Paulo Pagliari’s research while affiliated with Universidade do Oeste de Santa Catarina and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (20)


ANÁLISE DO PADRÃO DE MOVIMENTO AGACHAMENTO ARRANQUE EM ATLETAS DA CHAPECOENSE CATEGORIA SUB-15
  • Conference Paper
  • Full-text available

October 2015

·

212 Reads

·

·

Carlos Almeida

·

[...]

·

Download



AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO JOELHO EM ADEPTOS À PRÁTICA DE ATIVIDADES DE ACADEMIA

O joelho é uma articulação complexa que suporta grande parte do peso corporal. Suas principais funções são promover estabilidade, permitir grande mobilidade articular e sustentar forças verticais de quatro a seis vezes o peso corporal durante o movimento. Essa articulação é vulnerável a lesões porque está sujeita a grandes demandas mecânicas impostas pela estrutura esquelética e pela dependência dos te-cidos moles para a geração de alavancas. Entretanto, a atividade física praticada regularmente promove a saúde e o bem-estar do joelho, porque desenvolve a capacidade biológica de suportar tal demanda. Neste trabalho, teve-se como objetivo avaliar o nível funcional do joelho em adeptos à prática de ativi-dades de academia. Participaram da pesquisa 12 indivíduos, com idade média de 35 anos. A Escala de Lysholw foi utilizada para a coleta de dados. A análise dos dados seguiu o protocolo do instrumento, no qual a classificação ocorria em razão da somatória dos itens. Concretamente, resultados apresentados entre 100-90 pontos (muito bom), 89-80 (bom), 79-70 (satisfatório), 69-0 (insatisfatório). Os resultados foram apresentados de maneira quantitativa. Para o joelho esquerdo, 46% dos participantes apresen-taram nível muito bom, 27% nível insatisfatório, 18% nível bom e 9% nível satisfatório. Para o joelho direito, 41% dos participantes apresentaram nível insatisfatório, 25% nível satisfatório, 17% nível bom e 17% nível muito bom. A média geral de pontuação na escala de Lysholw foi de 81 (bom) para o joe-lho esquerdo e 72 (satisfatório) para o joelho direito. Conclui-se que, da amostra participante, o nível funcional do joelho esquerdo apresentou maior índice em relação ao nível funcional do joelho direito, o que pode indicar uma distribuição desequilibrada na utilização das alavancas dos membros inferiores durante as atividades da vida diária nos participantes. Considera-se que um aparelho locomotor ativo e saudável é dependente da articulação do joelho, que, por sua vez, deve promover mobilidade e esta-bilidade harmônica entre os membros inferiores. Sugere-se que futuros estudos sejam realizados para maior aprofundamento na prescrição de programas de treinamento que promovam a readaptação do equilíbrio estrutural do corpo humano.



Figure 1 of 2
Figure 2 of 2
Perfil de desempenho no salto vertical em acadêmicos de ensino superior

January 2015

·

987 Reads

A função principal do tecido muscular humano é produzir movimento. Com o tema de avaliar a força explosiva de acadêmicos do ensino superior, este estudo estabeleceu como objetivo confeccionar um perfil de rendimento no salto de acadêmicos de ensino superior, por meio do protocolo de salto com contra movimento. Participaram do estudo 85 acadêmicos (46 mulheres e 39 homens), de seis cursos diferentes, selecionados entre as primeiras e últimas fases de cada curso. Foi utilizada uma plataforma de contatos para aferir a altura do salto e a potência produzida. O resultado principal mostrou valores de altura do salto e potência mais elevados nos homens (altura m=32,57cm, dp=7,56; potência m=457,03W, dp=86,85) quando comparados às mulheres (altura m=19,61, dp=4,34; potência m=294,38, dp=53,02). Além disso, valores de referências foram criados com subcategorias por sexo, ativos e sedentários, familiarizados ou não com o salto e índices por cursos. Esses resultados podem difundir a avaliação do salto não apenas para aquelas populações as quais este teste serve somente como indicador de rendimento esportivo, mas também para aquelas as quais ele possa servir como indicador de saúde.


Benefício da ginástica laboral sobre fucionários de uma empresa de tratamento de resíduos industriais em Chapecó, SC

September 2014

·

46 Reads

A ginástica laboral (GL) é uma ferramenta utilizada para melhorar a qualidade de vida em empresas, tanto nos aspectos físicos quanto nos psicológicos. Os principais benefícios físicos são o aumento do tono muscular e da flexibilidade, o que deixa o aparelho locomotor mais preparado para as atividades diárias. Entre os psicólogos, destaca-se a melhora da autoestima, e em consequência, do convívio com os colegas de trabalho. Assumindo a hipótese de que haveria aumento da qualidade de vida, o objetivo do estudo foi determinar a existência de benefícios sobre o índice de massa corporal (IMC) dos funcioná-rios de uma empresa de tratamento de resíduos industriais após a implantação de um programa de GL. O método consistiu de avaliações ao início das atividades (pré-teste) e após oito meses de intervenção (pós-teste). Foram participantes do estudo 31 funcionários da empresa que frequentaram regularmente o programa (frequência mínima de 75%), divididos em subgrupos conforme seu departamento: admi-nistrativo (n=11), fábrica (n=9), oficina (n=7) e aterro (n=4). Foram utilizados como instrumentos uma balança com resolução digital da marca Filizola (São Paulo, Brasil) e um estadiômetro Cescorf (Porto Alegre, Brasil) com resolução de 0,1 cm. As variáveis analisadas, peso e estatura corporal, foram utiliza-das para calcular o IMC e, além disso, sofreram provas de estatística descritiva para determinar a homo-geneidade dos grupos. O teste t-student de mostras pareadas foi utilizado para comparar as variáveis em ambas as condições. Alpha foi determinado a priori em 0,05. O resultado principal mostrou diferenças significativas para as medidas de peso corporal em todo o grupo de participantes (p=0,01), com uma média no pré-teste de 76,36 kg (dp=12,35) e no pós-teste de 75,24 kg (dp=12,45). Todos os grupos apre-sentaram a mesma tendência. Conclui-se que um programa de ginástica laboral oferece benefícios para os funcionários, em especial, uma diminuição do peso corporal, e que as classificações populacionais como as do IMC podem mascarar resultados quando as análises ocorrem sobre mostras pequenas, por isso, mais estudos nessa linha devem ser feitos para poder criar valores de referência específicos.


Figura 1. Resultados da amostra expressos no Pentáculo do Bem-Estar (n=70).  
Figura 2. Resultados dos homens expressos no Pentáculo do Bem-Estar (n=35).  
Figura 3. Resultados das mulheres expressos no Pentáculo do Bem-Estar (n=35).  
Employees' lifestyle profile at UNOESC -Chapecó

December 2013

·

569 Reads

O estilo de vida que adotamos atua diretamente sobre nossa qualidade de vida e varia em cada indivíduo podendo ser representado pela forma de se vestir, caminhar, falar, ou ainda, pelo tipo de alimentação, prática regular de exercício físico, relacionamento social, controle de estresse e certos tipos de comportamento preventivo; fatores estes que somados influenciam sobre a saúde das pessoas. O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil do estilo de vida dos funcionários da UNOESC em Chapecó. Como instrumento foi aplicado um questionário para determinar o perfil de 70 participantes (masculino n=35, feminino n=35). Foram aplicadas provas de estatística descritiva e elaborado pentáculos do bem-estar para cada grupo. Os resultados mostraram indicadores de saúde para os seguintes componentes: comportamento preventivo, controle do estresse e relacionamentos. E indicadores de um estilo de vida ruim em nutrição e atividade física. Apesar a amostra mostrar-se positiva em três dos cinco componentes, isso não a classifica em um estilo de vida saudável, e embora pareça haver uma consciência sobre a importância dos hábitos saudáveis, sugere-se que em futuros programas uma abordagem nutricional seja direcionada diretamente aos homens e outra para um estilo de vida fisicamente ativo seja direcionada para as mulheres. Espera-se que estes resultados sirvam de orientação e conscientização sobre hábitos preventivos que promovam saúde nesta população.


Perfil do estilo de vida dos funcionários da UNOESC Chapecó

September 2013

·

29 Reads

·

1 Citation

O estilo de vida que se adota atua diretamente sobre a qualidade de vida. É um aspecto que varia de indivíduo para indivíduo e corresponde às escolhas, oportunidades e atitudes que cada sujeito tem em seu dia a dia. Pode ser representado por simples fatores como a forma de se vestir, caminhar, falar e até os de maior relevância como a alimentação, a prática regular de exercício físico, o relacionamento social, o controle de estresse e o comportamento preventivo, exercendo influência sobre a saúde das pessoas. O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil do estilo de vida dos funcionários da Unoesc de Chapecó, utilizando como instrumento da coleta de dados o Questionário do Perfil do Estilo de Vida Individual (NAHAS, 2010), que avalia o bem-estar por meio de cinco componentes: Nutrição, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Relacionamentos e Controle ao Estresse. A amostra do estudo foi composta por 70 funcionários, selecionados aleatoriamente, sendo 35 do sexo masculino e 35 do sexo feminino, que apresentaram comportamento positivo em três dos cinco componentes abordados. No entanto, não puderam ser classificados em um estilo de vida positivo, uma vez que a alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico, que apresentaram níveis considerados abaixo do padrão, são aspectos de importância para a qualidade de vida. Nesses componentes, a amostra atingiu os resultados um; um e dois para as questões de nutrição e zero; zero e um às questões de atividade física. Com os resultados da pesquisa, evidenciou-se a necessidade de alterações nesses aspectos do estilo de vida, resultando em qualidade e bem-estar.


Ginástica laboral e níveis de estresse em funcionários da Universidade do Oeste de Santa Catarina

July 2013

·

701 Reads

A proposta deste estudo foi comparar o nível de estresse de dois grupos de funcionários (idade m=28,66, dp=10,3) da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Chapecó, um participante (n=16) e outro não participante (n=14) em um programa de ginástica laboral. Como método, foi utilizado o questionário “Teste o seu nível de estresse” proposto por Oliveira (2002). Para a análise de dados, utilizou-se o sistema de categorias proposta pelo autor e o cálculo de medias para averiguar diferenças quantitativas dentro das categorias. Os principais resultados observados relatam melhores níveis de estresse nos homens, no grupo com idade entre 41 e 60 anos, e nos funcionários com cargos de administração geral, todos praticantes de ginástica laboral. Como conclusão, é possível apontar uma relação positiva entre o programa de ginástica laboral aplicado aos funcionários e aos seus níveis de estresse. É sugerido que instrumentos específicos sejam desenvolvidos em futuros estudos considerando a variedade de situações, tarefas e funções que são desenvolvidas dentro de uma universidade.


Citations (1)


... Gestão e Secretariado -GeSec, V. 15, N. 3, P. 01-17, 2024 São José dos Pinhais, Paraná, Brasil.and with better results in the resolution and prevention of symptoms(Eurofound, 2019;Goetzel & Ozminkowski, 2008;Moreira-Silva et al., 2016). These programs have been demonstrating an increase in muscle strength, a reduction in pain level and a decrease in fatigue(Cunha Laux et al., 2018;Machado-Matos & Arezes, 2016;Moreira-Silva et al., 2016). ...

Reference:

Impact of workplace exercise program in the musculoskeletal symptomatology of warehouse workers: randomized control trial
Programa de Ginástica Laboral e a Redução de Atestados Médicos

Ciencia & trabajo