Eng º Silvicultor’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


Alterações da tácticas de combate a incêndios florestais
  • Preprint
  • File available

October 2005

·

6 Reads

·

Eng º Silvicultor

A análise do tipo e quantidade de meios empregue no combate a incêndios rurais é importante para o reconhecimento das tácticas mais frequentes. A representação cartográfica das distribuições das suas frequências tornam claros os padrões de empenhamento em termos das tipologias e das quantidade de meios empregues nas acções de extinção. Existem diversos factores que influenciam as tácticas usadas, dos quais se destacam: - disponibilidade de meios - tipo e gravidade do incêndio - tipo de orografia e ocupação do solo - presença de habitações - técnicas de combate - experiência e formação dos elementos de comando Partindo da informação recolhida pelo ex Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção foi possível constituir uma base de dados com informação georreferenciada, a partir da qual foi possível representar as diferentes combinações de meios usados, assim como foi possível representar o número de meios usados.

Download

Detecção em Incêndios Florestais

June 2005

·

133 Reads

·

1 Citation

Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science

A melhoria da detecção dos incêndios florestais, tem sido apresentada como uma das principais medidas tendentes á resolução dos incêndios florestais. Dentro desta melhoria tem sido comum estabelecer como objectivo " detectar o mais rapidamente possível os incêndios ". Existem no entanto outros aspectos que não tem tido o tratamento necessário. A detecção dos incêndios florestais é constituída por:  detecção por postos de vigia  detecção por brigadas móveis  detecção por meios aéreos  detecção por populares  detecção por sensores Cada componente deste sistema tem uma determinada importância para o todo, e tem especificidades, que implicam um tratamento individual. Por exemplo a detecção por postos de vigia obriga a uma estrutura de coordenação, controle e centralização de informação diferente da da detecção por populares que assenta nas campanhas de divulgação dos números de alerta e na gestão desses mesmos números. Não é conhecido para Portugal nenhum estudo que cubra todo o território e que avalie a detecção de forma uniformizada para todos os tipos de detecção. Este problema liga-se á inexistência de uma estrutura comum de gestão de informação para cada uma da componentes. Ou seja, existem informações parcelares isoladas que não permitem avaliar o todo. Além de não ser conhecida (1) a importância de cada uma das componentes também não é conhecido, o (2) tempo que medeia entre o inicio do incêndio florestal e a sua detecção. Este conhecimento só poderá surgir a partir do momento em que sejam feitas avaliações no terreno, em situações simuladas, que deverão ser feitas no Verão e com todo o dispositivo em funcionamento.

Citations (1)


... A nossa modesta contribuição para esse propósito passa pela menção de alguns aspectos, porventura dos menos referidos, mas que é necessário juntar ao extenso rol de consequências negativas que, inexoravelmente, todos os anos os incêndios florestais teimam em aumentar. Sendo mais ou menos conhecidas as previsões do que se irá passar, a concretizar-se a fusão das calotes glaciárias durante o corrente século XXI, como consequência do aquecimento global, vejamos em que medida é que os incêndios florestais poderão contribuir para esse aquecimento, tomando como paradigma a situação verificada em Portugal continental no ano de 2003 (Almeida, 2003). A abordagem das consequências que os incêndios florestais terão acarretado para o ambiente, no Verão de 2003, em Portugal, não tem pretensões de ser exaustiva, bem pelo contrário, procurará ser simples, embora com a preocupação da globalidade, tendo por base um processo de comparação de dados estatísticos, disponíveis nos organismos que gerem os sectores da energia e do ambiente, com valores obtidos através de cálculos que assentam na equação estequiométrica da queima da celulose. ...

Reference:

INCÊNDIOS FLORESTAIS, CONSEQUÊNCIA E RAZÃO DE SER DE NOVAS MUDANÇAS GLOBAIS
Detecção em Incêndios Florestais

Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science