Angela Rocha’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE FUNÇÕES: UMA RETROSPECTIVA
  • Conference Paper
  • Full-text available

July 2013

·

371 Reads

·

4 Citations

·

Angela Rocha

·

Wallace Vallory Nunes

Este artigo busca recuperar as ideias presentes no conceito de função a partir do estudo epistemológico desse conceito, seu desenvolvimento ao longo da história e das noções presentes em objetos matemáticos que tiveram alguma influência na sua formação. Nosso objetivo é oferecer um material didático, com o intuito de ajudar o professor a entender o contexto epistemológico desse objeto matemático e suas contribuições para o ensino-aprendizagem da matemática. Optamos neste estudo por desenvolver um modelo teórico-prático para a compreensão do conceito de função, seguindo como meta à investigação histórica da matemática. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica nos diversos textos referentes ao assunto. O texto foi subdivido em três grandes eras: Antiguidade, Idade Média e Período Moderno onde foram ressaltadas as principais contribuições de diversos matemáticos para a construção do conceito de função. Espera-se que este estudo do conceito de função ao longo do tempo favoreça a compreensão dessas ideias.

Download

Figura 5-Resposta da aluna T, turma A, para a Quest?o 3.
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A PARTIR DE QUESTÕES EXAMES NACIONAIS

Este trabalho estuda alguns dos obstáculos epistemológicos relativos ao conceito de função Afim, presentes em questões extraídas de exames nacionais. Esta pesquisa objetiva analisar se, ao se trabalhar de forma diferente com duas turmas distintas, é possível contribuirmos para minimizar ou maximizar o volume de obstáculos epistemológicos presentes em respostas de alunos a questões extraídas de exames nacionais sobre conceito de função Afim. Como metodologia optou-se pelo estudo de caso qualitativo. Os resultados obtidos apresentaram uma relevante diferenciação entre as turmas pesquisadas. Pôde-se perceber que a turma que utilizou o laboratório de informática na construção do conceito de função desenvolveu menos obstáculos epistemológicos do que a turma que construiu este conceito de forma expositiva.