Miria Suzana Burgos’s research while affiliated with University of Santa Cruz do Sul and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (119)


Análise de componentes principais dos fatores de risco em adolescentes com excesso de peso antes e após um programa de intervenção
  • Article
  • Full-text available

December 2021

·

31 Reads

·

2 Citations

Revista Brasileira de Ciência e Movimento

·

·

·

[...]

·

Miria Suzana Burgos

Resumo: O objetivo do estudo é verificar o agrupamento dos fatores de risco cardiometabólicos e as possíveis mudanças deste, após um programa de intervenção interdisciplinar realizado com adolescentes com sobrepeso/obesidade. Os sujeitos foram alocados em dois grupos: grupo intervenção e grupo controle. O grupo intervenção participou de um programa com a duração de seis meses, com sessões três vezes por semana, que incluiu sessões com exercícios físicos, orientações nutricionais e psicológicas. Foram realizadas avaliações antropométricas, pressão arterial, aptidão cardiorrespiratória e coleta sanguínea para avaliação da glicose e perfil lipídico, antes e após o período de intervenção. Análise de componentes principais foi realizada para verificar o agrupamento dos fatores de risco nos períodos pré e pós-intervenção. A análise fatorial agrupou os componentes em três fatores no momento pré-intervenção, no grupo intervenção, que representou 83,88% da variância total do modelo. Já, no grupo controle, no período pré e pós-intervenção, e na avaliação pós-intervenção do grupo intervenção, os componentes foram agrupados em dois fatores centrais, que explicam, respectivamente, 68,38%, 71,23%, 75,19% da variância total do modelo. O grupo intervenção apresentou mudanças no agrupamento das variáveis nos resultados pós-intervenção, em comparação com o pré-teste. Nenhum componente central, que inter-relacionasse todos os demais fatores, nas quatro análises realizadas, foi encontrado. Entretanto, as variáveis antropométricas aparecem como os componentes de maior carga fatorial, agrupadas no fator 1, em todas as análises realizadas, fator que explica a maior variância total em torno das variáveis iniciais. Palavras-chave: fatores de risco; obesidade; sobrepeso; adolescente; estudos de intervenção.

Download

Efeitos de uma intervenção interdisciplinar sobre indicadores de resistência à insulina em adolescentes com excesso de peso

Introdução: Crianças e adolescentes com excesso de peso são mais suscetíveis a apresentarem disfunções metabólicas. No entanto, mudanças no estilo de vida podem prevenir ou retardar o surgimento de fatores de risco, destacando a importância de intervir precocemente nesta população. Objetivo: Analisar os efeitos de seis meses de um programa de intervenção interdisciplinar sobre os indicadores de resistência à insulina e os níveis de ácido úrico em escolares com sobrepeso e obesidade. Método: Estudo de intervenção, realizado com adolescentes com excesso de peso, composto por grupo controle (n=19) e grupo intervenção (n=20), que participou de programa de seis meses com intervenção nutricional, psicológica e de exercícios físicos, três vezes por semana. Foi avaliada a circunferência da cintura (CC), realizada coleta sanguínea para avaliação da glicose, insulina e ácido úrico e calculado o índice HOMA-IR, antes e após o programa. Resultados: O grupo intervenção apresentou redução significante da circunferência da cintura (p=0,007), índice HOMA-IR (p=0,048) e ácido úrico (p=0,036), após os seis meses do programa; já o grupo controle não apresentou diferenças na pré e pós avaliação. Conclusão: O programa de intervenção mostrou-se eficiente na redução da circunferência da cintura, HOMA-IR e níveis de ácido úrico em adolescentes com excesso de peso.


Efeitos de um programa de intervenção interdisciplinar sobre o agrupamento de variáveis cardiometabólicas em adolescentes com excesso de peso

August 2020

·

45 Reads

Revista Brasileira de Ciência e Movimento

O estudo tem por objetivo investigar alterações nas características de agrupamento de variáveis cardiometabólicas relacionados a resistência à insulina em resposta à um programa de intervenção interdisciplinar em adolescentes com excesso de peso. Estudo realizado em adolescentes co m excesso de peso, composto por grupo controle (n=19) e grupo intervenção (n=20), o qual p ar ticipou de programa interdisciplinar de seis meses. Foi avaliado o índice de massa corporal, a ci r cun ferência da cintura, pressão arterial sistólica e diastólica; realizada coleta sanguínea para avaliação da glicose, insulina e ácido úrico e calculado o índice HOMA-IR, antes e após o programa. Foi realizada análise fatorial exploratória por meio de análise de componentes principais, tendo sido consideradas car gas f ator iais associadas os valores ≥ 0,50. No período pré intervenção, três componentes fatoriais explicavam a variabilidade das variáveis em ambos os grupos, sendo a composição dos componentes igual entre estes, em que variáveis antropométricas e de pressão arterial compunham o fator 1; o segundo componente dizia respeito as variáveis relacionadas à resistência à insulina, insulina e HOMA-IR; e o terceiro comp onente era composto da glicemia e ácido úrico. Pós intervenção, dois componentes explicavam em ambos grupos e a composição era distinta, sendo que no grupo intervenção insulina e HOMA-IR passaram a fazer p ar te do fator 1; já no grupo controle, a glicemia correlacionou-se negativamente com os indicadores antropométricos e de pressão arterial no componente 1; e glicemia, insulina, HOMA-IR e ácido úr ico associaram-se no fator 2. Conclui-se que o programa de intervenção promoveu modificação no agrupamento das variáveis cardiometabólicas de adolescentes obesos, em que as variáveis insulina e HOMA-IR passaram a pertencer ao fator 1. Não foi encontrado nenhum fator central que ex p licasse o agrupamento das variáveis em nenhuma das análises, confirmando assim, a complexa r elação en tre as variáveis analisadas. Palavras-chave: Obesidade; Resistência à Insulina; Adolescente; Análise Fatorial.


Figure1: Flow Diagram of Sampling Process
Effects of an interdisciplinary intervention on insulin resistance indicators in overweight and obese adolescents

June 2020

·

84 Reads

·

3 Citations

Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano

Introduction: Overweight children and adolescents are more susceptible to metabolic disorders. However, changes in lifestyle can prevent or delay the appearance of risk factors, highlighting the importance of intervening early in this population. Objective: To analyze the effects of a six months interdisciplinary intervention program on the indicators of insulin resistance and uric acid levels in overweight and obese students. Methods: This is an interventional study in overweight adolescents, composed of a control group (n=19) and an intervention group (n=20). The group participated in a sixmonth program with nutritional, psychological and physical exercise intervention, three times a week. The values of waist circumference, glucose, insulin, uric acid assessment and HOMA-IR index, were evaluated before and after the program. Results: After 6 months, the intervention group had a significant reduction in waist circumference (p=0.007), HOMA-IR index (p=0.048) and uric acid (p=0.036); the control group did not present differences in the pre and post evaluation. Conclusion: The intervention program was effective in reducing waist circumference, HOMA-IR and uric acid levels in overweight adolescents.



Efeitos de um programa de intervenção no perfil de risco cardiometabólico de adolescentes com excesso de peso

June 2020

·

84 Reads

·

2 Citations

Revista Brasileira de Ciência e Movimento

O objetivo do estudo é analisar os efeitos de um programa de intervenção interdisciplinar n o perfil de risco cardiometabólico de adolescentes com diagnóstico de sobrepeso/ obesidade. Estudo de intervenção, realizado com adolescentes com excesso de peso, constituído por grupo controle e grupo intervenção, o qual participou de um programa interdisciplinar com duração de seis meses. O grupo experimental final é composto por 23 adolescentes (12 sexo feminino e 11 sexo masculino). No início do programa, quatro adolescentes apresentavam sobrepeso e 19 obesidade. O grupo controle é composto pelo mesmo número de sujeitos, uma vez que este foi composto pelos pares dos escolares do grupo experimental. A intervenção contou com sessões de exercícios físicos, em três dias da semana e orientações nutricionais e psicológicas, uma vez por semana. Uma avaliação foi realizada antes do inicio do programa e logo após seu término. As avaliações consistiram em variáveis antropométricas-índice de massa corporal, circunferência da cintura, razão cintura-estatura e razão cintura-quadril, avaliação da pressão arterial, da aptidão cardiorrespiratória e coleta sanguínea para avaliação do perfil lipídico. Par a a comparação das variáveis no período pré e pós-intervenção foi utilizado o teste t para amostras pareadas, para as variáveis de distribuição normal e, para as variáveis não paramétricas, foi aplicado o t este de Wilcoxon, considerando o nível de significância de p<0,05. O programa de intervenção foi eficaz n a redução de todos os indicadores antropométricos, na melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória e na redução dos níveis de colesterol LDL. Entretanto, não modificou de forma significativa o s níveis de pressão arterial e demais parâmetros do perfil lipídico (colesterol total, HDL e triglicerídeos).


Anthropometric and Metabolic Responses in FTO rs9939609 Gene Polymorphism after a Multidisciplinary Lifestyle Intervention in Overweight and Obese Adolescents

November 2019

·

34 Reads

·

6 Citations

Journal of Pediatric Genetics

Few studies show the potential changing effect of fat-mass and obesity-associated (FTO) rs9939609 gene on cardiometabolic risk after a lifestyle intervention. This study aims to evaluate whether overweight and obese adolescents, carriers of the risk genotypes for obesity of the FTO rs9939609 gene polymorphism, have different anthropometric and biochemical responses to an interdisciplinary intervention program. The quasi-experimental study involved 34 adolescents aged 10 to 15 years. Schoolchildren with AA/AT genotype decreased glucose, total cholesterol, low-density lipoprotein cholesterol, and increased high-density lipoprotein cholesterol. However, there were no differences between the genotypes, suggesting that the “A” allele did not modify the subject's response to the intervention program.


EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR SOBRE A FUNÇÃO PULMONAR, FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES E APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DE ADOLESCENTES COM SOBREPESO E OBESIDADE

June 2019

·

80 Reads

Revista Brasileira de Ciência e Movimento

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de intervenção sobre a função pulmonar, aptidão cardiorrespiratória (APCR) e força explosiva de membros superiores (FMS) de adolescentes com excesso de peso. De caráter quase-experimental, o estudo avaliou 46 adolescentes com excesso de peso, alocados no Grupo Experimental (GE) (n=23) e Grupo Controle (GC) (n=23). O GE participou do programa de intervenção interdisciplinar, três vezes por semana, com orientação nutricional, psicológica e exercícios físicos ao longo de seis meses. Foram realizadas avaliações, da função pulmonar, APCR e FMS de ambos os grupos, antes e após o programa. A análise estatística realizada no programa SPSS, comparou os resultados pré e pós-teste, entre os grupos, utilizando o teste t Student para amostras independentes e o teste de Mann-Whitney. A comparação intragrupos foi realizada através do teste t Student ou Wilcoxon (p


Relationship between Dyslipidemia, Cultural Factors, and Cardiorespiratory Fitness in Schoolchildren

June 2019

·

57 Reads

·

14 Citations

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Background: The presence of dyslipidemia and behavioral aspects are determinants of cardiovascular risk, especially in childhood and adolescence. Objective: To verify possible relationships between dyslipidemia, cultural factors, and cardiorespiratory fitness (CRF) in schoolchildren. Methods: This cross-sectional study evaluated a sample of 1,254 children and adolescents between the ages of 7 and 17 from the South of Brazil, 686 of whom were female. Dyslipidemia was defined as increased levels of at least one of the following lipid profile parameters: triglycerides (TG), total cholesterol (TC) and fractions of high (HDL-c) and low-density lipoprotein (LDL-c). Cultural aspects were evaluated by a self-reported questionnaire. Data were analyzed by logistic regression, considering the odds ratios (OR) and confidence intervals (CI) at 95%. Results: The results revealed a high prevalence of dyslipidemia (41.9%), which was associated with female sex (OR: 1.56; IC: 1.24-1.96) and overweight/obese status (OR: 1.55; IC: 1.20-2.00). When lipid profile parameters were evaluated separately, high levels of LDL-c were observed to be associated with sedentary school transport (OR: 1.59; IC: 1.20-2.09). Schoolchildren who were overweight/obese had higher chances of elevated levels of TC (OR: 1.40; IC: 1.07-1.84) and TG (OR: 3.21; IC: 1.96-5.26). HDL-c was shown to be related to high television time (OR: 1.59; IC: 1.00-2.54). Conclusion: Alterations in lipid parameters are associated with cultural factors, especially those related to sedentary lifestyle and low levels of CRF.


Peso ao nascer exerce influência sobre as aminotransferases e saúde de escolares com obesidade após uma intervenção?

Brazilian Journal of Physical Education and Sport

A causa do sedentarismo, obesidade e esteatose hepática não alcóolica pode estar nos primeiros anos de vida ou, até mesmo, no peso de nascimento. Desta forma, objetivamos verificar se o peso ao nascer exerce influência sobre aminotransferases e saúde geral de escolares submetidos a uma intervenção. A amostra compõe-se de 39 escolares com sobrepeso e obesidade (19 no grupo controle e 20 no experimental),classificados com baixo peso, peso adequado e excesso de peso ao nascer. Foram avaliados: índice de massa corporal (IMC), aptidão cardiorrespiratória (APCR), flexibilidade, força abdominal, força de membros inferiores e superiores, agilidade, velocidade, aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT). Foi encontrada diferença significativa, após a intervenção, do grupo experimental sobre o controle na flexibilidade (p = 0,032 no grupo peso adequado ao nascer), e na agilidade (p = 0,035 no grupo excesso de peso ao nascer). Observamos, após a intervenção, melhoras nas variáveis flexibilidade (p = 0,024, Δ = 5,88 cm para o grupo baixo peso), força abdominal (p = 0,013, Δ = 8,00 repetições para grupo peso adequado ao nascer e p = 0,030, Δ = 5,00 repetições para o grupo excesso de peso ao nascer), agilidade (p = 0,011, Δ = −1,62 segundos no grupo baixo peso/peso insuficiente ao nascer, p < 0,001, Δ = −1,25 segundos para peso adequado ao nascer e p = 0,001, Δ = −1,74 segundos para grupo excesso de peso ao nascer) e força de membros inferiores (p = 0,002, Δ = 0,16 cm para o grupo excesso de peso). ALT teve uma piora no peso adequado (p = 0,018, Δ = 5,24 UI/L). Concluímos que a variável peso ao nascer não foi determinante paraalteração dos níveis de aminotransferases, desempenho motor e de saúde após um programa de intervenção interdisciplinar.


Citations (49)


... arthropathy, high blood pressure and an increased risk of some types of cancer 11 . Given this, it is necessary to prevent excess weight from childhood and adolescence. ...

Reference:

Overweight and obesity: prevalence in children and adolescents in Northern Brazil
EXCESSO DE PESO E PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA EM ESCOLARES: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS

... Insulin levels increased as the BMI increased, in other words, there was a positive correlation between them. Studies in overweight and obese -young people have found a statistically significant weak to moderate linear correlation between BMI and insulin, glucose, and HOMA-IR [19,[30][31][32]. Research suggests that obesity is strongly linked to a higher risk of metabolic disorders such dyslipidemia, insulin resistance, and T2DM [33]. ...

Effects of an interdisciplinary intervention on insulin resistance indicators in overweight and obese adolescents

Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano

... Dentre as refeições realizadas pelos adolescentes neste estudo a que foi menos realizada foi o café da manhã.Entretanto,Nunes (2014) não encontrou diferença entre as Z.U e Z.R no que diz respeito ao hábito de realizar de 4 a 5 refeições diárias, incluindo café da manhã. JáSilva et al. (2009) investigou hábitos alimentares de 720 adolescentes de escolas públicas de Fortaleza evidenciou uma média de consumo de refeições de 3,9 refeições diárias e observou uma elevada prevalência da omissão dos lanches matinal e vespertino e sendo o jantar e o almoço as refeições mais realizadas com 91,7% eFrequência semanal de exercício físicoA maior parte dos adolescentes da Z.U (n=77, 45%) realizava a prática de exercício físico pelo menos uma vez por semana, enquanto os adolescentes da Z.R a frequência foi maior de 2 vezes/ semana (n=21, 35%) e de 4 ou mais vezes /semana ...

Diferenças entre os hábitos alimentares associados ao excesso de peso de crianças e adolescentes da zona rural e urbana do município de Santa Cruz do Sul - RS

... 17,18 The prevalence of overweight and obesity in childhood and adolescence has a notable consequence in relation to low levels of physical fitness. 19 Excess weight is affecting the young, school population earlier than ever, and physical inactivity is one of the determining factors for the accumulation of body fat. 20 The practice of physical exercises leads to the improvement of physical skills and capabilities. ...

Programa de intervenção com exercícios físicos melhora indicadores de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor em escolares com sobrepeso e obesidade

... Frente ao exposto, pode-se refletir que na adolescência se tem oportunidade para a prevenção, tanto nesta fase quanto na vida adulta, de doenças crônicas relacionadas à nutrição, mediante a implantação de programas de intervenção em saúde e de educação alimentar e nutricional. A redução de peso e da ingestão de alimentos ultraprocessados, associada à prática de atividade física, são fatores relevantes que interferem nos níveis de biomarcadores metabólicos, assim como podem impactar positivamente na prevenção de dislipidemia (Garcez et al., 2014;Ribeiro-Silva;Cangussu, 2014;Baldasso;Galante;Piano Ganen, 2016;Tornquist et al., 2020;Bondyra-Wi´Sniewska;Harton, 2023). ...

Efeitos de um programa de intervenção no perfil de risco cardiometabólico de adolescentes com excesso de peso

Revista Brasileira de Ciência e Movimento

... 15 In the present study, the most significant percentage of children with excess weight (overweight, obesity, and severe obesity) was found in the metropolitan area (12.31%), when compared to the countryside (2.89%). These data agree with the study of Garibaldi et al., 18 which evaluated 174 children, aged 7 to 17 years; 16.66% of the urban children were overweight, while in the countryside, this number was 12.64%. Some considerations can explain these results; urban regions have an easy supply of more caloric foods associated with reduced physical activity and greater access to electronic devices without using time controls. ...

Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de Santa Cruz do Sul um comparativo entre zona urbana e rural

... Increased BMI seemed to be a crucially important risk factor for decreased levels of cardiorespiratory fitness in all statistical models that were attempted in this study, and this finding is also supported by other studies. [64][65][66][67]. The finding that increased BMI was associated with decreased cardiorespiratory fitness indicated that the basis for cardiometabolic risk in adulthood is already set in childhood. ...

ASSOCIATION BETWEEN CHILDHOOD OBESITY AND CARDIORESPIRATORY FITNESS: A SYSTEMATIC REVIEW
  • Citing Article
  • June 2020

... Com relação às fontes (meios) utilizadas pelos estudantes para obterem conhecimentos sobre o controle do peso corporal (HENKES et al., 2013). ...

Aptidão física relacionada à saúde de escolares: estudo comparativo dos hemisférios Norte - Sul - Leste – Oeste da zona rural de Santa Cruz do Sul – RS

... et al.[48], do Nascimento et al.[51], Moraes et al.[63], and Müller et al.[64] studied the rs9939609 SNP of FTO, Hollensted et al.[56] studied the rs1421085 SNP of FTO, Scherag et al.[69] studied the rs1558902 SNP of FTO, and Schum et al. ...

Anthropometric and Metabolic Responses in FTO rs9939609 Gene Polymorphism after a Multidisciplinary Lifestyle Intervention in Overweight and Obese Adolescents
  • Citing Article
  • November 2019

Journal of Pediatric Genetics

... Another finding of this study was that high blood pressure values were associated with high glucose levels. A positive relationship has been reported between these two cardiometabolic variables in children and adolescents between 7 and 17 years of age (42); moreover, adolescents with high glucose levels are more likely to have hypertension (OR: 4.6; 95% CI: 1.6-12.7) (43). ...

High blood pressure in schoolchildren: Associated sociodemographic and biochemical factors