Lidriana de Souza Pinheiro’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (1)


Figura 2. Análise multi-temporal (anos de 2004, 2012 e 2016) de fazendas de carcinicultura no ambiente estuarino do município de Itarema (CE). Fonte: Google Earth (BEZERRA FILHO, 2017).
Figura 3. Análise temporal (ano de 2018) de fazendas de carcinicultura no ambiente estuarino do município de Itarema. Fonte: Google Earth (Próprio Autor, 2019).
Figura 4. Barcos de pesca ancorados no Porto dos Barcos, na margem oposta ocorre o ecossistema manguezal. Fonte: Próprio Autor (2019).
Avaliação das concentrações de metais-traço em sedimentos do sistema estuarino-lagunar de Itarema, litoral oeste do Ceará
  • Article
  • Full-text available

December 2024

·

2 Reads

ACTA Geográfica

Franciane Pinto Calandrine

·

Lidriana de Souza Pinheiro

Os estuários são áreas de transição, onde a água do mar mistura-se a água do rio ou lagoa. A sedimentação nos ambientes estuarinos é formada por sedimentos fluviais e marinhos e sua dinâmica modifica ao longo do tempo dependendo de fatores geológicos, fluviais, climáticos e antropogênicos, cedendo informações sobre gênese, transporte e características do ambiente deposicional. Os metais-traço unem-se aos sedimentos mais finos e o processo de contaminação nesses ambientes está relacionado ao aumento da urbanização em seu entorno, no caso da área de estudo, os condicionantes antrópicos predominantes são carcinicultura e Porto dos Barcos. O objetivo do presente trabalho é avaliar as concentrações de metais-traço nos sedimentos do sistema estuarino-lagunar de Itarema e correlacioná-las com a granulometria, os teores de carbonato de cálcio (CaCO3) e de matéria orgânica (MO) dos sedimentos. A metodologia deu-se em quatro estágios: gabinete, campo, laboratório e escritório. Os resultados principais foram: os sedimentos que predominam no ambiente estuarino são lamas, lamas-arenosas e areia-lamosa; no testemunho A1, CaCO3 apresenta boa correlação com MO e correlação baixa com Cd, Al, Fe e Pb e com Cu e Zn correlação negativa. MO apresenta correlação negativa com todos os metais. No A2, CaCO3 apresenta correlação positiva com MO e negativa com todos os metais. MO apresenta correlação baixa com Pb e Al e negativa com demais metais. No A3, CaCO3 apresenta boa correlação com MO e Cd, Cu e Zn e negativa com Al, Fe e Pb. MO segue CaCO3, porém com Zn a correlação é negativa.

Download