Poliana Silva Costa’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (7)


A NEUROCIÊNCIA E AS METODOLOGIAS DINÂMICAS PARA ALUNOS COM DEFICIT COGNITIVO
  • Article

November 2024

·

2 Reads

Journal of Media Critiques

Poliana Silva Costa

·

Wagner Ferreira Pereira

·

José Wilton Serrão Nascimento

·

[...]

·

José Francisco da Silva Costa

Este artigo objetiva compreender a aplicação dos conhecimentos da neurociência no processo de ensino e aprendizagem voltados para alunos que possuem déficit cognitivo considerando abordagem teórica para aplicar nas práticas pedagógicas com intuito de melhorar o desenvolvimento cognitivo, superando as dificuldades a partir de metodologias dinâmicas, jogos e ludicidade. Justifica-se a pesquisa considerando que a neurociência representa uma área capaz de auxiliar os alunos que possuem déficit cognitivo. As atividades metodológicas colaboraram para favorecer a plasticidade cerebral, promovendo um aprendizado significativo levando em conta as limitações e potencialidades dos alunos, A metodologia aplicada busca adotar uma abordagem qualitativa e bibliográfica com pesquisas em artigos, livros, teses e dissertações relacionados a teoria neurocientíficos e educacionais. Os resultados indicaram que atividades que estimulam simultaneamente múltiplas áreas cerebrais por meio de exercícios que combinam música, movimento e arte além de outras metodologias, são significativas para desenvolver habilidades cognitivas em alunos com déficit cognitivos, além disso, a neurociência aponta segundo estudos na área que o uso de metodologias como aplicação de jogos educativos é capaz de favorecer a aprendizagem incluindo ainda atividades que envolvem coordenação motora e concentração no processo educativo, pode fortalecer a neuroplasticidade, resultando em maior progresso no aprendizado. Atividade metodológica é capaz de criar estratégias pedagógicas de acordo com perfil neurológico de cada aluno, pois a integração de conhecimentos da neurociência com práticas pedagógicas, auxilia quando aplicada numa abordagem mais eficaz e ainda atividades lúdicas e interativas que podem ativar os estímulos variados, tornando-se fundamentais para desenvolver habilidades cognitivas, reduzindo as dificuldades de aprendizagem. Conclui-se que o treinamento contínuo, em um ambiente acolhedor e adaptado, pode promover a plasticidade cerebral na melhoria do desempenho do déficit cognitivo. Portanto, a formação continuada em neurociência pode auxiliar para inovação metodológica, sendo aplicada à educação, a fim de desenvolver práticas cada vez mais inclusivas e eficientes.



A surdez e causas: educação inclusiva no âmbito da Educação Superior, o direito e as legislações Educacionais
  • Article
  • Full-text available

November 2022

·

42 Reads

Conjecturas

Esse artigo propões como pesquisa a Surdez e suas causas com enfase na educação inclusive considerando a educação superior com base no direito e nas legislações educacionais. Nessa perspectiva, assegurar condições para que as pessoas com deficiência, em especial os discentes surdos, tenham os direitos de aprendizagem garantidos é um grande desafio, principalmente por enfatizar que essa situação adversa pressupõe dar visibilidade aos sujeitos que foram historicamente esquecidos e subjugados por possuírem características peculiares. Salienta-se que a discussão a respeito do processo de inclusão educacional pressupõe mudança de paradigmas há muito estabelecidos, para isso se faz necessário repensar e reorganizar o cenário educacional propondo recursos e metodologias que possibilitem a vivência dessa realidade. Com o intuito de compreender os meandros desse processo, o estudo investiga o processo de inclusão de pessoas surdas na Educação. A inquietude proposta pela temática fomentou a discussão do problema da pesquisa que ponderou: de que maneira está sendo realizado o processo de inclusão de pessoas surdas na educação superior? Nesse contexto, a metodologia de pesquisa traz um carater bibliográfico considerando a inclusão de pessoas com surdez na Educação Superior, tendo em vista que concebe-se que a educação é sim um meio de emancipação e empoderamento do sujeito, entretanto, para que isso aconteça, devem ser proporcionadas condições para a vivência de situações reais de aprendizagem, ou seja, a comunidade acadêmica na qual o indivíduo está incluído, deve ter o entendimento e a disponibilidade em realizar. Empoderar um profissional é proporcionar-lhe os subsídios necessários à sua formação, para que assim possa desempenhar a docência com excelência. Pretende-se que esse estudo, tenha trazido contribuições significativas em relação a essa discussão, fomentando possíveis análises de outros sujeitos a esse respeito. Espera-se que outros pesquisadores se permitam, a partir do que foi produzido, ter olhares diferenciados relativos à inclusão, e que essa brevemente, torne-se uma realidade vivenciada por todos os excluídos, os esquecidos e marginalizados dessa sociedade.

Download

Processo Histórico de Inclusão das Pessoas com Deficiência no cenário educacional

November 2022

·

62 Reads

Conjecturas

Assegurar condições para que as pessoas com deficiência (PCD), em especial os discentes surdos, tenham os direitos de aprendizagem garantidos é um grande desafio, principalmente por enfatizar que essa situação adversa pressupõe dar visibilidade aos sujeitos que foram historicamente esquecidos e subjugados por possuírem características peculiares. Salienta-se que a discussão a respeito do processo de inclusão educacional pressupõe mudança de paradigmas há muito estabelecidos, para isso se faz necessário repensar e reorganizar o cenário educacional propondo recursos e metodologias que possibilitem a vivência dessa realidade. Baseado nesse contexto, no cenário histórico e educacional brasileiro, a introdução de diferentes sistemas de sianias atrealdos a difeentes pedagogias, resultou num amplo cenário em que as pessoas surdas tiveram como conquista, a Lingua Brasileira de sinais-LIBRAS que respresentou numa conquista significante para as pesseas surdas, devido a promulgação a Lei nº. 10.436 que estabeleceu a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS como língua oficial da comunidade surda. Assim sendo, esse artigo propoe comprrender o Processo Histórico de Inclusão das pessoas com deficiência no cenário educacional, analisando o cenário histórico e os aspectos educacionais no sentido de comprrender quais as principais mudanças e conquistas adquiridas ao longo de todo esse processo. Conclui-se a pesquisa considerando que apesar de todos os avanços em favor das pessoas com surdas, é preciso intensificar metodologias com perspectiva de uma educação inclusive satisfatória para auxiliar e ajudar as pessoas que necessitavam ser atendidas em diferentes contexotos, sociais e educacionais com um maior número de profissionais ou professores qualificados para promover condiçoes de avançar nesse cenário em que a comunicação por meio da LIBRAS representa a peça fundamental para as pessas surdas.