Paula Franciele dos Santos’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


Acessibilidade para pessoas com deficiência em museus: Uma revisão sistemática da literatura
  • Chapter

January 2024

·

9 Reads

Paula Franciele dos Santos

·

·

·

Eduardo Cardoso

O Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design destaca-se entre os eventos científicos mais relevantes e tradicionais da área no Brasil. Com periodicidade bienal, a conferência tem caráter itinerante por diferentes regiões e universidades do país. A 15ª Edição aconteceu em Manaus – AM, realizada na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, sob coordenação e organização do PPGD - Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Tecnologia. Os ANAIS desta edição, conta com 568 artigos, que abordam temas relevantes da área e subdivididos nos seguintes eixos de pesquisa: Design e educação; Design e Fatores Humanos; Design e tecnologia; Design, Sociedade e Sustentabilidade; Design: história e teoria; Design: Metodologias e Processos; Design: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I e Empreendedorismo; Práticas e ferramentas do Design. Todos os artigos publicados são produções inéditas de grupos de pesquisadores, de todas as regiões do Brasil e também de outros países.


O design emocional e a qualidade visual percebida na avaliação afetiva de brinquedos destinados à crianças de 9 meses de idade (In: DESIGN +: Design para a Multiplicidade)
  • Chapter
  • Full-text available

January 2023

·

17 Reads

·

·

Lucas José Garcia

·

[...]

·

Arthur Paixão Telles de Menezes

Estudos sobre a ligação emocional dos usuários e os produtos que eles consomem vêm ganhando cada vez mais espaço no processo de design como uma estratégia de diferenciação de produtos, cada vez mais equiparados em relação à estética e à tecnologia utilizada. Mont’Alvão & Damázio (2008) afirmam que o usuário estabelece uma relação afetiva com o produto que consome, tendo o designer atual, como sua principal função, desencadear sentimentos no consumidor que propiciem uma relação sadia e segura com o produto. Seja ela uma experiência prazerosa, estabelecendo uma relação mais intimista entre os artefatos industriais e seus usuários ou até mesmo a sensação de medo e/ou respeito se a proposta de design assim necessitar. Moraes (2008) considera a inclusão do fator emocional um fator humano, atribuindo ao produto a propriedade de atender as aspirações qualitativas como fantasia e ideologia, já reconhecidas como importantes, porém ainda pouco aplicadas no design. Para observação das características emocionais que podem potencializar a relação do usuário com o produto vem ganhando cada vez mais espaço estudos relacionados a avaliação psicológicas de paisagens ambientais, utilizados neste trabalho sob o ponto de vista dos produtos. Kaplan (1988), propõe que o processo perceptivo está intrinsecamente ligado ao ser humano, fornecendo importantes informações acerca dos padrões humanos ligados à estética e aos significados subjacentes a esta no esquema de compreensão dos indivíduos. Sob este ponto de vista, a teoria apresenta um conceito que se aproxima muito do que observa as pesquisas do design emocional: O termo “affordance”, se trata da observação de um objeto sob o ponto de vista do perceptor, oferecendo importantes informações a respeito do indivíduo que o percebe, além do entendimento da influência que esse objeto ou ambiente poderia ter sob o indivíduo. Este capítulo pretende investigar, portanto, a qualidade afetiva relacionada à estica de brinquedo destinado a crianças de 9 meses de idade, por meio de 9 fotografias de brinquedos da empresa Fisher Price selecionadas e organizadas utilizando-se do sistema de classificações múltiplas (variando de baixa a alta complexidade e de baixo à alto contraste). Valendo-se como embasamento teórico para tal investigação os fundamentos do design emocional e da qualidade visual percebida.

Download