Milton Augusto Pasquotto Mariani’s research while affiliated with Federal University of Mato Grosso do Sul and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (83)


O potencial do turismo de base comunitária (TBC) a partir do Grupo Bem-Estar no Assentamento 72 em Ladário, MS
  • Article
  • Full-text available

October 2024

·

5 Reads

Multitemas

João Pedro Ferraz Zanetoni

·

·

Milton Augusto Pasquotto Mariani

O Turismo de Base Comunitária (TBC) surge como uma forma de gestão do turismo em que os atores comunitários têm papel ativo. Ele é marcado pela coletividade, pela valorização do património local e pelo roteiro turístico que compreende a comunidade local. Em assentamentos rurais, algumas pesquisas apontam potenciais de desenvolvimento do TBC, mas esbarram na falta de participação e estrutura adequada. O presente estudo tem por objetivo avaliar o potencial para desenvolver o TBC no Assentamento 72 em Ladário, Mato Grosso do Sul, a partir das atividades do Grupo Bem-Estar. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa, e os dados foram coletados utilizando a Entrevista de História Oral Temática e analisados a partir da análise de conteúdo. Existe um potencial de desenvolver o TBC, visto que o grupo tem estrutura formada, a participação coletiva é fomentada e há a comercializações de produtos locais e valorização da cultura e dos saberes camponeses, esbarrando, porém, na relação problemática com a prefeitura do município.

Download

Figura 2: Análise Fatorial por Correspondência (AFC).
Quadro 1: Resultados da Primeira Etapa.
O potencial do Turismo de Base Comunitária (TBC) no Assentamento 72 em Ladário, no Mato Grosso do Sul

January 2024

·

43 Reads

Turismo - Visão e Ação

O Turismo de Base Comunitária (TBC) surge como uma alternativa ao turismo de massa no sentido de propor a gestão do turismo pela própria comunidade. Contudo, os estudos apontam para potenciais de TBC, sem se debruçar sobre os aspectos da gestão interna das comunidades. O objetivo do trabalho é analisar o potencial para implementação do TBC no Assentamento 72, em Ladário, MS. A pesquisa é qualitativa, utilizou-se a história oral como método de entrevistas, e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo e com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados identificam questões de gestão interna do assentamento, existem práticas de associativismo e decisões autônomas, além de parcerias com a Embrapa Pantanal e com a UFMS. Assim, notou-se que existe potencial para desenvolver TBC no assentamento pesquisado. Apesar de não ocorrer prática de turismo, existem conversas sobre planejamento e execução de uma festa com produtos locais e há a possibilidade de oferecer passeios no assentamento para os turistas conhecerem essa realidade. As discussões sobre as iniciativas de TBC precisam avançar no sentido de não apenas expor potencialidades ligadas a passeios, mas em compreender a organização e as múltiplas relações das comunidades receptoras.


ASSOCIATIVISMO: UM MODELO PARA DESENVOLVER O ARTESANATO LOCAL DE CORUMBÁ

January 2024

A Associação Pantanal Corumbá Produz foi tema desta pesquisa para obtenção de respostas sobre questões relacionadas ao desenvolvimento das atividades dentro dela, assim como o alcance de informações sobre a vida das associadas e associados, a constituição de suas peças, as discriminações, os percalços e os relacionamentos. Enfim, tópicos que ao fim da investigação puderam ser esclarecidos e considerados resultado para uso de construção de políticas públicas e como observatório para organizações governamentais e não governamentais para que possam voltar o olhar a esse tipo de atividade. A inovação social é desenvolvida em uma associação com a aplicação da atividade comercial em conjunto, mostrando que a união entre a classe artesã e produtora rural, que é o caso da Associação Pantanal Corumbá Produz, traz visibilidade, conquistas, desenvolvimento e conhecimento, transformando a vida de cada associado que se sente forte ao fazer parte de um grupo. Palavras-chave: Inovação social. Desenvolvimento econômico. Mulher artesã.


Turismo em colônias de imigrantes japoneses no espaço rural brasileiro: um olhar a partir dos territórios de Álvares Machado/SP e Terenos/MS

December 2023

·

24 Reads

Revista de Geografia

O presente artigo objetiva compreender, no âmbito das comunidades de colonos japoneses, como as etnicidades se constituem e de que maneira elas podem se desdobrar em potencialidades para o turismo no espaço rural nos territórios de Álvares Machado e Terenos, nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, respectivamente. Tais territórios foram selecionados para este estudo em função de serem considerados centrais nos percursos da imigração japonesa no Brasil. Em termos metodológicos, utilizamos princípios da Investigação Ação Participativa (IAP), de Orlando Fals Borda (2009), que nos possibilitou compreender, de maneira implicada e aprofundada, aspectos das memórias, trajetórias e experiências partilhadas pelos membros das comunidades e que caracterizam estes sujeitos como um grupo com etnicidades específicas que, idealmente, podem se constituir enquanto potencialidades para a difusão do turismo em seus territórios. Em linhas gerais, percebemos, na medida em que o estudo foi se constituindo, que as etnicidades estão presentes, nas colônias japonesas de Álvares Machado e Terenos, a partir de elementos da gastronomia, da linguagem, dos costumes e mesmo das festividades tradicionais. Tais elementos étnicos, que são importantes para manter a coesão da comunidade, ainda não se desdobram, atualmente, enquanto atrativos turísticos nos territórios. De toda maneira, ficou evidente ao longo da pesquisa que as etnicidades podem se constituir enquanto potencialidades turísticas das comunidades de colonos japoneses de Álvares Machado e Terenos, carecendo, porém, de um maior envolvimento da comunidade para que essa potencialidade turística idealmente se concretize em breve nos territórios estudados.


Economia Social Solidária e Turismo de Base Comunitária: aproximações teóricas e teórico-empíricas

December 2023

·

68 Reads

Caderno Virtual de Turismo

A economia social e solidária é uma forma de organização que preza pela coletividade, autonomia e igualdade no trabalho. O Turismo de Base Comunitária (TBC) possui valores parecidos, principalmente no que diz respeito à participação da comunidade no planejamento do turismo. Muitas comunidades que aderem ao TBC se estruturam de acordo com os princípios da economia social e solidária, contudo, as pesquisas sobre TBC pouco falam das questões de gestão interna das comunidades. Nesse sentido, o objetivo deste ensaio teórico é relacionar a economia social e solidária com o TBC. Os resultados permitiram tal aproximação teórica-empírica, destacando dinâmicas que refletem a gestão interna (governança local, autorregulação, gestão coletiva e relações ambientais) e a relação com o turismo (gestão comunitária e protagonismo local).


Fuente: Desarrollada por los/as investigadores/as (2023).
A importância da dimensão da cultura nos processos de qualificação em turismo nos territórios brasileiros da Rota Bioceânica

November 2023

·

13 Reads

Interações (Campo Grande)

O presente artigo tem como objetivo propor diretrizes de um programa de qualificação em turismo voltado para os municípios brasileiros sob influência da Rota Bioceânica, tendo como premissa o respeito das especificidades culturais do território e a respectiva participação das comunidades nesse processo. Em termos metodológicos, partimos de uma abordagem qualitativa, na qual conduzimos um conjunto de seis rodas de conversa com diversos atores que estão em contato permanente com as comunidades no território. No que tange à perspectiva teórico-analítica empregada na construção do artigo, nos valemos dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais e decoloniais, tendo como premissa pensar, propor e contribuir com iniciativas de qualificação em turismo que rompam com a lógica da colonialidade e, portanto, auxiliem nos processos de emancipação das comunidades e afirmação de suas manifestações culturais. Dessa maneira, o artigo parte de um eixo central – que denominamos de Eixo Cultura – e sugere um conjunto de cinco diretrizes que podem ser centrais na difusão de iniciativas de qualificação em turismo junto às comunidades no território brasileiro da Rota Bioceânica. Esperamos, com as reflexões presentes neste manuscrito, contribuir para visibilizar a realidade das comunidades no entorno da Rota Bioceânica, chamando a atenção para a importância de que essas comunidades estejam plenamente contempladas em todas as dinâmicas que envolvem as atividades direta ou indiretamente estimuladas pela Rota Bioceânica, incluindo, nesta seara, a própria atividade do turismo.


Ecossistema de negócios com impacto social e o potencial desenvolvimento do turismo de base comunitária em Bonito-MS

October 2023

·

16 Reads

Cuadernos de Educación y Desarrollo

João Pedro Ferraz Zanetoni

·

Fernanda Sapia Silva

·

Milton Cesar Gasparini De Andrade Junior

·

[...]

·

Milton Augusto Pasquotto Mariani

O objetivo é analisar o potencial desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) em Bonito-MS a partir do ecossistema dos negócios com impacto. O trabalho se fundamentou na teoria sobre negócios com impacto, ecossistema de negócios e TBC. A pesquisa se caracterizou como exploratória, com uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu na forma de entrevistas e os dados foram tratados considerando a análise de conteúdo. Escolheu-se o município de Bonito-MS por ser uma região turística importante em Mato Grosso do Sul. Os resultados descrevem dois negócios com impacto (Instituto Família Legal e Instituto Visão de Vida), aponta que o ecossistema de negócios está na fase de expansão, vincula os negócios ao turismo e evidencia o potencial de desenvolvimento do TBC. Os negócios com impacto podem desenvolver ações turísticas e incentivar o trade turístico, geridos com a comunidade, com o benefício para a comunidade, iniciando o desenvolvimento do TBC na região.


Figura 2 -Informações estatísticas ADEMAF 2022
As principais fontes de dados estatísticos e econômicos no contexto boliviano

August 2023

·

95 Reads

Contribuciones a las Ciencias Sociales

Esse artigo busca destacar as principais fontes de dados estatísticos, econômicos e sociais no contexto boliviano. Por meio de uma pesquisa exploratória, foi estudado o principal órgão responsável pela construção dos dados estatísticos utilizados para a confecção das contas nacionais e dos indicadores sociais do país vizinho. Ademais, foi realizado uma revisão legal para analisar a evolução da estatística oficial na Bolívia. O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentou uma vasta quantidade de dados no campo econômico/social à nível de nação e departamento. Entretanto, o instituto boliviano ainda carece de algumas informações mais detalhadas principalmente nos campos da economia e da educação, principalmente nos estudos de províncias/municípios fronteiriços.


O associativismo em territórios quilombolas: um estudo na comunidade quilombola Chácara do Buriti em Campo Grande/MS

August 2023

·

70 Reads

·

1 Citation

Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review)

O presente trabalho tem como objetivo compreender o papel do associativismo e seus benefícios no desenvolvimento do próprio território e da agricultura familiar quilombola. Os territórios quilombolas vem sendo cada vez mais utilizados como fonte de pesquisas sobre questões étnicas e culturais, além de demonstrar o fortalecimento político e econômicos desses grupos. Nesta pesquisa, o território estudado foi a Chácara do Buriti, localizado na zona rural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O método utilizado foi estudo de caso e para coletar os dados realizou-se entrevista junto a presente da associação, e após tratamento e organização dos dados foi feita a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram o forte presente da atividade agrícola na comunidade, que intensificou após as mudanças que o correram com a criação da associação e o reconhecimento como território quilombola, gerada por melhores condições de trabalho e bem estar da comunidade.


Mel do Pantanal e economia social e solidária: possibilidades a partir da análise de três realidades em Corumbá, MS

July 2023

·

61 Reads

·

1 Citation

Interações (Campo Grande)

O objetivo desta pesquisa foi analisar as potencialidades do Mel do Pantanal, considerando-se a economia social e solidária, em Corumbá, MS. A denominação “Mel do Pantanal” refere-se ao registro de Indicação Geográfica (IG) e pode ser utilizada como um grande diferencial para o território. Foi realizada pesquisa que identificou três realidades na produção do mel em Corumbá, MS. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso (Mel do Pantanal) e três unidades de análise: as realidades na produção, no processamento e na comercialização do mel produzido no Pantanal de Corumbá, MS. A coleta de dados envolveu entrevistas com os produtores; para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram as diferenças entre as realidades em termos de apropriação da IG; produção, processamento e comercialização; características da embalagem; relação com o turismo/turista e meio ambiente. As considerações finais apresentam as potencialidades de se desenvolver a economia social e solidária a partir da governança, autorregulação, gestão coletiva e relações ambientais.


Citations (31)


... Portanto, este estudo tem como objetivo analisar a percepção da QVT de docentes e técnicos administrativos em educação de uma instituição federal de ensino superior do Centro-Oeste brasileiro. (Pinto;Pedroso;Pilatti, 2014;Mansano, 2015;Teodoro, 2018;Costa et al., 2019). ...

Reference:

Qualidade de vida no trabalho: análise da percepção de servidores em uma instituição federal de ensino superior do centro-oeste brasileiro
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE SERVIDORES PÚBLICOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DAS PRÓ-REITORIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
  • Citing Chapter
  • March 2019

... No TBC, a comunidade assume a gestão do turismo, resultando em uma clara valorização de seu patrimônio social, cultural e ambiental, é considerado a importância do turismo como forma de enriquecimento, mas ao criar um laço entre o turismo e o desenvolvimento comunitário, dão mais valor para a própria região (Sebele, 2010). Zanetoni et al. (2022) (Cabanilla, 2015, Xavier, Oliveira, Leite, & Rodrigues, 2017, Barros & Rodrigues, 2019, Campos & Silva, 2020, Oliveira, Diogenes, & Almeida, 2021. O planejamento e a governança local são indicados como formas de superar os desafios provenientes da falta de fomento financeiro, das relações desiguais de poder, além de contribuírem para a organização da atividade junto aos atores locais, a profissionalização, melhorar o posicionamento da comunidade no turismo, mas principalmente manter a autonomia da comunidade, sem precisar sucumbir ao mercado capitalista (Egrejas, Bursztyn, & Bartholo, 2013, Villavicencio, Zamora, & Pardo, 2016. ...

Turismo de Base Comunitária (TBC) como fonte de renda para Assentamentos da Agricultura Familiar

Economia & Região

... Elas ajudam os consumidores a reduzir os riscos e as incertezas associados a produtos ou serviços que ainda não experimentaram. Ao ler as opiniões de outros usuários, os consumidores podem obter uma visão mais clara e informada antes de tomar decisões de compra (Silva et al., 2022). No setor do turismo, o impacto das mídias sociais na fase de pesquisa do processo de planejamento de viagens dos viajantes é evidente e destaca a importância estratégica das mídias sociais para a competitividade do setor turístico (Leung et al., 2013). ...

Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise calcada em princípios da netnografia

Turismo - Visão e Ação

... Verificam-se políticas públicas com foco na modificação do ambiente, do sistema alimentar e dos comportamentos da população. No Brasil, os instrumentos normativos (leis, manuais, normas, políticas e regulamentos) possuem maior foco na alteração do ambiente alimentar, tendo o aumento da oferta e o estímulo ao consumo de alimentos saudáveis como principal estratégia (Faustino-Dias et al., 2022). ...

Escaneamento das políticas públicas brasileiras de alimentação a partir do "Nourishing Framework" / Scanning Brazilian public policies through Nourishing Framework Palavras-chave

Economia & Região

... O processo sócio-histórico da região é colonial-escravocrata, o que baseia as lutas e os territórios das comunidades quilombolas e influencia o acesso destas às dinâmicas políticas e as relações sociais, atualmente (SILVA, 2021). Portanto, observa-se que o modo de vida dos quilombos e dos quilombolas se caracteriza pelas limitações colocadas pelo modelo escravocrata, em paralelo com suas simbologias, com suas culturas, com suas lutas por reconhecimento de territórios, com seu empoderamento e com seus processos de rompimento com a lógica eurocêntrica (ARRUDA et al., 2021;SILVA, 2021). ...

O cotidiano em territórios quilombolas de Mato Grosso do Sul, Brasil: do isolamento às múltiplas (re)existências
  • Citing Article
  • September 2021

Interações (Campo Grande)

... Nessa perspectiva, a pretensão foi relacionar categorias mais clássicas da área -como: "viagem", "turismo" e "mercado turístico" (Andrade, 2000;Barretto, 1995;Lage & Milone, 2001;Padilla 1992;Ruschmann, 2001) -às novas dinâmicas apontadas por outros campos de estudo. Como destaca Dencker (2015), nas pesquisas em turismo voltadas à identificação de novas tendências de mercado, por exemplo, a "netnografia" tem sido um dos principais métodos adotados (Gondim, Bolzán, Espínola & Alexandre, 2020;Silva, Arruda & Mariani, 2021;Silva, Mariani, Santos & Arruda, 2022 Barretto (1995), os(as) estudantes, os pesquisadores, as pesquisadoras, e os(as) entusiastas do turismo aprenderam que nem toda viagem pode ser considerada um fazer turístico. Afinal, há deslocamentos e/ou há viagens que não têm por objetivo (principal ou secundário) o turismo em si. ...

Boca A Boca Online No Turismo: Análise Netnográfica de Avaliações No Setor Hoteleiro.

Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

... ram em situação de desigualdade relacionada à distribuição de bens, como os povos e comunidades tradicionais brasileiros que se mobilizam coletivamente na arena pública pela efetivação dos seus direitos. Sendo que a morosidade no reconhecimento dos seus territóriosaqui entendida como uma política de distribuição de terrasé um indicativo de racismo (Arruda et. al. 2020). Segundo Ilka Leite (2010: 27), existem no Brasil diferentes "concepções e formas de uso e apropriação do solo". ...

Manifestações do racismo institucional e religioso em comunidades quilombolas no Mato Grosso do Sul

Amazônica - Revista de Antropologia

... São exemplos de benefícios para o homem o contato com a natureza, momento de lazer (fuga do cotidiano), promoção de atividades de educação ambiental, respeito à natureza, fuga do sedentarismo, ar puro, contemplação da natureza, entre outros (Vikou, Chemim & Abrahão, 2017). Para as UCs, ainda, colabora no viés econômico, sendo a visitação uma fonte de arrecadação de recursos para custear algumas demandas que a Unidade requer (Vikou, Chemim & Abrahão, 2017), posto que por vezes uma gestão inadequada das atividades nas UCs se dá por escassez de recursos financeiros e humanos no que tange ao monitoramento e proteção do território da UC (Arruda, Oliveira, Mariani & Da Silva, 2020). ...

Desafios no âmbito do planejamento e da difusão de iniciativas de turismo sustentável em uma Unidade de Conservação brasileira
  • Citing Article
  • October 2020

Multitemas

... A análise de similitude, além de fazer uma contagem de palavras, também cria clusters, ou seja, agrupa os verbetes mais relacionados dentro do corpus, permitindo assim, se estabelecer o contexto em que foram ditas as palavras mais relevantes (Silva, Arruda & Mariani, 2021). Por fim, o CHD proporciona a classificação de vocábulos que, além de serem recorrentes no corpus textual, também possuem algum nível de relação entre si (ou seja, aparecem juntas e correlacionadas, nas falas dos entrevistados) (Arruda, Silva & Mariani, 2020 ...

ANÁLISE DA IMAGEM DO DESTINO TURÍSTICO RIO DE JANEIRO, COM BASE EM COMENTÁRIOS PUBLICADOS NO TRIPADVISOR

... The changing market for gastronomic tourism requires intelligence [99] that provides reliable information based on local reality, the evolution of markets, global trends, their segmentation, demand profiles, and competitive and reference destinations [100,101] in the same way that it requires the human factor to transform this data into knowledge. ...

Gastronomy on TripAdvisor: What Tourists Comment about Restaurants in Bonito-MS-Brazil?

Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade