Helena Alencar Farias’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (1)


Figura 1 -Resultados obtidos no teste de absorção de líquido por imersão Fonte: Farias (2021).
Figura 2 -Resultados obtidos no teste de inchamento em espessura Source: Farias (2021).
Material compósito reforçado com bagaço da cana-de-açúcar na criação de ecojoiaSugarcane bagasse reinforced composite material in the creation of eco-friendly jewellerySugarcane bagasse reinforced composite material in the creation of eco-friendly jewellerySugarcane bagasse reinforced composite material in the creation of eco-friendly jewellery
  • Article
  • Full-text available

August 2024

·

16 Reads

Sustentabilidade em Debate

Jefferson Mendes de Souza

·

Helena Alencar Farias

·

Simone Ferreira de Albuquerque

Atualmente muito se discute sobre os impactos ambientais da indústria da moda. O designer, como agente transformador nesse processo, tem a responsabilidade de incorporar a sustentabilidade aos seus métodos de produção e produtos de forma a minimizar tais impactos. É no contexto da sustentabilidade que surge o MDF (Medium Density Fiberboard), painéis ecológicos de baixo custo e com diferentes aplicações, inclusive para a aplicação em acessórios de moda. O MDF, porém, é responsável por liberações de formol na atmosfera, causando riscos à vida no planeta. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um compósito para substituir o MDF e, com esse intuito, fez-se uso do bagaço da cana-de-açúcar para aplicação no desenvolvimento de ecojoias. Metodologicamente desenvolveuse uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa experimental com abordagem hipotéticodedutiva. Ademais, foram realizados ensaios laboratoriais, como testes de absorção por imersão de líquidos, de inchamento em espessura e de impacto. Por fim, os resultados foram analisados, o que comprovou a viabilidade desse material na produção de ecojoias.

Download