José Borzacchiello da Silva’s research while affiliated with Federal University of Ceará and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (4)


Discutindo o Rural e o Urbano
  • Article
  • Full-text available

December 2011

·

26 Reads

·

13 Citations

Revista da ANPEGE

José Borzacchiello da Silva

O artigo privilegia as novas releituras do papel histórico da cidade e suas relações com o campo. Discute o rural e o urbano em torno de temas versando sobre novo rural, nova ruralidade, inovação do rural face à uma reorganização da urbanização. O enfoque considera os novos arranjos espaciais decorrentes da intensificação das redes. Constata a proliferação de teses confirmando o fim do rural e do agrário, bem como aquelas que foram retomadas fundadas no pressuposto da subordinação do campo face às inovações do urbano/industrial. Parte do pressuposto traz um enfoque mais ligado à forma que ao processo e que caíram por terra as teses calcadas nas formulações sobre o fim do rural firmadas diante da modernização da agricultura, da industrialização do campo, da revolução verde e da emergência do agronegócio etc. Insiste na necessidade do debate acadêmico envolvendo diferentes áreas do conhecimento indicando novas pistas. Aponta que o avanço do enfoque explicativo dos novos arranjos exige a transposição de barreiras e preconceitos. Considera que no Brasil a abordagem tradicional de campo e cidade, de rural e de urbano, trata estas espacialidades como distintas.

Download

A PESQUISA E A PRODUÇÃO GEOGRÁFICA

October 2011

·

9 Reads

·

3 Citations

Revista da ANPEGE

Um breve histórico da área da geografia indica que, no Brasil, a afirmação da pós-graduação stricto sensu se dá a partir de 1971 quando foram criados os primeiros cursos. O Departamento de Geografia da USP - Universidade de São Paulo - foi pioneiro com a implantação dos Programas de Pós-Graduação de Geografia Humana e o de Geografia Física, nas modalidades de Mestrado e Doutorado. A UFRJ criou seu Programa de Pós-Graduação em Geografia, curso de Mestrado, no ano de 1972. A atuação desses programas nos seus primeiros anos foi fundamental para a afirmação do ensino e da pesquisa acadêmica em geografia no país. É a partir desta data que a pós-graduação responde com maior eficiência as demandas sociais com a formação de quadros especializados e com a produção geográfica de qualidade. Na passagem temporal entre os primeiros cursos e os mais recentes, ampliou, sobremaneira, o interesse da sociedade pelo conhecimento produzido pela geografia. Deu-se, inclusive, o crescente aumento do número de títulos publicados pela geografia, resultado das conquistas da área junto ao setor editorial pela publicação de livros e revistas voltados a um público específico e à sociedade. São muitos os profissionais formados pelos programas de pós-graduação que desempenham suas funções nos mais variados setores de atividade.


REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, TRABALHO E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO METROPOLITANO DE FORTALEZA - DOI 10.5216/bgg.V31i1.15395

August 2011

·

70 Reads

Boletim Goiano de Geografia

In the face of the ongoing process of productive and spatial restructuring, the Metropolitan Region of Fortaleza(RMF) experiments the substitution of forms and the diversification of its functions. The creation of industrialdistricts and large housing projects has led to a complex form of the urban structure in the metropolis,with changes in the socio-spatial organization. Different from an expected loss of functions, Fortaleza hasstrengthened its command capacities due to the new roles that the municipalities of the RMF play in the socialand technical division of labor. However, these municipalities have remained dependent on the supply of servicesfrom the capital that has specialized on the tertiary sector, increasing its polarizing power and area of influence.The policies for the incentive of tourism, real estate deals, agribusiness, and the growth and expansion of theindustry in Ceará have produced changes in the employment structure, on the labor market, and consequently inthe metropolis. This article analyzes the impacts of the processes of restructuring in the metropolitan space ofFortaleza and their implications for the labor force profile and the spatial mobility. It shows the impulse and therescaling of the industry in the RMF and the resulting expansion of its zone of influence to other states and thetransnational space, and these processes favor the emergence of new centralities.


Citations (2)


... Se o pluralismo teórico-metodológico do período poderia ser interpretado como parceiro desse emergente pluralismo territorial, o que se observa, no entanto, é uma hesitação dos novos programas em dissociar-se dos imperativos emanados dos centros intelectuais, políticos e econômicos e afirmarem-se em sua realidade socioespacial e inquietações próprias ao território onde se localizam. Temerosos da falta de um imprescindível financiamento a pesquisas que não sejam rotuladas pelas agências -públicas e, cada vez mais, privadas -como de interesse "geral" ou "global", esses programas acabam reproduzindo os objetivos e marcos de análise de seus modelos (Silva, 2011;Lencioni, 2013). ...

Reference:

A expansão da pós-graduação em Geografia no Brasil entre 1991 e 202
A PESQUISA E A PRODUÇÃO GEOGRÁFICA
  • Citing Article
  • October 2011

Revista da ANPEGE

... As tentativas de interpretação e definição do rural/urbano e campo/cidade atravessaram o século XX e as querelas conceituais permanecem em diferentes áreas do conhecimento que tomam esses termos como objetos de estudo, como a Geografia, a Sociologia, a Economia, entre outras (BISPO; MENDES, 2012;SILVA, 2017). No campo da educação, a problematização do termo é recente e foi impulsionada pelo fenômeno da Educação do Campo. ...

Discutindo o Rural e o Urbano

Revista da ANPEGE