Emanuele Cristina de Sousa Silva’s research while affiliated with Universidade Estadual do Piau and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (3)


Escolha de via de parto em uma maternidade de referência em Teresina-PI
  • Article

December 2018

·

17 Reads

·

1 Citation

Revista Eletrônica Acervo Saúde

Laíme Ariádne Morena de Araújo

·

José Francisco Ribeiro

·

Juliete de Jesus do Nascimento

·

[...]

·

Emanuele Cristina de Sousa Silva

Objetivo: Expectativas das primigestas na escolha da via de parto em uma maternidade pública de referência em Teresina. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa estudo de campo do tipo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, de forma que alcance os objetivos propostos e resultados esperados por meio das informações relevantes coletadas sobre o problema exposto. Resultados: Foram entrevistados vinte primigestas, sendo todas adultas, de idade entre 18 a 33 anos, contestando as escolhas das mulheres com a realidade do Estado, concluíram que os altos índices de partos cirúrgicos estão mais relacionados às escolhas feitas pelos profissionais, do que à vontade dos casais que vivenciam esse processo. Observamos a grande necessidade de um bom pré-natal, puérperas bem informadas sobre o seu ciclo gravídico. Conclusão: Ressaltando a fragilidade quando se trata da humanização e atenção no pré-natal, uso da influência, tecnologias e intervenções desnecessárias e sobretudo, e pelo discurso biomédico e pela noção erronia, de que o parto cirúrgico seria o desfecho adequado para o nascimento.


Fatores determinantes para a indicação do parto operatório em maternidade pública de Teresina- PI

October 2015

·

27 Reads

Revista Gestão & Saúde

Objetivo: Avaliar os fatores de riscos indicativos para o parto cesáreo em uma maternidade pública de referência no estado do Piauí. Métodos: Estudo de abordagem quantitativa, transversal- descritivo, utilizando dados coletados no período entre fevereiro e abril de 2014, no qual foram selecionadas 383 puérperas cesariadas, para a coleta de dados foi utilizado formulário, os dados foram analisados pelo programa estatístico SPSS 20.0 e organizados em tabelas. Resultados: Para a caracterização obstétrica das cesariadas foram analisados os seguintes dados: as condições maternas para indicação de cesáreas a pré-eclâmpsia representou 41,2% e das condições fetais, sofrimento fetal prevaleceu em 50% das indicações. Conclusão: Os esclarecimentos teóricos levantados neste estudo apontam para a existência de dúvidas sobre a magnitude da cesárea como uma tecnologia alternativa absoluta ou relativa para uma série de situações obstétricas específicas descritas pelo ministério da saúde, situações essas que se faz necessária uma interrupção da gestação no sentido de preservar a saúde da mulher ou do feto.


Diagnósticos de enfermagem em consultas de pré-natal em uma unidade básica de saúde de Teresina-PE
  • Article
  • Full-text available

June 2015

·

179 Reads

·

1 Citation

Revista Gestão & Saúde

Introdução: O pré-natal deve conter um conjunto de ações individuais e coletivas, onde se faz necessário à utilização de um instrumento metodológico, denominado processo de enfermagem, de responsabilidade do enfermeiro. Objetivo: Objetivou-se nesta pesquisa elencar o perfil de diagnósticos de enfermagem em gestantes atendidas em Unidade de Saúde da Família com base na Taxonomia II da NANDA-I. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem descritiva, com dados colhidos em prontuários das 45 gestantes cadastradas no programa de pré-natal da referida unidade de saúde da família. Resultados: Após analise dos dados coletados, foram elaborados 11 diagnósticos: Dor aguda (cefaleia, lombalgia, dor em baixo ventre), Infecção do trato urinário, náuseas, risco da díade mãe/feto, risco de paternidade ou maternidade prejudicada, astenia (fadiga), nutrição desequilibrada mais que as necessidades corporais (sobrepeso), baixa autoestima situacional (problemas emocionais), diarreia, ansiedade, constipação. Conclusão: O objetivo do estudo foi alcançado, e espera-se que a partir dos diagnósticos de enfermagem elaborados, intervenções de enfermagem específicas aos problemas constatados nas gestantes durante o pré-natal possam ser tomadas, já que o enfermeiro tem respaldo científico e legal para realizar a promoção e prevenção da saúde materna e neonatal ainda que na atenção primária.

Download

Citations (1)


... Após análise dos artigos observou-se diversos benefícios das rodas de gestantes, como compartilhamento de experiência e saberes, maior aproximação das gestantes com a equipe e o serviço de saúde, despertar da mulher e acompanhante para o protagonismo do cuidar, incentivo sobre a capacidade de realizar suas próprias escolhas de forma consciente, além de orientações sobre os cuidados tomados durante a fase gravídico-puerperal(MORAIS LO, et al., 2019).O momento da roda de gestantes vem com a finalidade de proporcionar uma ausculta mediante as suas preferências e necessidades pessoais, orientando as mulheres sobre todos os eventos que IR PARA O SUMÁRIO acontecerão no processo do parto humanizado, nascimento e pós-parto. Desta forma, o atendimento a gestante permite que as mulheres se sintam no controle do seu plano de parto, mostrando a efetividade e importância das rodas no processo de promoção da saúde(ARAÚJO LAM, et al., 2018).A presente pesquisa revelou que, os benefícios das rodas de gestantes no ciclo gravídico puerperal serão necessários para o melhor engajamento dos profissionais de saúde e empoderamento das mulheres num momento tão marcante de suas vidas. Desta forma, é de suma importância a roda de gestantes para que as mesmas que se encontram com dúvidas consigam esclarecer os seus questionamentos.IR PARA O SUMÁRIO092 | RESUMOS SIMPLES: Revisão BibliográficaUso da acupuntura no tratamento da parestesia do nervo alveolar inferior após cirurgia ortognáticaAutor/coautores: Luana dos Santos Fonseca Peixoto, Carolina Pereira da Silva, Heitor Tavares de Araújo, Iasmin Fares Menezes de Lima, Rosa Rayanne Lins de Souza. ...

Reference:

Violência interparental e o processo de desenvolvimento infantil
Escolha de via de parto em uma maternidade de referência em Teresina-PI
  • Citing Article
  • December 2018

Revista Eletrônica Acervo Saúde