Shirlena Campos de Souza Amaral’s research while affiliated with State University of Norte Fluminense and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (99)


Mulheres, educação e gênero: desafios históricos e contemporâneos
  • Article
  • Full-text available

December 2024

·

19 Reads

Contribuciones a las Ciencias Sociales

Raphael Soares Tinoco

·

Isabella Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro

·

Joana Campinho Rabello Corte Real Delgado

·

[...]

·

Shirlena Campos de Souza Amaral

As relações de gênero constituem um tema central nas discussões sobre cidadania e igualdade social, especialmente no campo educacional, onde as identidades de gênero são frequentemente naturalizadas e reproduzidas. Este artigo analisa as relações de gênero sob a perspectiva da educação, destacando seu papel como ferramenta essencial para desconstruir estereótipos e promover uma sociedade mais inclusiva e democrática. Parte-se da compreensão de gênero como uma construção social e cultural, desvinculada de determinações biológicas, e explora-se como essas construções refletem em desigualdades históricas, tanto no acesso das mulheres à educação quanto na sua inserção no mercado de trabalho e na política. O trabalho também enfatiza o papel da escola e dos docentes na problematização de práticas e discursos que reforçam desigualdades, destacando a importância de abordagens pedagógicas que promovam o respeito à diversidade e à igualdade de oportunidades. Por fim, conclui-se que a inclusão da temática de gênero no ambiente escolar é imprescindível para fomentar uma educação crítica e cidadã, capaz de contribuir para a superação de barreiras sociais e a construção de uma sociedade equitativa.

Download

A relação dos saberes empíricos da comunidade tradicional com a educação formal

October 2024

·

3 Reads

Revista Caderno Pedagógico

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação do saber tradicional de ofício das pescadoras e dos pescadores artesanais no contexto da educação formal, identificando a escola pública da comunidade como um local que promova difusão e valorização desses saberes. Relaciona a educação formal das pescadoras e dos pescadores artesanais e seus familiares em uma comunidade pesqueira de águas de interior em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Busca-se compreender o processo de produção desses saberes e identificar os canais de difusão e valorização dentro da comunidade da pesca artesanal. Nesse sentido, existe um interesse em estabelecer a relação da educação formal a partir dos saberes tradicionais na comunidade pesqueira. O diálogo sobre educação formal em comunidades tradicionais será feito a partir da teoria de Maria da Gloria Gohn, Paulo Freire e Roseli Salete Caldart e Miguel Arroyo para fundamentação da pesquisa. A abordagem metodológica corresponde a um estudo de caso, utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada com pescadoras, pescadores artesanais e professores da escola local e captação de imagens. Relevante ressaltar que a escola não está relacionada com a Educação do Campo pratica a educação urbanizada excluindo os temas como a “artesanalidade” da pesca, a biodiversidade local e as tradições de ofício dessas comunidades. Constatamos a ausência da política pública, como a formação continuada dos professores, assim como a ausência da proposta da educação do/no/para/com o campo que poderia possibilitar maior inserção e participação desses povos nos espaços educativos.


The symbology of the body and the resignification of power relations in the media with typologies Plus Size

January 2024

·

42 Reads

The representation of the body has always been associated with ethical and moral values determined by social groups, such as society, religion, among others. The ephemeral social relations of contemporaneity have transformed the female body into an instrument of personal assertion. In this sense, the present research seeks to reflect on how the media have explored the female physical and bodily pattern, relating them to self-acceptance and social status, through the acceptance of the other. The objective of this research is to analyze the discourses of social media with Plus Size typologies, in order to evaluate how social media conveys information about the body, associating it with the identity of individuals. The methodology used includes a literature review and uses content analysis (BARDIN, 2010), aiming to understand the resignification of the power relations of the body in social media. Goffman (1988), Bourdieu (2000), Vargas (2014), Brunelli, Amaral and Silva (2019), among others, were used as theoretical frameworks. That said, issues related to beauty standards and some forms of media influences capable of creating, maintaining, or intensifying the resignification of the body are highlighted, as well as evidencing the difficulties of self-acceptance, considering the liquid modernity that transforms values into something transitory with the creation of active concepts in people's perception of themselves and of what is expected of society.






DIÁLOGO INTERCULTURAL: UM OLHAR SOBRE A PRESENÇA DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL (2009-2021)

January 2024

·

1 Read

A educação no século XXI está em constante transformação, enfrentando desafios e explorando novas possibilidades. Nos últimos anos, diversos fatores têm impactado profundamente o modo como ensinamos e produzimos conhecimento. Nesta obra, os professores Claudia Solange Alves Santana, Luciane Ferreira dos Santos e Francisco Antonio Machado Araujo reúnem uma coletânea de textos científicos que exploram as complexidades e oportunidades da educação no século XXI. Com base em suas vastas experiências como mestres e doutores em educação, os autores abordam uma variedade de temas relevantes para o contexto educacional contemporâneo.


Políticas de cotas na UENF: trajetórias escolares e destino ocupacional de egressos

January 2024

“Um dos objetivos centrais das políticas afirmativas é contribuir para que jovens e adultos — partes fundamentais da diversidade populacional — alcancem, por meio do Ensino Superior, postos de poder e de decisão que só podem ser ocupados a partir desse nível de escolaridade. Em médio e longo prazo, as ações afirmativas restituem direitos e contribuem para a superação de estigmas e preconceitos que ainda são utilizados para justificar as desigualdades escolares e sociais. Contudo, para além do acesso, outros desafios se apresentam: a permanência e a conclusão dos cursos por parte desse novo público, especificamente os cotistas, são demandas a serem atendidas pelas instituições, pelos atores envolvidos no processo de escolarização desses estudantes e por eles próprios. Nesse contexto, o problema de pesquisa que se coloca nessa obra é: como se configuram as trajetórias escolares e o destino ocupacional de cotistas negros e oriundos de escolas públicas egressos dos cursos de graduação da UENF? A questão norteadora é: os cotistas egressos sentem satisfação pessoal em relação aos caminhos profissionais que seguiram? Assim, os resultados alcançados nesse livro contribuirão, de forma interdisciplinar, com as pesquisas acadêmicas na área da educação, da sociologia e do direito; auxiliarão a preencher a lacuna de pesquisa no que diz respeito à avaliação do sistema de cotas; e subsidiarão pesquisas futuras da UENF e demais instituições que versem sobre a temática.” (As autoras)


A política de cotas étnico-raciais em Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UENF e do CEFET/RJ e a construção da identidade negra

January 2024

·

1 Read

“A obra apresenta-se como uma importante contribuição para o debate sobre (in)justiça social, direitos humanos e violação de direitos. Provoca-nos a refletir sobre tais questões, a partir do direito do acesso à educação, problematizando, mais precipuamente, o acesso de pessoas negras ao ensino superior de pós-graduação. A leitura da obra ‘A política de cotas étnico-raciais em Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UENF e do CEFET/RJ e a construção da identidade negra’ lança-nos, por um lado, o desafio do enfrentamento ao sistema de crenças do colonialismo, à violação do direito à educação e à violência da exclusão no racismo, e, por outro lado, chama nossa atenção para a responsabilidade social da construção de ações afirmativas em prol da cultura de inclusão, de direitos humanos e do respeito à dignidade humana.” (Patricia Teles Alvaro Salgado)


Citations (13)


... A política de cotas para o ingresso no ensino superior começou a ser implementada pelas Universidades Federais brasileiras a partir de 2004, como consequência das reivindicações dos movimentos sociais e do debate público, respaldada por pesquisas nacionais e internacionais (Gama;Amaral, 2024). Descrever essas iniciativas reconhece o protagonismo dos movimentos sociais e das instituições que empreenderam, além de compreender de que forma a política de cotas vigente foi implementada. ...

Reference:

A POLÍTICA DE COTAS PARA INGRESSO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE AS INICIATIVAS IMPLEMENTADAS ANTES DA LEI 12.711/2012
LEI DE COTAS EM ÂMBITO FEDERAL COMO AÇÃO AFIRMATIVA: TREZE ANOS DE TRAMITAÇÃO DA LEI N.° 12.711/2012
  • Citing Article
  • January 2024

O SOCIAL EM QUESTÃO

... Although there are studies in which there were conflicts regarding the participation of women in fishing and who call themselves quilombolas, that is, as fisherwomen, this is not the case of the two communities studied. In the view of Antunes Neto, Silva and Amaral (2021), the central issue of this conflict is that fishing activities, in most cases, are subdivided between productive and reproductive tasks to the detriment of productive tasks focused on fishing and domestic tasks, respectively. ...

Maré invisível e as mulheres na pesca artesanal: um estudo sobre o perfil laboral e a discriminação indireta na atividade pesqueira do Brasil

Revista Campo-Território

... O acesso à universidade por meio dos cursos técnicos ofertados pela ETEC Paulistano pode possibilitar aos discentes, melhores condições para entrar no mercado de trabalho ou mesmo de empreender, o que possibilita independência financeira necessária para estudar e melhorar a qualidade de vida de si próprio e dos familiares (SIMÕES, et al., 2018). ...

A relação entre a escolaridade e a pobreza: uma análise das políticas para democratização do acesso ao ensino superior no Brasil

Revista Brasileira de Ensino Superior

... Ações Afirmativas são mecanismos que buscam promover a igualdade mediante a diminuição das vulnerabilidades sociais (CASTRO et al., 2017). Apesar de, no Brasil, o debate entre representantes de movimentos sociais, pesquisadores e Estado ter início nos anos 2000, as Ações Afirmativas, como proposta de igualdade de oportunidades, já foram experienciadas em diversos "países da Europa Ocidental, na Índia, Malásia, Austrália, Canadá, Nigéria, África do Sul, Argentina, Cuba, dentre outros" (MOEHLECKE, 2002, p. 199), sendo os relatos mais antigos registrados na Índia. ...

A POLÍTICA DE COTAS COMO MECANISMO DE ENFRENTAMENTO À POBREZA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA E NA JUSTIÇA SOCIAL BRASILEIRA
  • Citing Article
  • November 2017

Linkscienceplace

... O ensino e aprendizagem de matemática são de extrema importância, tanto quanto a alfabetização, para o desenvolvimento social e a formação profissional de uma pessoa, uma vez que a capacidade de estabelecer o raciocínio lógico matemático nas atividades cotidianas, como: passar um troco, realizar uma compra com desconto, efetuar medições; são triviais para que um indivíduo conquiste sua independência (LESEUX; NETO;DARSIE, 2017). A matemática também pode ser encontrada em várias outras áreas do conhecimento humano, desempenhando aplicações práticas capazes de desenvolver habilidades e competências para a formação cognitiva dos alunos (SANTOS et al., 2017). ...

A LINGUAGEM MATEMÁTICA E SEUS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS: UMA EXPERIÊNCIA NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA NOVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (NEJA)
  • Citing Article
  • November 2017

Linkscienceplace

... Nos últimos anos, observou-se no Brasil um aumento da população universitária com características bastante heterogêneas, como classe social, gênero, objetivos, expectativas, trajetória acadêmica anterior, faixa etária, dentre outras (Souza, Amaral & Simões, 2017). Dados do relatório elaborado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2016 mostram crescimentos tanto no número de pessoas matriculadas (2,82% de 2014 para 2016) quanto nas novas vagas abertas (19,4% no mesmo período) (INEP, 2016). ...

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM QUESTÃO
  • Citing Article
  • November 2017

Linkscienceplace

... Diante desse cenário, é imprescindível que haja um diálogo aberto entre as comunidades indígenas, o governo e as instituições educacionais (Júnior; Fortunato, 2018). Somente por meio de uma colaboração genuína e respeitosa será possível desenvolver soluções que atendam às demandas e expectativas das comunidades, promovendo assim uma educação de qualidade que valorize a diversidade cultural e contribua para a transformação social (Castro et al., 2017 A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, buscando identificar padrões, similaridades e contrastes nos resultados apresentados pelos diversos estudos. Esse método qualitativo permite uma compreensão mais profunda e contextualizada dos fenômenos sociais e culturais relacionados à educação indígena (Minayo, 2012). ...

A INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E GARANTIAS LEGAIS PARA AS CONDIÇÕES DE ACESSO
  • Citing Article
  • November 2017

InterScience Place

... Os mitos e ideias preconceituosas, como afirmam Gomes et al. (2017), se fazem presentes na vivência da sexualidade das pessoas com deficiência. O preconceito direcionado a essas pessoas se relaciona à ideia de normalidade, de sexo útil, correto e não pecaminoso, o que põe em detrimento quem não corresponde aos padrões de corpos e comportamentos "normais" divulgados pelas diversas instituições. ...

A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A SEXUALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • Citing Article
  • November 2017

InterScience Place

... Buscando solucionar esse e outros problemas de desigualdade social, nas últimas décadas, políticas públicas têm sido formuladas em diferentes níveis do governo com o objetivo de impulsionar as bases da igualdade e da justiça na sociedade brasileira. Nesse contexto, as políticas e programas de ação afirmativa, como o sistema de cotas para estudantes negros e egressos da rede pública, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU), passaram a ocupar o centro dos debates sobre o acesso ao ensino superior público brasileiro (AMARAL; MELLO, 2012). ...

COTAS PARA NEGROS E CARENTES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR: ANÁLISE DO CASO UENF, DE 2004 A 2010
  • Citing Article
  • September 2012

InterScience Place

... Os dados revelaram, para o ano de 2011, um cenário muito animador, de 20% das vagas reservadas para negros e índios, 18,53% foram ocupadas por estudantes autodeclarados carentes negros, e das 20% estabelecidas aos carentes egressos de escolas públicas, 19,28% foram preenchidas. (Silva;Amaral;Martínez, 2016, p. 54). ...

Acesso, Origem Geográfica e Permanência Prolongada de Estudantes Cotistas Negros e Oriundos de Escolas Públicas na UENF: Uma Análise a partir da Adesão ao ENEM/SISU

Revista Brasileira de Ensino Superior