Monyele Camargo Graciano’s research while affiliated with Federal University of São Carlos and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (15)


Regularização fundiária e municipalidade na promoção da política social de moradia no Brasil: uma análise de experiências em processos de habitação nos municípios de Goiânia e Trindade/GO.
  • Article
  • Full-text available

January 2024

·

44 Reads

Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU

·

Monyele Camargo Graciano

·

Esta pesquisa remete a análises e reflexões sobre a execução de políticas sociais de moradia face às prerrogativas de competência constitucional municipal dotada de seu poder discricionário. De forma peculiar, discute-se a aplicabilidade resultante da premissa de que as políticas sociais de moradia possuem natureza fundamental, aplicação imediata e constituem pilar indispensável para a garantia do chamado mínimo existencial da pessoa humana. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise sobre a possibilidade das prerrogativas de discricionariedade municipal se sobreporem à garantia de direitos fundamentais em um ambiente de promoção de políticas públicas sociais, em outras palavras, se a municipalização da política social de regularização fundiária mostra-se um entrave na promoção da política social de moradia no Brasil. Para tanto, a metodologia valeu-se de revisão bibliográfica, bem como pesquisa documental e exploratória em legislações municipais e nos procedimentos operacionais das secretarias de habitação dos municípios de Trindade e Goiânia no Estado de Goiás. A partir das análises, compreendeu-se em que medida nos municípios analisados existem entraves na promoção do direito à moradia ao exercerem seu poder discricionário.

Download

AGRONEGÓCIO E A BUSCA POR TERRA E ÁGUA: USO DO SOLO, IRRIGAÇÃO E ESTRUTURA FUNDIÁRIA NA REGIÃO DO ALTO PARANAPANEMA - SÃO PAULO

January 2024

·

108 Reads

·

1 Citation

·

Monyele Camargo Graciano

·

Júlio Cesar Lima De Araújo

·

[...]

·

Resumo: O objetivo deste trabalho foi discutir as alterações na apropriação da terra e da água em perspectiva regional. Especificamente, analisa-se as mudanças no uso do solo, o aumento da irrigação e as modificações na estrutura fundiária concomitantemente ao avanço do agronegócio a partir do final da década de 1980 na Região do Alto Paranapanema em São Paulo, que é formada por 44 municípios que constituem a região da bacia hidrográfica do Rio Paranapanema. A metodologia consistiu em levantamento e discussão de material cartográfico, análises da variação do número de estabelecimentos de agricultura familiar e espacialização de informações sobre os Índices de Gini da distribuição de terras calculados para cada município da região a partir de dados censitários. Os resultados apontam que a expansão do agronegócio na Região do Alto Paranapanema, associada a modificações no uso da terra e da água, mostra-se parte de um processo que reduziu a quantidade de estabelecimentos de agricultura familiar, aumentando a concentração fundiária ou, quando menos, mantendo o Índice de Gini em altos patamares ao longo do período estudado. Palavras-chave: Agronegócio; Apropriação de terra e água; Irrigação; Índice de Gini.



Figura 1 -Mapa e disposição da Região Metropolitana de Goiânia
Regularização fundiária e municipalidade na promoção da política social de moradia no Brasil

December 2023

·

4 Reads

Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU

Esta pesquisa remete a análises e reflexões sobre a execução de políticas sociais de moradia face às prerrogativas de competência constitucional municipal dotada de seu poder discricionário. De forma peculiar, discute-se a aplicabilidade resultante da premissa de que as políticas sociais de moradia possuem natureza fundamental, aplicação imediata e constituem pilar indispensável para a garantia do chamado mínimo existencial da pessoa humana. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise sobre a possibilidade das prerrogativas de discricionariedade municipal se sobreporem à garantia de direitos fundamentais em um ambiente de promoção de políticas públicas sociais, em outras palavras, se a municipalização da política social de regularização fundiária mostra-se um entrave na promoção da política social de moradia no Brasil. Para tanto, a metodologia valeu-se de revisão bibliográfica, bem como pesquisa documental e exploratória em legislações municipais e nos procedimentos operacionais das secretarias de habitação dos municípios de Trindade e Goiânia no estado de Goiás. A partir das análises, compreendeu-se que em que medida nos municípios analisados existem entraves na promoção do direito à moradia ao exercerem seu poder discricionário.


A força da Bancada do Boi: a Frente Parlamentar da Agropecuária na definição da política fundiária

October 2023

·

72 Reads

·

1 Citation

Revista de Sociologia e Política

RESUMO Introdução: As dinâmicas do Poder Legislativo na definição de agendas e políticas públicas voltadas ao setor rural ainda são pouco exploradas na literatura. O artigo avalia os mecanismos utilizados pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), representante das elites agrárias e agroindustriais brasileiras, para impor sua agenda fundiária. A ideia que orientou a pesquisa foi a de que o arcabouço legislativo favorece a atuação de grupos de interesse que fragilizam ou distorcem o preceito constitucional da igualdade, restringindo a paridade de forças políticas entre as diferentes categorias sociais. Materiais e métodos: Analisamos documentos sobre a política fundiária produzidos pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e pela FPA no decorrer de uma década (2008-2018). Os documentos foram examinados a partir de três dimensões analíticas: estrutura, proposições e tomada de posição. O objetivo específico foi entender as diferentes estratégias utilizadas pela FPA para influenciar o processo legislativo. Resultados: Os resultados da pesquisa evidenciaram como a FPA utiliza os mecanismos institucionais legislativos para impor de forma hegemônica as predileções de ruralistas e grandes corporações, em detrimento dos interesses das classes populares do campo. Discussão: A forma pela qual a FPA se apropriou do processo legislativo para fazer valer as preferências de seus membros sobre a agenda fundiária demonstra como se fortalecem as predileções de grupos de interesse representando as demandas das elites sociais em detrimento de grupos que não contam com o mesmo suporte econômico e organização política. As conclusões destacam a existência de um conjunto normativo legislativo omisso para determinar limites à ação de determinados atores políticos.


Questão agrária e agronegócio: notas para um debate político

September 2022

·

95 Reads

·

1 Citation

Esse trabalho tem como objetivo levantar reflexões que contribuam para o debate sobre a questão agrária brasileira por meio da problematização do agronegócio. Para cumprir o objetivo proposto o capítulo está dividido em duas seções, além dessa introdução e das considerações finais. Na primeira, busca-se traçar a trajetória histórica da modernização do rural brasileiro, lançando luz às contradições desse processo para, na sessão seguinte, discorrer sobre a economia política do agronegócio, lançando luz a algumas contradições geralmente invisibilizadas. Com esse trabalho, espera-se contribuir com a crítica ao modelo hegemônico que vigora no rural brasileiro e que captura políticas e recursos públicos, criando obstáculos à reforma agrária, à agroecologia e, em sentido mais amplo, ao desenvolvimento socioterritorial no país.



Políticas públicas e desenvolvimento local: uma análise a partir do Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa a partir da experiência de Barretos – SP

January 2022

·

29 Reads

·

4 Citations

Revista Brasileira Multidisciplinar

O objetivo deste trabalho foi estudar a efetividade da implementação da lei geral das micro e pequenas empresas (MPE), no município de Barretos. O município regulamentou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, através da Lei Complementar do Município n. 84 de 22 de novembro de 2007, que passou a regular o direito das MPE a um tratamento diferenciado e favorecido em relação às demais. Diante disso, para investigar o escopo proposto, a metodologia empregada iniciou por meio de um levantamento bibliográfico, em seguida, realizou-se a caracterização do município, através de uma análise das variáveis aplicadas no Índice de Desenvolvimento Municipal das Micro e Pequenas Empresas, o IDM-MPE, e, posteriormente, foram investigadas as principais ações de políticas públicas de apoio às MPE, a fim de verificar o que o município de Barretos tem feito para colaborar com a sua implantação. Como resultado, observou-se que o município não implantou ações de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento local, no que concerne o acesso ao crédito, aos incentivos fiscais, às compras governamentais e à educação empreendedora. Ao final, constatou-se a não efetividade da implementação da lei geral das MPE no local, devendo o município buscar parcerias e mais informações capazes de auxiliá-lo nesse caminho a ser percorrido.


OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO TERRITÓRIO RURAL VALE DO RIBEIRA – SP

June 2021

·

64 Reads

·

1 Citation

Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental

A presente pesquisa tem por objetivo a avaliação das efetividades da Política de Assentamentos estabelecida para o desenvolvimento de atividades ambientalmente diferenciadas, tendo como parâmetro para tal processo seus objetivos institucionais, especialmente, os fundamentados no preceito constitucional do cumprimento da função social da propriedade rural. O caminho metodológico iniciou-se por meio de um levantamento bibliográfico, posteriormente, realizou-se uma pesquisa documental em relatórios fornecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que possibilitou a determinação do universo empírico a ser pesquisado: o Território Rural Vale do Ribeira, especificamente, o PDS Agroambiental Alves, Teixeira e Pereira situado no município de Eldorado e o PDS Professor Luiz de David Macedo no município de Apiaí. Logo após, efetuou-se a pesquisa de campo e a coleta de dados que se deu por meio de entrevistas e aplicação de formulários semiestruturados a um representante de cada família assentada. Por fim, com os resultados obtidos inferiu-se que, em ambos os assentamentos investigados, ainda há um longo caminho a ser percorrido, pois a função ambiental da propriedade rural e os objetivos institucionais da política pública não vêm sendo cumpridos em sua totalidade.



Citations (4)


... De acordo com Putnam (1996), o capital social é constituído pelas relações de confiança e solidariedade que contribuem na cooperação e benefício interpessoais, criando uma reciprocidade coletiva. Esse relacionamento deriva ações de apoio mútuo, ademais de sinergias coletivas coordenadas (capacidade de organização) em um ambiente de intercâmbio material e simbólico (Brito;Zamberlan, 2020;Santos et al., 2020). ...

Reference:

Desenvolvimento da agricultura familiar desde o pentágono de capitais: estudo de caso dos assentamentos Bom Jardim e Facão de Cáceres, Mato Grosso / Development of family farming from the pentagon of capitals: a case study of the Bom Jardim and Facão settlements in Cáceres, Mato Grosso / Desarrollo de la agricultura familiar a partir del pentágono de capitales: estudio de caso de los asentamientos Bom Jardim y Facão, en Cáceres, Mato Grosso
Capital Social e Tipologia de Redes: análise comparativa entre duas cooperativas agrícolas em territórios rurais diferenciados no estado de Goiás

Retratos de Assentamentos

... A perspectiva do desenvolvimento sustentável passou a nortear tanto políticas públicas como pesquisas científicas em diversos temas como pobreza, desigualdade, poluição atmosférica, mudanças climáticas, entre outros. Alguns exemplos recentes são: estudo da viabilidade da instalação de painéis solares e da gestão sustentável em instituições públicas (LIMA; ALMEIDA, 2021;NADAE;; conhecimentos e práticas sustentáveis da agricultura familiar ; avaliação da efetividade de políticas de assentamento no que tange ao desenvolvimento sustentável (RIBEIRO et al., 2021); análise da contribuição científica para o entendimento das cidades sustentáveis (NEIVA; MARTIGNAGO, 2021). ...

OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO TERRITÓRIO RURAL VALE DO RIBEIRA – SP

Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental

... Production that targets just economic and market factors in poor settlements can be a problem not only in managing production risks (Howden et al., 2007; Rivera-Padilla, 2020), but also regarding food security. Studies in Brazilian rural settlements have linked the high rate of food insecurity among settlers to low agricultural diversity and food monotony (Dombek, 2006;Busato, 2011;Almeida et al., 2017;Graciano et al., 2018;Trivellato et al., 2019). In Mexico, on the other hand, farmers chose subsistence crops over market-oriented crops (Rivera-Padilla, 2020) due to their subsistence needs and the high trade costs of commercial crops. ...

Efetividades do Programa Bolsa Verde no Assentamento Canudos em Goiás: uma análise da segurança alimentar e da preservação ambiental

Interações (Campo Grande)

... 186. Nesse sentido, para alcançar a funcionalidade do imóvel rural e legitimar seu direito de propriedade, o proprietário rural contrai diversos deveres de natureza social, econômica e ambiental (Graciano & Santos, 2017). ...

Função social da propriedade: O ambiental e o econômico na questão da desapropriação agrária

Retratos de Assentamentos