Marla Thuany de Sousa Silva’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (1)


Avaliação conformacional dos cascos e práticas de casqueamento e ferrageamento utilizadas em equinos no município de imperatriz, Maranhão
  • Article

September 2024

·

4 Reads

Revista Caderno Pedagógico

Amanda Jansen Arruda

·

Renata Feijó Lopes

·

Rafael Françoso

·

[...]

·

Marla Thuany de Sousa Silva

O presente estudo tem por objetivo avaliar os cascos e técnicas de casqueamento e ferrageamento de equinos do Grupo 1, compostos de animais da Cavalaria da Polícia Militar e o Grupo 2, animais utilizados em serviços de tração urbana. Com a justificativa de avaliar o conhecimento de tutores sobre manejo podal, verificar práticas utilizadas e enumerar afecções podais comumente encontradas e levar informações a respeito do casqueamento e ferrageamento. Foram selecionados no total de 20 animais, os cascos foram avaliados com um podogoniômetro e fita métrica para obter dados sobre ângulo do talão e pinça, relação de peso corporal por área de casco, classificando-os como encastelados, achinelados ou equilibrados. Os dados foram coletados no intervalo de 10 dias, e também houve coleta de informações sobre quais os materiais e como era realizado o manejo podal, idade, altura e peso dos equinos, e os tutores receberam recomendações. Animais do Grupo 1 possuem maior expectativa de vida, menor jornada de trabalho, possuem cascos equilibrados, concavidade de sola adequada, realizam ferrageamento quinzenalmente por profissionais, usam cravos e ferradura a frio, mas apresentam desvio de angulação contralateral até o grau 2. Equinos do Grupo 2 possuem cascos achinelados, desvios contralaterais até grau 3, maior jornada de trabalho, são casqueados por tutores, utilizam ferraduras de borracha e pregos comuns, utilizam facas para aparar e martelos para fixação de pregos. Portando, é de fundamental importância a informatização aos tutores a respeito da prática adequada de casqueamento e ferrageamento no município de Imperatriz, Maranhão.