Maria Eliza Mazzilli Pereira’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (4)


Mídia, comportamento e cultura
  • Article

August 2017

·

62 Reads

·

3 Citations

Perspectivas em Análise do Comportamento

Maria De Lima Wang

·

Maria Eliza Mazzilli Pereira

·

Maria Amalia Andery

De forma geral, encontram-se os seguintes problemas na literatura que trata da relação entre mídia e público: a) a mídia tradicional (jornal, rádio, televisão) é descrita como antidemocrática, desconsiderando-se serviços relevantes prestados por ela e o controle do público-alvo sobre a mídia; b) a mídia social (blogs, Facebook, Twitter) é tratada como salvaguarda da democracia, sem se considerar formas de censura realizadas por meio de algoritmos específicos, que determinam que conteúdo é exibido ou ocultado do público. Neste artigo, propõe-se uma análise comportamental da mídia, baseando-se em princípios da seleção comportamental/cultural pelas consequências. Argumenta-se ser preciso descrever inter-relações entre agências de controle e em outras contingências de reforçamento que afetam o comportamento individual e em grupo nas interações com a mídia e pela mídia. Implica considerar práticas culturais dominantes, levando em conta que certas práticas podem ser incompatíveis entre grupos constitutivos de uma cultura. À parte a noção de democracia não ser necessariamente consensual, é possível que se encontrem dimensões de práticas democráticas e antidemocráticas nas mídias tradicional e social. Considera-se que a análise do comportamento deveria compreender melhor possibilidades e limites das novas tecnologias de comunicação, sobretudo das mídias sociais, em possíveis intervenções culturais.


ANÁLISE DE DEFINIÇÕES DE PUNIÇÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SIMETRIA E ASSIMETRIA
  • Article
  • Full-text available

May 2017

·

63 Reads

Revista Brasileira de Análise do Comportamento

Duas definições de punição são comumente citadas por analistas do comportamento: a de Skinner e a de Azrin e Holz. A definição de Skinner é operacional; a de Azrin e Holz é operacional e processual, sendo a mais citada na literatura internacional. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as definições de punição apresentadas em teses e dissertações brasileiras e identificar os autores utilizados para referenciá-las. A busca pelos trabalhos foi feita em bases de dados e currículos Lattes. Foram analisadas 17 teses e dissertações. Foi identificado se os estudos apresentavam ou não definição de punição e, no caso dos estudos que apresentavam, as definições foram classificadas em: Operacional; Operacional/Processual; Ambas. Verificou-se que o número de trabalhos sobre punição vem crescendo desde os anos 2000 e que a maior parte dos estudos ou não apresentou definição de punição ou apresentou ambas as definições. A maioria dos estudos que apresentaram ambas as definições tinham como foco a temática da simetria versus assimetria entre reforçamento e punição, e os estudos que não apresentaram definição investigaram efeitos da punição sobre diferentes operantes. Embora a análise indique uma tendência ao posicionamento simétrico nos estudos que não apresentaram definição, nota-se que, recentemente, trabalhos sobre o debate simetria versus assimetria têm sido realizados.Palavras-chave: Análise do comportamento; Punição; Revisão de literatura.

Download

POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A DIVERSIDADE COMPORTAMENTAL EM MÍDIAS SOCIAIS

December 2016

·

25 Reads

Revista Brasileira de Análise do Comportamento

Neste trabalho, analisaram-se interações verbais nos blogs dos jornalistas Luís Nassif (LN) e Ricardo Kotscho (RK), para identificar aspectos que pudessem ser caracterizados como diversidade na interação entre participantes, e com respeito a um tema político-alvo. Serviram como fonte um post relacionado com PSDB e PT publicado no blog de RK, reproduzido no blog de LN, com respectivos comentários. Classificaram-se os comentários segundo dois aspectos principais: (1) posicionamento e forma de interação entre participantes (classificados quanto à concordância/discordância entre participantes e quanto à forma de apresentá-lo: com argumento que sustente a posição ou sem argumento); (2) posicionamento e forma de interação sobre PSDB/PT (classificados como favorável ou desfavorável a esses partidos, e com relação à maneira de apresentá-lo: citando aspectos/estratégias do programa do partido/político ou desqualificando o partido/político). Em ambos os blogs, encontrou-se diversidade no posicionamento e na forma de interação entre participantes. Nas interações sobre política, encontrou-se uniformidade no posicionamento do grupo de LN: a grande maioria se posicionou de modo favorável ao PT e/ou desfavorável ao PSDB. No blog de RK, a relação entre posicionamento favorável e desfavorável ao PSDB/PT ficou mais equilibrada. Discutem-se possibilidades e limites para a diversidade comportamental nas mídias sociais, sobretudo em interações sobre temas classificados tradicionalmente como ideologia ou crenças, tais como política partidária. Palavras-chave: controle pela mídia, conhecimento socialmente construído, análise do comportamento, interações em blogs.


O estudo do controle aversivo no Brasil com baseem teses e dissertações: Uma caracterização

August 2015

·

5 Citations

Acta Comportamentalia

Controle aversivo é um tema controverso na Análise do Comportamento. Classicamente, engloba reforça-mento negativo (fuga e esquiva) e punição. Entretanto, a nomenclatura “controle aversivo” é utilizada para se referir a uma série de outros fenômenos comportamentais (supressão condicionada, desamparo aprendi-do).Alguns autores têm afirmado que o estudo do controle aversivo tem sido negligenciado pelos analistas do comportamento.Este trabalho teve como objetivo caracterizar as pesquisas sobre controle aversivo no Brasil, por meio da análise de teses e dissertações produzidas no país.Foram selecionadas teses e disser-tações entre 1968 e 2013 nas seguintes fontes: Banco de Dados de Dissertações e Teses em Análise do Com-portamento (BDTAC/Br); Bibliotecas digitais de universidades brasileiras; Banco de teses e dissertações da Capes; e Currículos Lattes. Foram encontradas 104 teses e dissertações sobre controle aversivo no Brasil. As universidades em que mais trabalhos foram produzidos foram: USP, PUC-SP, UnB, UFPA, USP-RP e UEL. A grande maioria dos trabalhos foi do tipo básico, sobre incontrolabilidade/desamparo aprendido. O sujeito mais utilizado foi o rato; e o estímulo aversivo, o choque elétrico. Espera-se que este trabalho contri-bua para que interessados pelo tema possam refletir sobre os rumos que seu estudo vem tomando e planejar o seu futuro.

Citations (2)


... Em todos os casos, os procedimentos foram aplicados em uma única sessão experimental. 4 Um levantamento feito sobre os estudos de controle aversivo realizados no Brasil (Santos & Pereira, 2015) mostrou que os estímulos aversivos predominantes em pesquisas com participantes humanos foram: estímulo sonoro e perda de pontos. Crosbie (1998) sugere que perda de pontos é o estímulo aversivo ideal para pesquisas sobre controle aversivo com participantes humanos, pois, além de ser eticamente aceitável e mimetizar contingências do dia a dia, suas características podem ser precisamente controladas, podendo ser apresentado ou removido rapidamente, sem que haja habituação ou sensibilização. ...

Reference:

Behavioral Variability under Negative Reinforcement and Extinction: Pilot Studies with Human Participants | Variabilidade Comportamental sob Reforçamento Negativo e Extinção: Estudos-Piloto com Participantes Humanos
O estudo do controle aversivo no Brasil com baseem teses e dissertações: Uma caracterização
  • Citing Article
  • August 2015

Acta Comportamentalia

... Seu principal poder trata da produção e disseminação de informações, que afetam as relações entre esfera pública e outras agências de controle. Essas informações contribuem para a construção social do conhecimento e influenciam a opinião pública (Wang et al., 2016), uma vez que não existe jornalismo imparcial e assim são estabelecidos padrões de comportamentos, regras culturais e princípios éticos (Gusso & Kubo, 2007). No caso dos adolescentes e jovens em conflito com a lei, a mídia contribui para construção de uma realidade social na qual o comportamento infracional é entendido como escolha e as variáveis ambientais que determinam a apresentação desse comportamento não são sequer avaliadas. ...

Mídia, comportamento e cultura
  • Citing Article
  • August 2017

Perspectivas em Análise do Comportamento