De Paula’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (1)


RAÍZES DO DESENVOLVIMENTISMO: PENSAMENTO E AÇÃO DE JOÃO PINHEIRO
  • Article

5 Reads

·

9 Citations

João Antônio

·

De Paula

Resumo: O artigo busca identificar nas idéias e ações de João Pinheiro, elementos do que veio a ser chamado de "desenvolvimen-tismo". Explícita referência de Juscelino Kubitschek, João Pinheiro encarnou certa tradição republicana, que, tendo como base o positivismo, atribuiu papel importante ao Estado como sujeito do "desenvolvimento nacional". Foi significativo o empreendido por João Pinheiro, sobretudo no referente à modernização do sistema de ensino. João Pinheiro, e políticos ligados a ele, como Afonso Pena, foi um dos líderes do grupo político chamado "Jardim da Infância", identificado com a renovação da plataforma de política econômica no Brasil pela defesa de teses, como a da proteção da indústria nacional. De resto, seja por seus aspectos positivos, seja por seus limites, a trajetória de João Pinheiro condensa o essencial do "desenvolvimentismo" brasileiro, tanto em seus aspectos modernizantes, quanto em sua reiterada incapacidade de dis-tribuir os frutos da modernização. Palavras-chave: desenvolvimento econômico, República, desenvolvimentismo, Brasil, Minas Gerais.

Citations (1)


... Inicialmente preso aos marcos teóricos do modelo predominantemente assentado no setor primário, o papelismo associou-se posteriormente à defesa da produção industrial, constituindo o "núcleo duro" do desenvolvimentismo: projeto nacional, intervenção do Estado e industrialização (Fonseca, 2004b). Ainda que de forma lenta e não concatenada, o amálgama das três correntes já se observava desde as últimas décadas do Império, mas foi durante a I República que tal processo ganhou vulto, quando experiências locais de políticas protodesenvolvimentistas já se anunciavam em duas das mais importantes províncias do país: em Minas Gerais, com João Pinheiro (1906), e no Rio Grande do Sul, com Getulio Vargas (1928) (Paula, 2004;Fonseca, 2004aFonseca, , 2004b. ...

Reference:

A independência, a década de 1930 e o desenvolvimentismo
RAÍZES DO DESENVOLVIMENTISMO: PENSAMENTO E AÇÃO DE JOÃO PINHEIRO
  • Citing Article