Eber Luis’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


Empreendedorismo e Jovens Empreendedores
  • Article
  • Full-text available

December 2009

·

4,218 Reads

·

9 Citations

Revista de Ciências da Administração

Dario De

·

Oliveira Lima-Filho

·

Renato Luiz Sproesser

·

[...]

·

Capistrano Martins

http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n24p246 Este estudo tem como objetivo analisar as características de um grupo de jovens empreendedores e suas opiniões quanto à importância da família, educação formal e formação complementar em sua trajetória para o empreendedorismo. Foi conduzida uma pesquisa, usando entrevistas em profundidade, junto a uma amostra de 16 jovens empreendedores da classe média, egressos de cursos de empreendedorismo. Os resultados apontam que, na trajetória para o empreendedorismo, a herança da cultura familiar, motivando interesses de reprodução e ascensão social, foi decisiva para que esses jovens se encaminhassem para o mundo dos negócios. O sucesso desses jovens empreendedores veio com a dedicação ao trabalho, sendo que os desafios e incertezas foram enfrentados com o apoio e valores recebidos da família. O discurso do jovem empreendedor é otimista e o coloca como indivíduo cuja história de vida valoriza a independência no modo de agir e a necessidade de garantir seu futuro, conduzindo seu próprio caminho.

Download

EMPREENDEDORISMO E A FORMAÇÃO DA CULTURA EMPREENDEDORA NOS JOVENS

117 Reads

Resumo: Este artigo discute o empreendedorismo e seu impacto no seio dos jovens universitários. Faz uma análise sobre sua influência na sociedade como alternativa à geração de novos empregos. Aborda questões sobre o futuro empreendedor dos jovens acadêmicos do curso de graduação em administração de empresas, debatendo aspectos sobre sua realização profissional e inserção no mercado de trabalho. Palavras-chave: empreendedorismo, jovem empreendedor, inserção profissional. 2 EMPREENDEDORISMO E A FORMAÇÃO DA CULTURA EMPREENDEDORA NOS JOVENS 1. Introdução As mudanças observadas no cenário econômico mundial induzem as sociedades em desenvolvimento, tal como o Brasil, a um repensar no modo como devam se posicionar no mercado competitivo globalizado. Este novo posicionamento exige um processo de maturidade que esteja "antenado" com as influências colocadas mundialmente no ambiente sócio-econômico, destacando, principalmente, àquelas referentes as mudanças na relação entre educação e trabalho. As sociedades desenvolvidas se diferenciam das demais pela maneira como elas determinam seu processo inovador, ou seja, de criação e de agregação de valor econômico. Acreditamos que sociedade é tão mais rica, quanto sua capacidade interna de gerar conhecimento e de se estimular a produção . Nesse sentido, é sine qua non promover nas pessoas que compõe determinada sociedade, seus desejos de realização, suas habilidades e potenciais de criação. Quando refletimos sobre este contexto, entendemos porque o tema empreendedorismo é uma pauta prioritária para o desenvolvimento do nosso País. Estudos de casos de várias regiões economicamente bem sucedidas da Europa, sugerem que a viabilidade de economias locais depende de grupos de pequenas e médias empresas, que constituem as plataformas mais significativas para forças de trabalho flexíveis, adaptáveis e capazes (FORMICA, 1999). Para que possamos desenvolver uma agenda de discussão para o empreendedorismo no Brasil, se faz mister identificar quais são os aspectos condicionantes na formação empresarial, e ainda, como se estimula uma sociedade jovem para o campo do empreendedorismo empresarial. Dentro deste contexto, o objetivo desse trabalho é discutir o papel do empreendedorismo e sua influência na formação de cultura empreendedora, particularmente nos jovens universitários, buscando sinalizar sua percepção de futuro profissional e de como pretendem se estabelecer no mercado de trabalho.

Citations (1)


... Uma das dificuldades que os jovens enfrentam hoje, aqueles que preferem a formação ao conhecimento prático, está em se tornar empreendedores.necessidade; e o elemento essencial, que é o protagonismo, ou melhor, o desenvolvimento de um senso de protagonismo no aluno que irá ajudá-lo não só a ser um melhor profissional, mas um melhor cidadão em todos os níveis: familiar, cultural, etc. Nesse sentido, esses jovens revelam a importância de absorver conhecimentos nas áreas de empreendedorismo e gestão, motivando-os a continuar sua busca pela concretização de seus projetos futuros, ou seja, o jovem empreendedor retroalimenta seu processo de aprendizagem conforme se depara com novos desafios(Lima Filho et al., 2009). ...

Reference:

O empreendedorismo na Educação Básica como força motivadora
Empreendedorismo e Jovens Empreendedores

Revista de Ciências da Administração