Ohana Cunha do Nascimento’s research while affiliated with State University of Feira de Santana and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (11)


VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE JOVENS COM PARCEIRO ÍNTIMO E SEUS PARES. Perspectivas de abordagem quantitativa e qualitativa.
  • Book
  • Full-text available

July 2021

·

32 Reads

·

·

Ohana Cunha do Nascimento

·

[...]

·

O livro Violência nas relações de jovens com parceiro íntimo e seus pares: perspectivas de abordagem quantitativa e qualitativa é o resultado de um amplo projeto que investiga o mesmo fenômeno: a violência no contexto relacional de jovens com parceiros íntimos, seus pares e fatores ligados às relações interpessoais e ambientais precedentes. O objetivo da obra é apresentar as etapas da experiência de pesquisa, com abordagens distintas, quantitativa e qualitativa, utilizando diferentes procedimentos de coleta e análise de dados.

Download

Busca pelo tratamento da crise álgica na doença falciforme:concepções das genitoras

April 2021

·

16 Reads

·

5 Citations

Revista Brasileira em Promoção da saúde

Objetivo: Conhecer os aspectos envolvidos na busca por tratamento da crise álgica na doença falciforme, a partir das concepções das genitoras/responsáveis. Métodos: Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada entre os meses de julho a novembro de 2017, no Centro de Atendimento à Pessoa com Doença Falciforme em Feira de Santana, Bahia, Brasil, com seis mães/responsáveis de crianças e adolescente entre 6 a 18 anos. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados pelos critérios da análise de conteúdo temática e apresentados em quatro categorias: “Motivos que levaram à procura de unidades especializadas”, “Dificuldades encontradas no trajeto à unidade de saúde/logística”, “Infraestrutura/falta de sensibilização profissional para o atendimento de urgência” e “Condições para alta/sentimentos na alta hospitalar”. Resultados: Os principais motivos para procura de uma unidade especializada foram as crises álgicas, bem como febre e infecções pregressas. As dificuldades encontradas no trajeto/logística referem-se ao longo percurso entre o domicílio e o hospital, falta de veículo próprio e a demora no atendimento. A infraestrutura hospitalar foi considerada confortável, porém casos de subjugação da dor e falta de atendimento integral foi associada à falta de conscientização profissional para o problema. As condições de alta foram relacionadas ao alívio da dor, trazendo sentimentos de alegria na alta hospitalar. Conclusão: Os achados revelam fatores relacionados à dificuldade de acesso aos serviços de saúde devido a vulnerabilidade social, havendo necessidade de estratégias efetivas de educação em saúde para capacitar os pais/responsáveis no cuidado domiciliar, visando a prevenção das crises, além de criação de novas unidades especializadas para facilitar atendimento humanizado ao paciente e familiar.


O enfrentamento do tratamento da doença falciforme: desafios e perspectivas vivenciadas pela família

June 2020

·

33 Reads

·

4 Citations

Enfermería actual en Costa Rica

A doença falciforme é um distúrbio hemolítico grave causado por mutação genética, o que ocasiona a produção da hemoglobina S mutante. Este estudo teve como objetivo compreender a forma de enfrentamento dos familiares frente ao tratamento da doença falciforme. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa. O estudo utilizou como base entrevistas realizadas com mães de crianças e adolescentes com doença falciforme assistidas pelo Centro de Referência de uma cidade do estado da Bahia, Brasil, no ano de 2017. Com base nas informações coletadas foi possívelperceber que pessoas com anemia falciforme, durante boa parte da vida, requerem tratamentos específicos que poderão ser executados por elas mesmas ou com ajuda e encorajamento de outras pessoas, em geral familiares. É muito importante refletir sobre a efetividade do tratamento não só do ponto de vista técnico como também sob a ótica do paciente, de sua família e da sociedade.


APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES NOS SERVIÇOS DA ATENÇÃO BÁSICA

September 2019

·

16 Reads

Revista Brasileira de Saúde Funcional

Introdução: O apoio matricial é uma estratégia de organização e ampliação de serviços de saúde na atenção primária trazendo uma dinâmica multidisciplinar, que vem estimular a produção de novos padrões de interrelação entre equipes e usuários, ampliando o compromisso dos profissionais de saúde com seu processo de trabalho. Objetivo: identificar dificuldades e particularidades relacionadas às estratégias do apoio matricial em saúde mental na atenção básica. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática com artigos do periodo de 2010 a 2015, nas bases de dados BDENF, LILACS e MEDLINE. Utilizou-se como descritores “Apoio Matricial”, “Atenção Primària à Saúde” (Primary Health Care), “Saúde Mental” (Mental Health), “Gestão em Saúde” (Health Management). Resultados: foram inclusos 15 artigos que retaram o apoio matricial como ferramenta fundamental no cenário da reforma psiquiatrica, proporcionando maior qualidade nas ações de saúde mental, porém ainda enfrenta diversos desafios. Conclusão: faz-se necessário educação permanente das equipes de Atenção Básica, desconstrução da responsabilização única dos serviços especializados, bem como a possibilidade de aproximação com o usuário, entendendo suas demandas sociais, culturais, sua inserção na comunidade e os papéis exercidos na família, afim de que a terapêutica adotada possa ser o mais sólida e contínua possível.


PERCURSO AMOROSO E EVENTOS VIOLENTOS NAS RELAÇÕES DE NAMORO DE JOVENS

July 2018

·

76 Reads

·

7 Citations

Revista de Saúde Coletiva da UEFS

Objetivo: Caracterizar manifestações de violência no namoro de adolescentes e adultos jovens. Método: Estudo descritivo, com amostragem de 380 adolescentes (14 a 17 anos) e adultos jovens (18-24 anos), de ambos sexos, matriculados nas escolas públicas de Feira de Santana (2015). A amostragem foi utilizada para validação e análises psicométricas do questionário “Percurso Amoroso de jovens/PAJ”, versão adaptada e validada ao contexto brasileiro, cujos resultados satisfatórios das análises apontaram coerência teórica e metodológica com instrumento original “Parcour amoreaux dês jeunes”. O PAJ foi aplicado, respeitando consentimento livre esclarecido e sigilo. Resultados: 50% de meninas relataram iniciação sexual com 12 a 14 e meninos com 15 a 16 anos; 75% estavam namorando ou « ficando »; bidirecionalidade da violencia psicológica e física foi relatada por 60% das meninas e 30% dos meninos; a maioria dos casos de violencia sexual\VS foi sem penetração; a reciprocidade (vitimização e agressão) foi citada por meninos (55% - vítima e 64,3% - agressor) e meninas (45% - vítima e 35,7% - agressor). Conclusões: A reciprocidade da violência no namoro de adolescentes e jovens sugerem prioridade para medidas de intervenção no ciclo agressão-vitimização, incentivando comportamentos saudáveis nos relacionamentos dessa e outras gerações.


VIOLÊNCIA NO PERCURSO AMOROSO E SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES - JOVENS: REVISÃO INTEGRATIVA

July 2018

·

61 Reads

·

5 Citations

Revista de Saúde Coletiva da UEFS

A violência entre casais jovens é um grave problema de saúde pública que envolve contextos e sujeitos das mais distintas classes e etnias. Objetivo: discutir, à luz da literatura, a violência no namoro, entre casais jovens, como possível causa ou consequência de distúrbios comportamentais e transtornos mentais. Metodologia: revisão integrativa de literatura, a partir de levantamento retrospectivo e documental das produções científicas publicadas no período de 2006 a 2016, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que comporta bases de dados - Medline, LILACS, Scielo, OMS, OPAS. Utilizou-se descritores registrados no BVS: “violência entre parceiros intimos”, “adolescente” e utilizou-se como filtro palavras recorrentes nos artigos, como “saúde mental”, “depressão”, “transtornos de ansiedade”, “transtorno de estresse pós-traumático”, “agressão”, “transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas”, cuja seleção de descritores totalizou 10 artigos. Resultados: Os estudos apontaram que a violência entre casais jovens, no namoro, pode ser preditora de distúrbios comportamentais e transtornos mentais, assim como a presença anterior desses problemas, no(s) sujeito(s) da relação, podem precipitar eventos violentos. Conclusões: a problemática da violência nas relações de namoro de jovens instiga novas pesquisas, principalmente no contexto brasileiro, na perspectiva de instrumentos capazes de identificar e mensurar possíveis relações entre fatores precipitantes e respectivas consequências, visando subsidiar medidas de prevenção e interrupção do ciclo de vitimização-agressão, no presente e futuro.


FATORES DE RISCO PARA DEPRESSÃO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

April 2018

·

9 Reads

Revista Brasileira de Saúde Funcional

A deficiência tem sua construção marcada por elevadas barreiras sociais, cercada por preconceitos, estigmas e exclusões. Os serviços de reabilitação, estritamente biomédicos, corroboram para a desconstrução da visão social, já que deveriam reorganizar sua inclusão e instituir uma visão compartilhada da integralidade da pessoa deficiente física. A partir dessa perspectiva integrativa, cabe ressaltar que, para além dos fatores biológicos, deve-se atentar para o psicossocial. Na relação com o mundo externo, pessoas com deficiência física encontram limitações que geram fatores de riscos para o surgimento da depressão. A partir dessa perspectiva, o principal objetivo desse estudo é expor, a partir de uma revisão de literatura, como se estabelece a relação entre a depressão e a deficiência física nos sujeitos. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo e de fonte secundária exercida por meio de revisão integrativa. A busca foi conduzida nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Optou-se por selecionar aqueles publicados no período de 2011 a 2015, cuja amostra de dezessete artigos identificou quinze fatores de riscos associados à depressão em deficientes físicos: incapacidade física, dor, apoio social insuficiente, abuso físico, alta centralidade na independência, baixa qualidade de vida, humor deprimido, cronicidade da deficiência, falta de acesso a serviços de saúde, insônia, fracasso, redução da produtividade, lesões físicas, baixa autoestima. A condensação dessa temática deve ser analisada pelos profissionais envolvidos a fim de que o olhar ao deficiente físico possa ser holístico, permeando sua esfera física, mental e social, valorizando assim, a área a profissional, a fomentação de pesquisas e a própria relação com o cuidado a eles.


IMPORTÂNCIA DA HIGIENE ORAL NA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UTI

April 2018

·

7 Reads

·

6 Citations

Revista Brasileira de Saúde Funcional

Introdução: A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM) é aquela que se inicia após as primeiras 48 horas da ventilação mecânica ou 48 horas após a extubação. É uma das infecções hospitalares mais incidentes nas unidades de terapia intensiva, com taxas que variam de 9 a 40% das infecções adquiridas nessas unidades, estando associada a um aumento da hospitalização e índices de morbimortalidade. Objetivo: Descrever através da revisão sistemática a importância da higiene oral na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em unidades de terapia intensiva. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática realizada com artigos originais, disponíveis na íntegra, publicados entre os anos de 2004 e 2014 nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Base de Dados de Enfermagem, por meio do método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta. Resultados: Foram identificados 224 artigos, contudo, após os métodos de triagem e elegibilidade,foram inclusos sete artigos nesta pesquisa. Discussão: Os artigos inclusos destacam a importância da higiene oral em pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva submetidos à ventilação mecânica. Eles abordamaspectos importantes e confirmam a necessidade de tal cuidado, pois, mesmo sendo uma prática tradicional na assistência ao paciente, até algum tempo atrás, não havia evidências científicas de sua relevância para a prevenção de infecções hospitalares. Conclusão: Evidenciou-se que a higiene oral é extremamente importante para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica, bem como tem ficado evidente a importância da implementação de protocolos e treinamentos específicos para realização eficaz da mesma, contribuindo assim para a redução das taxas de infecções, morbidade e mortalidade. ABSTRACT:Introduction: Pneumonia associated with mechanical ventilation is one that begins after 48 hours of mechanical ventilation or 48 hours after extubation. It’s one of the most frequent hospital infections in intensive care units, with rates varying from 9% to 40% of the infections acquired in this unit, being associated with an increase in hospitalization and morbidity and mortality rates. Objective: To describe, through the systematic review, the importance of oral hygiene in the prevention of mechanical ventilation associated pneumonia in intensive care units. Methodology: This is a systematic review with original articles, available in full, published between the years 2004 and 2014 in the databases Scientific Electronic Library Online and Nursing Database, using the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta. Results: A total of 224 articles wereidentified, although seven articles were included in the study after the screening and eligibility methods. Discussion: The articles included highlight the importance of oral hygiene in patients hospitalized in Intensive Care Units submitted to mechanical ventilation, addressing important aspects and confirming the need for such care, even though it was a traditional practice in patient care until some time ago, there wasn’t scientific evidence of its relevance for the prevention of nosocomial infections. Conclusion: It was evidenced that oral hygiene is extremely important for the prevention of mechanical ventilation-associated pneumonia, as well as the importance of implementing specific protocols and training for effective ventilation, thus contributing to the reduction of infection rates, morbidity and mortality.


Adaptação transcultural do inventário Parcours Amoureux des Jeunes – PAJ de origem canadense para o contexto brasileiro

November 2015

·

35 Reads

·

3 Citations

Ciência & Saúde Coletiva

Analisar eventos violentos no percurso amoroso de jovens mobiliza estudiosos em nível mundial. O objetivo deste estudo é realizar a adaptação transcultural e validação de conteúdo do inventário PAJ Parcours Amourex des Jeunes, do Canadá, para o contexto brasileiro. Estudo metodológico envolvendo etapas: (a) Tradução e Retrotradução; (b) Comitê de Especialistas (10) – análise da equivalência, clareza e porcentagens de concordância; (c) Cálculo do Índice de Validade de Conteúdo/IVC. Esta análise originou a versão Piloto III: (d) Submissão ao Pré-teste com grupo de 36 jovens, de 14 a 24 anos, ambos os sexos, visando obter equivalências cultural, conceitual, semântica, idiomática. O PAJ apresentou adequada validade de conteúdo (IVC 0,97). Na seção 1 (aspectos sociodemográficos de jovens e famílias, inerentes ao contexto canadense), as questões foram adequadas ao contexto brasileiro pelo baixo valor do IVC. Os processos de adaptação transcultural e validação de conteúdo apontaram que o PAJ apresentou adequação nas propriedades de clareza e equivalência. Esta etapa viabiliza as análises psicométricas visando à reprodutibilidade e confiabilidade do instrumento a ser aplicado no contexto brasileiro.


[Sexual violence and co-occurrences suffered by children and adolescents: study of incidents over a decade]

March 2014

·

52 Reads

·

8 Citations

Ciência & Saúde Coletiva

The study analyzes the evolution of the incidence of sexual violence (SV) and co-occurrences between 2001 and 2010. The records of the Guardianship Councils in Feira de Santana, State of Bahia, Brazil were used and the incidence rates and graphs of the events during the period were calculated. Of the total of the different types of violence, 21.8 % involved co-occurrences, the majority being female, most frequently during adolescence. There was a high proportion of abuse in male children, with most offenders bring family members or acquaintances. The incidence of SV revealed an increasing trend in both sexes during the decade, more significantly in females in 2002 and 2009. The age groups indicated the same trend, with a higher proportion of cases in adolescence. The record of co-occurrences with SV was more pronounced in the second half of the decade, namely psychological violence in 2008, neglect in 2008 and physical violence in 2009. The conclusion is that the increase in the coefficients of sexual violence and co-occurrences may indicate an improvement of the reporting system of instances in reference, as well as greater citizen participation through the Dial 100 complaint hotline. The indicators help to prevent and control violence against children.


Citations (7)


... ecoce, o qual pode ser realizado pelo teste do pezinho nas primeiras semanas de vida do recém-nascido, exame determinado pelo Programa de Triagem Neonatal. Ademais, visto que a doença não apresenta cura, o teste do pezinho é essencial para a identificação e acompanhamento dos pacientes com DF, além da redução da morbimortalidade associada ao quadro(Da Silva et. al, 2021).Em geral, os sintomas da DF ocorrem devido lesão tecidual produzida a partir da hipóxia decorrente de fenômenos vaso-oclusivos que levam ao acúmulo de hemácias ...

Reference:

Qualidade de vida dos pacientes com anemia falciforme: uma análise acerca das crises álgicas
Busca pelo tratamento da crise álgica na doença falciforme:concepções das genitoras

Revista Brasileira em Promoção da saúde

... Estudos destacam que as ações indicadas para a prevenção de infecções do trato respiratório incluem aplicar ventilação mecânica no paciente, somente quando necessário; não compartilhar artigos de assistência respiratória, com outros pacientes; trocar os circuitos ventilatórios e umidificadores a cada 48 horas, inaladores a cada uso nebulizadores a cada 24 horas, reanimador manual com sujidade; realizar aspiração em técnica asséptica rigorosa; realizar fisioterapia respiratória; realizar a higiene oral a cada 3 horas; manter o fixador do ventilador limpo e seco (Padilha et al., 2016;Rodrigues et al., 2018). ...

IMPORTÂNCIA DA HIGIENE ORAL NA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UTI
  • Citing Article
  • April 2018

Revista Brasileira de Saúde Funcional

... É válido ressaltar que na sociedade contemporânea, os jovens modificam constantemente os conceitos e percepções sobre relacionamentos amorosos, não se resumindo apenas ao namoro e diferenciando relacionamentos em diversas categorias, no que diz respeito ao nível de intimidade e compromisso assumido em cada tipo de relação. Assim, diferenciam-se dois extremos, o "pegar", o qual é definido pelos jovens como um ato espontâneo, sem compromisso, e não repetível, no qual a beleza física e sensualidade são os aspectos mais relevantes, e o "namorar", que consiste na mais elevada forma de compromisso, no qual se fecham acordos e se assume o relacionamento para a família e para o grupo social (MESSEDER, 2016) Entre os dois extremos, há o "ficar", no qual os indivíduos envolvidos possuem uma maior intimidade e proximidade, tendo em vista que há uma repetição e frequência de contato, que pode evoluir para a concretização de um namoro (MESSEDER, 2016) Destaca-se, entretanto, que no cotidiano desses sujeitos, as modalidades de relacionamento não se apresentam de forma estritamente separada, demonstrando que a confusão de compromissos, cobranças e expectativas de futuro, bem como as possíveis problemáticas de uma relação, inclusive os comportamentos abusivos, não se restringem apenas ao namoro (GUERREIRO et al., 2015), mesmo que, na literatura, ao tratar de violência em relações amorosas entre jovens, prevaleça esse conceito (COSTA et al., 2018;ARAÚJO, 2013). No cenário internacional, a violência presente nas relações de namoro só passou a ser investigada ao final do século XX, sob as denominações de dating violence and courtship violence. ...

PERCURSO AMOROSO E EVENTOS VIOLENTOS NAS RELAÇÕES DE NAMORO DE JOVENS

Revista de Saúde Coletiva da UEFS

... A idade dos jovens pode constituir um fator relevante na vivência dos conflitos no namoro, pelo que jovens com as relações precoces pautadas por inconstância e descontinuidades emocionais parecem ser mais vulneráveis à vivência de conflitos e violência no namoro (e.g., Bittar & Nakano, 2017;Nascimento et al., 2018;Oliveira et al., 2016;Özbay & Aydogan, 2020). Nesta medida, a transferência da organização afetiva das crianças e adolescentes para o início da idade adulta não poucas vezes arrasta sentimento de baixa autoestima, ineficácia e desvalorização pessoal que se misturam com preconceitos e mitos face à desejabilidade das relações amorosas (Bisquert-Bover et al., 2019;Martín-Salvador et al., 2021;Monteiro et al., 2022) e que reflete a incapacidade para regular emocionalmente situações de abuso (Korkmaz & Överlien, 2020). ...

VIOLÊNCIA NO PERCURSO AMOROSO E SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES - JOVENS: REVISÃO INTEGRATIVA

Revista de Saúde Coletiva da UEFS

... A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas face a face e utilizando um roteiro estruturado e multidimensional. A primeira dimensão do instrumento foi composta por escalas Parcours Amoureux des Jeunes (PAJ), validado e adaptado transculturalmente para uso no Brasil (15) . O instrumento, originalmente concebido pelo Grupo de Pesquisa Violência e Saúde (Evissa) da Universidade de Quebec, em Montreal, é composto por 7 seções que mapeiam informações gerais e sociodemográficas, relações afetivas, difíceis experiências, comportamentos sexuais, família, comportamentos e hábitos de vida, e sentimentos e emoções. ...

Adaptação transcultural do inventário Parcours Amoureux des Jeunes – PAJ de origem canadense para o contexto brasileiro

Ciência & Saúde Coletiva

... These results are related to cultural factors based on the dominant male identity, for which the conception of family is influenced by a patriarchal and male chauvinist (machista) model, which considers women and children as being the property of men. 19 It is possible that these factors may have contributed to the low frequency of notifications of sexual violence in male children and adolescents found in our study, corroborating a theoretical essay on sexual violence against boys in Brazil, carried out in 2012. 20 We found a considerable amount of cooccurrence of psychological/moral violence. ...

Violência sexual e coocorrências em crianças e adolescentes: estudo das incidências ao logo de uma década

Ciência & Saúde Coletiva

... The findings of the current study are further supported by the findings of another study that demonstrated that the psychological consequences of physical or mental abuse can have a significant impact on mental health until adulthood. Furthermore, these consequences are a significant social problem that must be taken into consideration when dealing with mental health disorders which are prevalent among students (46,47). ...

[Sexual violence and co-occurrences suffered by children and adolescents: study of incidents over a decade]

Ciência & Saúde Coletiva