Nathalie Suelen do Amaral Gonçalves’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (1)


Figura 1: -Fluxograma da seleção dos artigos
Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó ISSN 1984-1566 (on-line) ISSN 1415-8175 (impressa)
  • Article
  • Full-text available

August 2022

·

192 Reads

·

1 Citation

Revista Pedagógica

·

·

Nathalie Suelen do Amaral Gonçalves

·

O debate sobre a construção de uma escola inclusiva passa por discussões que envolvem as metodologias a serem utilizadas em sala de aula. A metodologia da gamificação vem crescendo no cenário educacional sendo objetivo de muitas pesquisas. No contexto da educação especial inclusiva, práticas de intervenções gamificadas surgem como uma possibilidade de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, como também, de promover a socialização entre a turma. Considerando a educação especial inclusiva, uma prática fundamental nos diferentes contextos educacionais, busca-se responder à seguinte questão: como a gamificação é abordada na perspectiva da educação especial inclusiva? Por meio da metodologia da revisão sistemática de literatura, foram analisados estudos indexados no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. A análise dos estudos fez-se constar que a gamificação, dentro da perspectiva de educação especial inclusiva, é tratada como uma estratégia possível de ser aplicada no âmbito educacional a fim de desenvolver no aluno com deficiência estímulos motivacionais relacionados aos fatores lúdicos que a metodologia proporciona. Além de colaborar para o desenvolvimento da autonomia dos alunos e contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, tornando-o significativo.

Download

Citations (1)


... Para os autores supracitados, faz-se importante questionar o padrão de normalidade versus anormalidade, em busca de desnaturalizar os preconceitos sociais em relação a pessoas com deficiência(Boff;Regiani, 2022). Não obstante, é salientado porCoelho et al. (2022) que a educação inclusiva é uma temática que gera muitas discussões em âmbito educacional, neste tocante é necessário "Perceber as singularidades dos alunos e valorizar as potencialidades dentro do processo de ensino e aprendizagem são fatores primordiais para se planejar estratégias de ensino que sejam, de fato, inclusivas"(2022, p. 18).Por outro lado, quando questionados sobre os investimentos da instituição em acessibilidade arquitetônica, as gestões de três escolas, todas estaduais, declararam que não são feitos investimentos neste sentido. Esse dado, possivelmente, explique porque duas dessas escolas não possuíam nenhum estudante com deficiência matriculado em cursos técnicos e a terceira possuía apenas um aluno com deficiência visual inscrito em um curso.Sobre investimentos de todos os tipos, Fuhrmann (2016) lembra que:Acolher e trabalhar com a diferença faz com que se pense no que não há: não há condições materiais, não há condições físicas, não há verbas públicas suficientes, não há suporte. ...

Reference:

PANORAMA SOBRE O ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DA FRONTEIRA OESTE RS
Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó ISSN 1984-1566 (on-line) ISSN 1415-8175 (impressa)

Revista Pedagógica