Nájela Tavares Ujiie’s research while affiliated with Universidade Estadual do Paraná and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (43)


Figura 1. Desenho vivencial antes e depois
Figura 2. Desenho vivencial antes
Quadro 1. Sistemática para a realização da atividade "desenho vivencial"
Quadro 3. Comentário particular anexado a atividade pelo participante
Quadro 4 -Comentário particular anexado a atividade pelo participante
Desenho vivencial e a formação de professores da educação infantil: uma experiência educativa formativa
  • Article
  • Full-text available

December 2024

·

2 Reads

Revista Ensin UFMS

Andressa Bono Vicente

·

Nájela Tavares Ujiie

O trabalho visa narrar a experiência de ação formativa e educativa, no que tange ensino, pesquisa e extensão no bojo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), o qual é coordenado pela segunda autora que agência ações cruzadas no campo da extensão com o Curso de Formação Continuada de Professores da Educação Infantil: diálogos e demandas, desde 2021, e, orienta pesquisas de iniciação científica que tangenciam ensino de ciências, educação infantil e formação de professores em contexto. No escopo deste trabalho trará para pauta de discussão e análise a práxis do desenho vivencial, uma atividade realizada no ano de 2022 com os partícipes da formação continuada, a qual possibilita correlação homem-meio-natureza, em um experienciar de corpo inteiro para apreender o mundo, através da ação educativa interdisciplinar em articulação com os campos de experiência e transversalidade da educação ambiental. A ação considera mobilização dos professores e engajamento para uma vivência singular, que ao promover afetamento do eu, possa reverberar em sua prática educativa cotidiana junto as crianças da educação infantil, sendo o aporte metodológico de ancoragem a pesquisa-ação interventiva. A análise que buscamos apresentar considera a perspectiva interdisciplinar e transversal do ensino de ciências (UJIIE, 2019) em consonância com os cinco campos de experiência para a educação infantil. Assim, o engajamento dos professores ao longo das edições da formação continuada e da atividade em si tem demonstrado resultados promissores, os quais evidenciam êxito da perspectiva formativa e educativa em contexto realizada, defendida e apresentada.

Download

Educação CTS/CTSA e Formação Continuada de Professores da Educação InfantilSTS/STSE Education and Continuing Teacher Education in Kindergarten EducationCTS/CTSA Educación y formación continua de docentes de educación infantil: O que apontam as Pesquisas?What does the research show?¿qué muestran las investigaciones?

December 2024

Debates em educação

O objetivo desta pesquisa foi analisar o desenvolvimento das formações continuadas de professores da Educação Infantil que adotam a Educação CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), por meio de uma revisão sistemática. A análise incluiu teses e dissertações com o intuito de identificar contribuições, tendências e lacunas relacionadas ao tema no período de 2009 a 2023. O estudo qualitativo seguiu os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica. Utilizou-se a ferramenta BUSCAd, que facilitou a busca, importação e tratamento dos dados. Neste estudo, foi adotado o método de Análise de Conteúdo, o que levou à definição de três categorias: sistematização das formações continuadas na Educação CTS/CTSA, produtos educacionais e principais resultados tangíveis. As pesquisas ressaltam a importância da formação continuada na promoção de reflexões sobre as interações sociais entre Ciência e Tecnologia, evidenciando a relevância da Alfabetização Científica e Tecnológica. Os resultados indicam a necessidade de mais pesquisas nessa área, uma vez que foi revelada a incipiência de trabalhos existentes. As análises sugerem um cenário promissor para a eficácia da formação continuada em CTS/CTSA na Educação Infantil. Assim, é necessário fomentar oportunidades formativas para que os professores ganhem confiança e estejam aptos a desenvolver atividades relacionadas ao ensino de Ciências com base na Educação CTS/CTSA desde a mais tenra idade.


Novo Ensino MédioNew High SchoolNueva escuela secundaria: levantamento de demandas e implicações para a formação continuada de professoressurvey of demands and implications for continuing teacher trainingestudio de demandas e implicaciones para la formación continua docente

December 2024

·

2 Reads

Debates em educação

O presente estudo é um recorte da dissertação intitulada “Proposta de uma Formação Continuada com Planejamento Transdisciplinar nas áreas do conhecimento para o Novo Ensino Médio”, assim objetiva-se apresentar as implicações da configuração do Novo Ensino Médio (NEM) na educação básica e na organização de propostas de formação continuada de professores. A metodologia da pesquisa configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, o qual teve por instrumento de coleta de dados um questionário estruturado misto, com questões abertas e fechadas. Os dados revelaram que a configuração do NEM abrangem as áreas do conhecimento, itinerários formativos, projetos, ampliação de carga horária, entre outros aspectos. Outrossim, a implantação ágil no cenário catarinense e na escola de desenvolvimento da pesquisa ocasionaram reverberações e reflexos no trabalho pedagógico e na ação docente, os participantes evidenciaram a importância de que formações continuadas sejam realizadas, mas que sejam presenciais, priorizem aspectos da realidade, principais modificações do NEM, o lócus de atuação, as áreas de conhecimento e as demandas dos profissionais.


EM(N)CANTOS COM A LITERATURA INFANTIL

November 2024

·

9 Reads

InterMeio Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS

O projeto de extensão Em(n)cantos com a Literatura Infantil teve por prerrogativa integralizar as atividades curriculares de extensão e cultura (ACEC), da disciplina de Literatura Infantil (optativa) do primeiro ano de Pedagogia noturno, no ano letivo 2023, com carga-horária de 30 (trinta) horas, junto a Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí. A metodologia utilizada no delineamento da ação extensionista tomou por respaldo a pesquisa-ação formativa, de cunho colaborativo e interventivo, atuando em duas frentes: 1) confecção de materiais e livros artesanais e 2) contação de histórias. Assim logrou êxito no que tange os seguintes objetivos específicos: atuar na formação inicial de professores em Pedagogia para compreensão dos pressupostos teórico-metodológicos da Literatura Infantil; despertar o contador de histórias existente em cada um, para ação a partir do texto literário; e, promover acessibilidade a Literatura Infantil como direito humano ao público-alvo atendido pela ação extensionista. Assim, a ação extensionista teve contribuição formativa e socioeducativa a dinâmica acadêmica dos alunos de Pedagogia na elaboração de materiais e na realização de contação de histórias, ao passo que viabilizou aproximação social, sendo ação cultural e educativa aberta a comunidade, a qual teve alcance de 623 crianças que foram atendidas e 32 professoras, de instituições dispersas pelos municípios de Paranavaí, Nova Londrina, Terra Rica, Nova Esperança, Paranacity, Loanda e Cruzeiro do Sul, na região norte do Estado do Paraná.


Figura 1: Momentos EduCine: ingresso, dinheirinho fictício e um ambiente temático
Figura 2: Exemplos de algumas das práticas pedagógicas de oralidade e interação.
CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA PEDAGOGIA VIA EDUCINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

March 2024

·

3 Reads

Revista Conexao UEPG

A missão universitária sempre esteve alinhada aos três pilares: ensino, pesquisa e extensão, no entanto, a consolidação e materialidade deste terceiro pilar passa a ter sustentáculo com a Resolução CNE Nº 7 (Brasil, 2018) que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e orienta sua inserção obrigatória nos currículos dos cursos de Ensino Superior, uma ação em andamento. O projeto EduCine integra a curricularização da extensão no escopo da formação inicial em Pedagogia, utilizando o cinema como recurso didático de inserção social, com intuito de desenvolver a oralidade e os princípios atitudinais na formação global dos partícipes. Destarte sua execução atingiu oito municípios da região Noroeste do Paraná, dezessete escolas, 593 partícipes, sendo 567 crianças e 26 profissionais da educação, dentre eles diretores, coordenadores e professores. Assim, a ação do projeto teve contribuição formativa e a dinâmica socioeducativa que primamos por relatar e dar destaque neste artigo.


Ecoformação, Transdisciplinaridade e a Horta: aliadas para o desenvolvimento pleno nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Eco-training, Transdisciplinarity and the Garden: allies for full development in the early years of Elementary Education

March 2024

·

30 Reads

Professare

A ecoformação tem articulação tríade homem-natureza-sociedade, com intuito do alcance de uma educação ambiental e sustentável. A transdisciplinaridade é o estudo do todo, dentre e entre as disciplinas, em suas nuances, relações e correlações. A horta é um âmbito sistêmico global, espaço-tempo vivo, laboratório de aprendizagens. Por essa via, o artigo apresentado tem configuração metodológica por um estudo teórico-bibliográfico, o qual conceitua e define ecoformação, transdisciplinaridade e a horta na escola, como cenário potencial para o processo ensino-aprendizagem dos anos inciais do ensino fundamental, tendo por objetivo a formação integral dos estudantes numa correlação biófila. Assim, evidencia a horta na escola de anos iniciais do ensino fundamental como um espaço dinamizador de ensino-aprendizagem e de formação integral do estudante, ao passo que envolve a ação conjunta entre estudantes, professores e comunidade escolar por meio de práticas transdisciplinares e ecoformadoras. Palavras-chave: Ecoformação. Transdisciplinaridade. Horta. Anos Iniciais. ABSTRACT Ecotraining has a man-nature-society triad articulation, with the aim of achieving environmental and sustainable education. Transdisciplinarity is the study of the whole, within and between disciplines, in their nuances, relationships and correlations. The garden is a global systemic scope, living space-time, a learning laboratory. In this way, the article presented has a methodological configuration through a theoretical-bibliographical study, which conceptualizes and defines eco-training, transdisciplinarity and the garden at school, as a potential scenario for the teaching-learning process in the initial years of elementary school, with the objective the comprehensive training of students in a biophilic correlation. Thus, it highlights the garden in early years schools as a space that stimulates teaching-learning and comprehensive student training, while involving joint action between students, teachers and the school community through transdisciplinary and eco-training practices. Keywords: Ecotraining. Transdisciplinarity. Vegetable garden. Early Years.


Formação de professores e infância: esperançar e fortalecer a docência

January 2024

·

2 Reads

O livro Formação de Professores e Infância: esperançar e fortalecer a docência congrega o esperançar do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas (GEPPEI/UNICENTRO) no bojo de sua consolidação. É, portanto, um desdobramento da segunda edição do CIEI - Congresso Internacional de Educação e Infância com a temática Formação de Professores. Os capítulos que compõe este livro são sobretudo resultado de pesquisas, relatos de experiência e fagulhas de conhecimento reflexivo de pesquisadoras e pesquisadores compromissados e comprometidos com a formação de professores, com a docência e com a educação da(s) infância(s).


Materialidade dos três momentos pedagógicos na educação infantil e o ensino de ciências: reflexões formativas e contribuições a práxis educativa

January 2024

·

1 Read

O livro Formação de Professores e Infância: esperançar e fortalecer a docência congrega o esperançar do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas (GEPPEI/UNICENTRO) no bojo de sua consolidação. É, portanto, um desdobramento da segunda edição do CIEI - Congresso Internacional de Educação e Infância com a temática Formação de Professores. Os capítulos que compõe este livro são sobretudo resultado de pesquisas, relatos de experiência e fagulhas de conhecimento reflexivo de pesquisadoras e pesquisadores compromissados e comprometidos com a formação de professores, com a docência e com a educação da(s) infância(s).


Figura 3. Representação dos princípios CTS resultantes da pesquisa
Ensino de Ciências e Sequência Didática na Educação Infantil: Um Estudo de Caso Analítico

December 2023

·

31 Reads

Revista Ensin UFMS

Sequência Didática (SD) engloba o conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas com intencionalidade pedagógica e objetivos previamente estabelecidos pelo professor. Neste trabalho, o qual se configura como um estudo de caso, tomar-se-ão por foco de análise as potencialidades da SD “É hora do lanche! Que tal uma fruta?”, desenvolvida por uma professora do maternal I, com 13 crianças, da faixa etária entre 2 e 3 anos, de um Centro Municipal de Educação Infantil, situado no sul do estado do Espírito Santo. Neste bojo, considerar-se-á como pauta analítica a correlação entre as atividades desenvolvidas e os três momentos pedagógicos (3MP) (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), os quais têm inspiração freiriana, coadunando com a pedagogia da emancipação e dialogicidade. Para a investigação, utilizar-se-ão como instrumentos de coleta de dados e análise o planejamento da SD, conversas informais, atividades desenvolvidas, registros no diário de bordo da professora regente e entrevista livre. Ante o exposto, conclui-se que a professora logrou êxito em sua prática pedagógica, ao passo que construiu um trabalho significativo para o desenvolvimento das crianças, propiciou momentos de diálogo crítico e reflexivo por meio de rodas de conversas, exibição de vídeos, apresentação teatral, entre outras atividades, as quais se demonstraram articuladas à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e aos 3MP: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação, o que evidencia pertinência e aplicabilidade à dinâmica educacional voltada à primeira infância.


O serviço psicopedagógico na Rede Pública Municipal de Educação de Santa Catarina

November 2023

·

13 Reads

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

O artigo é um recorte de uma pesquisa anterior no cenário brasileiro, sendo destacados os dados sobre o serviço psicopedagógico ofertado na rede pública municipal de educação de Santa Catarina (SC). Objetiva-se apresentar um panorama do serviço psicopedagógico, os vínculos empregatícios e a formação dos psicopedagogos atuantes no cargo. A metodologia envolve pesquisa qualitativa de abordagem descritiva. Para a coleta de dados foi encaminhado um questionário para 295 municípios de SC. Constatou-se que 54 municípios possuem psicopedagogos atuando na área da educação, totalizando 67 psicopedagogos no cargo; destes, 60 profissionais possuem graduação em Pedagogia e 27 psicopedagogos cursaram especialização em Psicopedagogia, atendendo os requisitos da Associação Brasileira de Psicopedagogia. O estudo revelou que 19 profissionais são concursados no cargo de psicopedagogo, dado que demonstra a necessidade de novos concursos para atender as demandas locais.


Citations (4)


... Nesse contexto, a atuação do professor requer uma abordagem social adequada e efetiva, principalmente no que diz respeito a mediar relações e conflitos cotidianos (Grimes et al., 2017). A relação professor-aluno se mostra central, uma vez que quando o professor consegue construir um vínculo sólido com seus alunos e estabelecer uma comunicação de qualidade o processo educativo como um todo é beneficiado (Guimarães & Maciel, 2021;Rodrigues, Blaszko, & Ujiie, 2021;Valle & Williams, 2021;Zuffiano et al., 2013). ...

Reference:

PROFESSORES DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: RECURSOS, DIFICULDADES E PERCEPÇÕES
A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: DISCUSSÃO DE DADOS MEDIATIZADA PELO PORTAL CAPES
  • Citing Article
  • May 2021

Colloquium Humanarum

... Porém, surgem constantemente novos questionamentos sobre o fazer pedagógico, sobre práticas inovadoras e dinâmicas que podem trazer contribuições para ressignificar a prática dos professores. Diante disso e das transformações ocorridas nas últimas décadas, observa-se a necessidade de repensar os paradigmas vigentes na educação (Blaszko, C. E. et al;. ...

A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários

Educação & Formação

... A desigualdade digital entre jovens e séniores é tratada por Roberto, Fidalgo e Buckingham (2015); e a aprendizagem intergeracional com TIC, em contexto não formal, por Patrício e Osório (2017); e práticas de inclusão digital social com idosos, por Tarallo e Sé (2016). Ujiie et al. (2017) tratam de divulgação das ações de um projeto de extensão de Alfabetização Tecnológica para Adultos, objetivando inclusão digital e uso de novas tecnologias. ...

Sempre é Tempo de Saber: uma Ação Extensionista de Alfabetização Digital para Adultos e Idosos
  • Citing Article
  • June 2017

CADERNOS DE PESQUISA PENSAMENTO EDUCACIONAL

... Reforçam que o desenvolvimento de habilidades locomotoras, como correr e saltar, depende da prática frequente de atividades físicas ao ar livre, algo muitas vezes limitado pela superproteção parental(11) . Sisson et al, também identificam que o medo dos pais em permitir que seus filhos participem de brincadeiras mais ativas pode estar relacionado a dificuldades motoras, já que a criança não tem a oportunidade de experimentar movimentos mais desafiadores(12) .Em relação à superproteção, a pesquisa encontrou evidências de que pais que controlam excessivamente as atividades físicas de seus filhos, limitando a exploração do ambiente, podem estar contribuindo para um desenvolvimento motor mais lento(11) .Ferreira et al. Demonstram que a autonomia é um fator-chave para o aprendizado motor, e crianças privadas dessa autonomia apresentam mais Os efeitos causados por fatores ambientais no desenvolvimento motor da criança Revista CPAQV -Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida | Vol.16| Nº. 3| Ano 2024| pdas crianças, reflete o que Duncan et al. (14) descrevem como uma fase crítica para o desenvolvimento motor. ...

Contribuição dos jogos eletrônicos ao desenvolvimento motor de crianças: algumas ponderações

Revista Thema