Claudete Maria da Silva Moura’s research while affiliated with Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (17)


Fatores que influenciam a composição centesimal da carne ovina
  • Article
  • Full-text available

May 2025

·

6 Reads

OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA

·

·

·

[...]

·

Os componentes nutricionais da carne ovina — incluindo teores de umidade, proteína, lipídios e cinzas — são influenciados por diversos fatores interligados. Assim, objetivo-se discutir os principais fatores que afetam a qualidade nutricional da carne ovina. A pesquisa foi realizada nas bases de dados: Portal periódicos CAPES, Jane, Connected papers e Google acadêmico. Foram incluídos apenas artigos originais revisados por pares, no idioma inglês ou português. Dos 57 estudos selecionados, observou-se que a raça, idade e peso ao abate, sexo e alimentação podem exercer influência na composição centesimal da carne, alterando os níveis de umidade e gordura, variáveis inversamente correlacionadas. Por fim, o estresse gerado durante o manejo pré-abate pode modificar o pH da carne, interferindo na sua conservação e qualidade sensorial, não observando efeitos na composição nutricional. Compreender esses fatores é fundamental para otimizar a produção de carne ovina de alta qualidade e atender às exigências de um mercado consumidor cada vez mais exigente.

Download

Figure 1. Semi-structured questionnaire applied during sample collection.
Figure 2. Map of the municipality with the honey harvest locations (Treatments).
Physicochemical composition of honey collected in the municipality of Senhor do Bonfim-BA.
Physicochemical Analysis of Honey Produced and Sold in the Municipality of Senhor do Bonfim, Bahia

April 2025

·

52 Reads

Acta Scientiarum Animal Sciences

The objective of this study was to analyze the physicochemical characteristics of Apis mellifera L. honey produced and sold in Senhor do Bonfim, Bahia, Brazil. A completely randomized design was adopted; it consisted of 6 treatments and 4 replicates, with the honey collection sites being considered as the treatments, namely: T1CMQ-Quicé Honey House, T2AMt-Maranata Apiary, T3FLv-Senhor do Bonfim Street Market, T4AMT-Monte Tabor Apiary, T5AJVC-Juvêncio Apiary and T6AS-Souza Apiary. The honeys in the different treatments analyzed showed similarity for moisture, total titratable acidity and Lund reaction (p > 0.05). The lowest ash and total soluble solids contents were obtained by the T3FLv honey samples (p < 0.05). The highest pH was obtained in the T1CMQ samples (p < 0.05). The honeys were classified as having a color between extra light amber and light amber. The Lugol test was negative. The results found show that the honey produced and sold in Senhor do Bonfim, BA, is of good quality and suitable for human consumption.


PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE ALIMENTADOS COM SUBPRODUTOS DA AGROINDÚSTRIA

April 2025

·

16 Reads

utilização de subprodutos na alimentação animal é vista como uma atividade econômica e sustentável para a diminuição de descartes e impacto ambiental. Visando isso, esses derivados são utilizados como matéria-prima alimentar para uso da produtividade animal sendo aplicados em dietas de diferentes espécies animais procurando extrair o máximo dos seus potenciais nutritivos. Para os bovinos de corte, utiliza-se uma grande cadeia desses subprodutos tais como os subprodutos do milho, mandioca, cana-de-açúcar e abacaxi. Quando usados em níveis adequados, resultados desejados são alcançados, como bom rendimento de carcaça, qualidade da carne, boa conversão alimentar, entre outros. Assim, através de uma breve revisão da literatura, buscamos apresentar possíveis resíduos agroindustriais que podem ser usados na composição de dietas para bovinos em substituição ao milho, de forma a reduzir os gastos com a alimentação animal, fator este que onera o sistema de confinamento.



Capítulo 12: A qualidade do mel de abelhas melíferas

January 2025

·

29 Reads

Produto natural produzido por abelhas melíferas, o mel é um alimento bastante apreciado devido as suas propriedades nutricionais e terapêuticas. Sabendo do seu valor nutricional, é importante identificar se a sua composição físico-química (açúcares redutores, umidade, sacarose aparente, sólidos insolúveis em água, teor de cinzas, pH, acidez, hidroximetilfufural, atividade diastásica, reações de Lund e Lugol) está de acordo com os limites estabelecidos pela legislação brasileira vigente. Entretanto, alguns consumidores sequer conhecem a origem e especificações as quais garantem a qualidade do mel, muitas vezes, consumindo produtos que sofreram adulterações. O mel de abelha é um recurso valioso para a saúde humana. A sua produção promove a preservação das abelhas melíferas e a sustentabilidade ambiental. É fundamental garantir a qualidade e a autenticidade do mel, evitando adulterações. Conscientizar a população que este produto deve ser visto como alimento e não como remédio é de extrema importância para a cadeia produtiva da apicultura.


Subprodutos da agroindústria na alimentação de frangos de corte

October 2024

·

96 Reads

O uso de commodities como o milho, que é amplamente usado na alimentação humana, além da produção de biocombustível, podem elevar os custos com a alimentação em um sistema de produção animal. Nesse sentido, alternativas alimentares vêm sendo testadas para que outros ingredientes possam ser usados na composição de dietas para frangos de corte, em substituição parcial ou total do milho. As pesquisas buscam apresentar informações nutricionais a respeito do alimento alternativo usado, visando manter as respostas relacionadas ao desenvolvimento produto dos animais similares ou superiores ao milho, de forma que a substituição dessa matéria-prima seja benéfica nutricionalmente e que os custos com a alimentação possam ser reduzidos. O Brasil apresenta uma diversidade de resíduos e subprodutos agroindustriais que podem ser usados na alimentação de frangos de corte. Assim, buscamos apresentar um levantamento sobre as pesquisas realizadas com o uso de subprodutos usados na alimentação de frangos de corte.


Figura 3 -Resfriamento do leite para introdução do fermento (A) e Iogurte após descanso e resfriamento (B).
Figura 4 -Valores médios de pH em iogurtes de leite de cabra enriquecido com diferentes níveis de polpa de licuri.
AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO IOGURTE ELABORADO COM LEITE DE CABRA E POLPA DE LICURI

October 2024

·

34 Reads

O consumo de produtos oriundos do leite de cabra ainda possui certa restrição de aceitabilidade pelo mercado consumidor em virtude de suas características organolépticas, como odor e sabor marcantes. Assim, a elaboração de produtos lácteos enriquecidos com frutas, como o iogurte, é uma maneira de tornar o produto oriundo do leite de cabra mais atrativo para o mercado consumidor. Este estudo teve como objetivo elaborar e avaliar a qualidade físico-química do iogurte de leite de cabra com adição de polpa de licuri. Na composição dos iogurtes, foram empregados leite de cabra, sacarose e polpa de licuri nas proporções de 0%, 10% e 20%. Foram determinados os teores de matéria seca (MS), umidade, cinzas e acidez com base nos valores de pH. Na composição dos iogurtes, foram empregados leite de cabra, sacarose e polpa de licuri, nas proporções de 0%, 10% e 20%. Após a produção dos iogurtes, realizaram-se análises para determinar o pH, acidez total titulável e os teores de matéria seca (MS), umidade e cinzas. O uso de 20% de polpa de licuri elevou a matéria seca (28,86 %) e pH (4,4) e reduziu a umidade (71,13 %), e a acidez total titulável (0,69), em relação aos demais teores de licuri testados na composição do iogurte elaborado com leite de cabra (P<0,05). Não houve efeito da polpa de licuri sobre o teor de cinzas do iogurte (P>0,05). Recomenda-se a inclusão de até 20% de polpa de licuri na elaboração de iogurtes à base de leite de cabra.


SUBPRODUTOS DA AGROINDÚSTRIA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS: PRODUÇÃO E QUALIDADE DO LEITE

September 2024

·

82 Reads

alimentação animal deve ser constituída por uma parte do volumoso (oferecida à vontade para o animal) e outra do concentrado (com fornecimento limitado e de acordo com o objetivo do produtor). Geralmente o volumoso acaba sendo o ingrediente mais barato da ração total, já os grãos que compõem o concentrado muitas vezes estão acima de 70%, sobretudo no Brasil, onde a relação onde o preço do leite e do grão mostra-se de forma desvantajosa. Contudo algumas das alternativas para reduzir esses custos estão a utilização dos subprodutos da agroindústria, que tem se mostrado uma ótima opção na formulação de dietas para bovinos. Nessa revisão será abordado os principais subprodutos da agroindústria utilizados na alimentação de vacas leiteiras e como estes atuam na produção e qualidade nutricional do leite.


Capítulo 2 CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA CARNE DE PEQUENOS RUMINANTES

March 2024

·

178 Reads

A carne é considerada um dos alimentos de melhor composição nutricional. Possui proteínas de alto valor biológico tanto no aspecto qualitativo como quantitativo. No entanto, alguns fatores podem mudar a qualidade da carne, desde o manejo produtivo dos animais como também os processos de abate e de conservação da carne. A preocupação com a qualidade da carne consumida aumentou e os consumidores exigem alimentos com qualidade. Os atributos sensoriais: sabor, suculência, textura, maciez e aparência, associados a carcaças com pouca gordura e muito músculo, são características que definem a qualidade da carne. Objetivou-se com essa revisão destacar as qualidades físico-químicas da carne de pequenos ruminantes.



Citations (1)


... Between 07:00 a.m. and 02:00 p.m. and from 06:00 p.m. onwards, the animals experienced moderate stress [28], with THI values between >74 and 79, and severe stress during the period from 03:00 to 05:00 p.m. When observing BGHI (Figure 2), we can corroborate the fndings for THI, as BGHI values were above 80 between 10:00 a.m. and 05:00 p.m., which is considered above the thermally neutral zone for adult sheep in dryland regions, according to Oliveira et al. [39]. Tese factors may have infuenced the animals' physiological responses to environmental variables, indicating a time efect (Tables 5 and 6). ...

Reference:

Feeding Behavior, Water Intake, and Physiological Parameters of Feedlot Lambs Fed with Diets Containing Babassu Oil Associated with Sunflower Oil Blend
Thermoregulatory responses and ingestive behavior of sheep subjected to water restriction and high-and low-energy diets in a semi-arid environment
  • Citing Article
  • November 2023

Journal of Thermal Biology