Josias Júlio de Araujo’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (4)


Figura 2-Princípios Arquivísticos
Figura 3-Características essenciais de uma MGD
Gestão documental em ambientes corporativos: um modelo de procedimentos operacionais
  • Article
  • Full-text available

October 2024

·

8 Reads

Revista Informação na Sociedade Contemporânea

·

Josias Júlio de Araujo

O presente artigo propõe procedimentos operacionais detalhados para a construção e implementação de procedimentos operacionais relacionados à Gestão Documental em ambientes corporativos. Para isso, utiliza como base as teorias de Bellotto (2002), Jardim e Fonseca (1995) e Heredia-Herrera (2011), entre outros, além das práticas vivenciadas pelos autores em atividades consultivas e científicas. Essas experiências permitiram a verificação e aplicação das etapas para a construção de procedimentos operacionais eficazes nos contextos corporativos. Este estudo segue o método científico qualitativo, com a coleta de dados realizada por meio de visitas técnicas e entrevistas com gestores corporativos. O estudo faz parte de uma pesquisa que investigou casos em ambientes corporativos. Ao final, o artigo apresenta procedimentos operacionais detalhados para a elaboração do Diagnóstico, com o objetivo de estabelecer diretrizes para sua construção no contexto da Gestão Documental. A aplicabilidade desses procedimentos visa a construção de Diagnósticos Situacionais em ambientes corporativos, a fim de consolidar as etapas de construção do referido Diagnóstico.

Download

Gestão documental em escolas estaduais de Minas Gerais: uma revisão sistemática de literatura

December 2021

·

7 Reads

Informação & Informação

Objetivo: Identificar estratégias metodológicas relacionadas à gestão documental, utilizadas para organização e recuperação de documentos, em escolas públicas da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Metodologia: Para tal, apresenta-se como método a Revisão Sistemática de Literatura. Resultados: Ao final, foram selecionados 53 estudos que apresentaram relevância quanto às metodologias de gestão documental utilizadas para organização e recuperação de documentos. Conclusões: Identificou-se a necessidade de metodologias de GD, descritas de modo mais claro e específico, que apontem o passo-a passo para a implementação de metodologias de gestão documental nas instituições, uma vez que as mesmas têm utilizado métodos informais, e, por este motivo, apresenta falhas estruturais que podem trazer danos aos processos de gestão documental.


Gestão Documental do Dossiê Funcional de Servidores de Escolas Públicas

December 2021

·

34 Reads

·

1 Citation

Revista Informação na Sociedade Contemporânea

Decorrente do avanço tecnológico que a sociedade vivencia, os processos utilizados nas instituições tendem a sofrer mudanças, que são essenciais e necessárias, utilizando-se de ferramentas e metodologias capazes de modificar as rotinas nos processos até então considerados eficazes.Neste contexto, na área da educação não seria diferente, especificamente, no que se refere às escolas públicas e aos processos de Gestão de Documentos Arquivísticos (GDA), especialmente, aqueles produzidos no setor de Departamento de Pessoal (DP) das escolas. Pressupõe-se que tais instituições não possuem uma metodologia de GDA padrão e institucionalizada, para implementar os processos de GDA: tratar, organizar, controlar, acessar e recuperar os documentos arquivísticos do DP, especificamente, aqueles que compõem o dossiê funcional. Metodologia esta que permitiria a implementação dos processos de GDA, garantindo qualidade e melhoria nos serviços. Assim, fica eminente a necessidade de se definir e implementar uma metodologia de GDA que garanta a padronização dos referidos processos de GDA. O presente artigo busca, diante do pressuposto anunciado, identificar como tem sido tratada a nível nacional e internacional, a definição e aplicação de uma metodologia de GDA, no que tange a gestão do dossiê funcional de servidores que atuam em escolas públicas. Como método para alcançar tal objetivo, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Não foi localizado número representativo de estudos que evidenciam definição e aplicação de metodologias de GDA nas escolas públicas, o que evidencia lacunas a serem investigadas e preenchidas, com foco na GDA em escolas públicas e especificamente em documentos arquivísticos de cunho trabalhista.


Gestão de documentos arquivísticos: diagnóstico situacional em Escolas Estaduais de Minas Gerais

December 2021

·

2 Reads

Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Decorrente do avanço tecnológico que a sociedade vivencia, os processos e procedimentos utilizados nas instituições tendem a sofrer mudanças. Essas são necessárias e visam atender às novas demandas institucionais, sedentas por novas ferramentas e metodologias para aperfeiçoar os processos. Nesse contexto, incluem-se as instituições de ensino, especificamente, as Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais (EEMG) e os processos de Gerenciamento Arquivístico de Documentos. Essas instituições têm apresentado dificuldades ao gerenciar seus acervos documentais, nomeadamente, os acervos arquivísticos produzidos pelo Departamento de Pessoal (DP). Assim, faz-se necessário uma gestão padronizada, por meio de procedimentos de organização do dossiê funcional, visando garantir acesso e recuperação de maneira segura. Este estudo tem como objetivo, apresentar extrato do diagnóstico situacional realizado no DP das EEMG para verificar a situação da gestão dos documentos. Acredita-se que por meio do diagnóstico, tais instituições poderão implementar melhorias no processo de organização e recuperação dos documentos.