Rose Aparecida de França’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (8)


AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO PARA DIRETOR DE ESCOLA TÉCNICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.
  • Article
  • Full-text available

January 2025

·

76 Reads

·

·

Rose Aparecida de França

·

[...]

·

Valter Fernandes Tavares
Download




ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ALTERNATIVA DECORRENTE DA COVID-19

January 2023

·

13 Reads

·

1 Citation

Revista Contemporânea

O fechamento das unidades educacionais em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, levou à implementação de soluções de ensino remoto de maneira emergencial. Diante deste novo contexto, este estudo buscou caracterizar a prática docente em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do Estado de São Paulo. Foi realizada pesquisa qualiquanti, de caráter descritivo e exploratório, tendo os dados sido coletados por meio de um questionário eletrônico enviado por e-mail aos docentes, obtendo-se 189 respostas válidas. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva. Identificou-se que as práticas docentes foram alteradas para atender às demandas decorrentes da Covid-19, sendo apontadas vantagens e desvantagens das aulas remotas, devido às práticas adotadas. Constatou-se que embora 87,2% das unidades da IES tenham alterado as aulas para educação a distância, não foi identificado empenho suficiente da IES no que se refere ao suporte disponibilizado aos docentes, dado que a maioria dos recursos tecnológicos necessários à ministração das aulas ficaram a cargo dos próprios professores.


Figura 1 -As 16 habilidades essenciais requeridas dos profissionais do século XXI
Atualização dos currículos dos cursos superiores de tecnologia frente às demandas do mercado

January 2023

·

131 Reads

Brazilian Journal of Development

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de adequação dos currículos dos cursos superiores de tecnologia (CST) para atender à necessidade do mercado de trabalho. Sob o enfoque empírico descritivo, foram aplicados questionários a docentes de uma Instituição de Ensino Superior (189 respostas) e a empresas (86 respostas). Concluiu-se que: 41,3% dos docentes afirmaram que as necessidades do mercado de trabalho são identificadas por meio de participação em eventos acadêmicos relacionados às disciplinas; 88,9% consideraram que os docentes têm participação ativa no processo de adequação do conteúdo das aulas; 89,9% dos docentes e 84,9% das empresas atestaram que os CST estão parcialmente alinhados às necessidades do mercado de trabalho.


A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional: The pandemic and the development of socioemotional competencies of technical and professional education teachers

November 2022

·

4 Reads

Brazilian Journal of Development

O presente artigo teve como propósito, considerando o atual contexto de crisea Covid-19, caracterizar as competências socioemocionais de professores do ensino profissional e técnico, tendo em vista a prática docente decorrente de aulas virtuais. Foram utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas, método descritivo conjugado ao método exploratório, além da pesquisa bibliográfica para explanação e conhecimento sobre a temática: competências socioemocionais e prática docente em tempos de crise. O procedimento utilizado foi um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual de Francisco Morato, situada na região metropolitana da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa: professores, coordenadores e diretor. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado no google forms encaminhado aos respondentes. O estudo demonstrou que os professores, no âmbito das aulas virtuais, sentiram dificuldades no ensino remoto, porém, desenvolveram competências socioemocionais importantes no período de isolamento, assim como, a adaptação às novas tecnologias e metodologias propostas, sendo capazes de mobilizar tais competências em sua prática docente.