Flávia Karolina Lima-Duarte’s research while affiliated with Federal Institute of Education, Science and Technology Alagoas and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (7)


ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO IFAL: ANÁLISE DE NECESSIDADES DOS USOS DAS LÍNGUAS ESPANHOLA E INGLESA
  • Article
  • Full-text available

August 2020

·

208 Reads

Revista Prática Docente

Claudemir Cândido da Silva

·

Diana Gleise dos Santos Ferraz

·

·

Flávia Karolina Lima-Duarte

Este trabalho teve como objetivo verificar as necessidades de usos das línguas espanhola e inglesa no curso Tecnológico em Hotelaria a partir das percepções de profissionais que atuam no ramo hoteleiro, turistas estrangeiros e estudantes. O referencial teórico está representado por estudos das áreas de ensino de línguas para fins específicos e análise de necessidades. A metodologia foi realizada em três etapas e utilizou-se questionários semiestruturados como instrumento de coleta e geração de dados. Os resultados demonstram que os funcionários dos hotéis não se sentem preparados para interagir verbalmente com os turistas estrangeiros, fato corroborado por esses turistas que apontam para a necessidade de os profissionais adquirirem o vocabulário básico da área. Além disso, percebemos também que os estudantes desconhecem suas necessidades em relação à aprendizagem dessas línguas. Como conclusão, observa-se a necessidade de ofertar formação aos profissionais que atuam nos hotéis e de reformular as ementas das duas disciplinas no curso de hotelaria.

Download

Figura 4 -Nazaré Confusa
Implicações textual-discursivas na composição do gênero meme: uma análise de sua constituição na virtualidade

June 2020

·

89 Reads

·

1 Citation

Debates em educação

Este estudo visa refletir o uso da linguagem nas redes sociais e das práticas de comunicação na atualidade, cujas leitura e ressignificação do gênero Meme são, em grande parte, uma construção coletiva em espaços virtuais de interação social. Pretendemos mostrar os resultados de uma análise textual-discursiva do gênero Meme, em que a produção se dá em meios multimodais. Para o estabelecimento da discussão, apoiamo-nos em Barthes (1977), Kress e van Leeuwen (2006), Rojo (2009), Ribeiro (2016), Marcuschi e Xavier (2010), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como uma análise documental, pois foi realizada nas principais redes sociais de compartilhamento de conteúdos e o corpus de análise foi selecionado usando critérios de propagação desses Memes. Os resultados apontam para a necessidade de um olhar mais acurado em relação ao gênero em foco, inclusive em contextos de didatização de Língua Portuguesa.


UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL

June 2019

·

5 Reads

Interfaces Científicas - Educação

A utilização da internet, das mídias e redes sociais digitais como canais de informação e como ambiente criativo tem feito crescer a criação do que denominamos narrativas transmídia (JENKINS, 2005, 2008; SCOLARI, 2013). Nessa direção, os novos letramentos digitais e o novo ethos como defendido por Lankshear e Knobel (2007) proporcionam contribuições significativas para que o uso das mídias digitais permita que as narrativas extrapolem suas origens e se expandam para outros meios. Buscando compreender o modo como a cultura alterável – Read-Write Culture (LESSING, 2009) favorece isso, neste artigo buscamos, a partir das noções de hibridismo (CANCLINI, 2008 [1989]; SANTAELLA, 2007, PANOZZO, 2001 e 2007), das discussões de Lankshear e Knobel (2007; 2008) e Lemos (2008) sobre remix, realizar uma análise das narrativas produzidas no site Hugo Gloss, sobre a novela Verdades Secretas, no que diz respeito às técnicas de produção. A análise mostrou que a constituição desses novos textos conduz a posturas de “ver TV” ativas, que geram tanto a construção de novos significados como a de produção de textos por parte da audiência, por meio da interação participativa em tempo real nas redes sociais.


ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA

December 2018

·

484 Reads

·

2 Citations

Revista Prática Docente

Resumo: Escrever memórias é uma das formas de manter algumas lembranças vivas em nossas vidas. Em ambientes de encarceramento essa busca pelas memórias é constante, pois esse exercício possibilita a fuga da realidade. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo ampliar o interesse pela escrita de gêneros autobiográficos em uma Unidade de Internação Feminina e, consequentemente, pela leitura literária. O referencial teórico está representado por estudiosos do gênero autobiográfico-memórias (EIBER et al., 1999; RADVANSKY et al., 2005). A metodologia incluiu reflexão acerca do texto imagético presente na obra trabalhada, Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Os dados para análise são constituídos por memórias produzidas pelas adolescentes internas. A pesquisa apresentou como resultado o estímulo às práticas de leitura e escrita e reflexão acerca de suas vidas. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Escrita de memórias. Unidade de Internação Feminina. Abstract: Writing memories is a way of keeping some of our remembrances alive. In incarceration environments, this search for memories is constant, thus this exercise allows escaping from reality. In this perspective, this research aims to enhance the interest for writing (auto)biographical genres in one Female Hospitalization Unit e, therefore, for literary literature. The theoretical framework is represented by researchers of the autobiographical-memories genre (EIBER et al., 1999; RADVANSKY et al., 2005). The methodology includes a reflection about the imagetic text present in the book, Becos da Memória, by Conceição Evaristo. The data for analysis is constituted by produced memories from the hospitalized teenagers. The research showed as a result the push to the reading and writing practice and reflection about their lifes. Keywords: Teaching of the Portuguese Language. Memorialist writing. Female Hospitalization Unit.


Eu e meus eus: leitura e escrita de diário em uma Unidade de Internação Feminina

December 2017

·

177 Reads

·

4 Citations

Revista Letras Raras

Esta pesquisa resulta de investigação PIBIC desenvolvida em uma Unidade de Internação Feminina (UIF) com a meta de ampliar o interesse pela leitura e produção textual nas jovens que vivem em situação de encarceramento. O referencial teórico está representado pelas contribuições da leitura literária e da escrita diarista. A metodologia incluiu as seguintes etapas: (i) palestra com apresentação da pesquisa e do livro O Diário de Anne Frank; (ii) oficinas de leitura em horário previamente acertado com a direção da UIF; (iii) oficina para elaboração de capas dos diários; e (iv) produção textual. Os dados para análise são constituídos por gravações das oficinas de leitura e de recortes de trechos dos diários das adolescentes. A pesquisa apresentou como resultado o estímulo às práticas de leitura e escrita com o grupo participante das rodas de leitura, assim como o domínio do gênero textual diário.PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária; Escrita diarista; Unidade de Internação Feminina


UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

December 2017

·

93 Reads

·

1 Citation

Revista Prática Docente

Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN (2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas quanto à escrita do gênero. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão no ensino médio integrado de atividades de escrita dos gêneros que circulam na sua área de formação.


CONTRIBUIÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

November 2017

·

4 Reads

Revista de Letras Norte mentos

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa PIBIC em andamento no IFAL. A pesquisa pretende refletir sobre um processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, visando à formação cidadã através dos multiletramentos. O referencial teórico apresenta reflexões sobre a visão de língua como construto social (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2012) e multiletramentos (ROJO, 2012; MONTE MOR, 2015). A investigação é um estudo de caso (TELLES, 2002). Os resultados obtidos até o momento apontam para uma possível atitude crítica dos alunos diante de suas realidades locais, a partir de reflexões oportunizadas pelo uso de textos diversos àqueles usualmente utilizados no contexto escolar.

Citations (3)


... Na metodologia, a partir do estudo de caso, uma decisão relevante foi selecionar um livro alinhado ao interesse das participantes e considerar a particularidade do grupo, de modo que a leitura proporcionasse reflexão sobre suas vidas. A leitura do livro Becos das memórias, de Evaristo (2017), em que a autora reflete sobre os problemas sociais que afetaram sua infância, contribuiu para o letramento literário das adolescentes, com aproximação da escrita memorialística (Andrade et al., 2018;Lima-Duarte et al., 2017). ...

Reference:

A leitura literária como lugar de liberdade em um ambiente de encarceramento: possibilidade de reflexão sobre problemas sociais
Eu e meus eus: leitura e escrita de diário em uma Unidade de Internação Feminina

Revista Letras Raras

... A forma como as relações interpessoais ocorrem no ambiente da sala de aula são determinantes para garantir aprendizagens significativas, ou meras repetições de conteúdo. No caso específico das ações desenvolvidas, durante dois anos na Unidade de Internação Feminina de Maceió, esta pesquisa constatou que maior é o interesse e a concentração dos sujeitos, quanto maior for a relação do texto literário com as suas vidas (Andrade, Torres-Filho, & Lima-Duarte 2018;Torres-Filho, Lima-Duarte, & Gaia, 2016). ...

ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA

Revista Prática Docente

... Por fim, como prática integradora, destaca-se a proposta apresentada no artigo de Lopes eLima-Duarte (2017). Para as autoras, a dualidade estrutural do Ensino Médio também se manifesta no ensino de Língua Portuguesa, que tem se realizado com pouca integração com a Educação Profissional, negligenciando as necessidades acadêmicas e profissionais dos futuros técnicos e focado mais nos conteúdos que garantem o acesso ao nível superior.Neste sentido, as autoras procuraram, primeiramente, conhecer o contexto em que o gênero se insere, ouvindo discentes e docentes sobre o que consideram como prioridade para o contexto da Educação Profissional. ...

UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Revista Prática Docente