Cassol Dall' Agnol’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (1)


Figura 1. Pastagens de milheto (A e B), milheto para palhada após rolo-faca ( C ) e híbrido de sorgo para silagem ( D ). de em relação a outros cultivares e híbridos. Sorgos híbridos para silagem: BRS 610 e BRS 655.
INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA
  • Article
  • Full-text available

June 2022

·

145 Reads

·

4 Citations

·

Roberto

·

Serena Fontaneli

·

[...]

·

Palma Consoli Webber

Introdução Culturas como milheto e sor-gos são espécies de crescimento intensivo, altamente produtivos e de elevado valor nutritivo. Ge-ralmente são estabelecidos em sucessão aos cereais de inverno e pastagens anuais, muito impor-tantes para sistemas de produção intensivos principalmente para bovinos confinados, vacas leitei-ras, novilhas e terneiras de repo-sição na região sul-brasileira. Na região tropical brasileira é culti-vado na safrinha e como cobertura de solo. Milheto e sorgos são culti-vados em condições ambientais adversas em muitas partes do mundo e seus grãos são usados para alimentação humana na Ásia e África, sendo que em toda Amé-rica são usadas basicamente para alimentação animal. São originados da Índia e África, onde são culturas produ-toras de grãos para alimentação humana, mas na América são uti-lizados quase que exclusivamente para produção animal em pasta-gens, silagem, ou colhidos meca-nicamente frescos e fornecido aos animais. Raramente são utilizados como feno pela dificuldade de se-cagem dos colmos e nesse caso o corte com segadora-condiciona-dora é indispensável para seca-gem uniforme das folhas e colmos. No presente artigo será abor-dado o estabelecimento, utilização e manejo, além de uso estratégico para minimizar o vazio forrageiro outonal. Origem e relevância Acredita-se que os sorgos, o milheto e as braquiárias, como o papuã, são originários da África, enquanto o teosinto ou milho de sete cortes é americano (México) sendo o ancestral do milho. O Milheto ou capim-italiano [(Pennisetum glaucum (L.) R. Br.] e sorgos híbridos ou capim-sudão [Sorghum bicolor (L.) Moench] são as duas principais espécies de gramíneas anuais cultivadas com fins forrageiros na estação quente, ambas são originárias do norte da África. Além destas, em menor ex-tensão são cultivados o teosinto ou dente-de-burro [Zea mays subsp. mexicana (Schrad.) H.H. Iltis], e na safrinha o milho (Zea mays L.), ori-ginário da América Central (Méxi-co). O milho pode ser cultivado na safrinha em altíssima densidade, e encontra-se em domesticação também, o papuã ou capim-mar-melada (Urochloa plantaginea) que também pode ser manejado estra-tegicamente para minimizar o va-zio forrageiro outonal em pastejo. Utilização estratégica de gramíneas anuais de verão para vazio forrageiro outonal e cobertura de solo

Download