola de Ensino Médio Luiz Girão, em Maranguape-CE

Research Society and Development

... As competências digitais são cada vez mais necessárias para a realização de tarefas diárias importantes por várias razões. Por meio dessas competênciasé possível ter acessò a informação de forma rápida e eficiente, comunicar-se efetivamente em diferentes contextos pessoais e profissionais, seja por e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais ou videoconferências, gerenciar as finanças pessoais e transações financeiras realizadas online, incluindo pagamentos, transferências bancárias e investimentos, ter acesso facilitado a plataformas de ensino, acessar informações médicas, agendar consultas online ou monitorar a saúde pessoal bem como para a participação cívica e social [Rocha et al. 2019]. Porém, na região amazônica brasileira, as limitadas competências digitais e a pobreza são alguns dos impeditivos para desfrutar do uso de aplicativos e de serviços básicos oferecidos digitalmente [Mahdi 2023]. ...

Competências digitais na perspectiva da informação, conhecimento e aprendizagem

Research Society and Development

... Assim, os programas de Mestrado Profissional (PMPs) integram uma formação técnica que se volta para as exigências econômicas e dessa forma atende o mercado de trabalho globalizado (Barbosa & Fernandes, 2017). O surgimento dos PMPs indica o quanto é necessário um novo modelo de curso que atenda à demanda do país por profissionais com conhecimento da realidade local e nacional, por meio da pesquisa geradora de conhecimentos aplicáveis à sociedade moderna (Rocha et al, 2019). ...

Desafios da construção e consolidação dos mestrados profissionais na área de Ensino no Brasil

Research Society and Development