Guilherme Camargo Massaú’s research while affiliated with Federal University of Pelotas and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (32)


CUIDADOS PALIATIVOS: ANÁLISE SOB AS PERSPECTIVAS DO DIREITO SOCIAL À SAÚDE E DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
  • Article
  • Full-text available

December 2024

·

5 Reads

Revistas de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR

Silvia Maria Correa Vieira

·

Guilherme Camargo Massaú

·

Maíra Vieira

No Brasil, o direito à saúde tem previsão constitucional e universal. No entanto, a saúde ainda é abordada com foco no tratamento da doença, desprestigiando outros aspectos da saúde, tais como prevenção e, em especial os cuidados paliativos. O presente artigo tem como tema os cuidados paliativos como importante instrumento para efetivação do direito à saúde, sob uma perspectiva de respeito à dignidade da pessoa humana. O objetivo geral é abordar sobre os cuidados paliativos e sua importância para a dignidade da pessoa humana. O estudo visa trazer a questão do direito à saúde, nas suas dimensões de direito humano, direito fundamental e direitos social, assegurado a todos os cidadãos, bem como um dever do Estado. Nesse cenário, abordar-se-á os cuidados paliativos como importante prática de saúde que dá luz à dignidade da pessoa humana. A metodologia empregada é qualitativa, utilizando-se revisão bibliográfica e análise de dados.

Download

Os princípios constitucionais das relações internacionais e o embargo à Cuba

Revista Húmus

O texto tem como objetivo analisar juridicamente o grau de vinculatividade do Chefe de Estado aos princípios constitucionais das relações internacionais da Constituição Federal de 1988. Para isso, toma-se como base a decisão proferida pelo Min. Luís Roberto Barroso na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 805 proposta pelo Partido dos Trabalhadores em face do voto contrário à Resolução A/RES/74/7 do governo brasileiro na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratava do embargo econômico, comercial e financeiro ao Estado cubano. O método analítico foi empregado para examinar os princípios e a decisão do STF e o método hipotético-dedutivo foi empregado para traçar a incidência desses princípios. Utilizaram-se recursos bibliográficos para a realização da pesquisa. As conclusões que o texto traz é a violação do princípio da prevalência dos direitos humanos pelo Chefe de Estado ao não o ter concretizado por meio de sua tomada de posição ao representar o Brasil na ONU. Isto pelo fato de os princípios estabelecidos no Art. 4° da CRFB serem políticas de Estado e não governo. Também, concluiu-se pela decisão inadequada do STF ao ignorar os efeitos normativos emanados pelos princípios constitucionais das relações internacionais.


FUNDAMENTO FILOSÓFICO-JURÍDICO DA SOLIDARIEDADE - DOI: 10.12818/P.0304-2340.2024v85p157

October 2024

·

3 Reads

Revista da Faculdade de Direito da UFMG

O texto tem como objetivo analisar a categoria filosófica cuidado na perspectiva heideggeriana como fundamento da solidariedade na dimensão jurídica. Isto deve-se ao fato de Heidegger designar o cuidado como ser- -no-mundo ao vincular a relação do cuidado consigo e com o mundo, interligando a vida como um todo. A partir desta compreensão, encontra-se a relação direta com a solidariedade (também como comando normativo), já que ser solidário implica responsabilizar-se pela própria vida e pelo mundo a sua volta a partir de si, constituindo direito e dever jurídicos. Assim, a solidariedade, mesmo no âmbito jurídico, manifesta o cuidado consigo e com o outro (mundo). Manifesta-se as dimensões individual e social. O método empregado é o dedutivo, pois ao estabelecer alguns parâmetros da teoria de Heidegger, situou-se os elementos vinculados à concepção de Direito adotada neste trabalho. Os instrumentos de pesquisa, como requer a natureza do tema, foram bibliográficos.


Figure 1 -factors of similarity
CONSTITUCIONALISMO DIATÓPICO:: ABERTURA AO CONSTITUCIONALISMO GLOBAL

April 2024

·

3 Reads

Revista do Direito Público

O texto visa identificar a abertura de uma educaçãoconstitucionalista global a partir da avaliação dos textos dasnormas constitucionais. No início, procurou-se estabelecer umamedida de semelhança formal entre os textos constitucionais(regras e princípios) de vários Estados. Através das expressõescontidas nos textos constitucionais foi possível identificar oselementos formais que determinam várias constituições. A seleçãodestas expressões foi feita de forma aleatória, e, na sua maioria,trata de expressões amplas. Ficou demonstrado que existe, pelomenor no contexto textual, uma semelhança de metade doscomandos constitucionais normativos. O método utilizado foianalítico, porque foram analisados textos constitucionais combase em bibliografias.


O princípio da dignidade da pessoa humana enquanto limitação ao poder de legislar

O artigo tem como objetivo compreender os limites do poder de legislar em face do âmbito normativo constitucional do princípio da dignidade da pessoa humana. Com a supremacia da Constituição da República Federativa do Brasil no Estado brasileiro, o princípio da dignidade da pessoa humana encontra-se em hierarquia superior aos Poderes constituídos. A partir de uma análise do significado da dignidade humana enquanto valor jurídico fundamental e da sua relação com os direitos fundamentais, apresenta-se o resultado de que o poder de legislar terá legitimidade (constitucionalidade) desde que o efeito de sua ação não viole o princípio da dignidade humana. Essa necessidade de adequação com o postulado da dignidade humana enquanto valor jurídico não se dá apenas em relação ao princípio da dignidade em si, mas também com os diversos direitos fundamentais que são inspirados pela dignidade humana enquanto valor essencial. A trabalho, de caráter qualitativo, é pautado pela pesquisa bibliográfica em obras nacionais e estrangeiras. O artigo busca contribuir para a tarefa de compreender o significado e o alcance que podem ser juridicamente extraídos do princípio da dignidade humana enquanto valor fundamental.


A REGRA TÉCNICA NO DIREITO: A LEGITIMIDADE DA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA COMPETENTE EM FACE DE EPIDEMIA A PARTIR DA LEI 13.979/2020

September 2023

Revista de Direito Brasileira

O texto tem como objetivo analisar se existe ou não grau de vinculação entre regras técnicas e as decisões discricionárias de autoridade pública competente em situação de epidemia, mormente a partir do marco normativo trazido pela Lei nº 13.979/2020. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica (documental), valendo-se do método dedutivo, que resultou no reconhecimento de que as regras técnicas consistem em uma das limitações do espaço discricionário do Poder Executivo no escolher e adotar medidas que possam combater epidemias e, ao mesmo tempo, manter a saúde e a vida dos administrados. A partir da resposta encontrada, foram feitas inferências a respeito do controle exercido pelas normas técnicas médico-sanitárias sobre limites e possibilidades do ato administrativo discricionário, editado em matéria de saúde pública e, mais especificamente, em situação de combate à grave calamidade pública (enfrentamento a epidemias e pandemias). Em síntese, concluiu-se que a apreciação da conveniência e oportunidade para edição do ato administrativo no contexto acima informado demanda, sob pena de ferir de morte o bem público e sacrificar bens jurídicos individuais (como vida e saúde), a atenta observância da autoridade competente às diretrizes técnico-científicas.


Tolerância E A Vinculação Entre O Direito Constitucional E Internacional

September 2022

·

2 Reads

·

1 Citation

Prim Facie

O objetivo do texto é situar o princípio da tolerância no ordenamento jurídico brasileiro, especificamente, na Constituição Federal (CRFB) de 1988 e no ordenamento jurídico internacional. Com isso, buscar-se-á identificar pontos similares entre o direito nacional (basicamente o constitucional) e o direito internacional. Por conseguinte, ter-se-á uma perspectiva de desdobramento de comandos normativos que convergem ao âmbito interno e internacional no sentido do posicionamento dos Estados tanto interna como externamente. Desta forma, a exigência normativa da postura interna deve refletir, também, na postura externa do Estado de Direito. Para realizar a pesquisa, foram empregados os métodos analítico e hipotético-dedutivo. O primeiro foi utilizado visando esmiuçar as categorias jurídicas do princípio tolerância. O segundo auxiliou na busca do resultado da incidência desse princípio jurídico. Devido à natureza do tema e da pesquisa, utilizou-se de fontes bibliográficas.



Princípio da solidariedade como critério de aplicação do princípio de proibição de retrocesso social em relação aos direitos sociais

March 2021

·

30 Reads

·

1 Citation

Scientia Iuris

O texto versa sobre a relação do princípio da proibição do retrocesso social com o princípio da solidariedade, impresso no Art. 3°, I, in fine, da Constituição Federal (CF). Trata-se da aplicação do princípio da proibição do retrocesso em consonância com os parâmetros normativos estabelecidos pelos objetivos fundamentais do Estado brasileiro: construir uma sociedade solidária. Objetiva-se mostrar a densificação do sentido da vedação do emprego de medidas jurídicas socialmente retrocessivas por meio do princípio da solidariedade, inserido como cláusula transformadora. Para realizar a pesquisa, foram empregados os métodos analítico e hipotético-dedutivo. O primeiro foi utilizado visando esmiuçar as categorias jurídicas do princípio da proibição do retrocesso social e do princípio da solidariedade impresso na cláusula transformadora do Art. 3°, I, in fine, da CF. O segundo auxiliou na busca do resultado da incidência desses dois princípios assente em uma hipótese jurídica. Devido à natureza do tema e da pesquisa, utilizou-se de fontes bibliográficas.


O Imposto sobre Grandes Fortunas e a Constituição Dirigente durante a Pandemia

January 2021

·

13 Reads

Revista Culturas Jurídicas

Resumo: A crise decorrente da pandemia de COVID-19 é agravada pela desigualdade social existente no Brasil. A atual Carta Magna é considerada como uma Constituição dirigente, pois apresenta objetivos a serem perseguidos. Questionou-se: o Imposto Sobre Grandes Fortunas (IGF) é essencial para atenuar a crise decorrente da Pandemia de COVID-19 ao efetivar a redução das desigualdades sociais conforme os objetivos fundamentais da CRFB? Para responder essa questão, foi utilizado o método materialista histórico-dialético, assim como as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Palavras-chave: Constituição Dirigente; Princípio da Redução da Desigualdade Social; Imposto Sobre Grandes Fortunas; Pandemia; Estado de Bem-estar Social.


Citations (4)


... Os direitos humanos reconhecidos em tratados pelo Estado brasileiro, ao ser internalizados pelo ordenamento jurídico pátrio, assumem o caráter de normas constitucionais, o que os torna vinculantes (Massaú, 2017). Tal característica denota ainda mais a importância desses direitos, uma vez que, ao ser elevados à categoria de normativa constitucional, encontram-se em patamar superior no arcabouço jurídico brasileiro e ganham uma roupagem com maior eficácia e relevância 2 . ...

Reference:

Trabalhador Migrante Indocumentado: condição jurídica no Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Os Direitos Humanos e o Art. 4, II, da Constituição Federal Brasileira: A sua Natureza e Efetividade
  • Citing Article
  • September 2017

Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir /UFRGS

... A alta porcentagem de acerto pode estar relacionada, dentro de uma hipótese mais otimista, de que as intensivas campanhas de educação para o trânsito, bem como à fiscalização também intensiva, podem estar provocando mudanças no comportamento do jovem condutor, mas, por outro lado, dentro de uma interpretação mais realista, a alta porcentagem de acerto provavelmente deve ter acontecido devido à baixa exigência da questão, cuja resposta correta é praticamente óbvia. econômico promover a educação e conscientização do que recuperar os prejuízos causados pelos acidentes de trânsito(Massaú, & Rosa, 2016).Por fim, o estudo possibilitou verificar que a grande maioria da amostra afirmaram não haver realizado o Curso Teórico de Formação de Condutores para a etapa de prova teórica do processo de formação para obtenção da CNH (88,73%), indiferente ao fato de que, de acordo com as pesquisas revisadas na fundamentação teórica revelaram que os estudantes de maneira geral, desde as séries escolares iniciais até o fim do ensino médio não possuem acesso a essa temática no contexto escolar (Alves, & Gomes, 2014; Meneguin, 2016; Moreira, Pereira, & Martins, 2017; Santos, Andrade, & Martins, 2017). Apesar de sua relevância e amparo legal (Brasil, 1997; Santos Júnior, Pimentel, Calheiros, & Silva, 2019), raras são as iniciativas isoladas e pontuais em algumas instituições escolares em todo o território brasileiro (Costa, Costa, Santos Júnior, & Vieira, 2019; Goi, 2020; Lobo, 2008). ...

ACIDENTES DE TRÂNSITO E DIREITO À SAÚDE: PREVENÇÃO DE VIDAS E ECONOMIA PÚBLICA

Revista de Direito Sanitário

... Pepe et al. 23 Borges e Ugá 21 , Messender 22 Pepe et al. 23 , Figueiredo et al. 24 , Sant'Ana et al. 25 , Ventura et al. 26 Machado et al. 27 , Coelho et al. 28 , Gomes et al. 29 Neto et al. 30 Romero 31 Stamford e Cavalcanti 37 Medeiros et al. 32 Nisihara et al. 33 Biehl et al. 34 , Sartori et al. 35 Oliveira e Fortes 36 Carvalho et al. 38 Travassos et al. 39 Massau e Brainy 40 Diniz et al. 41 Aith et al. 42 Gomes e Amador 43 Os principais motivos para a judicialização foram relacionados a medicamentos (69,56%); e acesso e incorporação tecnológica (13,03%). Um estudo que utilizou o Sistema S-Codes da SES/SP, criado para monitoramento das ações judiciais, analisou 53.345 ações. ...

O impacto da judicialização da saúde na comarca de Pelotas

Revista de Direito Sanitário

... 2023 [116][117][118][119][120][121][122][123][124][125][126][127][128][129][130][131][132][133] Tempo Niterói Vol. 29 n. 3 Set./Dez. 2023 cionais (Koerner, 1999;Massaú, 2008). O mesmo silêncio em relação a elas se observa nos juristas do século XIX, como bem observa Maria Lúcia Teixeira (2011, p. 132). ...

A História do Habeas Corpus no Direito Brasileiro e Português
  • Citing Article