Emily de Vasconcelos Santos’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (4)


Figure 1. Activity proposal for elementary school final years. Source IBGEeduca
Quantity of IBGEeduca activities that present power relations in their title
Women's study completion rate by educational stages by color or race and level of education.
Study completion rate in Elementary School II by color or race and regionality.
STATISTICS EDUCATION IN A CRITICAL PERSPECTIVE FOR THE STUDY OF INTERSECTIONALITIES
  • Article
  • Full-text available

February 2025

·

37 Reads

Statistics Education Research Journal

EMILY DE VASCONCELOS SANTOS

·

ANA FLÁVIA FERREIRA DA SILVA

·

This study examines, with focus on statistical education, how intersectionality appears in didactic tasks for Brazilian school education, developed by IBGEeduca, an educational platform organized by IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics). In this study, intersectionality was used as an analytical tool to help understand and explain the complexities of the world that impose social injustices through interrelationships of power categories. The documentary methodological approach adopted in this research is part of a doctoral research project. The criteria for choosing the analyzed tasks were based on the authors' perception of the intersectional categories in the examined pedagogical proposals. We present an interpretative analysis of an IBGEeduca proposal from the theoretical perspective of critical statistics education. This investigation revealed several themes related to contemporary problems present sporadically in the proposed activities, requiring greater scrutiny of the hidden intersections among the categories exposed in the proposals. The findings of this Brazilian case study could spark conversations about how statistics teachers can use tasks to help students understand concepts of inequity and social injustice.

Download

Implicações da perspectiva histórico-cultural para o processo educativo da matemática

September 2023

·

57 Reads

Educação Matemática em Revista

O presente artigo tem como proposta destacar as implicações da abordagem Histórico-Cultural para o processo educativo da matemática. A teoria Histórico-Cultural é uma corrente pensada por Lev Vygotsky que tem como desenvolvimento a conjectura de um universo social da aprendizagem, em que o indivíduo desenvolve seu processo de aprender de forma efetiva com aproximações sociais do objeto de conhecimento com o seu cotidiano. Para isso, foram trazidas intercessões com o processo educativo da disciplina de matemática, que apresenta um dos maiores índices de rejeição e dificuldade dos alunos. O educador, ao fazer seu planejamento, deve organizar os conteúdos de maneira que possibilite aos alunos compreenderem o significado do conteúdo. Assim, conclui-se que tal perspectiva ocasiona implicações positivas para a aprendizagem da matemática como a compreensão da influência do contexto histórico e cultural para o processo de ensino e a formação de conceitos científicos para com os alunos.


O método cartográfico nas pesquisas em educação: ideias iniciais e caminhos trilhados no século XXI

August 2023

·

241 Reads

Desde que o homem passou a habitar a Terra e a entrar em contato com outros indivíduos parecido consigo, com a natureza e com outros seres vivos, ele passou também a produzir conhecimento, a responder suas dúvidas através da curiosidade, da investigação e do processo de busca por respostas aos problemas aos quais enfrentava em seu cotidiano. É notável que ao longo do tempo esses conhecimentos tornaram-se sistemas cada vez mais elaborados, que permitiram que o homem pudesse conhecer melhor a natureza das coisas e o comportamento das pessoas, principalmente através de sentidos, interpretações e observações do mundo que o cerca (GIL, 1999). Foi seguindo esse caminho que esses sistemas passaram de mitos e suposições para um método de pesquisa mais elaborado e coerente para responder e solucionar os problemas ao qual o mundo passava. Um desses D sistemas e o mais acreditado atualmente é a ciência, que passa a dar conta dos fenômenos sociais e naturais a partir de um método científico que 1) descrevem esses fenômenos; 2) podem ser comprováveis por meio da observação e experimentação e 3) podem ser capazes de prever acontecimentos futuros através de sua realidade (GIL, 1999; MINAYO, 2009).


PAIDEIA - ESCRITOS ACADÊMICOS SOBRE TEORIA DA EDUCAÇÃO

May 2023

Armindo Quillici Neto

·

Maria Isabel Silva de Morais

·

Ana Flávia Ferreira da Silva

·

[...]

·

Rosângela Henrique da Silva Farias

A presente obra coletiva intitulada “PAIDEIA - ESCRITOS ACADÊMICOS SOBRE TEORIA DA EDUCAÇÃO” é fruto das atividades desenvolvidas para a disciplina “Teorias da Educação”, considerada componente obrigatório do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.