Roberto Leher’s research while affiliated with Federal University of Rio de Janeiro and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (31)


FORMAÇÃO GERAL (ALLGEMEINE BILDUNG): EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA
  • Article
  • Full-text available

March 2025

·

64 Reads

Educação & Sociedade

Claudio A. Dalbosco

·

Ivany Rodrigues Pino

·

Antônio Alvaro Soares Zuin

·

[...]

·

Download

VINCULAÇÃO CONSTITUCIONAL DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEPLEÇÃO DO FUNDO PÚBLICO E AUSTERIDADE

December 2024

·

5 Reads

·

1 Citation

Educação & Sociedade

The article argues that austerity has made the goal of 10% of gross domestic product (GDP) for public education unfeasible, a dispute decided in civil society in its links with the State, involving the ruling bloc and the subaltern classes (Poulantzas, 1981). It conceptualizes austerity based on Mattei (2023) as capital’s strategy for weakening the working class and making popular sovereignty over public affairs unfeasible. It focuses on four main axes of economic policies and the depletion of public funds. It concludes that the central objective of austerity in education is the deconstitutionalization of the linking of educational funds, postulating that the fight for 10% of GDP exclusively for public education will have to take place in the expanded State, bringing together the working classes. Keywords Education funding; Austerity; National Education Plan; Bloc in power; Correlation of power


FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE, HEGEMONIA E DEMOCRACIA: desafios frente à austeridade e ao avanço da extrema direita

Revista Políticas Públicas

O artigo discute desafios para a formação da consciência de classes no contexto de avanços de ideologias da extrema direita e de hegemonia mundial da austeridade (Mattei, 2023). O texto compartilha as críticas à tese do fim do trabalho em virtude da chamada revolução microeletrônica e em decorrência da financeirização, que estaria suprimindo o processo de produção no qual ocorre a exploração do trabalho. Advoga que, no capitalismo de hoje, existem mais trabalhadores e mais exploração e expropriação do trabalho. Sustenta que o não enfretamento da austeridade em nome da governabilidade abre as vias para partidos alternativos, a maioria deles de extrema direita, e acarreta distanciamento dos subalternos dos sindicatos e partidos de esquerda. Destaca, na conclusão, a importância de experiências internacionalistas e autônomas de classe, como as praticadas na Associação Internacional dos Trabalhadores.



Commodification and Financialization of Education in Brazil: Trends and Particularities of Dependent Capitalism

November 2023

·

13 Reads

·

5 Citations

The chapter discusses the profound changes in Brazilian education resulting from the new forms of commodification of education brought about by the movement of capital, especially its financial fractions, conforming to a reality that places Brazil in the world vanguard of the commodification of education. Referring to Marx (especially Capital, V. III) and Lenin (Imperialism), it maintains that commodification results from the association with the State and, therefore, is not limited to private education, but also affects public education. With Fernandes it analyzes the particularity of dependent capitalism and indicates the main fronts of capital expansion in higher education and basic education, focusing on the emergence of holding companies with shares on stock exchanges that operate in the segment of educational systems and platforms inserted in information and communication technologies. It highlights the need for new forms of internationalism to broaden resistance and to demercantilize world education, essential challenges to face the process of expropriation of knowledge of teachers and the working classes as a whole.


Mercantilização da Educação Básica, sistemas de ensino e plataformas de trabalho como expressões da pedagogia do capital

November 2023

·

48 Reads

PARADIGMA

O artigo discute dimensões teóricas e de método sobre a mercantilização financeirizada da educação básica e superior. Defende a necessidade de articular diferentes níveis de abstração para aprofundar a análise do processo de abertura de capitais e de aquisições e fusões que vêm transformando a educação. Coloca em relevo o papel do Estado e do fundo público na consolidação deste processo e destaca o profundo significado de conversão dos grupos educacionais em sociedades anônimas sob controle crescente de empresas de private equity. Analisa e faz proposições sobre as consequências da financeirização por meio da proliferação da modalidade de educação a distância voltada para as frações mais pauperizadas da classe trabalhadora e, especificamente, para a formação de professores. Focaliza a constituição de sistemas de ensino e plataformas de trabalho e faz proposições sobre o porvir da educação pública. Ao final, destaca a necessidade de atualizar a concepção de controle social para impedir o avanço da mercantilização da educação.


Geoeconomia política do conhecimento e os desafios para a internacionalização da pós-graduação

August 2023

·

1 Read

·

2 Citations

Argumentum

A internacionalização acadêmica, científica e tecnológica está imbricada com a geoeconomia política do conhecimento: os países líderes são aqueles que fazem uso intensivo da ciência, da tecnologia e da pesquisa e desenvolvimento em suas cadeias produtivas. O artigo preconiza que os critérios de aferição da internacionalização, como os rankings, expressam a correlação de forças da referida geoeconomia, a exemplo dos prêmios Nobel e medalhas Fields e das publicações nas revistas de maior impacto. Analisa os Planos Nacionais de Pós-Graduação e coloca em destaque a formulação de políticas de internacionalização dialógicas, horizontalizadas e comprometidas com os grandes problemas dos povos como base para o reposicionamento do país e da América Latina no âmbito da geoeconomia política do conhecimento.



Darcy ribeiro (1922-1997): Universidade e projeto autopropelido de nação

November 2022

·

75 Reads

Educação Escola & Sociedade

Nos marcos dos 100 anos de nascimento de Darcy Ribeiro (1922-2022) o artigo revisita a obra A universidade necessária por meio de uma leitura interpelada pelos desafios da universidade pública, especialmente das universidades federais no governo Bolsonaro. Destaca a indissociabilidade entre as lutas pela reforma universitária nos anos 1960 e o processo da revolução brasileira, no qual sobressaíram grandes quadros intelectuais como Ribeiro. Realiza pontuações sobre o protagonismo estudantil a partir da tradição das lutas de Córdoba, 1918, assim como a propósito dos determinantes da reforma universitária. Coloca em relevo a defesa do compromisso ético-político da universidade com um projeto autopropelido de nação construído com o povo pobre. Ao final, sintetiza princípios orientadores da universidade necessária.


MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O SENTIDO HISTÓRICO DA PANDEMIA COVID 19

November 2022

·

73 Reads

·

11 Citations

Revista Políticas Públicas

O artigo discute novas conformações da precarização do trabalho docente como a plataformização do trabalho, engendradas pela particular mercantilização da educação brasileira alavancada por fundos de investimentos e sociedades anônimas. Conceitua a mercantilização como expressão contemporânea da crise estrutural e da correspondente financeirização. Examina o movimento da mercantilização em curso no País, por meio de categorizações explicativas referenciadas no escopo da reprodução ampliada do capital (Marx, O Capital). Discute o contexto de guerra cultural em curso no Brasil e as novas oportunidades de avanço do capital, em especial das corporações de tecnologia (BigTechs)que, em linha com organismos internacionais, situaram a pandemia de Covid-19 como uma oportunidade de novos negócios na educação. Conclui indicando eixos para a defesa da educação pública não mercantil.


Citations (18)


... De acuerdo con los problemas mencionados, se puede ver que la situación funcional actual del país es deshumanizante. Este contexto se refleja en el área de la educación, ya que las problemáticas que se experimentan en este campo son consecuencia de lo que sucede en el contexto y estructura social de un país (Assen & Otting, 2022;Leher & Sardinha, 2024;Monzo & Marquez, 2024). En consecuencia, podemos concluir que la realidad educativa tiene carencias; tal como lo plantea Severino (2000), esto requiere una mirada más atenta por parte de los miembros de la sociedad, especialmente de aquellos involucrados en la educación. ...

Reference:

Humanistic Training: a democratic perspective of liberating education
VINCULAÇÃO CONSTITUCIONAL DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEPLEÇÃO DO FUNDO PÚBLICO E AUSTERIDADE

Educação & Sociedade

... La estrategia China de IA representa primacía en escala global, ya que, desde el año 2017, está articulando las directrices de un estado que dirige y amplía los procesos de privatización de los nuevos mercados de las EdTech(Knox, 2023). 7 El contexto de la política educativa brasileña se ha convertido en un mercado de gran atracción para la financiarización de las tecnologías digitales debido a las dinámicas de acumulación históricas que han regido sobre la financiarización de la educación en Brasil(Leher y Costa, 2023;Seki, 2021). ...

Commodification and Financialization of Education in Brazil: Trends and Particularities of Dependent Capitalism
  • Citing Chapter
  • November 2023

... As nacionalizações e confiscos, a primeira mudança econômica de Angola independente, em 1976, constituíram-se numa das mais profundas reformas aplicadas pelas autoridades que emergiram com a Independência, uma vez que alterou o caráter da propriedade vigente no período colonialapenas favorável aos colonos europeus -, substituindo-o pela propriedade socialista sobre os meios de produção (Buza;Leher;Canga, 2020). ...

O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGOLA

Revista Trabalho Necessário

... Nesse contexto, o conhecimento produzido por países e instituições de ensino superior "que lideram a geoeconomia política do conhecimento corrobora a tese de que a influência cultural, científica e tecnológica possui fortes nexos com as particularidades de suas revoluções burguesas," (Leher;Santos, 2023, p. 10) e, assim sendo, se expressam em processos assimétricos que caracterizam a economia do conhecimento, da comunicação e da informação em termos globais. E a geoeconomia política coloca em evidência a assimetria nas relações entre as economias centrais e periféricas no uso da ciência, da tecnologia e da pesquisa. ...

Geoeconomia política do conhecimento e os desafios para a internacionalização da pós-graduação
  • Citing Article
  • August 2023

Argumentum

... A Política de Educação brasileira tem sofrido fortes ataques, intensificados pela conjuntura ultraneoliberal, que vem promovendo a acentuação da sua contrarreforma, com uma agenda que vai de encontro aos direitos sociais conquistados constitucionalmente. Durante o governo Bolsonaro, vivenciamos uma verdadeira "guerra cultural" que ultrapassou o viés ideológico, materializando-se em medidas de destruição das instituições de educação, através de repressão e cortes no orçamento, em especial, das universidades públicas (Leher;. Essa guerra almeja consolidar o desmonte das universidades, pelo sufocamento orçamentário dessas instituições, direcionando as universidades ao empreendedorismo, inovacionismo e ataque à livre docência (Silva et al., 2023). ...

NOVAS POSSIBILIDADES HISTÓRICAS PARA A DEMOCRACIA E PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA

Educação & Sociedade

... O capital já subordinou a educação no ES e a pesquisa aos requisitos de lucratividade (Leher, 2022). No setor público, mantém-se a redução permanente do orçamento (Leher; Santos, 2020) e vincula-se as verbas a condicionalidades (Paz, 2016). ...

MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O SENTIDO HISTÓRICO DA PANDEMIA COVID 19

Revista Políticas Públicas

... Homens com a mesma visão do presidente Marechal Deodoro da Fonseca confessaram publicamente a necessidade de mudanças no ensino público e chegaram a dizer que as cogitavam, reformas que foram prejudicadas pela ausência de leis específicas. Essas leis, apesar da mudança de regime, mantiveram-se as mesmas do império (a ausência de alterações poderia mesmo ser justificada pela brevidade do período republicano e pela ausência de uma constituição específica do novo regime), o que, em certa medida, poderia contribuir para retardar a expansão dos cadastros e o atendimento de importantes setores da população (Sylvia et al., 2022). ...

REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO APARTHEID SOCIAL NA EDUCAÇÃO

Educação & Sociedade

... In Portugal, there is little published research on intervention strategies to promote teacher wellbeing. However, in 2018, research was carried out, based on the National Survey on Living and Working Conditions in Education in Portugal (Varela & al., 2018), which overall showed worrying results regarding teacher wellbeing. More specifically, it concluded that 76.4% of Portuguese teachers showed signs of emotional exhaustion, and 84% of teachers aimed to retire before the legally required time. ...

Inquérito Nacional Condições de Vida e Trabalho Educação Portugal (INCVTE)

... A primeira e mais significativa foi o desaparecimento do Fundo Soberano do Conhecimento, que a mídia associou a um desacordo entre o MEC e o Ministério da Economia sobre qual pasta seria responsável pela gestão dos recursos. 6 Outra modificação substantiva foi o ressurgimento do Comitê Gestor do Future-se, que havia sumido na terceira versão.Posteriormente,Leher (2021) atrelou o programa aos interesses da autocracia burguesa e à "guerra cultural", cuja conjunção intenta promover a refuncionalização da universidade brasileira. Essa refuncionalização tem por eixo a mutação das universidades em fornecedoras de serviços "empenhadas na difusão do ethos do empreendedorismo"(Leher, 2021, p. 6), o que abriria caminho para o agravamento de sua depressão financeira. ...

UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA: FUTURE-SE E “GUERRA CULTURAL” COMO EXPRESSÕES DA AUTOCRACIA BURGUESA

Educação & Sociedade

... De facto, no estudo mais recente sobre o desgaste na profissão docente em Portugal (Varela et al., 2018(Varela et al., , 2020, verificou-se em cerca de 16.000 professores, que mais de 60% sofria de exaustão emocional, significando um profundo mal-estar na Burnout: uma patologia social reconfigurada na era COVID-19? João Areosa, Cristina Queirós profissão. ...

Desgaste, Condições de Vida e Trabalho em Portugal: uma perspetiva multidisciplinar

Revista Estudos do Século XX