Roberto José Moraes da Silva’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


Incidência de oftalmia neonatal clamidiana em Palmares, Estado de Pernambuco, Brasil.
  • Article
  • Full-text available

February 1991

·

14 Reads

·

1 Citation

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Roberto José Moraes da Silva

·

·

Eleonora Oliveira da Luz

·

Tânia Guidugli

RESUMO O município de Palmares, no Estado de Pernambuco, Brasil, é reconhecido como região endêmica para tracoma e cervicite clamidiana. Em um grupo de 21 neonatos oriundos de parto transpelviano, com idades entre 5 e 14 dias, encontrou-se incidência de 23,81% de infecção clamidiana da conjuntiva, através da citologia pela coloração com anticorpo monoclonal fluorescente. A incidência encontrada foi considerada elevada quando comparada aos resultados obtidos em outros países, porém, proporcional à prevalência, também elevada, de cervicite clamidiana encontrada naquela área.

Download

Prevalência de tracoma em bairro do município de Palmares, Estado de Pernambuco, Brasil.

August 1990

·

4 Reads

·

7 Citations

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

·

Roberto José Moraes da Silva

·

Idalina Araújo Ferreira

·

[...]

·

Ruth Cardoso Alves Plut

RESUMO Tracoma tem sido diagnosticado em várias localidades brasileiras, mas os estudos de prevalência desta doença no Brasil são raros. A presente investigação, realizada na cidade de Palmares, Estado de Pernambuco, mostrou que 9,29% da população examinada no Bairro de Newton Carneiro apresentava algum sinal clínico de tra coma. A prevalência de tracoma folicular foi de 7,40% e a de tracoma cicatricial de 1,88%. Não foram observadas triquíases e opacidades corneanas. A confirmação laboratorial, através da imunofluorescência direta, ocorreu em 66,66% dos espécimes. Tracoma na população investigada em Palmares mostrou-se co mo doença que não leva à cegueira.

Citations (1)


... A imunofluorescência direta é realizada com a utilização de anticorpos monoclonais marcados, que se dirigem contra uma proteína comum aos 15 sorotipos da Chlamydia trachomatis, identificando os corpúsculos elementares extracelulares (EB) ao microscópio de fluorescência 16 . Em nosso meio a imunofluorescência direta é o método de escolha para o diagnóstico laboratorial 8,14,15 por ser uma técnica suficientemente simples e rápida, não exigindo meios sofisticados de refrigeração para o transporte e estocagem, além de possuir requisitos suficientes quanto à sensibilidade e especificidade. Estudos indicam ser uma técnica que apresenta melhores resultados em termos de sensibilidade e especificidade que as demais técnicas disponíveis para o diagnóstico laboratorial de Chlamydia trachomatis 10,11,17,18,20 . ...

Reference:

Analysis of direct immunofluorescence exams for trachoma diagnosis
Prevalência de tracoma em bairro do município de Palmares, Estado de Pernambuco, Brasil.

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia