Jean Louis Landim Vilela’s research while affiliated with Universidade Cruzeiro do Sul and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (17)


II Simpósio em Ensino de Ciencias e Matemática
  • Book
  • Full-text available

November 2024

·

143 Reads

·

Adriana Ferreira Tiburtino

·

Adriana Maiate Rosendo

·

[...]

·

Wagner de Oliveira Lucca

O Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática (SECIMAT) é um evento acadêmico idealizado e organizado pelo corpo discente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul com o objetivo de promover discussões e troca de conhecimentos sobre práticas e inovações na área. Em sua segunda edição, o II SECIMAT foca na relevante temática da formação de professores e na integração de tecnologias educacionais, promovendo reflexões e experiências que visam aprimorar o ensino e a aprendizagem nessas áreas. Este livro reúne um conjunto diversificado de estudos apresentados no II SECIMAT, que refletem sobre temas emergentes e relevantes para a educação contemporânea. Dividida em cinco seções principais, a coletânea oferece contribuições que exploram práticas inovadoras, superam desafios pedagógicos e promovem uma formação mais crítica e inclusiva, tanto para alunos quanto para professores.

Download

MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ENSINO DE FÍSICA ENVOLVENDO ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS COM TEA

April 2024

·

2 Reads

Revista Dynamis

Constata-se uma crescente preocupação com o desenvolvimento cognitivo, a aprendizagem e a interação social nos ambientes escolares do país dos discentes que manifestam algum tipo de deficiência, particularmente aqueles que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sendo assim, o objetivo deste trabalho é caracterizar as pesquisas acadêmicas realizadas na última década no Brasil, identificando suas contribuições formativas para estudantes com TEA no âmbito do Ensino de Física. A pesquisa foi realizada por meio de um mapeamento baseado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado constatou-se que são poucos os trabalhos desenvolvidos, os quais enfatizam apenas conteúdo da Física Clássica, sendo as pesquisas realizadas em cursos de Mestrado, não havendo trabalhos de Doutorado. Foi identificada uma diversidade de recursos e metodologias empregadas, tendo como objetivo principal facilitar a aprendizagem de conceitos da Física.


Montagem de uma horta como proposta de Ensino de Ciências na perspectiva da Educação CTS envolvendo estudantes dos Anos Iniciais do Ensino FundamentalSetting up a garden as a proposal for Science Teaching from the perspective of STS Education involving students in the Elementary SchoolConstitución de un jardín como propuesta para la Enseñanza de las Ciencias desde la perspectiva de la Educación CTS involucrando a estudiantes de la Educación Primaria

January 2024

·

10 Reads

Revista de Ensino de Ciências e Matemática

Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade realizada com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental pertencentes à uma escola privada do Sul de Minas Gerais, nas aulas de Ciências, tendo como objetivo desenvolver ações sustentáveis voltadas para o Meio Ambiente e tendo por base os fundamentos da Educação CTS. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, envolvendo 50 estudantes que compõem o período integral da escola e estudantes do 3° ano. Os estudantes construíram uma horta suspensa utilizando garrafas pet para cultivarem hortaliças e verduras que seriam consumidas pelos próprios estudantes e também pelos funcionários da escola. O projeto despertou nos estudantes maior senso crítico, argumentativo e com tomadas de decisões envolvendo alimentação, saúde, reuso e reciclagem de resíduos, permitindo uma participação mais ativa e um maior interesse pelas aulas de Ciências. A montagem da horta tornou os estudantes dos anos iniciais protagonistas do processo de aprendizagem, permitindo que pudessem questionar, interagir e ampliar seus conhecimentos tendo em vista uma formação voltada para a cidadania que estimulou o envolvimento das famílias nas atividades propostas.



CONSCIENTIZAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA CULTURA MAKER E DA EDUCAÇÃO CTS: a arte de reutilizar materiais recicláveis visando à sustentabilidade

January 2024

O Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática (SECIMAT) é um evento acadêmico idealizado e organizado pelo corpo discente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul com o objetivo de promover discussões e troca de conhecimentos sobre práticas e inovações na área. Em sua segunda edição, o II SECIMAT foca na relevante temática da formação de professores e na integração de tecnologias educacionais, promovendo reflexões e experiências que visam aprimorar o ensino e a aprendizagem nessas áreas. Este livro reúne um conjunto diversificado de estudos apresentados no II SECIMAT, que refletem sobre temas emergentes e relevantes para a educação contemporânea. Dividida em cinco seções principais, a coletânea oferece contribuições que exploram práticas inovadoras, superam desafios pedagógicos e promovem uma formação mais crítica e inclusiva, tanto para alunos quanto para professores.


PROMOVENDO VIDA À NATUREZA ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS

October 2023

·

29 Reads

REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

O presente trabalho apresenta a proposta de uma atividade ambiental, de forma interdisciplinar, como ferramenta para o desenvolvimento da integração entre alunos, professores e responsáveis, de todos os segmentos de uma escola privada no Sul de Minas Gerais, no intuito de conscientizar a formação de valores em prol do meio ambiente. Foram debatidos durante as aulas assuntos referentes aos impactos que as queimadas podem causar no agravamento do efeito estufa, à situação da fauna e flora da região em que os alunos vivem e foram elencadas as possíveis soluções para a preservação ambiental. O projeto iniciou com arrecadação de mudas nativas e frutíferas da região em consonância com o bioma local, para o plantio e reflorestamento de áreas degradas do município. Como resultados percebemos que é essencial medidas de conservação e preservação do meio em que as pessoas estão inseridas, principalmente, em situações nas quais o ser humano possa tornar um ator ativo e participante deste processo essencial à manutenção da qualidade de vida. Conclui-se que tornar o aluno protagonista em meio a um processo educacional possibilita uma formação mais ampla, enquanto o professor atua como um mediador das atividades planejadas e executadas proporcionando maior responsabilidade, tomada de decisão e maior relação entre aluno e professor.


PERSPECTIVAS E ANSEIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ENSINO VOLTADO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DIALÓGICA

April 2023

Educação em Foco

O atual cenário da Educação Brasileira apresenta alunos desinteressados, muitas vezes desmotivados e apáticos durante as aulas. Diante dessas problemáticas a presente pesquisa, tem como objetivo diagnosticar alavancas de rejeição que, possivelmente, impedem os alunos de desenvolver habilidades de interação que favoreçam o aprendizado. Para nortear o trabalho, foi aplicado um questionário, contendo seis questões fechadas, para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em escolas públicas e privadas. O procedimento teórico discorrido sobre a luz de David Ausubel enfatizando a aprendizagem significativa e Mickhail Bakhtin retratando a filosofia da linguagem, trabalhando os princípios da polifonia. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa considerando as teorias como aporte, possibilitando a compreensão e interpretação de fatores que possam interferir no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A análise qualitativa do questionário apontou para a necessidade de estimular, motivar e incluir, ações recorrentes na vida desses espectadores e que possam saber ouvi-los e poder construir de forma coletiva uma aprendizagem significativa. Por fim, entendemos que a prática docente deverá assumir um papel em que o diálogo permita que todos os sujeitos envolvidos possam questionar suas próprias posições, respeitando o grau de criticidade de cada um, bem como o entendimento e a compreensão no mundo em que estão inseridos.


Figura 2 -Desenvolvimento do estudo frente ao método aplicado.
Educação Especial Inclusiva e Ensino: uma realidade contemporânea

January 2023

·

55 Reads

IOSR Journal of Humanities and Social Science

Resumo Com o desenvolvimento dos estudos literários no âmbito educacional e dos processos educacionais em caráter de ensino, escolas, professores e estudantes passam por constantes adaptações. A escola, por exemplo, é um ambiente que passa por reformulações curriculares, reorganizações e todas essas características são estipuladas no Projeto Político Pedagógico (PPP). Este documento, por sua vez, contém os pensadores, filósofos e literários que corroboram com o fator enquadrante à ideologia da escola. Neste ínterim, este estudo teve como objetivo refletir sobre a relação entre educação especial inclusiva e o ensino atual. Sendo assim, partimos de uma revisão integrativa de literatura que ocorreu na base Scientific Electronic Library Online (SCIELO), a fim de construir um corpus de pesquisa pautado em diálogo crítico e reflexivo de pesquisadores na área. Para análise de dados, foi utilizado o método de análise qualitativa, compondo uma discussão descritiva e dialogada frente às categorias insurgentes. Os resultados e a conclusão do estudo apontam a conexão necessária entre educação especial inclusiva e ensino, bem como, o desenvolvimento de práticas pedagógicas que evidenciam a formação inicial e continuada de professores em caráter inclusivo. Palavras chave:Educação especial; Ensino; Inclusão; Revisão integrativa.


Laboratórios de óptica para alunos do ensino médio das escolas públicas: montagem e avaliação da aprendizagem: Optics laboratories for public school high school students: assembly and evaluation of learning

August 2022

Brazilian Journal of Development

O presente trabalho versa sobre a importância das aulas práticas para que o conteúdo de óptica geométrica seja assimilado e compreendido pelos alunos do ensino médio das escolas públicas com despertamento do interesse pelas aulas. Analisou-se, particularmente, a utilização do laboratório, o envolvimento dos alunos e o uso de celulares para pesquisa na internet em experimentos sobre óptica geométrica, mais especificamente, dispersão da luz, associação de espelhos planos, reflexão e refração da luz e lentes esféricas. Para muitos estudantes é difícil fazer uma conexão entre a teoria e a prática. A física tem que ter sentido para os alunos e ser vista como algo prático e presente no seu cotidiano. Assim, as aulas práticas aliaram-se ao professor, garantindo uma maior aprendizagem sobre os temas abordados. Portanto, os objetivos deste trabalho foram: propor a construção de kits e experimentos com materiais de baixo custo e fácil acesso; mudança na metodologia tradicional do ensino atual da Física na Escola Estadual São Sebastião; desenvolver a curiosidade e o senso crítico do aluno para que compreenda e aprenda com mais facilidade o conteúdo trabalhado. O trabalho foi desenvolvido com alunos da segunda série do ensino médio regular e com alunos do segundo período do projeto EJA, onde fez-se também a comparação entre as duas turmas com relação ao interesse despertado e envolvimento no assunto. Com este estudo descobriu-se que as atividades no laboratório associadas ao uso do celular, alcançam os objetivos propostos. Conclui-se que a utilização de laboratórios de física é excelente recurso para que os alunos compreendam melhor o assunto “óptica geométrica”, proporcionando uma aprendizagem mais efetiva.


Figura 1 -Atividade desenvolvida durante a aula de Ciências
Figura 2 -Respostas dos alunos em relação à primeira pergunta
Figura 4 -Percepções sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem

August 2022

·

83 Reads

·

2 Citations

Revista Insignare Scientia - RIS

O objetivo principal desta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, foi investigar como a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribuirá para o desenvolvimento dos alunos portadores do TDAH que estão inseridos nas salas de aula regulares da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizou-se dos teóricos da Educação (CTS). Participaram da pesquisa 25 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Foram elaboradas atividades de ensino, com duração de 45 minutos, durante as quais foram coletados os dados através de questionários abertos e fechados e de gravação em áudio. A análise de conteúdo de Bardin e os teóricos da Educação CTS foram utilizados para examinar os dados. Os resultados indicam que questões ligadas a Educação CTS é um caminho promissor para o maior desenvolvimento e participação dos alunos durante as aulas, na maioria das vezes os portadores do TDAH são pouco participativos, retraídos e não gostam de interagir. Por fim, entendemos e esperamos que atividades diferenciadas e que levam a maior participação do portador do TDAH poderá facilitar o trabalho do professor e proporcionará uma maior participação e interesse pelos assuntos abordados no decorrer das aulas.


Citations (2)


... Os diferentes estudos exploram o uso de tecnologias educacionais para auxiliar alunos com TDAH, destacando como esses recursos impactam no processo ensino aprendizagem (Goncalves, 2023;Ferraz et al., 2022;Gonçalves, 2021); em habilidades acadêmicas específicas da matemática (Benevides, 2020;Russo;Abar, 2020;Ianaguivara;Sanchez, 2016;Sperafico, 2016); e da escrita (Pessoa, 2023;Pisacco, 2016); em habilidades cognitivas como atenção (Ianaguivara, 2016;Costa, 2023) e memória de trabalho (Pisacco, 2016;Sperafico, 2016); habilidades sociais (Costa, 2023); na motivação e participação (Souza, 2023;Ferraz et al., 2022). ...

Reference:

TDAH e tecnologia na educação: uma revisão de estudos brasileiros
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem

Revista Insignare Scientia - RIS

... Acreditamos que a utilização de temas contemporâneos nas aulas e que envolvam a problematização de situações e contextos relacionados ao cotidiano dos estudantes constitui uma alternativa que pode favorecer a promoção da Alfabetização Científica, contribuindo para o seu desenvolvimento e aprendizagem de conteúdos previstos nos currículos escolares. Neste sentido, a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) configura-se como um caminho promissor capaz de aproximar o universo de conhecimentos escolares da realidade vivenciada pelos estudantes, permitindo que se tornem mais críticos em relação aos diversos problemas que afetam suas vidas, abrindo caminho para que tomem decisões mais adequadas e amparadas em conhecimentos científicos, o que tende a contribuir para um exercício mais consciente e pleno de sua cidadania (Ferraz;Araújo, 2023;Moreira;Aires;Lorenzetti, 2017;Paiva;Araújo, 2022). ...

ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA BASEADA NO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES
  • Citing Article
  • March 2022

Revista Dynamis