Ronaldo George Helal’s research while affiliated with Rio de Janeiro State University and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (7)


Estudos contemporâneos em comunicação e esporte
  • Article
  • Full-text available

May 2024

·

13 Reads

ALCEU

Ronaldo George Helal

·

Leda Maria Da Costa

·

Fausto Amaro

O campo de estudos acadêmicos sobre esporte é relativamente recente no Brasil. Em seu processo de construção e consolidação, foi necessário superar o ceticismo de parte da academia, que entendia o esporte de massa – principalmente o futebol – simplesmente como “ópio do povo” ou como um tema menor das ciências sociais e humanas.

Download

De qual Brasil vem a seleção brasileira? Um olhar regional das convocações do Brasil em Mundiais

September 2023

·

6 Reads

Este artigo tem por finalidade investigar as origens e os motivos que geram a desigualdade socioespacial nas convocações de jogadores brasileiros para a disputa das Copas do Mundo. Para tanto, discute-se as razões históricas e sociais que levam clubes e jogadores nascidos e atuando em equipes do Centro-Sul do país, sobretudo no eixo Rio-São Paulo em detrimento de atletas de mais Unidades da Federação. Por meio deste trabalho, a partir de pesquisa exploratória apresentam-se diversos casos ao longo da história da seleção brasileira que buscam exemplificar as formas as quais a xenofobia e o preconceito socioespacial se manifestam no âmbito do futebol brasileiro.


No céu, na terra e no imaginário: como os heróis são construídos e desconstruídos na sociedade contemporânea

September 2023

·

2 Reads

O presente trabalho tem como objetivo promover uma breve análise acerca da construção de idolatrias e heroísmos na sociedade contemporânea a fim de problematizar o impacto da propaganda, do consumo e da indústria cultural no processo de construção desse fenômeno. Para a elaboração deste artigo serão usados dois exemplos: um ficcional, que se baseia em uma breve análise da série The Boys, na qual heróis são venerados e idolatrados constantemente, mas por trás de suas imagens bondosas se escondem seres perversos. E outro exemplo é o caso verídico do ex-ciclista Lance Armstrong, considerado um dos grandes ídolos do esporte até ser banido do ciclismo após ter sido pego no teste de doping.


Corpo, arte e esporte na série de colagens Pilots

July 2022

·

4 Reads

Esferas

Nesse artigo, refletimos sobre as interações entre corpo, arte e esporte presentes na série fotográfica Pilots do artista Jens Ullrich. Veiculada durante os Jogos Olímpicos de Londres (2012), a obra de Ullrich captou a atenção dos meios de comunicação em geral pelo enfoque inusitado dado às imagens de atletas olímpicos. O artista misturou imagens de estátuas clássicas de culto ao corpo, esculpidas durante o período nazista, com fotos de esportistas competindo em Jogos Olimpíadas.


Estudios sobre deportes y fútbol en Brasil en los campos de la sociología y la comunicación

December 2021

·

18 Reads

Revista Euroamericana de Antropología

En Brasil, el fútbol, a pesar de ser un deporte que históricamente se constituyó como uno de los pilares de la construcción identitaria nacional, tardó en incorporarse como un objeto de estudio en el ámbito académico. Durante algunos años, la producción de investigaciones que tematizaban el fútbol solía ser escasa y marcada por una perspectiva apocalíptica en el sentido empleado por Umberto Eco. La publicación, en 1982, de la colección Universo do futebol, organizada por el antropólogo Roberto DaMatta, es un marco en la trayectoria de sistematización de la literatura académica sobre el fútbol. Este artículo pretende hacer un recorrido por la trayectoria de la construcción y del establecimiento de los estudios sobre la relación entre el deporte y el fútbol en Brasil, con énfasis en el campo de las Ciencias Sociales y de la Comunicación.


Exotismo e Irracionalidade:: as narrativas da imprensa francesa sobre a seleção brasileira de futebol nas Copas do Mundo de 1958 e 1998

September 2021

·

9 Reads

ALCEU

O artigo apresenta uma análise das narrativas do jornal L’Équipe sobre o futebol brasileiro nas Copas de 1958 e 1998. Parte-se da hipótese de que foi a partir da atuação da seleção brasileira na Copa do Mundo da França, em 1938, e do “olhar” da imprensa francesa sobre o futebol brasileiro que as ideias do antropólogo Gilberto Freyre e do jornalista Mario Filho, de que o futebol brasileiro seria mais artístico, se consolidaram no país. Pressupõe-se que os franceses, em geral, olhavam o Brasil como um país exótico, com todos os estereótipos “positivos” e “negativos” que permeiam essa visão. Esses estereótipos continuariam aparecendo na imprensa francesa nas Copas de 1958 e 1998?


A polifonia discursiva da Copa de 1994: os discursos autorizados sobre o tetracampeonato

March 2014

·

2 Reads

E-Compós

O artigo discute a produção acadêmica e jornalística em torno da Copa do Mundo de Futebol de 1994. Tomando como base a noção de discursos autorizados, desenvolvida por Guedes (2010/2011) inspirada em Bourdieu (1983), estudamos odiscurso construído em torno desse evento a partir de oito enciclopédias e livros de Copas, do Jornal do Brasil (JB) e de edições comemorativas das revistas Época e Placar. A produção acadêmica investigada foi oriunda de anais de evento, artigos em periódicos e capítulos de livro. Observamos que enquanto o discurso autorizado da imprensa esportiva carece de reflexão e se deixa levar pelo senso comum, ao discurso acadêmico falta simplesmente variedade de repertório temático, referencial teórico e ampliação no número de autores. Os trabalhos acadêmicos abordaram, principalmente, a hermenêutica da derrota, a questão da identidade nacional, a publicidade e a presença do rádio. Palavras-Chave: Esporte. Mídia. Discurso. Jornalismo. Copa do Mundo.