Cyntia Meireles de Oliveira’s research while affiliated with Federal Rural University of Amazonia and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (29)


O valor econômico da extração de madeira em tora na ilha do Marajó, Pará
  • Article
  • Full-text available

March 2017

·

316 Reads

·

8 Citations

Revista Teoria e Evidência Econômica

·

Ádamo Lima de Santana

·

Cyntia Meireles de Oliveira

·

[...]

·

O objetivo deste trabalho foi estimar o valor econômico e a margem de comercialização da madeira em tora oriunda de áreas manejadas. Utilizou-se o preço líquido atualizado da madeira para estimar o valor econômico da exploração florestal madeireira no polo Marajó. Os dados foram obtidos em pesquisa de campo realizada em vinte empresas que operam no local. O valor econômico médio da extração e comercialização da madeira em pé no mercado local foi de R28,46/m3,comumvalormıˊnimodeR 28,46/m3, com um valor mínimo de R 18,47/m3 para as espécies da categoria C4 (madeira branca) e um máximo de R92,25/m3paraasespeˊciesdacategoriaC1(madeiraespecial).Assim,paraumfluxodetrintaanoseextrac\ca~ode25m3/hanosplanosdemanejodasaˊreasdeconcessa~oflorestaldoestadodoParaˊ,geraseumvalormeˊdiodeR 92,25/m3 para as espécies da categoria C1 (madeira especial). Assim, para um fluxo de trinta anos e extração de 25 m3/ha nos planos de manejo das áreas de concessão florestal do estado do Pará, gera-se um valor médio de R 688,75/ha. Esse resultado é superior ao gerado pelas atividades de pecuária extensiva (em torno de R180,00/ha)edelavourasdegra~os(emtornodosR 180,00/ha) e de lavouras de grãos (em torno dos R 420,00/ha), principais responsáveis pelo desmatamento da Amazônia. A margem de comercialização mostrou que a sociedade tende a se apropriar de 12,4% do valor econômico gerado na cadeia de madeira oriunda dos contratos de transição. Palavras-chave: Preço da madeira em tora. Concessão florestal. Viabilidade econômica. Desmatamento. Amazônia.

Download

Figure 1 of 2
Figure 2 of 2
A ocupação do solo e a produção de alimentos da agricultura familiar na Região Norte do Brasil Soil occupancy and food production of family farm in Northern Brazil

January 2017

·

169 Reads

·

2 Citations

ESPACIOS

Assesses the participation of family farming in land occupation and food production in northern Brazil. Were utilized Agricultural Census 2006 of Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE)relative to number of establishments, area and persons employed in agriculture. Family farming has the largest share of the production of coffee, beans, corn and rice, but with lower area occupied in relation to non-family farming. The most effective actions of government official institutions with specific policy plays an important role in stimulating the diffusion of practices adapted to the reality of this segment.


FIGURA 1 – Mapa de localização das comunidades de Água Preta, Arauaí e Apei, Moju/Pará. FONTE: Elaboração da autora (2016).  
Os fatores de repercussão da cadeia produtiva do dendê no desenvolvimento local do Baixo Tocantins

December 2016

·

68 Reads

·

14 Citations

Desenvolvimento e Meio Ambiente

O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores econômicos, sociais e ambientais produzidos pelo “agronegócio do dendê (Elaeis guianensis Jacq.)”, a partir da integração da agricultura familiar à atividade, avaliando seus efeitos sobre a dinâmica do desenvolvimento local no Baixo Tocantins. As informações foram coletadas em pesquisa de campo com os sujeitos sociais vinculados à cadeia. Os resultados revelaram que a governança da cadeia, a sustentabilidade social, a sustentabilidade ambiental, a mudança climática e a qualificação técnica são os fatores que repercutem negativamente sobre a organização do espaço econômico, social e ambiental das famílias agricultoras. Os fatores latentes identificados permitiram construir o Índice de Sustentabilidade do Desenvolvimento Local (ISDL) para avaliar o grau de influência da atividade na configuração da qualidade de vida das pessoas. O ISDL evidenciou a incapacidade do dendê de tornar-se a alternativa socioeconômica e ambiental capaz de gerar emprego, renda e melhoria na qualidade de vida das populações locais.


Figura 1. Localização do arquipélago do Marajó, no delta do Rio Amazonas. Fonte: (Reis Filho; Rodrigues, 2003).  
Aspectos Produtivos e Socioeconômicos do Arranjo Produtivo Local Bovino e Bubalino no Arquipélago do Marajó, Estado do Pará

March 2016

·

321 Reads

·

8 Citations

Revista em Agronegocio e Meio Ambiente

O Arranjo Produtivo Local da pecuária bovina e bubalina no Marajó além de ser importante na geração de trabalho e renda, pode também possibilitar a criação de divisas, considerando a indicação geográfica para carne, leite e produtos de maior valor agregado, tal como o queijo do Marajó. A candidatura da ilha do Marajó à Reserva da Biosfera constitui uma oportunidade de negócio e coloca o desafio de encontrar formas de desenvolvimento sustentável. Considerando-se a importância socioeconômica dessa cadeia produtiva no Marajó, objetivou-se descrever e analisar a cadeia de produção da pecuária marajoara. A pesquisa foi realizada nos municípios de Soure e Salvaterra pertencentes à microrregião do Arari, combinando pesquisa secundária e primária. Os questionários foram aplicados junto a vinte e três informantes dentre produtores, demais agentes da cadeia e entidades como associações e cooperativas. Constatou-se que há uma fraca atuação das instituições públicas na coordenação das atividades de pesquisa e extensão rural além do comportamento individual dos produtores decorrente das dificuldades em estabelecer laços de capital social. Como decorrência, as propriedades utilizam baixa tecnologia, assim como o manejo, a seleção genética e as práticas de gestão são deficitários. Assim, o Arranjo Produtivo Local da pecuária no Marajó tem sido pouco eficiente apesar do seu potencial de produção em pastagem natural, já que não fornece indícios de contribuir para o desenvolvimento, pois não é internalizada e tampouco possibilita a geração de encadeamentos para frente e para trás.


Competitividade das Empresas no Arranjo Produtivo Local de Grãos em Santarém e Belterra-Pará

January 2016

·

26 Reads

·

3 Citations

Desenvolvimento em Questão

A construção do terminal da empresa Cargill Agrícola S/A e a possibilidade de pavimentação da rodovia BR-163 foram fatores determinantes à atração de diversos produtores do Centro-Oeste e do Sul do Brasil à Santarém e Belterra, Pará, que contribuíram para uma rápida mudança na base produtiva da produção de grãos ao longo da rodovia BR-163 por meio da utilização de tecnologias apropriadas. Portanto, a pesquisa visa analisar a competitividade das empresas no Arranjo Produtivo Local de Grãos nesses municípios, considerando suas características e especificidades, com o intuito de responder se essas empresas têm construído vantagens competitivas ao arranjo. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado, aplicados a vinte produtores de grãos e a análise foi desenvolvida por meio de estatística multivariada, sendo ela, a análise fatorial e a de Clusters. A partir da análise fatorial, construiu-se um Índice de Desempenho Competitivo (IDC), hierarquizando as empresas pesquisadas conforme seu nível de competitividade. Os resultados do IDC demonstram que mais de 50% das empresas pesquisadas não são competitivas, e na análise de Clusters, apenas 15% das empresas foram identificadas como “Empresas com utilização intensiva de inovações e maiores retornos econômicos”. Concluiu-se que as empresas não têm conseguido ser competitivas de forma a criar vantagens competitivas ao arranjo de Grãos de Santarém e Belterra.


Figura 1 – Balanço entre oferta e demanda per capita de produtos nos polos de Altamira, Santarém e Itaituba, estado do Pará, 2013 (em kg)  
Evidências do Mercado de Produtos da Pequena Produção na Região da Transamazônica e BR-163 no Estado do Pará

September 2015

·

112 Reads

·

4 Citations

Revista de Estudos Sociais

Analisa-se o comportamento atual e futuro dos mercados institucional e não institucional de produtos da pequena produção, desenvolvida em projetos de assentamento da reforma agrária da região da Transamazônica e da BR-163 no estado do Pará. Apresentam-se os subsistemas de uso da terra na Amazônia, as características dos sistemas de produção e as formas de inserção no mercado, evidenciando os fatores que limitam a expansão da agricultura familiar e as oportunidades para seguir uma trajetória de uma agricultura de baixo carbono no contexto do desenvolvimento regional. Os resultados mostram que a continuidade do sistema de produção atual tende para uma especialização da agricultura familiar em apenas quatro cadeias produtivas: cacau, mandioca, madeira e pecuária. Por outro lado, há excedente de oferta para um conjunto de produtos, que dever ser exportado para outros mercados nacionais e internacionais e um excesso de demanda para uma cesta de produtos da agricultura familiar, cujo equilíbrio pode ser conseguido com o ajuste e efetivação da atual política de apoio à agricultura familiar.


Crédito rural para aquicultura: uma análise do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte no estado do Pará

July 2015

·

859 Reads

·

9 Citations

Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental

O artigo analisa o processo de concessão de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para a aquicultura no estado do Pará. Os dados foram obtidos a partir de publicações oficiais do Banco da Amazônia e de entrevistas em profundidade com gestores das instituições envolvidas com a política de crédito. Os programas e linhas específicas de crédito para atendimento de projetos aquícolas só passaram a constar nos planos de aplicação do FNO a partir da década de 2000, antes a demanda de investimentos era atendida por linhas de crédito que financiavam projetos agropecuários de um modo geral. Entre 2000 e 2010 apenas 0,93% dos recursos do FNO aplicados no setor agropecuário paraense foram alocados em projetos de aquicultura. Na percepção dos gestores o baixo volume de recursos aplicados em aquicultura contrasta com o potencial da atividade e resulta da combinação de fatores como o baixo nível de organização dos produtores, assistência técnica incipiente e pouco especializada em aquicultura, licenciamento ambiental demorado, além da burocracia durante o processo de contratação das operações de crédito. Há necessidade de maior articulação entre os atores da cadeia produtiva da aquicultura para viabilizar estratégias de aplicação dos recursos e estimular o desenvolvimento da atividade no estado do Pará.


Figura 2 – Objetivos das organizações sociais segundo as entrevistadas em percentuais.  
DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA, REPRODUÇÃO SOCIOECONÔMICA E MULHERES NO ASSENTAMENTO PERIURBANO MÁRTIRES DE ABRIL – PARÁ

May 2015

·

159 Reads

·

3 Citations

Nucleus

The productive diversification is a strategy of socioeconomic reproduction of rural households, where women have great contribution. Thus, analyze the practices developed by the women of the settlement Mártires de Abril. Data were from secondary sources, questionnaires, reports and participant observation with 38 seated. About 50% of women develop strategies for agricultural diversification and or extractive. Also, this percentage is of those that are on the property for over 10 years, which can lay the basis for local development. Although largely a social organization recognizes the settlement, about 50% are unaware about their goals. Women enjoying other opportunities in nonagricultural market in high season, contributing to its maintenance in rural areas, since the settlement is located in a tourist area. It is important to consider aspects of women organizing in order to maximize their contribution to socioeconomic reproduction of families and local development. A diversificação produtiva é uma estratégia de reprodução socioeconômica das famílias rurais, onde as mulheres têm grande contribuição. Assim, analisam-se as práticas desenvolvidas pelas mulheres do Assentamento Mártires de Abril. Os dados foram de fontes secundárias, questionários, relatos e observação participante junto a 38 assentadas. Cerca de 50% das mulheres desenvolvem estratégias de diversificação agropecuárias e, ou, extrativas. Também, este percentual é daquelas que estão no estabelecimento há mais de 10 anos, o que pode assegurar as bases para o desenvolvimento local. Embora grande parte reconheça alguma organização social no assentamento, cerca de 50% desconhece sobre seus objetivos. As mulheres aproveitam outras oportunidades de mercado não agrícolas na alta temporada, contribuindo para sua manutenção no meio rural, já que o assentamento localiza-se em uma área turística. É importante considerar a organização das mulheres, a fim de potencializar sua contribuição na reprodução socioeconômica das famílias e no desenvolvimento local.


DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA, REPRODUÇÃO SOCIOECONÔMICA E MULHERES NO ASSENTAMENTO PERIURBANO MÁRTIRES DE ABRIL - PARÁ

April 2015

·

14 Reads

·

10 Citations

Nucleus

A diversificacao produtiva e uma estrategia de reproducao socioeconomica das familias rurais, onde as mulheres tem grande contribuicao. Assim, analisam-se as praticas desenvolvidas pelas mulheres do Assentamento Martires de Abril. Os dados foram de fontes secundarias, questionarios, relatos e observacao participante junto a 38 assentadas. Cerca de 50% das mulheres desenvolvem estrategias de diversificacao agropecuarias e, ou, extrativas. Tambem, este percentual e daquelas que estao no estabelecimento ha mais de 10 anos, o que pode assegurar as bases para o desenvolvimento local. Embora grande parte reconheca alguma organizacao social no assentamento, cerca de 50% desconhece sobre seus objetivos. As mulheres aproveitam outras oportunidades de mercado nao agricolas na alta temporada, contribuindo para sua manutencao no meio rural, ja que o assentamento localiza-se em uma area turistica. E importante considerar a organizacao das mulheres, a fim de potencializar sua contribuicao na reproducao socioeconomica das familias e no desenvolvimento local.


Multiple discriminant analysis of the retail aÇaÍ market in belÉm do parÁ

July 2014

·

97 Reads

·

6 Citations

Revista Brasileira de Fruticultura

Açaí pulp is one of the main foods in the State of Pará and of higher per capita consumption in 2010. The sale of açaí in Belém is carried out by several units that operate in the retail market. The objective of this study was to identify market segments: greengrocers, micro entrepreneurs and supermarkets, from the analysis of a set of variables that define the decisions of açaí consumers. The stepwise multiple discriminant analysis was used to estimate the discriminant functions. Results show that the segment identified with greater precision was the greengrocery, with 100%, followed by supermarkets, with 96.5% of the cases accurately classified, and the segment of micro entrepreneurs, with 90.9%, had the lowest accuracy in the consumer classification. The estimated model showed a high significance in the estimation process, since the functions with the variables amount of açaí, consumer income, price of açaí, quality of açaí, price of fish and price of flour, correctly classified 95.6% of the original elements. © 2014 Sociedade Brasileira de Fruticultura. All rights reserved.


Citations (15)


... Thus, in response to increases in price and/or decrease in income, consumers tend to adjust their purchasing plans for a smaller quantity of the high-cost products and maintain the same level of satisfaction. For the variable deforestation, it is observed that for each km² of deforested area, the demand for wood tends to increase in response to the companies' needs of increasing their stocks for they processing purposes [22,28]. ...

Reference:

The Roundwood Market from the Amazon Forest and the Impacts on the Socio-Economy of the State of Pará
O valor econômico da extração de madeira em tora na ilha do Marajó, Pará

Revista Teoria e Evidência Econômica

... The application of the EFA technique requires the adequacy of the data sample. Thus, the variables must present a matrix with significant correlations and a determinant different from zero, together with technical and statistical significance of the Bartlett and Kaiser-Meyer-Oklin (KMO) tests and the analysis of consistency and reliability by the level of explained variance and factor loadings, as they correspond to statistical procedures that allow assessing the adequacy of the specified EFA model ( Hair Jr. et al. , 2010;Ferreira et al. , 2016;Oliveira et al. , 2024;Santana et al., 2025). The number of factors required to describe the data was determined by the principal component analysis method, which recommends the extraction of those with explained variance greater than one. ...

Os fatores de repercussão da cadeia produtiva do dendê no desenvolvimento local do Baixo Tocantins

Desenvolvimento e Meio Ambiente

... Normalmente, os sistemas são tradicionais e estão baseados no processo de corte e queima (Santos eMitja, 2012). Esta situação decorre das dificuldades técnicas e, dependendo da região, há o pousio das terras, como forma de contornar o empobrecimento do solo, a queda de produção e a ocorrência de pragas e doenças (Oliveira et al., 2015). Em menor quantidade, algumas famílias rurais que possuem forte dependência das atividades agrícolas contornam as limitações em relação ao uso da terra através da diversificação produtiva a fim de sobreviverem no espaço rural e melhorarem seu padrão de vida (Rathmann et al., 2008;Staduto et al., 2008). ...

DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA, REPRODUÇÃO SOCIOECONÔMICA E MULHERES NO ASSENTAMENTO PERIURBANO MÁRTIRES DE ABRIL – PARÁ

Nucleus

... O índice de desempenho competitivo (IDC) é a ferramenta mais empregada para mensurar o grau de competitividade de uma iniciativa comercial, independente do ramo em que ela esteja inserida, pois confere um adequado rigor estatístico ao resultado (BARBOSA; SOUSA, 2012;CARVALHO et al., 2007;SANTANA, 2007;SOUSA et al., 2015). Este indicador é determinado a partir do uso de análise fatorial e pondera sobre variáveis microeconômicas, institucionais e de política setorial (OLIVEIRA; SANTANA, 2016;SAN-TANA, 2007). ...

Competitividade das Empresas no Arranjo Produtivo Local de Grãos em Santarém e Belterra-Pará

Desenvolvimento em Questão

... Existem linhas de crédito para atender a piscicultura, entretanto, esse crédito disponível não é acessado pelo piscicultor devido a burocratização do processo de concessão de crédito (Araújo et al., 2015), dentre eles, a falta de regularização ambiental. O marco regulatório da aquicultura do estado do Pará foi atualizado recentemente, entretanto, tornase necessário operacionalizar os instrumentos legais para concluir o procedimento (Brabo, 2023). ...

Crédito rural para aquicultura: uma análise do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte no estado do Pará

Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental

... The rainy season spans January to June, with flooding peaking in March, April, and May, while the driest months are from July to December. The predominant vegetation consists of natural grasslands with herbaceous layers of grasses and sedges, along with areas of primary forest, floodplain pastures, degraded areas ("capoeira"), and savanna [3]. The native pastures in the archipelago cover 2.3 million hectares, part of the 75 million hectares of native pastures in the Brazilian Amazon [4]. ...

Aspectos Produtivos e Socioeconômicos do Arranjo Produtivo Local Bovino e Bubalino no Arquipélago do Marajó, Estado do Pará

Revista em Agronegocio e Meio Ambiente

... In the Amazon biome, fish, as well as manioc flour and açaí palm seeds, represent the dominant and virtually omnipresent food commodities observed along riverside markets and in settlements ('quilombos'). A number of fish species are sold by and to both rural/ indigenous and urban populations (Santana et al., 2014). Fish consumption has been -historically and socioeconomically-linked with local cultures of indigenous communities (Prestes-Carneiro et al., 2019). ...

Multiple discriminant analysis of the retail aÇaÍ market in belÉm do parÁ

Revista Brasileira de Fruticultura

... Delgado (2017) and Sousa and Vieira (2022) suggest that a public policy that strengthens urban agriculture should prioritize easy access for women to land and the means of production, and contribute to their training in agricultural practices aimed at boosting food production. For Oliveira et al. (2015), women's work and strengthening local organizations' objectives can contribute to the commercialization of production from urban and periurban agriculture. Moreover, Kern and Kovesi (2018) show that to guarantee environmental justice, one of the principles to be observed is providing sufficiently good conditions for people in a given place to want to stay in this space. ...

DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA, REPRODUÇÃO SOCIOECONÔMICA E MULHERES NO ASSENTAMENTO PERIURBANO MÁRTIRES DE ABRIL - PARÁ
  • Citing Article
  • April 2015

Nucleus

... This factor stands out particularly in regard to credit availability, training, and technical support, variables that show the importance of the systemic view of dairy farming and greatly influences other variables. This highlights the significance of rural credit programs and technical support for the productive performance and modernization of the activity (SANTOS et al., 2013;SILVA et al., 2017). In Rondon do Pará, only a small portion of producers benefits from those services. ...

RURAL CREDIT POLICY AND FINANCING OF DAIRY CATTLE IN THE STATE OF PARA THE PERIOD 1990-2010

Nucleus

... al, 2021). No estado do Pará, a maioria dos municípios ainda utiliza lixões a céu aberto como método principal de descarte de resíduos (BRASIL, 2021 (Acserald, 1991;Santana et al., 2014). A existência de lixões próximos aos cursos d'água nesses municípios prejudica a pesca, uma atividade vital para a economia local, além de comprometer a subsistência e o modo de vida dos habitantes das mais de 1.000 ilhas formadas após a construção da barragem (Das Mercês et al., 2019;Pereira et al., 2022). ...

Influência da barragem de Tucuruí no desempenho da pesca artesanal, estado do Pará

Revista de Economia e Sociologia Rural