Diego Santos Andrade’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (1)


Figura 5: Casos novos de hanseníase confirmados segundo faixa etária no Município de Araguaína-TO, no período de 2015 a 2022. Outra característica analisada foi em relação a faixa etária dos pacientes diagnosticados com hanseníase. A partir do resultado analisado, se observa que a população que mais sofre com a hanseníase é a economicamente ativa, mais especificamente até 59 anos (n=615) sendo responsável por 63,92% dos casos notificados. Observando por esse lado, pode-se inferir que essa situação pode afetar a economia do município, pois os indivíduos dessa faixa etária podem evoluir com sequelas físicas, motoras, neurológicas, episódios reacionais decorrentes da doença, o que poderá os afastar as atividades laborais por tempo indeterminado, gerando problemas sociais imensuráveis (LIMA; AGUILAR, 2015). Já as crianças e adolescentes foram menos atingidos do que adultos, sendo que essa faixa etária foi responsável por 20,37% dos casos notificados (n=196). Apesar de que a incidência em crianças e adolescentes seja baixa nos dados analisados, esse é um indicador sensível da transmissão da doença e monstra que as crianças ou adolescentes diagnosticados tiveram contato com o portador da doença sem tratamento. É recomendado, portanto, que nas áreas de alta ou baixa endemia, se faça o levantamento dos contatos em uma família em que crianças foram diagnosticadas com hanseníase para se detectar precocemente a doença em adultos (MELO et al., 2022).
Análise do Perfil Epidemiológico dos pacientes acometidos por Hanseníase em Araguaína-TO no período de 2015 a 2022
  • Article
  • Full-text available

April 2023

·

51 Reads

·

2 Citations

Revista Cereus

Diego Santos Andrade

·

Edison Alves Propércio Junior

A hanseníase é uma patologia infectocontagiosa, granulomatosa, de evolução lenta e crônica, sendo considerada um grande problema de saúde pública. Países em desenvolvimento que apresentam condições socioeconômicas e de saúde não ideais, aglomerações em áreas periféricas das cidades, contribuem para a disseminação da doença, dificultando a sua eliminação. Quando ocorre o diagnóstico tardio ou quando não é tratada corretamente, a hanseníase pode evoluir com alterações neurológicas e incapacidades físicas irreversíveis. Esse quadro de alterações irreversíveis pode ser evitado com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Levando em conta a importância dos casos de hanseníase no Brasil, esse estudo tem como objetivo traçar o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com hanseníase na cidade de Araguaína-TO, no período de 2015 a 2022, com abordagem retrospectiva, descritiva e quantitativa, utilizando-se do sistema informatizado de dados DATASUS. O perfil de acometimento nos 962 casos analisados em sua maioria foi de pacientes com: Predominância do sexo masculino, com grau de escolaridade ensino fundamental incompleto, faixa etária economicamente ativa, pardos, multibacilares, forma Dimorfa, sem episódios reacionais, com grau 0 de incapacidade no momento do diagnóstico e cura. A taxa de detecção classifica o munícipio de Araguaína como hiperêndemico.

Download