Isaura Melo Franco’s research while affiliated with Federal University of Uberlândia and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (6)


Figura 1 -Matéria sobre o "Comitê Estudantil Masculino pró Lott"
Figura 2: Nota com esclarecimento do DCE de Uberaba a população local.
Juventude Estudantil e Autoritarismo aos olhos da Imprensa do Triângulo Mineiro (1964-1969)
  • Article
  • Full-text available

August 2022

·

3 Reads

Cadernos de História da Educação

Isaura Melo Franco

·

Sauloéber Tarsio de Souza

Este artigo tem como principal objetivo identificar as representações mais expressivas veiculadas pela imprensa do Triângulo Mineiro sobre as ações e ideários políticos existentes entre a juventude estudantil frente ao autoritarismo da década de 1960. Privilegiou-se o recorte temporal dos anos iniciais da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1969) por conta de terem sido marcados por grande efervescência política e sociocultural, acompanhada e registrada com proximidade pelos jornais de todo o país e, neste estudo em específico, enfocou-se os veículos Cidade de Ituiutaba e Correio do Triângulo (Ituiutaba); Correio de Uberlândia e Tribuna de Minas (Uberlândia) e Correio Católico e Lavoura e Comércio (Uberaba). Observaram-se mais aproximações do que diferenças na narrativa produzida por estes veículos em relação às representações construídas em torno dos estudantes, apresentados como cidadãos comprometidos com a “ordem e o progresso”, e não com a “baderna” que ameaçava o status quo vigente. Assim, os jornais atuaram entre dois polos indo da adesão imediata ao regime autoritário até a contestação discreta de suas ações violentas contra os estudantes, construindo narrativas e simbolismos da realidade local, visando manipulá-la e transformá-la de acordo com os interesses dos grupos mantenedores desta imprensa.

Download

REFLEXÕES SOBRE A HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE) E NOS CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (UFU) (2013-2015)

December 2017

·

27 Reads

Pedagogia em Foco

Genis Alves Pereira de Lima

·

Isaura Melo Franco

·

Mariana Lemos do Prado

·

[...]

·

Talita Costa Alves

O presente texto resulta de trabalho coletivo desenvolvido por pós-graduandos da Universidade Federal de Uberlândia e promove a reflexão sobre a historiografia da educação brasileira tendo como base os artigos publicados na Revista História da Educação (UFPel) e nos Cadernos de História da Educação (UFU), no período entre 2013 e 2015. Entendemos que, ao buscar inventariar esse campo do conhecimento a partir de dois dos principais periódicos especializados no país, promovemos um pequeno e recente mapeamento da estrutura desse campo científico a partir do recurso das técnicas da bibliometria que permitiram realizar análises quantitativas e estatísticas do conjunto de mais de duas centenas de artigos publicados por essas revistas. Os periódicos científicos especializados são importantes veículos de comunicação do conhecimento de determinado campo da ciência por reunirem em seus conselhos editoriais e consultivos, pesquisadores de reconhecido mérito. As revistas escolhidas para análise tem em comum a condição de serem periódicos criados por iniciativas de grupos de pesquisas regionais (ASPHE-Rio Grande do Sul, 1997 e NEPHE-Minas Gerais, 2002) e recebendo avaliações semelhantes da CAPES. As reflexões apontaram tendências, aproximações e peculiaridades ao visualizar o campo da História da Educação a partir de periódicos distintos. Em relação à metodologia de trabalho, partimos da tabulação dos artigos publicados (leitura de títulos, resumos e palavras-chaves) ao longo do triênio escolhido, trabalho que demandou dedicação para a manipulação do grande volume de informações, mesmo que facilitado pelo livre acesso aos acervos digitais das revistas.


Os jornais estudantis no cenário educacional tijucano (Ituiutaba -MG, Anos 1950 E 1960)

December 2016

·

27 Reads

·

2 Citations

Argumentos Pró-Educação

O objetivo principal deste artigo se concentra em desvendar as principais práticas culturais vivenciadas pelos jovens estudantes secundaristas de Ituiutaba-MG nas décadas de 1950 e 1960 representadas pelos impressos estudantis, bem como identificar os seus princípios norteadores. Utilizamos como fonte de pesquisa exemplares de jornais estudantis e da imprensa local. Estudamos os anos de 1950 e 1960, visto que foram marcados por um contexto de grande agitação política e social, além de crescente circulação de impressos entre os estudantes. Por meio dos periódicos analisados foi possível desvendar grande parte das práticas culturais presentes no meio escolar tijucano. Logo evidenciamos a veiculação de princípios educacionais morais, cristãos e patrióticos, além de um ideário de educação para as meninas favorável à formação de futuras mães e esposas, o que representava reflexos do cenário político e social nacional.Palavras-chave: Práticas culturais. Secundaristas. Jornais estudantis.



Estudantes no Pontal Mineiro e ditadura militar na década de 1960

December 2013

·

148 Reads

·

5 Citations

Revista Tempo e Argumento

Este artigo faz parte de pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida desde 2012 no Programa de Pós-Graduação em educação na Linha de História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Seu objetivo principal é desvendar parte das ações e das práticas do movimento estudantil no Pontal do Triângulo Mineiro, especificamente na cidade de Ituiutaba, frente ao clima autoritário estabelecido pela ditadura militar na década de 1960, e também revelar o ideário de estudante/aluno veiculado pela imprensa local, observado em nível nacional. Utilizamos como fonte primária a análise de 04 coleções de jornais do município de Ituiutaba que circularam na década de 1960. Recorremos também à história oral, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com alguns dos ex-líderes estudantis do contexto investigado. Acreditamos que a importância desse estudo se deve principalmente pelo ineditismo do tema, já que a história do movimento estudantil no país no período ditatorial aborda principalmente os grandes centros urbanos. Esse estudo nos revelou que a implantação da ditadura militar no país gerou reflexos na política e na sociedade de Ituiutaba, de forma que os estudantes locais foram afastados das reivindicações de caráter político. Esperamos que o desenvolvimento deste estudo, sua posterior divulgação e discussão, possam contribuir para a história dos estudantes no país, além de ampliar as possibilidades de interpretação sobre os impactos gerados pelo golpe militar na sociedade brasileira. Palavras-chave: Estudantes. Ditadura Militar. Pontal Mineiro. Anos de 1960


A JUVENTUDE ESTUDANTIL REPRESENTADA NA IMPRENSA ESCRITA DE ITUIUTABA-MG (ANOS DE 1950 E 1960)

March 2011

·

12 Reads

Emblemas - Revista do Departamento de História e Ciências Sociais - UFG/CAC

O presente artigo tem como principal objetivo estudar as especificidades do movimento estudantil de Ituiutaba-MG ao longo das décadas de 1950 e 1960, revelando o ideário de estudante/aluno veiculado pelos jornais locais, observando-o a partir do contexto maior em nível de país. A importância desse estudo se deve parcialmente pelo ineditismo do tema, visto que a história do movimento estudantil tijucano ainda deve ser escrita. Esse estudo mostrou dois períodos distintos relativos ao movimento estudantil local que tem como marco divisório a ditadura militar implantada no ano de 1964, ocorrendo alteração na forma como os estudantes e suas ações eram apresentadas nas páginas dos jornais do município. Entendemos assim, que esse trabalho contribui para a construção da história da educação regional.

Citations (1)


... Liderados por la União Nacional dos Estudantes (UNE), que aglutinaba tendencias socialistas, comunistas, católicos y conservadores liberales, se configuraron, durante el gobierno de Goulart, como un grupo académico comprometido con la democratización, modernización y extensión de la educación superior, y también como una fuerza social y política con iniciativa y capacidad suficiente como para que sus acciones repercutieran la política general universitaria del país (D. Cunha, 2016;Fontes & Alves, 2013;Franco & Souza, 2013;Mattos, 2014;Motta, 2014). ...

Reference:

El ’68 más allá de las Primaveras Boreales: Representaciones en la esfera pública de los estudiantes universitarios brasileiros en acción
Estudantes no Pontal Mineiro e ditadura militar na década de 1960

Revista Tempo e Argumento