Campos Lima’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (1)


Alocação e mitigação dos riscos em parcerias público-privadas no Brasil 1*
  • Article
  • Full-text available

March 2015

·

135 Reads

·

16 Citations

Revista de Administração Pública

·

Campos Lima

·

O objetivo da pesquisa foi efetuar levantamento das condições referentes à distribuição de risco nas formalizações das parcerias público-privadas no Brasil, a partir do marco legal que instituiu tal forma de implantação de equipamentos sociais no Brasil. Foram avaliados, por pesquisa documental, como os fatores de riscos estão sendo alocados e distribuídos em 15 contratos celebrados, buscando determinar como são mitigados os riscos inerentes entre os parceiros públicos e privados. Os contratos apresentam definição expressiva dos riscos envolvidos e de sua responsabilidade pelos parceiros. As evidências sinalizaram que os parceiros privados têm absorvido, formalmente, a maioria dos fatores de riscos elencados; contudo, há expressas medidas de mitigação dos riscos atribuídos nos contratos ao parceiro privado, pela intervenção em última instância do ente público envolvido.

Download

Citations (1)


... Um contrato de PPP difere dos contratos comerciais normais porque uma das partes -a Autoridade Pública -pode ser capaz de usar seu poder para mudar a lei, ou tomar medidas executivas, em detrimento do Parceiro Privado.A legislação ordinária vem prevendo instrumentos de participação, como a realização de audiências e de consultas públicas, além de outros instrumentos que se inserem na ideia de democracia participativa, com intuito do levantamento de cenários de risco, que devem ser catalogados em um universo de riscos aos quais é inerente o controle do poder público, exercido pela sociedade.Os cenários, nos quais se consideram os chamados fatores de riscos (ambiente externo e forças e fraquezas do ambiente interno), consoante expresso nos respectivos contratos, em seu arcabouço devem estabelecer uma série de ferramentas com intuito de ter a sua mitigação regulamentada de forma clara e precisa de forma que haja a efetiva alocação e mitigação de riscos entre os parceiros públicos e privados.Essas ferramentas têm a premissa de estabelecer um certo grau de segurança jurídica e contêm gatilhos que disparam o reequilíbrio econômico-financeiro não somente aos riscos negativos, onde em todos os casos o setor público enseja o reequilíbrio econômico-financeiro para recompor a demanda prevista no plano de negócio, mas também ao risco positivo quando a demanda prevista é superada e a receita é partilhada com o setor público. Observa-se que os gatilhos que disparam o reequilíbrio econômico-financeiro não seguem um padrão, variando de forma situacional, conforme o contrato(Lima;Coelho, 2015).3. METODOLOGIAA proposta do presente trabalho é identificar e explorar os riscos comuns de Engenharia associados ao projeto, construção/reforma, manutenção e operação dos empreendimentos de infraestrutura rodoviária objeto de concessão, observados quando da estruturação (modelagem) de projetos, dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de projetos parcerias recorrentes no Brasil.No estudo foram utilizadas técnicas de coleta de dados, aliadas à pesquisabibliográfica de diversos autores que abordam o tema. ...

Reference:

EMPREENDEDORISMO NA GERAÇÃO Z: ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO
Alocação e mitigação dos riscos em parcerias público-privadas no Brasil 1*

Revista de Administração Pública