Joselí Maria Da Silva’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


Anúncios de educação no jornal A Gazeta da Parahyba (1888-1890)
  • Article
  • Full-text available

June 2024

·

5 Reads

Tópicos Educacionais

Maria Aparecida da Costa e Silva

·

Fabiana Sena

·

Joselí Maria Da Silva

O presente estudo tem como objetivo identificar os anúncios relacionados à educação no no jornal Gazeta da Parahyba, periódico que circulou entre os anos de 1888 e 1890, na Paraíba, visando à análise histórico-discursiva. O estudo enfatizou o gênero discurso, anúncio, identificando, no período em destaque, os aspectos de mudança e das estratégias discursivas. O estudo se fundamentou metodologicamente nas premissas da História Cultural, tendo como questão do estudo: como os anúncios relacionados à educação configuravam-se na Paraíba do século XIX? Ao responder a este questionamento a partir da fonte primária identificada na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, quando buscamos também, de certa forma, associar os tipos de anúncios que foram publicados, quais tipos de anúncios eram mais publicados, quais eram mais divulgados, o espaço a eles destinado, o formato da escrita, na tentativa de compreender como aquele determinado anúncio foi elaborado e por quem o foi, haja vista que os anúncios estavam imersos em uma sociedade disciplinar movida por regras sociais determinantes do comportamento dos sujeitos.

Download

A função materna nos contos de fadas: uma leitura do Complexo de Édipo nas obras dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault

November 2023

·

1 Read

Letrônica

Este artigo tem a pretensão de atentar sobre alguns aspectos latentes em contos de fadas, nas versões produzidas pelos Irmãos Grimm e por Charles Perrault, e vistos sob a perspectiva da Psicanálise, na leitura de Bruno Bettelheim (1980). Fareos uma análise de alguns dos contos dos autores acima, sob o olhar de Bettelheim, o qual, seguindo os passos das teorias freudiana e lacaniana, investe no Complexo de Édipo, para relacionar as três fases desse complexo, manifestadas nas personagens de “Branca de Neve”, “Cinderela”, “Príncipe Sapo”, “A Moça dos Gansos”, “João e Maria”, “As Fadas”, “Rapunzel”, “Pequeno Polegar” e “Chapeuzinho Vermelho”. Trata-se de uma análise bibliográfica, cujo objetivo é o de permitir uma reflexão sobre a possível identificação das crianças com as personagens desses contos, de modo a lhes facilitar sua imersão no mundo, a partir das informações inscritas, segundo Lacan, no Imaginário, no Simbólico e no Real, estruturas que, além de não desprezarem os conceitos freudianos, conseguem ampliá-los.