Rayssa Rennaly Alves de Oliveira’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (3)


FATORES DETERMINANTES PARA O RETARDO NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: REVISÃO INTEGRATIVA
  • Article
  • Full-text available

March 2021

·

37 Reads

·

1 Citation

Revista interdisciplinar em saúde

Rayssa Rennaly Alves de Oliveira

·

Amanda Araújo Gomes Martins

·

Washingtonia Araújo dos Santos Medeiros

·

[...]

·

OBJETIVO: Objetivou-se identificar as circunstâncias que levam ao retardo no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama. METODOLOGIA: Tratou-se de uma Revisão Integrativa realizada através da busca de artigos nas seguintes bases de dados: LILACS, PubMed e Scielo, publicados nos últimos 10 anos. A amostra foi composta por 6 artigos. RESULTADOS: Os estudos mencionaram renda, escolaridade, barreiras de acesso e falta de conhecimento sobre a patologia como fatores preponderantes para o atraso no diagnóstico e tratamento. CONCLUSÃO: É necessária a formulação de políticas públicas que possibilitem atenção integral à saúde da mulher, levando em consideração determinados fatores sociais e econômicos. Essa estratégia poderá favorecer o diagnóstico e tratamento precoces, evitando consequências como a menor sobrevida e ao maior avanço da doença. Palavras chave: Diagnóstico tardio. Neoplasias da mama. Planejamento em saúde. Tempo para o tratamento.

Download

A OCORRÊNCIA DE INFECÇÕES EM MASTECTOMIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

April 2020

·

113 Reads

Revista interdisciplinar em saúde

OBJETIVO: Identificar quais as principais causas de infecções relacionadas à mastectomia no tratamento do câncer de mama relatada na literatura. MÉTODO: Tratou-se de uma revisão bibliográfica, na qual foram realizadas pesquisas nas bases de dados Scielo, Bireme e Pubmed, com descritores em inglês e português. A amostra foi composta por 12 artigos oriundos exclusivamente da busca realizada no Pubmed. RESULTADOS: As infecções estão relacionadas a várias complicações das cirurgias de mastectomia e reconstrução mamária, seja por rejeição dos implantes, conduta cirúrgica, utilização de drenos, fatores intrínsecos e hábitos do estilo de vida como o tabagismo e a obesidade que aumentam os riscos de ocorrência das infecções no pós-operatório. CONCLUSÃO: A literatura mostra que em toda cirurgia, mesmo que profilática, como no caso da contralateral ou no caso do tratamento radioterápico intraoperatório, podem ocorrer complicações, ainda que mínimas. A equipe multidisciplinar, a paciente e os familiares devem estar todos cientes dos riscos e dos benefícios de cada procedimento. Palavras chave: Mastectomia; Infecções; Câncer de mama.


REPERCUSSÕES EMOCIONAIS E SOCIAIS DO DIAGNÓSTICO E DO TRATAMENTO DE CÂNCER MAMA: UM ESTUDO TRANSVERSAL

April 2020

·

79 Reads

·

1 Citation

Revista interdisciplinar em saúde

OBJETIVO: Investigar os impactos emocionais e sociais percebidos pelas mulheres em relação ao recebimento do diagnóstico de câncer de mama e às consequências do tratamento. MÉTODO: Estudo transversal, descritivo e de cunho quanti-qualitativo, realizado com 15 mulheres no Hospital da FAP, sendo aplicados os critérios de Saturação Teórica e Análise do Conteúdo de Bardin. Foram empregados um questionário sociodemográfico e clínico, além de uma entrevista semi-estruturada. RESULTADOS: A média de idade foi 55 (±11,05) anos. A maioria das mulheres entrevistadas eram casadas (66,67%), tinham ensino fundamental (40%), residiam em Campina Grande e região (75%), eram cristãs (100%) e apresentavam tempo de diagnóstico superior a 12 meses (66,66%). O tipo mais comum foi o carcinoma ductal invasivo (33,33%) e o subtipo molecular mais prevalente foi o Luminal B (53,3%) e a média do tamanho do tumor de 1,6 (±0,69) cm. 11 mulheres (73,33%) realizaram mastectomia, todas se submeteram à quimioterapia e 6 (40%) à radioterapia. As falas geraram as seguintes categorias: a tristeza diante do diagnóstico de câncer de mama; o diagnóstico de câncer de mama como sentença de morte; a figura divina como alicerce; o apoio da família e dos amigos; a ressignificação dos hábitos e das atividades diárias; a imunidade como fator determinante para o autocuidado. CONCLUSÃO: Foram evidenciadas experiências de surpresa e tensão, as quais redefiniram relacionamentos e rotinas diárias, além de da recorrência à religiosidade. Palavras chave: Neoplasias da mama. Ajustamento emocional. Diagnóstico.

Citations (1)


... Confirmation of a cancer diagnosis causes an intense emotional reaction, as many people associate the diagnosis with death. A review study on delayed diagnosis and treatment of cancer points to lack of knowledge about the disease, low income, low education, fear and difficulty in accessing care as factors to justify the delay in diagnosis and treatment [13]. ...

Reference:

Determinants of Lack of Access to Treatment for Women Diagnosed with Breast Cancer in Brazil
FATORES DETERMINANTES PARA O RETARDO NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: REVISÃO INTEGRATIVA

Revista interdisciplinar em saúde