March 2017
·
1 Read
Fragmentum
Procuraremos, neste texto, desenvolver a concepção poética e metafísica de Teixeira de Pascoaes, entre Filosofia e Literatura.
This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.
March 2017
·
1 Read
Fragmentum
Procuraremos, neste texto, desenvolver a concepção poética e metafísica de Teixeira de Pascoaes, entre Filosofia e Literatura.
March 2017
·
21 Reads
Fragmentum
Este artigo pretende investigar as relações entre a filosofia e a literatura a partir da crítica literária. Para isso, parte-se de dois momentos da crítica: (i) a contribuição metodológica na crítica brasileira, especialmente na obra de Benedito Nunes; (ii) a resposta que o ensaísmo português (Eduardo Lourenço e Fidelino de Figueiredo) dá à questão do pensar e do sentir o mundo, articuladores da poesia (arte) e do pensamento (filosofia). Ao argumentarmos que o trânsito entre os campos disciplinares se dá mediante a construção de um espaço interseccional, será possível problematizarmos categorias empregadas pela crítica como “filosofia da literatura” ou “poética filosófica” e verificar até que ponto são válidas.
March 2017
·
51 Reads
Fragmentum
A Luta pela Expressão: prolegómenos para uma Filosofia da Literatura, de Fidelino de Figueiredo, constitui uma importante fonte para a compreensão do pensamento filosófico designadamente acerca do fenómeno literário e da sua relação com a filosofia. Na análise que aqui fazemos, é realçada a reflexão desenvolvida pelo autor sobre a relação realidadepensamento-linguagem, bem como sobre a angústia dos que se vêem limitados pela palavra como forma de expressão, a saber, o escritor, o crítico literário e o filósofo.