Edilson Fortuna de Moradillo’s research while affiliated with Federal University of Bahia and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (31)


A visão de Licenciandos em Química sobre os Possíveis Impactos em sua Formação Inicial: em busca da resistência
  • Article

December 2023

·

2 Reads

Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química

Fernanda Welter Adams

·

Edilson Fortuna de Moradillo

O curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba) sofreu uma grande reforma curricular em 2007, com o objetivo de enfrentar o “recuo da teoria” na formação de professores, introduzindo novos componentes curriculares, principalmente na dimensão prática, associados a história e filosofia do ser social, da ciência e da educação, tendo como fio condutor a categoria trabalho, a partir do materialismo histórico e dialético. A educação brasileira vem sofrendo reformas educacionais a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, objetiva-se refletir sobre a concepção de licenciandos do curso de Licenciatura em Química da Ufba sobre a BNCC, seus slogans e possíveis impactos que a mesma pode promover em sua formação. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa com 31 licenciandos, sendo 24 que estavam cursando o componente curricular “O Professor e o Ensino de Química” (QUI A43), ministrado no 3º semestre e sete que cursavam os componentes curriculares “Didática e Práxis Pedagógica de Química I e II “(EDC A52 e EDC A53, em que é realizado o estágio), ministrados no 7º e 8º semestre. A análise das respostas permitiu observar que o suporte teórico fornecido pelo materialismo histórico, associado a história e filosofia do ser social, da ciência e educação é de fundamental importância para enfrentar o “recuo teórico” na formação de professores, assim como elevar a consciência crítica para compreender o significado das contrarreformas educacionais, expressas principalmente nos documentos atuais da BNCC e o Novo Ensino Médio, e a necessidade urgente de resistir a sua implementação.


As reformas educacionais atuais e suas contradições com a concepção de formação de professor do IQ-UFBA
  • Article
  • Full-text available

December 2023

·

8 Reads

Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Os cursos de licenciatura em Química no Brasil são criados a partir da década de 1930 com base no modelo 3 + 1 de formação, que pouco contribui com a formação crítica dos professores. Nesse modelo, o licenciando vivencia a formação em componentes curriculares de química por três anos e por mais um ano em componentes curriculares de cunho pedagógico, geralmente sem levar em consideração os aspectos históricos e filosóficos do ser social, da ciência e da educação, proporcionando assim uma formação de professores de matriz tecnicista. O curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2007 rompeu com essa concepção de formação e, a partir da Dimensão Prática curricular, colocou os licenciandos em contato com uma perspectiva crítica de cunho histórico-social. À vista disso, o objetivo deste trabalho é apresentar o currículo baseado na Dimensão Prática do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia, apontando indícios de como as reformas educacionais atuais, principalmente a BNCC e a BNFP, podem influenciar de forma negativa o curso de formação inicial. Este trabalho se vincula a uma pesquisa de doutorado em andamento. Concluímos que a vivência nos componentes curriculares da Dimensão Prática tem influência sobre a concepção de ser social, ciência e educação dos licenciandos, proporcionando uma formação numa perspectiva crítica, de cunho histórico-social, com base no materialismo histórico e dialético, que tende a romper com o formato 3 + 1 de formação de professores, sendo preciso apontar a necessidade de resistência frente a proposta da BNCC e da BNFP, que busca promover retrocessos tanto para a Educação Básica quanto para a formação inicial de professores.

Download

Princípios orientadores para a sistematização dos conteúdos nucleares da educação ambiental crítica escolar com base na pedagogia histórico-crítica

November 2023

·

26 Reads

Revista HISTEDBR On-line

Neste artigo buscou-se propor princípios orientadores para a sistematização de conteúdos nucleares da educação ambiental crítica escolar a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Esses princípios estão baseados na concepção filosófica de ser social do materialismo histórico-dialético, que é incorporado pela PHC e que se expressa na educação, com base na mediação didática, tendo como plano de fundo pressupostos metodológicos de ensino dialéticos. Esses princípios categoriais propostos são: totalidade, práxis, historicidade, realidade socioambiental por meio do trabalho e emancipação humana. Apresentamos alguns fundamentos didático-pedagógicos para o ensino de conteúdos nucleares, com base na acepção dialética de mediação didática,são eles: a objetividade do enfoque científico, a contemporaneidade do conteúdo de ensino, a adequação do conteúdo às possibilidades sociocognitivas do estudante e a sua relevância social como esteio para as ações pedagógicas. No que se refere aos princípios metodológicos de ensino dialéticos, deve-se promover o movimento da síncrese à síntese, da aparência à essência; reconhecer a provisoriedade e historicidade dos conhecimentos; a simultaneidade enquanto dados da realidade e a possibilidade de ampliação da complexidade do conhecimento no que se refere ao desenvolvimento do estudante. Concluímos pelos quatro princípios orientadores: pensar segundo a categoria de totalidade, no seu movimento histórico; da práxis como categoria dialética que articula o agir e pensar com base na materialidade objetivamente e materialmente existente, procurando dar conta da vida; interpretar os fatos mediante a apreensão histórica do processo de construção da realidade socioambiental através da categoria trabalho e agir no sentido de possibilitar transformações necessárias à emancipação humana.


FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA NO ESTADO DA BAHIA – BRASIL

February 2023

·

2 Reads

Revista Contemporânea

Nos cursos de formação de professores de ciências/química no Estado da Bahia, Brasil, temos trabalhado com os referenciais teórico-metodológicos de cunho crítico-dialético, objetivando superar a concepção empírico-analítica de ciência e de romper com as perspectivas idealistas de educação, visando à emancipação humana. No campo pedagógico, a Pedagogia Histórico-Crítica tem sido a melhor forma de atingir esses objetivos, pois parte da prática social, problematiza e faz a análise segundo seus princípios, onde parte e totalidade estão articuladas no seu movimento histórico, focada numa nova síntese impregnada das múltiplas determinações do real, propiciando um nível superior de compreensão e explicação da prática social. Assim, para esta Pedagogia, o trabalho educativo visa produzir, direta e intencionalmente, a humanidade em cada indivíduo singular (o estudante). Historicamente, esta humanidade é produzida de modo coletivo pelo conjunto dos homens, através de meios e estratégias adequadas, com o objetivo maior da transformação social. A pedagogia Histórico-Crítica, tece as críticas pertinentes às pedagogias do aprender a aprender e suas correlatas, que são as principais tendências pedagógicas que têm dominado o Ensino Médio na Bahia e se apresenta como uma possível alternativa para mudar esse quadro e para resgatar aquilo que para nós é a principal finalidade da educação escolar: identificar os conhecimentos clássicos, sistematizados e de relevância social, da ciência, filosofia, arte e da cultura corporal, que precisam ser apropriados pelos sujeitos sociais para que possam interferir decisivamente no processo de produção e reprodução da nossa existência, na busca da emancipação humana. Metodologicamente, nesse trabalho, utilizamos uma abordagem qualitativa, com enfoque crítico-participativo na perspectiva histórico-cultural. Finalmente, apresentamos alguns resultados da implantação desta pedagogia na formação de professores para atuarem no ensino básico em química, nos cursos de graduação, de projetos de extensão e em um programa interinstitucional de pós-graduação local em ensino, filosofia e história das ciências. Os resultados mostram avanços na superação nas concepções empírico-analíticas de ciência e idealistas de educação. Para concluir, já podemos afirmar que ela tem sido um instrumento qualificado para a intervenção didática em escolas do Ensino Básico, levando os estudantes a desenvolverem uma concepção pedagógica crítica, visando à emancipação humana.


Base Nacional Comum Curricular na Formação Inicial de Professores de Química: o que pensam os licenciandos

December 2022

·

14 Reads

·

1 Citation

Olhar de Professor

Sujeitos sociais atuantes e políticos são formados por meio de uma educação que permita a apropriação do legado histórico-social produzido pela humanidade, entretanto, o acesso a esses conhecimentos vem sendo negado/minimizado por meio de documentos como a BNCC, que influenciam também a formação de professores. Assim, problematizamos: qual o conhecimento sobre a BNCC e sobre os possíveis impactos em sua formação e na Educação Básica os licenciandos em Química na UFBA apresentam? Este artigo tem como objetivo analisar o conhecimento de Licenciandos em Química da UFBA frente à implementação da BNCC na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. Responderam 24 licenciandos que já haviam feito uma leitura/discussão do documento e citaram principalmente a sua organização em competências. Observamos a importância da discussão sobre a BNCC de forma crítica com licenciandos, levando-os a evidenciar o esvaziamento do conteúdo científico e a compreender que a formação por competências não objetiva a humanização dos sujeitos.



AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DO CURRÍCULO: NATURE SCIENCES ON BNCC FOR HIGH SCHOOL: REFLECTIONS FROM THE LABOR AS CURRICULUM ORGANIZING PRINCIPLE CATEGORY

January 2022

·

128 Reads

·

12 Citations

Revista Contexto & Educação

O presente texto tem como objetivo investigar a seção das Ciências da Natureza na BNCC para o Ensino Médio à luz da categoria do trabalho enquanto princípio organizador do currículo. Partimos de nossa concepção, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, de currículo escolar como o conjunto de atividades nucleares da escola, prestando seu papel essencial, o de transmissão-assimilação dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos produzidos historicamente pela sociedade. A categoria trabalho se apresenta essencial para a organização do currículo nessa perspectiva, sendo possível estabelecer elementos e princípios para conceber currículos que rumem no sentido de uma formação omnilateral dos indivíduos. A partir de tal arcabouço, discutimos a respeito da organização da Base na área das Ciências da Natureza e compreendemos que o documento se alinha à lógica neoliberal para uma formação flexível e precária, se afastando da possibilidade de uma formação substancialmente integral, possível por meio do trabalho.


Ecossocialismo, suas categorias e fundamentos teóricos

September 2021

·

184 Reads

Germinal Marxismo e Educação em Debate

O Ecossocialismo é um movimento social e um campo de discussão filosófica acerca de um projeto de sociedade que se baseia nos princípios do trabalho livre, consciente, associado e universal, e na defesa da unidade dialética de complementaridade da relação ser social/natureza, sem perder de vista o campo das necessidades e possibilidades postas historicamente para a reprodução humana. Defendemos que as categorias desveladas e as teorias construídas por Marx e Engels possibilitaram a explicitação das contradições materialmente determinadas que o ser humano e a natureza concretizam sob o capitalismo, com base na reprodução do capital e no trabalho assalariado. Buscou-se discutir as teorias que compõem a Economia Ecológica marxista e fundamentam do movimento Ecossocialista.


Apropriação do conceito de função a partir de histórias virtuais: relações entre cotidiano, pensamento empírico e pensamento conceitual

May 2021

·

137 Reads

Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana

O artigo discute o processo de apropriação do conceito de função através das relações entre o desenvolvimento do pensamento conceitual, o pensamento empírico e o cotidiano por meio de histórias virtuais. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola situada na cidade de Salvador, Bahia. A categoria encontrada como resultado aponta que o professor deve ter, desde o início do processo de ensino, o objetivo de desenvolver nos alunos o pensamento teórico para melhor compreender e elaborar conceitos, mas nem sempre as situações cotidianas contribuem na elaboração de tais conceitos.



Citations (15)


... Destaca-se que esse currículo no curso de Licenciatura em Química da Ufba está completando 16 anos da implementação, contando com o desenvolvimento de várias pesquisas que culminaram na publicação de artigos, livros, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses, vinculadas tanto ao Instituto de Química da Ufba quanto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Ufba/Uefs (Echeverria;Zanon, 2010;Moradillo, 2010;Messeder Neto 2012;Siqueira, 2019;Adams, Siqueira, Moradillo, 2022). Assim, como com a formação de vários profissionais que atuam, principalmente, nas universidades e em escolas do Ensino Médio do Estado da Bahia. ...

Reference:

A visão de Licenciandos em Química sobre os Possíveis Impactos em sua Formação Inicial: em busca da resistência
Base Nacional Comum Curricular na Formação Inicial de Professores de Química: o que pensam os licenciandos

Olhar de Professor

... A interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, como as Ciências Sociais e Humanas, é um caminho promissor para oferecer aos alunos uma compreensão completa e interconectada do mundo. Isso não apenas enriquece o aprendizado, mas também capacita os estudantes a abordar questões complexas e desafios contemporâneos de maneira mais informada e crítica (Siqueira;Moradillo, 2022). Além disso, a constante atualização dos conteúdos é fundamental para manter a relevância da educação científica, uma vez que a ciência e a tecnologia estão em constante evolução. ...

AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DO CURRÍCULO: NATURE SCIENCES ON BNCC FOR HIGH SCHOOL: REFLECTIONS FROM THE LABOR AS CURRICULUM ORGANIZING PRINCIPLE CATEGORY

Revista Contexto & Educação

... Em relação à origem dos trabalhos, verifica-se a recorrência de produções oriundas de duas instituições, com três textos cada: a Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Siqueira et al., 2020;Magalhães et al., 2021;Welter & Fortuna, 2022) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) (Zajac & Cássio, 2019;Spinelli Jr. & Cássio, 2021), com destaque para o Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio Silva que desponta, atualmente, como autor de referência no estudo da BNCC e do Novo Ensino Médio (Cássio, 2018;, inclusive com vasta publicação na área, muitas das quais produzidas a partir do acesso à dados obtidos mediante Lei de Acesso à Informação (Brasil, 2011). ...

O Novo Ensino Médio na Bahia no contexto da BNCC e da Reforma do Ensino Médio: reflexões em uma perspectiva histórico-crítica
  • Citing Conference Paper
  • January 2021

... Assim, se queremos uma educação que contribua para superação deste mundo que está posto, precisamos não de um ensino de ciências que não queira incidir sobre a "crença" do aluno, mas de um ensino comprometido com a verdade e que tenha como horizonte a atuação do conhecimento verdadeiro na mudança da concepção de mundo do estudante. Uma educação que ensine o conteúdo no seu movimento lógico e histórico, mostrando suas contradições e seus vínculos com a prática social, superando o conhecimento aparente e a retificação da realidade (Messeder Neto;Moradillo, 2020Moradillo, , p. 1344). ...

Uma análise do materialismo histórico-dialético para o cenário da pós-verdade: contribuições histórico-críticas para o ensino de Ciências

Caderno Brasileiro de Ensino de Física

... Com tais interpretações estabelecemos diálogo com Silva et al. (2019) que analisam artigos entre 2007-2016 na relação entre o Ensino de Ciências e Educação do Campo. As autoras identificaram a centralidade do contexto e da contextualização, mas no sentido restrito ao cotidiano ou as vivências imediatas dos estudantes no Campo. ...

Educação do campo e ensino de ciências no Brasil: um estado do conhecimento dos últimos dez anos

Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia

... Tal concepção aponta para uma compreensão errônea que poderia levar seus alunos a crerem que, se há liberação de H + , é porque a espécie em questão tem em sua fórmula o hidrogênio. Esse fato nem sempre ocorre, pois, assim, diferentes substâncias não poderiam ser caracterizadas como ácidas por essa definição, como, por exemplo, o Al2(SO4)3(Lima, & Moradillo, 2019).Essa resposta evidencia a utilização de um possível invariante operatório pelo aluno, que provavelmente esteja atuando como obstáculo epistemológico substancialista, o qual comumente se manifesta na aprendizagem da química e apresenta-se como a atribuição "à substância [de] qualidades diversas, tanto a qualidade superficial como a qualidade profunda" e dificulta a aprendizagem e o raciocínio de novos conhecimentos(Silva et al., 2014, p.263).Esse possível indicador de teorema-em-ação foi também abordado em outras respostas, pertencentes à categoria Hidrogênio/próton, representada na resposta da aluna Débora de que "ácido é toda substância que no meio aquoso libera H + ". Tais percepções mostram-se limitadas com relação ao comportamento ácido-base, tendo nelas enraizadas concepções prévias que os estudantes adquirem no ensino médio e, se não discutidas e elucidadas, podem dificultar a aprendizagem dos conteúdos conceituais durante o ensino superior e se refletir durante sua prática de ensino. ...

Ácidos e Bases nos Livros Didáticos: Ainda Duas das Quatro Funções da Química Inorgânica?
  • Citing Article
  • January 2019

Química Nova na Escola

... O ensino de radioatividade desempenha um papel crucial no contexto da química, fornecendo aos alunos uma visão mais profunda da estrutura atômica, da estabilidade nuclear e das transformações nucleares. O ensino de ciências deve problematizar a prática social em que o educando está inserido (ANUNCIAÇÃO et al., 2015). Compreender esses conceitos é fundamental para uma formação abrangente em química, pois a radioatividade está intrinsecamente ligada às propriedades dos elementos e à estabilidade das moléculas. ...

A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA

Germinal Marxismo e Educação em Debate

... Durante sua formação inicial foi escritor no campo da moral, filosofia e religião. Anos depois tem uma atenção maior para com a Química, construindo um laboratório em sua casa, dedicando-se à prática experimental, tendo como objetivo incorporar a Química no contexto da nova filosofia natural e derrubar a ciência antiga que era vista como oculta e mística (ROBLES; ANUNCIAÇÃO et al., 2014). É com os trabalhos de Boyle sobre a transformação da matéria que se rompe com o paradigma da Alquimia e impõe a Química mecanicista, "[...] integrando-se à nova Filosofia Natural, isto é, ao mecanicismo da ciência dos modernos" (FREZZATTI Jr., 2005, p. 149). ...

Robert Boyle no contexto da transição para a ciência moderna: elementos para uma análise sócio-histórica
  • Citing Article
  • April 2018

Revista Ideação

... Isso significa que as atividades que compõem um curso não funcionam por si mesmas, elas somente têm efeito através da rede de relações de poder que compõem o programa. Por exemplo, a forma como os programas reagem e respondem a múltiplas demandas políticas e econômicas, características das condições materiais no processo histórico, assim como, aos imperativos educacionais e à diversidade de participantes envolvidos no processo (Peneluc et al., 2018). ...

Possíveis confluências filosóficas e pedagógicas entre a educação ambiental crítica e a pedagogia histórico-crítica

Ciência & Educação (Bauru)

... A comunidade de Ensino de Química não costuma fazer muitas objeções quando fala acerca das contribuições da História no Ensino de Química para aprendizagem dos conceitos (Mathews, 1995;Porto, 2010;Messeder Neto & Moradillo, 2017a). E, no geral, essa ideia é usada para justificar abordagens ou estudos de caso em que a história do conceito ou algum episódio histórico é levado para a sala de aula. ...

Abordagem contextual lúdica e o ensino e aprendizagem do conceito de equilíbrio químico: o que há atrás dessa cortina?

Revista Eletrônica Ludus Scientiae