Eduardo Esteves Zanin’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


Maker Attitude Entrepreneur: um relato de boas práticas do Fab Lab Inatel.
  • Article
  • Full-text available

November 2019

·

88 Reads

·

Rogério Abranches da Silva

·

Tânia Maria da Costa Rosas

·

Eduardo Esteves Zanin

Resumo A contribuição das atividades makers para o desenvolvimento das habilidades e atitudes empreendedoras são amplamente citadas na literatura como forma de impulsionar o desenvolvimento de novos negócios. Cada vez mais universidades apostam em oficinas abertas como motores do empreendedorismo, impulsionando a criação de novos negócios entre sua comunidade de alunos, professores, pesquisadores e funcionários. Este artigo propõe e desenvolve a hipótese de que o maker attitude deve ser oportunizado com atividades voltadas para o propósito empreendedor, estimulando um ambiente de geração de negócios. Neste sentido, quais devem ser as ações para que esses espaços se tornem de fato “máquinas” de transformação empreendedora? Como orientar o maker attitude para o desenvolvimento de novos negócios? E, ao responder essas questões, poderemos desenvolver uma autêntica cultura de Maker Attitude Entrepreneur. O objetivo geral deste artigo é apresentar reflexões sobre o relato de boas práticas do Fab Lab Inatel sobre o incentivo ao empreendedorismo universitário através do propósito e do “faça você mesmo”. E os objetivos específicos são: i) realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema; ii) e relatar as principais práticas catalisadoras do empreendedorismo realizadas pelo Núcleo de Empreendedorismo do Inatel no Fab Lab Inatel.

Download

A Fabricação Digital e seu Impacto Disruptivo em favor do Agronegócio: Laboratório de Ideação e Fab Lab Inatel no contexto do ecossistema empreendedor do Vale da Eletrônica

September 2018

·

31 Reads

O artigo “A Fabricação Digital e seu Impacto Disruptivo em favor do Agronegócio: Laboratório de Ideação e Fab Lab Inatel no contexto do ecossistema empreendedor do Vale da Eletrônica”, é aqui apresentado como uma iniciativa inovativa que busca aumentar com mais eficiência o empoderamento dos empreendimentos locais e regionais e fortalecer o ecossistema no qual o Inatel está inserido como âncora fomentadora, refletindo diretamente na capacidade das startups e projetos de antecipar mudanças internas e se diferenciar do restante do mercado de forma ativa, estimulando de uma nova forma as soluções criativas e ágeis dos empreendedores e dos negócios. O objetivo geral do artigo é relatar o potencial de impacto positivo do Fab Lab Inatel, como plataforma disruptiva de manufatura digital, nos negócios das empresas que integram o Vale da Eletrônica, como também no processo de formação de novos negócios disruptivos deste mesmo ambiente e, nesse sentido, serão demonstrados também aplicações de plataformas de manufatura digital no Brasil e no mundo, direcionadas ao agronegócio. Já os objetivos específicos demonstrarão dois casos de sucesso, oriundos dos Programas de “Incubação de Empresas e Projetos do Inatel” e do Projeto de Responsabilidade Social da Instituição, chamado “Inatel Cas@Viva”, sendo os dois casos também ligados ao segmento do agronegócio. Destes casos, um deles é totalmente business, de uma empresa incubada que é a startup “Das Coisas”, através da solução de nome AgroView que utiliza tecnologia de inteligência artificial para monitoramento de pragas em lavouras; e o outro, é motivado por uma demanda de caráter social apresentada pelo projeto “Inatel Cas@Viva”, cuja solução é denominada Horta Viva, iniciada em março de 2018 e que contou com a realização de algumas fases, dentre elas a execução de um hackathon.