Marcos Antonio Cezar’s research while affiliated with Universidade do Oeste de Santa Catarina and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (18)


Efeito da flexibilidade nos níveis de força máxima dinâmica do exercício clean nos praticantes de crossfit
  • Article
  • Full-text available

January 2020

·

98 Reads

·

1 Citation

Brazilian Journal of Health Review

Leandro Servo

·

·

Tahyza Boss Ferreira

·

[...]

·

Marcos Antônio Cezar
Download


DERMATOGLIFIA: CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS EM ATLETAS DE FUTEBOL DE RENDIMENTO POR POSIÇÃO EM CAMPO

January 2019

·

179 Reads

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN 1984-4956 versão eletrônica P e r i ó d i c o do I n s t i t u t o B r a s i l e i r o de P e s q u i s a e E n s i n o e m F i s i o l o gi a do E x e r c í c i o w w w. i b p e f e x. c o m. b r / w w w. r b f f. c o m. b r


QUAL PERNA É MAIS PRECISA NO PASSE DE FUTEBOL? UM ESTUDO-PILOTO EXPLORATÓRIO

September 2016

·

40 Reads

Resumo: Ter domínio dos fundamentos técnicos do futebol, como o passe, permite à um jogador armar um maior número de jogadas, aumentar da probabilidade de gol, dar velocidade à partida, e ainda, gerar menor desgaste físico pela equipe com bola e maior pela equipe sem a posse de bola. Dessa forma, avaliar a força e precisão do passe no futebol tornou-se fundamental para estabelecer os planos de treinamento da modalidade. Com o objetivo de descrever a eficiência do passe simples da equipe Sub-15 da Associação Chapecoense de Futebol, o grupo Ciências da Vida em Pesquisa propôs um teste com bola parada, à uma distância de 10 m de um alvo do tamanho de um cone dentro de um campo de futebol. Reuniram-se 23 atletas, cada um efetuou quatro passes, dois com a perna direita e outros dois com a perna esquerda, tendo como alvo um círculo com 1 metro raio demarcado no gramado. Os jogadores tinham por objetivo fazer a bola parar dentro deste círculo. A precisão foi quantificada a partir da distância em metros do cone central. Os resultados mostraram que o segundo passe, realizado com a perna direita, foi mais preciso (p<0,05) do que o primeiro, e que os jogadores mais precisos são os que jogam nas posições de lateral esquerdo, atacante e zagueiro, e os menos precisos são os jogadores da posição de volante e meia. Considerando que 22 atletas eram destros e apenas um sinistro, considera-se o objetivo do trabalho atingido. Conclui-se que o protocolo proposto pode ter grande valia se utilizado em diferentes distâncias e situações. Palavras-chave: Futebol. Passe. Força. Precisão.


ESTATURA E MASSA CORPORAL DE JOGADORES ADOLESCENTES DE FUTEBOL POR POSIÇÃO EM CAMPO

September 2016

·

57 Reads

Resumo: O futebol é um esporte de jogo coletivo de invasão, composto por duas equipes de onze jogadores cada, e que tem como objetivo marcar o maior número de gols que seu adversário. A antropometria é um ramo da antropologia que tem como finalidade usar técnicas para medir o corpo humano. O objetivo da pesquisa realizada foi descrever por posição a estatura e a massa corporal (MC) de cada atleta da categoria SUB-15 que atuam na Associação Chapecoense de Futebol. O protocolo utilizado para as medições seguiu os padrões da ISAK (Austrália), utilizando como instrumentos estadiômetro e balança oficial. Os resultados mostram que os Meias-atacantes tem a maior média de estatura (m=181,00cm), seguindo em ordem decrescente pelos Zagueiros (m=177,50cm); Goleiros (m=176,00cm); Volantes (m=169,40); Atacantes (m=167,80cm); Laterais Direitos (LD, m=163,67cm); Laterais Esquerdos (LE, m=161cm) e os Meias (m=156cm). Já para a MC, os Zagueiros também apresentaram a maior média (m=70,93kg), seguido dos Goleiros (m=68,07kg); Meia Atacantes (m=66,75kg); Atacantes (m=60,20kg); Volantes (m=59,35kg); LD (m=54,02kg); LE (m=53,00kg) e Meias (m=49,77kg). Chegou-se a conclusão de que os jogadores nas posições de zagueiro, meia atacante e goleiro são os maiores, e os nas posições de meia e lateral, tanto direito quanto esquerdo, são os menores. Aponta-se a preferência do treinador e o estilo de jogo do clube como fatores que influenciam nestes resultados. Palavras-chave: Futebol. Posição em campo. Avaliação Antropométrica. Estatura. Massa Corporal.


TESTE DO QUADRADO PARA O FUTEBOL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A AVALIAÇÃO DA CONDUÇÃO DE BOLA

September 2016

·

546 Reads

Resumo: O teste do quadrado consiste em verificar a agilidade na condução da bola do atleta de futebol. Trata-se de uma adaptação do teste do quadrado do PROESP. É demarcado no próprio campo de treino um quadrado de 4 m2 com cones grandes, demarcados em ordem crescente sinalizados com flechas indicando a direção de realização da volta. O atleta deve partir do centro e passar por todos os cantos do quadrado, realizando duas voltas para a direita e duas para esquerda. Antes da realização do teste o atleta é instruído com a seguinte rotina: 1) Partindo de pé, com o pé dominante sobre a bola oficial de futebol, ao sinal do avaliador, deverás conduzi-la em velocidade máxima passando por todos os cones do trajeto; 2) Caso a bola saia do seu controle, deverás buscá-la e seguir o trajeto sem parar; e 3) O cronômetro será iniciado assim que a bola for posta em movimento, e pausado assim que chegues no ponto inicial na mesma posição de partida após ter percorrido todo o trajeto. Recomenda-se que sejam realizadas duas tentativas, para cada condição de avaliação. Estima-se que avaliações com a condução sendo realizada somente com uma perna sejam interessantes para a discussão da lateralidade no esporte. Palavras-chave: Futebol. Agilidade. Teste do quadrado. Avaliação física. Avaliação técnica.


EFETIVIDADE E DOMINÂNCIA LATERAL NA COBRANÇA DO PÊNALTI DE FUTEBOL

September 2016

·

15 Reads

Resumo: O pênalti, desde sua criação em 1890 no norte da Irlanda, tem por finalidade punir o atleta responsável por um ato antidesportivo cometido ao impedir a trajetória da bola ou de outro jogador dentro da sua área penal. Presentemente, é cobrado à uma distância de 11 metros da meta adversária, e consequentemente, por meio dele muitas partidas são definidas. Devido a isso, com a passar dos anos os goleiros intensificaram seus treinamentos e tornaram mais difícil o êxito por parte do cobrador. Avaliar de forma precisa a efetividade dos cobradores tornou-se uma demanda obrigatória para os profissionais de educação física que trabalham com futebol. Dessa forma, foi utilizado o protocolo de teste de precisão do pênalti, proposto pelo grupo Ciências da Vida em Pesquisa, com o objetivo de analisar a efetividade do pênalti cobrado com ambas pernas de 23 atletas da Categoria Sub-15 da Associação Chapecoense de Futebol. O protocolo consistiu em duas cobranças de pênaltis com cada perna em um gol oficial, com alvos o ângulo direito superior e o ângulo esquerdo superior. Foram encontrados resultados indicando que: 1-Em ambas as pernas, o segundo chute foi mais efetivo comparado ao primeiro, 2-Quanto à direção do chute, para ambas as pernas, a maior pontuação foi encontrada no ângulo esquerdo superior. Conclui-se que, para o grupo, além da evidência destes resultados, é possível estabelecer uma relação aprofundada com a técnica de cobrança, como a posição do pé de apoio, a trajetória da corrida até a cobrança, ou a inclinação do tronco com a suposta manutenção do equilíbrio do corpo. Palavras-chave: Futebol. Pênalti. Cobrança. Precisão. Lateralidade.


PROTOCOLO DE TESTE PARA A AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DA COBRANÇA DO PÊNALTI

September 2016

·

57 Reads

Resumo: A presente proposta consiste em apresentar um protocolo para a avaliação da precisão durante a cobrança de pênalti do futebol. Como instrumentos para a avaliação, são necessários um campo de futebol com um gol oficial, com dimensões de 7,32 m de largura por 2,44 m de altura e a marca da cobrança de pênalti ao longo de 11 m do gol; um conjunto mínimo de quatro bolas; três participantes por vez, um para ser avaliado e outros dois para recolher as bolas; e um avaliador treinado. O gol deverá ser dividido em quinze retângulos, sendo doze de 116 cm de largura por 81,3 cm de altura e três, os centrais, de 268 cm de largura por 81,3 cm de altura. Cada retângulo receberá uma pontuação, que oscila de zero a cinco pontos. A pontuação máxima (cinco pontos) é atingida quando o atleta acertar o retângulo superior direito ou esquerdo, de acordo com o objetivo. Logo, para os quatro pontos, o alvo é o retângulo ao lado e inferior à pontuação máxima. Os três pontos encontram-se nos retângulos da segunda fileira central, no centro superior e nas extremidades inferiores. Os dois pontos ficam nos retângulos ao lado destas. E um ponto situa-se nos dois retângulos centrais restantes. Aquele que não acertar o gol, a bola não chegar a ele ou acertar a trave, não pontuará nessa tentativa. Caso a bola tocar em uma das fitas que dividem os retângulos, será considerado o de maior pontuação. A quantidade de chutes e ordem dos procedimentos pode ser ajustada conforme a necessidade, e uma proposta de execução e classificação está elaborada. Palavras-chave: Futebol. Pênalti. Cobrança. Precisão. Protocolo de Teste.


Figure 3. Percentage changes from pre to post-test for variables: heart rate (HR, hatched bars) and double product (DP, open bars), expressed as percentage changes from pre-to post-test. Values are means ± SE. *Statistically significant difference from WFBFR to WFE and CG (p < 0.05).  
Figure 2. Percentage changes from pre-to post-test for variables: systolic blood pressure (SBP, hatched bars), diastolic blood pressure (DBP, stippled bars) and mean arterial pressure (MAP, open bars), for low intensity wrist flexion exercise with blood flow restriction (SBP), low intensity wrist flexion exercise (WFE) and control group (CG). Values are means ± SE. * Statistically significant difference from WFE and CG to WFBFR (p < 0.05).  
Figure 4. Effects of treatments on the variables: cortisol (CORT, hatched bars) and interleukin-6 (IL-6, open bars), expressed as percentage changes from pre-to post-test. Values are means ± SE.  
Effects of exercise training on blood pressure in medicated hypertensive patients with blood flow restriction

April 2016

·

1,075 Reads

·

22 Citations

Motriz Revista de Educação Física

Abstract The development of non-pharmacological approaches to hypertension (HA) is critical for both prevention and treatment. This study examined the hemodynamic and biochemical responses of medicated hypertensive women to resistance exercise with blood flow restriction (vascular occlusion). Twenty-three women were randomly assigned to one of three groups: High intensity strength training (n = 8); low-intensity resistance exercise with occlusion (n = 8); and control (n = 7). The first two groups underwent eight weeks of training performed twice a week, including three series of wrist flexion exercises with or without vascular occlusion. The exercised with occlusion group showed pre- to post-test reduction in systolic and diastolic blood pressure, mean arterial pressure, and double product, whereas the other groups showed no significant hemodynamic changes. In conclusion, resistance exercise during 8 weeks was effective in lowering blood pressure in medicated hypertensive subjects.


COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ATLETAS DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-15 DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL

No futebol de campo, as características antropométricas são influenciadas pela posição do jogador; cada atleta tem um perfil específico. Dessa forma, as avaliações da composição corporal devem ser feitas periodicamente, para que se possa observar, intervir e controlar mudanças nos componentes corporais ocorrentes de treinamentos. Neste estudo teve-se como objetivo verificar a composição corporal de atle-tas de futebol de campo da categoria Sub-15. A amostra foi composta por atletas de futebol de campo do sexo masculino, com média de idade 14,90 ± 0,37, da categoria Sub-15, da Associação Chapecoense de Futebol, no ano 2015. As variáveis antropométricas analisadas foram massa corporal (MC), estatura (E), dobras cutâneas, diâmetros ósseos, percentual de gordura corporal (% GC), massa muscular (MM), mas-sa óssea (MO) e massa residual (MR). As dobras cutâneas foram avaliadas com compasso de dobras, da marca CESCORF®. O % GC foi estimado por meio da equação de Faulkner (1968), que utiliza as dobras cutâneas tricipital, subescapular, suprailíaca e abdominal. Para a análise dos dados foram utilizados os recursos de estatística descritiva, média e desvio padrão. Os resultados encontrados foram: MC= 61,41 Kg ± 6,62, E= 1,706 m ± 0,09, %GC= 9,6% ± 1,56, MM= 31,50 Kg ± 3,33, MO= 7,96 Kg ± 0,96 e MR= 14,80 Kg ± 1,59. De acordo com os resultados, permite-se concluir que os dados observados no presente estu-do sugerem que os atletas de futebol apresentam, nas variáveis analisadas, uma média ideal, quando se comparam os dados com valores médios de referência para atletas de futebol. Avaliações precisas devem ser executadas com o objetivo de aprimorar os planos de treinamento. Conclui-se que isso é possível mediante os resultados obtidos, e, ainda, que valores de referência devem ser criados por intermédio de futuros estudos para que seja possível criar equações específicas para essa população.


Citations (5)


... O CrossFit, prática esportiva criada nos Estados Unidos, é uma modalidade que ganhou popularidade nas últimas duas décadas (SERVO, et al., 2020). O programa de treino do CrossFit busca desenvolver dez competências físicas que incluem precisão, agilidade, equilíbrio, coordenação, resistência cardiovascular e respiratória, flexibilidade, potência, velocidade, resistência e força (PARTRIDGE, KNAPP, MASSENGALE., 2014). ...

Reference:

Efeito agudo da suplementação de capsaicina na percepção subjetiva do esforço de uma sessão em competidores de Crossfit/ Acute effect of capsaicin supplementation on subjective perception of effort of a session in Crossfit competitors
Efeito da flexibilidade nos níveis de força máxima dinâmica do exercício clean nos praticantes de crossfit

Brazilian Journal of Health Review

... O processo de envelhecimento repercute em todos os sistemas, incluindo o musculoesquelético, nesse sentido, há perdas em massa e mudanças nas fibras musculares, tais alterações podem impactar na funcionalidade e questões como sarcopenia e quedas (Francis et al., 2017). Estudos (Correa et al., 2020;Silva, Monteiro e Mocarzel, 2021;FRAGALA et al., 2019) têm destacado que os idosos têm buscado atividades resistidas com efeitos positivos em força muscular, mobilidade, independência, expectativa de vida, capacidade funcional e consequentemente na qualidade de vida. Este é outro ponto que difere em nosso estudo, pois os idosos estão mais ligados a atividades cardiorrespiratórias. ...

Efeitos do treinamento resistido na qualidade de vida de idosos: uma revisão integrativa
  • Citing Article
  • January 2020

Brazilian Journal of Health Review

... Studies were carried out in Brazil (n = 19) (Agner et al., 2018;Arca et al., 2014;Bertani et al., 2018;Cezar et al., 2016;Coelho-Júnior & Uchida, 2021;da Cunha et al., 2018;Dantas et al., 2016;Gerage et al., 2013;Goncalves et al., 2014;Gurjão et al., 2013;Kanegusuku et al., 2011;Monteiro et al., 2010;Montrezol et al., 2014;Mota et al., 2013;Ramos et al., 2018;do Rego et al., 2011;Terra et al., 2008;Tomeleri et al., 2018;Wanderley et al., 2013), USA (n = 23) (Agurs-Collins et al., 1997;Balducci et al., 2010;Campo et al., 2015;Castaneda et al., 2002;Cononie et al., 1991;Craighead et al., 2021;Dengel et al., 1998;Douglas & Reiling, 1991;Haykowsky et al., 2012;Heffernan et al., 2013;Izquierdo-Porrera et al., 2000;Jaime et al., 2019;Lee et al., 2019;Nualnim et al., 2012;Roberson et al., 2018;Simons & Andel, 2006;Stewart et al., 2006;Turner et al., 2000;Vincent et al., 2003;Wolf et al., 2006;Wong et al., 2020), South Korea (n = 13) (Ahn & Kim, 2022;Choi et al., 2020;Jo et al., 2020;Lee, 2017;2017;2011;Shin et al., 2015;Son et al., 2020;2017;Woo-Cheol et al., 2016), Saudi Arabia (n = 1) (Alzahrani et al., 2023), Canada (n = 5) (Badrov et al., 2013;McGowan et al., 2008;Millar et al., 2013;Stiller-Moldovan et al., 2012;Taylor et al., 2003), Italy (n = 1) (Beltran Valls et al., 2014), Australia (n = 2) (Cao et al., 2019;Sun & Buys, 2015), Israel (n = 1) (Carmeli et al., 2003) (Hou et al., 2023), Taiwan (1) (Hsieh et al., 2018), Indiana (n = 1) (Huang et al., 2006), Germany (2) (Nguyen & Kruse, 2012;Van Hoof et al., 1996), Greece (1) (Kadoglou et al., 2012), Japan (n = 6) (Kawasaki et al., 2011;Miura et al., 2015;Ohkubo et al., 2001;Okamoto et al., 2020;Shiotsu et al., 2018;Yasuda et al., 2014), Portugal (n = 1) (Leitão et al., 2021), Thailand (n = 3) (Ngowsiri et al., 2018;Ruangthai & Phoemsapthawee, 2019;Sarinukul et al., 2023), Austria (n = 1) (Niederseer et al., 2011), Switzerland (n = 1 of 92 studies) (Stutz et al., 2022), Hong Kong (n = 1) (Thomas et al., 2005), Ireland (n = 1) (Timmons et al., 2018), and UK (n = 1) (Ubolsakka-Jones et al., 2017). ...

Effects of exercise training on blood pressure in medicated hypertensive patients with blood flow restriction

Motriz Revista de Educação Física

... Logo, é indubitável a relevância de pesquisas que evidenciem os fatores relacionados à HAS e ao risco cardiovascular, de acordo com um conjunto de características individuais, socioculturais e econômicas 18,19 , que devem ser contextualizadas em uma concepção mais ampliada do processo saúde-doença-cuidado . E o conhecimento sobre os determinantes sociais pode auxiliar gestores e profissionais da saúde na efetivação de políticas públicas e práticas em saúde coerentes com a realidade 20,21 -especialmente na região norte de Minas Gerais (MG), Brasil, onde existem lacunas de evidências sobre o assunto. ...

Obesidade, condição socioeconômica e hipertensão arterial no Extremo Oeste de Santa Catarina

Revista de Salud Pública

... These results suggest that the interactions between FTO and FoxO1 (forkhead transcription factor O1) are closely related to the pathogenesis of NAFLD Non-alcoholic fatty liver disease 36 . This obesity is found associated with High Blood Pressure when variables like BMI and socioeconomic status were distributed over normal, overweight and obese individuals 37 . Overweight and obese individuals tend to have lower central Systolic Blood Pressure compared to normal or lean people 38 . ...

Obesity, hypertension, and socioeconomic status in western Santa Catarina, Brazil

Revista de Salud Pública