Deise Prehs Montrucchio’s research while affiliated with Federal University of Paraná and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (54)


FIGURA 1 -RESULTADOS DA MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA DA FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ AMARELO E DO SUPORTE SÓLIDO MATRICIAL DO MARACUJÁ
Desenvolvimento e caracterização de biscoitos funcionais de uso veterinário à base de farinha da casca do maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa O. Deg.) como proposta complementar ao tratamento da diabetes mellitus em cães
  • Article
  • Full-text available

December 2024

·

18 Reads

Revista JRG de Estudos Acadêmicos

Luciana Tiemi Sugita

·

María Eugenia Balbi

·

Thais Martins Guimarães

·

[...]

·

A inclusão de fibras alimentares na dieta representa um recurso importante no tratamento complementar da diabetes mellitus. Caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue (hiperglicemia), a diabetes é uma doença endócrina que ocorre em humanos e em animais, como os cães. A diabetes mellitus canina é semelhante a diabetes tipo 1 em humanos, os sinais clínicos da doença incluem poliúria, polidipsia, polifagia e perda de peso, sendo a maioria dependente de insulina no momento do diagnóstico. Nesse contexto, o presente estudo objetivou desenvolver e caracterizar dois biscoitos funcionais de uso veterinário a base de farinha da casca do maracujá amarelo, como fonte de fibras alimentares. Inicialmente, foi obtido o suporte sólido matricial do maracujá, a partir da farinha da casca do maracujá amarelo, como insumo na elaboração dos biscoitos. Os biscoitos funcionais de uso veterinário foram caracterizados quanto a composição química e nutricional, qualidade microbiológica e capacidade antioxidante pelos métodos de redução do complexo fosfomolibdênio e do radical DPPH. Os resultados revelaram alto teor de fibras alimentares, qualidade microbiológica e potencial antioxidante para ambos os biscoitos desenvolvidos. Logo, os biscoitos funcionais com a farinha da casca do maracujá amarelo e com o suporte sólido matricial do maracujá representam alternativas viáveis para reaproveitamento de resíduos da agroindústria, além de promissores aliados no tratamento complementar da diabetes mellitus em cães.

Download

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE CHAS COMERCIALIZADOS

December 2024

·

6 Reads

Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR

Os chás são definidos como bebidas obtidas a partir de produtos do processamento de espécies vegetais por meio de infusão ou decocção. Alguns chás podem apresentar atividade antioxidante devido aos produtos extraídos durante o processo de infusão. O processo de extração foi realizado de acordo com as instruções escritas pelo fabricante na embalagem do chá. A existência da atividade antioxidante tem despertado interesse devido ao seu impacto positivo na saúde do consumidor. O objetivo do presente estudo foi avaliar o potencial antioxidante de infusões, preparadas seguindo as instruções dos fabricantes de chá, através da análise de cinco marcas de chá comercializadas no Brasil comparando com a atividade antioxidante da rutina, utilizada como padrão. Por cada chá foi preparada uma infusão utilizando um envelope em 200 ml de água a temperatura de 82°C. Após o resfriamento, a infusão foi utilizada como substrato para o ensaio de atividade antioxidante. O teste escolhido para o ensaio foi o teste de redução do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (•DPPH). A capacidade antioxidante foi expressa como porcentagem da redução do substrato, expressa em miligramas de Rutina Equivalente por mililitro de chá. Os chás testados apresentaram diferentes graus de atividade antioxidante, refletindo diferentes composições vegetais e diferentes processamentos do mesmo tipo de material vegetal.


ARROZ NEGRO (Oryza sativa) E SUA APLICABILIDADE NA COSMETOLOGIA

December 2024

·

4 Reads

Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR

O arroz (Oryza sativa L.) é um dos grãos mais consumidos no mundo e conhecido historicamente pelas suas propriedades nutricionais. Essa revisão reúne diversas pesquisas que comprovam as atividades biológicas do arroz, tais quais antioxidante, clareadora, anti-inflamatória, anti-idade, bem como suas possíveis aplicações cosméticas. A pesquisa foi realizada em três bases de dados: Pubmed, Science Direct e Google Scholar, utilizando artigos inéditos nos últimos dez anos. A busca levou em conta aspectos fitoquímicos e a aplicabilidade do uso do vegetal. Grande parte das atividades bioquímicas do arroz devem-se majoritariamente aos compostos polifenólicos. O arroz apresenta grande concentração de polifenóis como antocianinas, flavonoides e ácidos, resultando em propriedades antioxidantes, clareadoras, anti-inflamatórias e anti-idade. Conclui-se que o potencial químico do produto possui essas atividades se torna um possível agente para fabricação de produtos cosméticos.


Figura 1. Palavras chaves mais relevantes
Estudo quantitativo de pesquisas sobre Rosmarinus Officinalis l (alecrim): uma analise bibliométrica

December 2024

·

8 Reads

OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA

O estudo bibliométricos são análises quantitativas científica que permitem mapear o desenvolvimento de um campo de pesquisa ao longo do tempo. Esses estudos são fundamentais para entender a evolução, as tendências e as principais contribuições científicas em uma determinada área. A pesquisa bibliométrica analisou 100 artigos sobre alecrim indexados na Web of Science, utilizando métodos quantitativos e o software bibliometrix R para mapear o desenvolvimento dessa área de pesquisa ao longo do tempo. Os artigos variaram amplamente em citações, com um intervalo de 71 a 495 citações por artigo e uma média de 136,06 citações, totalizando 13.606 citações no conjunto. 2010 foi o ano que mais publicou artigos sobre Alecrim. As publicações foram classificadas em três zonas com base na frequência acumulada: Zona 1 incluiu 5 revistas, cobrindo até 33 publicações; Zona 2 abrangeu 25 revistas, até 34 publicações; e Zona 3 incluiu 33 revistas, totalizando uma proporção de 5:25:33. Os termos "chemical composition", "carnosic acid" e "rosemary" foram destacados como palavras-chave frequentes nos estudos analisados. A análise institucional identificou 177 contribuintes, com instituições como a Northeast Forestry University e a Universidade Federal de Santa Catarina mostrando liderança consistente ao longo das décadas. Em contraste, outras instituições como a Universidade Federal do Amapá e a University of British Columbia demonstraram um crescimento mais recente na produção científica. Este estudo proporciona uma visão abrangente das tendências de citação, distribuição de publicações e contribuições institucionais na pesquisa sobre alecrim.


Morphoanatomy and Histochemistry of Symplocos tetrandra (Mart.) Mart. (Symplocaceae)

December 2024

·

6 Reads

Microscopy Research and Technique

The Symplocaceae family comprises 406 species, all of which are classified within a single genus, Symplocos Jacq., which is distributed across multiple continents. In Brazil, this genus is predominantly found in the Atlantic Forest and Cerrado regions and is characterized by the presence of secondary metabolites, such as iridoids, terpenoids, and saponins with biological activities. Moreover, the literature research has unveiled the potential of this genus for antimicrobial, antitumor, and anti-HIV applications. This research conducted morphoanatomical, histochemical studies using light microscopy and scanning electron microscopy (SEM) analysis of the leaves and stems of Symplocos tetrandra (Mart.) Mart. Cross-sections and paradermal were performed. The investigation revealed the presence of prismatic calcium oxalate crystal in petiole and druses calcium oxalate crystals, in petiole and leaf blade. Paracytic stomata on the abaxial surface, lignified pith in the stem, which was detected with the phloroglucinol staining. Oil bodies, uniseriate epidermis, and a thin lipidic cuticle were confirmed with Sudan III. These findings suggest potential anatomical markers for taxonomic classification of the species. The data obtained in this study contributes for species identification, and the presence of metabolites can guide future pharmacological investigation with S. tetrandra.


Potencial terapêutico e toxicidade de produtos homeopáticos de origem animal e mineral

October 2024

·

2 Reads

Revista Eletrônica Acervo Científico

Objetivo: Avaliar o potencial de toxicidade de medicamentos homeopáticos de origem animal e mineral. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa com busca nas bases de dados Medline, Scielo, Web of Science, Lilacs e Scopus, utilizando palavras-chave específicas para identificar estudos publicados nos últimos 30 anos. A seleção dos artigos seguiu critérios rigorosos de inclusão e exclusão. Resultados: Um artigo de origem animal demonstrou a eficácia dos homeopáticos em condições específicas, sem evidências claras de toxicidade. Para os medicamentos de origem mineral, três apontaram para a segurança dos tratamentos homeopáticos, incluindo a desintoxicação por metais pesados e a ausência de toxicidade em modelos de peixe-zebra. Considerações finais: Os medicamentos homeopáticos de origem animal e mineral demonstraram eficácia em certas condições, com poucos indícios de toxicidade. Entretanto, a presença de contaminantes em alguns produtos ressalta a importância de padrões rigorosos de produção e qualidade. Mais estudos são necessários para uma avaliação abrangente da segurança dessas substâncias.


Artrite reumatoide: uso de fitocanabinoides e agonistas CB2 sintéticos no tratamento ou alívio de sintomas da doença

September 2024

·

19 Reads

OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune sistêmica e crônica caracterizada por inflamação das articulações, dor e eventual deterioração da função articular. Estudos elucidam o potencial de alívio e tratamento dos sintomas da AR com canabinoides e agonistas CB2 sintéticos. Esta revisão tem como objetivo comparar os usos dos agonistas CB2 sintéticos e fitocanabinoides no tratamento ou alívio de sintomas da artrite reumatoide. Para este estudo utilizamos a metodologia da revisão integrativa. As palavras-chave selecionadas dia descritores do Medical Subject Headings (MeSH) foram: "canabinoides", "atrite", "reumatoide". O levantamento de artigos para a revisão integrativa da literatura sobre essa temática foi realizado nos periódicos indexados nas bases de dados Science Direct, Medline e PubMed e utilizamos termos de conexão, como "AND" e "OR", para maior precisão de busca. Todos os artigos selecionados para esta revisão demonstraram melhora na intensidade de dor, devido a supressão das citocinas específicas (CCL-2, IL-6 e MMP-3) reduzindo a ação de monócitos e da osteoclastogênese, tendo assim efeito protetivo das articulações e tecidos adjacentes com o uso de fitocanabinoides como canabidiol, tetrahidrocanabinol e canabigerol ou agonistas sintéticos do receptor canabinoide 2 (CB2). Entretanto, é necessário que estudos em humanos sejam realizados com amostras maiores de participantes para comprovação dos resultados. Os fitocanabinoides e os agonistas sintéticos de CB2 tem potencial terapêutico no tratamento e alívio de sintomas da artrite reumatoide.


O estágio supervisionado nos cursos da área da saúde pós pandemia: uma visão de professores e coordenadores

September 2024

·

2 Reads

Revista Caderno Pedagógico

Os estágios curriculares são essenciais para a formação dos futuros profissionais da saúde, permitindo a aplicação prática do conhecimento adquirido durante a graduação. Os desafios impostos pela pandemia levaram as instituições de ensino a se adaptarem para garantir a continuidade das atividades acadêmicas, incluindo práticas e Estágios Curriculares Supervisionados (ECS); à medida que a vacinação avançou as instituições de ensino puderam retomar as atividades presenciais. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os Estágios Curriculares Supervisionados dos cursos presenciais da área da saúde de Instituições de Ensino Superior do estado do Paraná, focando na perspectiva de professores e coordenadores após o retorno ao ensino presencial. O estudo, aprovado pelo Comitê de Ética, envolveu coordenadores e professores dos cursos de saúde no Paraná, e os dados foram coletados via Google Forms®. Dos dados obtidos (94%) dos estágios curriculares supervisionados após o retorno foram presenciais. Apenas (33%) dos orientadores utilizaram recursos virtuais no acompanhamento dos alunos nas atividades de estágio. Alunos que tiveram práticas remotas no (ERE) enfrentaram mais dificuldades nos estágios. Desta forma conclui pelos resultados da pesquisa a retomada dos estágios presenciais na área da saúde e enfatiza o valor do aprendizado prático direto, apoiado por dados e literatura que valorizam a formação presencial; o uso dos recursos tecnológicos como suporte na formação prática e a implementação de plataformas digitais para a gestão dos estágios.


Os reflexos da pandemia na atuação dos egressos de um curso de farmácia: uma análise sob a ótica dos estágios curriculares

June 2024

·

18 Reads

Revista Caderno Pedagógico

O ensino em Farmácia incorpora práticas e estágios como parte fundamental do desenvolvimento de habilidades profissionais, representando 20% da carga horária total do curso. Em 2020, a pandemia de COVID-19 impôs desafios significativos, levando as instituições de ensino a se adaptarem para garantir a continuidade das atividades acadêmicas, incluindo práticas e Estágios Curriculares Supervisionados (ECS). Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da pandemia na formação prática e na atuação profissional dos graduados de um curso de Farmácia entre os anos de 2020 e 2022 em uma instituição de ensino superior localizada em uma capital da Região Sul do Brasil. Dos 72 graduandos (2020-2022) em Farmácia, 44 participaram da pesquisa. A maioria (48%) formou-se em 2022. Durante a pandemia, 73% tiveram aulas práticas remotas e 34% participaram de chamamentos emergenciais. Dos egressos, 70% enfrentaram dificuldades nos Estágios Curriculares Supervisionados, sendo a principal encontrar vagas (55%). No mercado de trabalho, 82% estão empregados e 41% foram efetivados no local onde estagiaram. Os resultados indicam que, apesar dos desafios enfrentados durante a pandemia, a transição para métodos de ensino remoto e o uso de tecnologia para acesso ao conhecimento, não tiveram um impacto negativo na formação prática e na atuação profissional dos egressos. Esses achados sugerem uma capacidade de adaptação positiva tanto por parte dos estudantes quanto das instituições de ensino diante dos desafios apresentados pela pandemia. A eficácia das medidas implementadas para garantir a continuidade do processo educacional e o desenvolvimento profissional dos graduados é destacada, demonstrando que a utilização de métodos remotos e tecnológicos foram capazes de suprir as demandas práticas e contribuir para uma formação sólida mesmo em um contexto desafiador como o vivenciado durante a pandemia.


Morphoanatomical study of the species Zanthoxylum kleinii (R.S. Cowan) P.G. Waterman (Rutaceae)

March 2024

·

37 Reads

Microscopy Research and Technique

The order Sapindales is comprised of nine families and in Brazil it is represented by six, including Rutaceae Juss., which constitutes the largest group of this order. A variety of species of Zanthoxylum L. are distributed throughout the country, and among them is the species Zanthoxylum kleinii (R.S. Cowan) P.G. Waterman, which is found in the states of Brazil. This study aimed to characterize the morphoanatomy of the leaf, petiole, rachis, and stem of the species Z. kleinii . Histochemical tests were performed, and the sections were visualized under optical and scanning electron microscopy. The analysis showed that the morphoanatomical characteristics of the species are: hypoestomatic leaflets; stomata classified as anomocytic, tetracytic, and anisocytic; dorsiventral mesophyll; cavities that produce a secretion of lipid nature, present in the leaflet, rachis, and petiole; colleters distributed in the leaf; presence of simple non‐glandular trichomes in all structures; and prismatic crystals in the petiole. Histochemical tests indicated the presence of phenolic and lipophilic compounds, mucilage, and lignin. With the result of this research, it was possible to identify the nature of the compounds secreted by the secretory structures of the leaves; in addition, the morphoanatomical characterization of Z. kleinii can provide relevant data for future studies for other organs of the species not yet described. Furthermore, contributing concomitantly with data for the genus, in this way, supporting to differentiate them. Research Highlights Ultrastructural features observed by microscopic techniques. Calcium oxalate crystals present in the rachis. Microchemical tests confirmed the presence of colleters in the leaflet.


Citations (19)


... Currently, COVID-19 remains a global pandemic [4]. Clinical studies have shown that vaccination against COVID-19 can still significantly decrease severe cases and death rates, and protect people's health [5,6]. In Shenzhen, The number of confirmed monkeypox cases increased by 91%, and the number of deaths increased by 64% in less than a month, with a 0.03% overall morbidity rate. ...

Reference:

Global Infectious Diseases in September 2022: Monthly Analysis
RNA-dependent RNA polymerase (RdRp) natural antiviral inhibitors: a review

Medicinal Chemistry Research

... However, other compositions can also occur, such as calcium carbonate (CaCO 3 ) crystals, or even silica crystals (SiO 2 ) (Bosqueiro, 1995;Webb, 1999). Crystals in plants have been reported as calcium oxalate using EDS in many studies (Lersten & Horner, 2011;Saulle et al., 2018;Santos et al., 2018;Almeida et al., 2020;Klider et al., 2020;Brito et al., 2021;D'Almeida et al., 2021;Pauzer et al., 2021;Gribner et al., 2022). Only a few studies have reported calcium sulfate crystals (He et al., 2012;Pritchard et al., 2000;Storey & Thomson, 1994). ...

Microscopic investigations of Ocotea paranaensis―A Brazilian endemic and endangered species
  • Citing Article
  • June 2022

Microscopy Research and Technique

... Acesso desigual a vacinas (Todd;Bambra, 2021) desigualdade no acesso aos equipamentos de proteção pessoal (EPI) foram também evidentes (Dodds;Fakoya, 2020). A transmissão foi mais elevada nos bairros desfavorecidos, com domicílios de ocupação múltipla, casas de menor dimensão, maior urbanidade e densidades populacionais mais elevadas (Bambra et al., 2020;Sartor et al., 2022). ...

Impacto da COVID-19 nos moradores de condomínio residencial vertical na Região Sul, Brasil: prevenção e automedicação

Research Society and Development

... In further studies with the hexanic fraction of the crude extract of Ocotea nutans (Nees.) Mez stem conducted by Betim et al. (2021), the results demonstrated a high potential to control L3 larvae, with LC of 50 14.14 µg/mL. Perewalo et al. (2021) when evaluating the larvicidal activity of the alkaloid S-(+)-dicentrine extracted from galls of Ocotea puberula (Rich.) ...

Contribuição ao estudo das galhas de Ocotea puberula (Rich.) Nees (Lauraceae): Propriedades antioxidantes e biológicas do alcaloide S-(+)-dicentrina

Research Society and Development

... 287 Non-small cell lung cancer cells (CP-H460) and human embryonic kidney cells (HEK-293) were treated with 0.01, 0.1, 1, and 2 µg/ mL aqueous fruit extract, which increased the cytotoxic effect in a concentration-dependent manner, and 2 µg/mL was cytotoxic to 89% CP-H460 cells, which were more sensitive than HEK-293 cells. 288 Treatment of HT-29 cells with 62.5, 152, 250, 500, and 1,000 µg/mL 80% methanol fruit extract increased the cytotoxic effect, depending on the concentration, with an IC 50 of 267.5 µg/ mL, and also induced DNA damage. The fruit extract also inhibited cell migration as indicated by delayed healing of scratch wounds created on HT-29 cell cultures. ...

Nutritional composition, antioxidant activity and anticancer potential of Syzygium cumini (L.) and Syzygium malaccense (L.) fruits

Research Society and Development

... α-bulnesene is described in the literature for presenting antimicrobial activity against fungi and bacteria [25]. In relation to the compound pogostol, studies report its antimicrobial potential [26], and also one of the compounds responsible for the cytotoxic action against cancer cells is present [27]. The antimicrobial, cytotoxic and antioxidant potential of δ-amorphene may be related to its strong presence in research on essential oils [28,29]. ...

Cantinoa althaeifolia essential oil: chemical composition and biological, antioxidant, antimicrobial, and antitumor activities

Research Society and Development

... Numerous primary and secondary metabolites from endophytic fungi have been highlighted in research owing to the biological potential of their molecules, with direct application to human health [7,8]. According to Silva [9], a vast number of reports in the literature establish that these microorganisms produce bioactive compounds with potential application in several areas of interest to medical and pharmaceutical industries, such as anticancer, antioxidant, antimicrobial, and antiviral activities. ...

Atividade larvicida de extratos de Diplodia pinea frente à Aedes aegypti

Research Society and Development

... A espécie Solanum sessiliflorum, da família Solanaceae, conhecida como cubiu, também é uma espécie nativa da Amazônia com potencial medicinal (CRUZ et al., 2023). É popularmente utilizada no tratamento para controlar altos índices de colesterol, triglicerídeos, diabetes e anemia (PIRES et al., 2006;SILVA, 2019a;SERENO et al., 2020). Além disso, seu fruto é usado como produto alimentício não convencional (PANC), sendo utilizado no preparo de sucos, sorvetes, geleias, doces e compotas (YUYAMA et al., 2008;SILVA, 2019a). ...

TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE ENCONTRADOS NA CASCA DO MANÁ-CUBIU (SOLANUM SESSILIFLORUM DUNAL), CULTIVADO NA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA / CONTENT OF PHENOLIC COMPOUNDS AND ANTIOXIDANT CAPACITY FOUND IN COCONA PEEL (SOLANUM SESSILIFLORUM DUNAL), CULTIVED FROM BRAZILIAN ATLANTIC FOREST
  • Citing Article
  • January 2020

Brazilian Journal of Development

... Notably, gallic acid demonstrated the most stability throughout 6-month storage [57]. Martin et al. have shown that gallic acid in the emulsion was stable after storage for 5 months at 38 °C [58]. Galmarini et al. observed that the freeze-dried gallic acid content remained constant when stored in opaque bottles at temperatures of 38 °C for 70 days of storage [59]. ...

Development of W1/O/W2 emulsion with gallic acid in the internal aqueous phase
  • Citing Article
  • January 2020

Food Chemistry

... For example, O. diospyrifolia (Meisn.) Mez has been documented to possess anti-inflammatory, [14] antimicrobial, [15] cytotoxic, [16] and acaricidal properties, [17] although its chemical composition has not been thoroughly characterized. Recent investigations suggest that O. diospyrifolia primarily produces alkaloids and glycosylated flavonoids, [18,19] but there remains a significant gap in the knowledge of specific compounds and their potential biological effects. ...

Composition, antioxidant properties, and biological activities of the essential oil extracted from Ocotea diospyrifolia (Meisn.) Mez.

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences