Miguel Gabriel Moraes Santos’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


Participação Popular e Conservação Ambiental: Um Estudo de Caso do Parque Ecológico Gunnar Vingren, Belém/PA
  • Article
  • Full-text available

June 2024

·

24 Reads

Revista Sociedade Científica

Ludmila Da Rocha Nogueira

·

Laura Cecília Braga Guimarães

·

Gilfran Dos Anjos Ramos

·

[...]

·

Maria Beatriz Portilho Maciel

Este estudo se concentra na preservação do Parque Ambiental Gunnar Vingren e nas estratégias comunitárias adotadas para garantir sua conservação, em benefício do meio ambiente e da qualidade de vida urbana. Explora-se o contexto do desenvolvimento urbano, destacando como as atividades econômicas e a especulação imobiliária podem impactar diretamente as áreas verdes urbanas, como o Parque Gunnar Vingren. São discutidas as contribuições essenciais do parque para a biodiversidade local, a melhoria da qualidade do ar e o oferecimento de espaços de lazer e convívio social. Com foco no bairro da Marambaia, em Belém, destaca-se o envolvimento ativo da comunidade, especialmente da Associação dos Moradores do Médici, na proteção e promoção deste importante espaço verde. Conclui-se que a gestão eficaz do Parque Gunnar Vingren é crucial para atenuar os impactos negativos do crescimento urbano desordenado e fortalecer a coesão social na região.

Download

Figura 1 -Mapa de localização da comunidade do Tamancuoca e delimitação dos quintais.
Figura 2 -Produção de carvão vegetal por meio da caieira, comunidade do Tamancuoca, Brasil.
Figura 3 -Rio que perpassa os quintais, comunidade do Tamancuoca, Brasil.
Figura 4 -Variedade alimentícia encontrada no locus de pesquisa, comunidade do Tamancuoca, Brasil.
Figura 5 -Horta como parte integrativa do quintal, comunidade do Tamancuoca, Brasil.
Meu quintal é maior do que o mundo: (re)pensando as dimensões de um quintal agroflorestal

May 2024

·

101 Reads

Revista Científica ANAP Brasil

Este estudo objetiva levantar reflexões para se (re)pensar as dimensões dos quintais agroflorestais, e isso é feito a partir de um quintal agroflorestal rural em contexto amazônico. Trabalha-se um colaborador, com dados e informações obtidos por meio da observação participante e da lista livre, em 2023 e em 2024. São muitos os estudos sobre quintais agroflorestais, com diferentes análises e abordagens. Mas o que esses trabalhos têm em comum é, quase sempre, a definição de quintal agroflorestal: o espaço adjacente à casa e que apresenta uma diversidade vegetal e, às vezes, animal, embora não exista uma definição universalmente aceita. Mostra-se que um quintal pode assumir feições e desenhos distintos; ele pode ser expandido para outras direções, englobando áreas com diferentes idades, ganhando novas configurações, significados e importâncias. No meio rural, ele pode se estender a perder de vista, pode ser incorporado pelo ambiente local, de tal modo que acaba se confundindo com a própria paisagem. Mostrou-se que um quintal pode ser formado em tempos, espaços e contextos distintos, e essas diferenças podem coexistir, confluindo para o bem-estar humano e ambiental. Conclui-se que nem todo quintal é limitado a um espaço ou barreira física / geográfica. Às vezes são os sentidos, os significados e os usos que as pessoas dão aos quintais que definem seus limites.