Marina Marisa Palhano dos Santos’s research while affiliated with Federal University of Rio Grande do Norte and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (6)


Análise do conceito tecnologia educacional para a prevenção do vírus da imunodeficiência humana em adolescentes
  • Article
  • Full-text available

October 2024

·

2 Reads

Revista de Enfermagem UFPE on line

Isabelle Christine Marinho de Oliveira

·

Marina Marisa Palhano dos Santos

·

Rogéria Moreira de Abrantes

·

Objetivo: analisar o conceito “Tecnologia Educacional” para a prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em adolescentes. Método: trata-se de uma análise de conceito, a partir do modelo de Walker e Avant, conduzida mediante uma revisão integrativa, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024. A busca e a seleção dos artigos foram realizadas em fontes de dados nacionais e internacionais, utilizando os descritores: “Tecnologia Educacional”, “HIV” e “Adolescente”. Resultados: a amostra foi composta por 15 estudos. O conceito “Tecnologia Educacional” esteve relacionado às importantes estratégias na transmissão do conhecimento aos adolescentes, com o objetivo de modificar os comportamentos de risco e as vulnerabilidades. Foram identificados 14 atributos, 9 antecedentes e 11 consequentes. As tecnologias educacionais mais frequentes aplicadas na prevenção do HIV em adolescentes, foram as digitais e virtuais, como os jogos, gamificação, bate-papo, exercícios interativos e recursos multimídia (fotos, vídeos, mensagens de texto, de voz ou áudio) - que são aplicadas por meio de computadores e celulares. Conclusão: o estudo contribui para a Ciência da Enfermagem, à medida que fornece subsídios para a compreensão do fenômeno, e dinamiza as atividades segundo os recursos tecnológicos disponíveis, e estimula a produção de novas tecnologias.

Download

Figura 1 -Fluxograma segundo o PRISMA do processo de seleção de estudos acerca da Educação entre pares na prevenção do HIV em adolescentes.
Educação entre pares na prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana em adolescentes: revisão sistemática

January 2024

·

21 Reads

Contribuciones a las Ciencias Sociales

A mudança no perfil etário da epidemia de HIV, crescente em adolescentes, revela uma demanda por estratégias preventivas. Com base no pressuposto de que o grupo social em que o adolescente está inserido exerce uma forte influência na maneira como ele se comporta. a educação entre pares se mostra como uma metodologia possível. Este estudo tem como objetivo descrever e avaliar as evidências científicas sobre a estratégia de Educação entre pares na prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana em adolescentes. Trata-se de uma Revisão sistemática, realizada em 14 fontes de dados entre maio e julho de 2022. Um total de 4855 estudos foram encontrados, foram incluídos 8 artigos. Avaliou-se o grau de concordância entre revisores, o risco de viés e a qualidade e força da recomendação dos desfechos. A amostra final foi composta de 8 estudos. Foi possível elencar um total de seis desfechos, divididos em “Comportamentais” e “Não comportamentais”. O único desfecho comum a todos os estudos foi “Conhecimento sobre HIV”. Conclui-se que as evidências encontradas foram sustentadas por pesquisas de maior rigor metodológico e risco geral de viés baixo, aspecto que ampara a forte recomendação para que a educação entre pares seja adotada como conduta pelos profissionais de saúde e gestores.


MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PANORAMA BRASILEIRO

December 2023

·

21 Reads

Revista de Enfermagem UFPE on line

Marina Marisa Palhano dos Santos

·

·

·

[...]

·

Objetivo: descrever e caracterizar o panorama da formação stricto sensu em enfermagem no contexto dos mestrados e doutorados profissionais. Método: trata-se de um estudo documental de natureza descritiva. Foram analisadas todas os produtos provenientes dos Programas de pós-graduações que oferecem curso de mestrado e/ou doutorado profissional no Brasil. O procedimento de busca foi realizado no mês de junho de 2022 por dois avaliadores de forma independente. A ferramenta Voyant Tools foi utilizada para análise textual. Resultados: trezentos e sessenta e sete produtos compuseram a amostra, sendo constituídos, em sua totalidade, por dissertações, oriundas de mestrados profissionais. Importa salientar que o único curso de doutorado profissional existente, no Brasil, ainda não obteve concluintes até o momento em que esse estudo foi realizado. As áreas temáticas prevalentes foram assistência, educação e gestão. Estudos metodológicos (34,3%) e estudos transversais (14,1%) foram predominantes. A distribuição geográfica dos programas revelou predomínio de São Paulo e Rio Grande do Sul. Os anos de maior produção em número total no Brasil foram 2017 e 2019, ambos com 28%. Conclusão: observou-se que as produções estão voltadas para a construção de tecnologias de produto e processos, e que apontam o fortalecimento de um movimento educacional contínuo dirigido ao trabalho.


Diagnóstico de enfermagem risco de infecção e infecções relacionadas à assistência à saúde em pacientes com aids

November 2021

·

15 Reads

·

1 Citation

Acta Paulista de Enfermagem

Resumo Objetivo Identificar quais fatores de risco do diagnóstico de enfermagem risco de infecção estão associados a chances maiores de pessoas com HIV/aids hospitalizadas desenvolverem Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Métodos Estudo caso-controle no qual os casos foram pacientes com aids hospitalizados que apresentaram Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (n = 104) e os controles foram pacientes com aids hospitalizados que não evoluíram para Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (n = 104). Usaram-se o teste qui-quadrado de Pearson e a regressão logística, e calculou-se a odds ratio. Resultados Peristaltismo alterado, tabagismo, nível reduzido de hemoglobina e leucopenia foram significativamente associados com o desfecho estudado. Na regressão logística, a redução na hemoglobina foi considerada um fator preditor da detecção de risco de infecção. Conclusão Os indicadores tabagismo, leucopenia e nível reduzido de hemoglobina foram identificados na regressão como os preditores mais importantes para identificar o risco de infecção em pessoas vivendo com HIV/aids.


Distribuição espacial e temporal dos casos de sífilis materna no estado do Rio Grande do Norte

September 2021

·

20 Reads

Enfermagem Brasil

Objetivo: Descrever a distribuição espacial e temporal dos casos confirmados de sífilis materna no estado do Rio Grande do Norte no período de 2008 a 2018. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico com distribuição espacial e temporal. Foram utilizados os casos confirmados de sífilis materna, com base nas informações da ficha de notificação compulsória do Sistema de Informação de Agravos de Notificação para o período de 2008 a 2018. Resultados: No período do estudo foram confirmados 2.468 casos de sífilis em gestantes, dos quais 51,4% tinham idade entre 20 e 29 anos, 60% delas se autodeclararam pardas e 24,1% possuíam escolaridade de 5a a 8a série incompleta. 42,8% obtiveram a confirmação da sífilis apenas no terceiro trimestre. Quanto à taxa de incidência, houve aumento significativo no decorrer dos anos, sendo a menor registrada no ano de 2008 (0,33) e a maior no ano de 2017 (1,22). Conclusão: A sífilis materna constitui um grave problema de saúde pública e o aumento da sua incidência evidencia falhas nos serviços. Portanto, os resultados obtidos pelo estudo poderão ser úteis no monitoramento das áreas com maior incidência, contribuindo, assim, para a implementação de estratégias eficazes na redução dos casos. Entretanto, se fazem necessários estudos de avalição dos serviços de saúde a fim de identificar fragilidades na atenção aos casos de sífilis materna.


Prone positioning as an emerging tool in the care provided to patients infected with COVID-19: a scoping review*

January 2021

·

219 Reads

·

55 Citations

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Objective: to describe scientific evidence regarding the use of prone positioning in the care provided to patients with acute respiratory failure caused by COVID-19. Method: this is a scoping review. PRISMA Extension for Scoping Reviews was used to support the writing of this study. The search was conducted in seven databases and resulted in 2,441 studies, 12 of which compose the sample. Descriptive statistics, such as relative and absolute frequencies, was used to analyze data. Results: prone positioning was mainly adopted in Intensive Care Units, lasted from a minimum of 12 up to 16 hours, and its prescription was based on specific criteria, such as PaO2/FiO2 ratio, oxygen saturation, and respiratory rate. The most prevalent complications were: accidental extubation, pressure ulcer, and facial edema. Decreased hypoxemia and mortality rates were the main outcomes reported. Conclusion: positive outcomes outweighed complications. Various cycles of prone positioning are needed, which may cause potential work overload for the health staff. Therefore, an appropriate number of trained workers is necessary, in addition to specific institutional protocols to ensure patient safety in this context.

Citations (1)


... Ao considerar a participação do enfermeiro em todos os momentos que envolvem a manobra, é necessário que esse profissional possua conhecimento em relação às implicações e às complicações de se manter o paciente na posição prona, com vistas à tomada de decisão, que visam melhorar os desfechos clínicos 17 . Nesse contexto, os participantes relataram, majoritariamente, as lesões por pressão e edemas como os principais incidentes decorrentes deste tipo de posicionamento; embora outras complicações sejam descritas na literatura, tais como deslocamento de dispositivos médicos, grave instabilidade hemodinâmica, dessaturação prolongada, lesões na córnea e de plexo braquial 10,18 . ...

Reference:

Percepção de estudantes de enfermagem em relação à posição de prona em pacientes com COVID-19
Prone positioning as an emerging tool in the care provided to patients infected with COVID-19: a scoping review*

Revista Latino-Americana de Enfermagem