Andréa Bach Rizzatti’s research while affiliated with Hospital de Santa Maria and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (9)


O MERCADO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUAS TENDÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SANTA MARIA – RS
  • Article
  • Full-text available

December 2021

·

18 Reads

Revista de Administração Contabilidade e Economia da Fundace

·

Pabla Pereira da Silva

·

Andréa Bach Rizzatti

·

Este estudo possui como objetivo descrever o mercado santa-mariense de alimentação saudável e compreender a percepção dos gestores dessas empresas sobre o mercado e suas tendências. Para isso, um estudo de caso foi realizado em 12 empresas de alimentação saudável da cidade de Santa Maria – RS. Os resultados demonstraram que (1) a maior parte das empresas de alimentação saudável são restaurantes que trabalham com estes produtos; (2) existe uma forte tendência no mercado por alimentos deste segmento; (3) o estilo de vida é o fator primordial para a procura da alimentação saudável. A realização deste estudo permitiu ampliar os conhecimentos com relação a temática pesquisada, demonstrando importantes contribuições teóricas e práticas à área.

Download

QUADRO 5-Número de publicações por instituição Instituição Nº de Publicações % do total University of Hong Kong 20 1,745% Murdoch University 11 0,960% University of Nottingham 11 0,960% University of British Columbia 10 0,873% Universitat de Lleida 10 0,873% Polytechinc University of Madrid 10 0,873% Univ. Queensland 10 0,873% Hong Kong Inst Educ 9 0,785% Univ S Australia 9 0,785% Univ Toronto 9 0,785% Fonte: elaborado pelos autores
A produção em internacionalização do ensino superior: uma análise a partir da base da Web of Science

December 2018

·

32 Reads

·

4 Citations

Revista de Administração FACES Journal

·

·

·

[...]

·

Andréa Bach Rizzatti

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO UM ESTILO DE VIDA: UMA ANÁLISE DOS CONSUMIDORES DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS SOB A ÓTICA DOS EMPRESÁRIOS

September 2018

·

17 Reads

A procura por uma alimentação saudável está cada vez mais presente na vida dos consumidores. Esse fenômeno pode ser observado em Santa Maria – RS, tendo em vista a crescente demanda de alimentos orgânicos, funcionais e naturais nos estabelecimentos da cidade. Assim, observou-se que as empresas que trabalham com esses produtos não se limitam apenas em produzir ou vender seus alimentos, elas também procuram atender às possíveis necessidades dos clientes. Diante disso, o objetivo do estudo é compreender a percepção dos gestores das empresas de alimentos saudáveis sobre os consumidores de Santa Maria – RS. Para isso, o estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. A coleta de dados foi dividida em duas etapas. Primeiro, foram mapeadas e caracterizadas as principais empresas de alimentação saudável. Segundo, foram identificadas aquelas empresas que compreendem a alimentação saudável como parte de um estilo de vida. As análises dos dados foram realizadas por meio de análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados do estudo permitiram ampliar os conhecimentos sobre a alimentação saudável e tendências no mercado. Quanto as limitações do estudo, destacam-se o número de empresas analisadas, bem como a impossibilidade de generalizar os resultados por se tratar de uma pesquisa qualitativa.


A contribuição da visão baseada em recursos para o estudo da internacionalização: uma análise bibliométrica da produção científica entre os anos de 2007 e 2016

August 2018

·

48 Reads

·

3 Citations

Internext

Este estudo buscou analisar as características das publicações sobre Visão Baseada em Recursos e Internacionalização (Resource Based View and Internationalization), nas bases de dados Web of Science e Scopus, no período de 2007 a 2016, e identificar quais tópicos estão sendo estudados junto a este tema e quais são os mais relevantes (hot topics), realizando uma comparação dos resultados encontrados nas duas bases de dados. O estudo possui abordagem quantitativa tendo em vista que buscou quantificar algumas variáveis referentes à produção científica sobre o tema pesquisado. A busca das publicações sobre VBR e Internacionalização no período de 2007 a 2016 encontrou 210 publicações na base WOS e 127 na Scopus. Tecendo uma comparação das bases pesquisadas, verificou-se que o número de publicações cresceu nos últimos dois anos e que os Estados Unidos lideram o ranking quanto ao número de publicações. Percebe-se que em ambas as bases de dados, os autores das publicações mais citadas não estão entre os autores que mais publicaram no período, com exceção de Mike Wright. Duas combinações foram classificadas como hot topics: Performance (desempenho) e Strategy (estratégia).


To Internationalize or Not to Internationalize? A Descriptive Study of a Brazilian Startup

March 2018

·

360 Reads

·

10 Citations

Technology Innovation Management Review

This study examines the failed internationalization experience of a Brazilian high-tech startup. The research methodology of the study is descriptive and aims to explore whether this startup should re-internationalize, despite an unsuccessful first experience. Based on interviews with the founders, it was found that the initial internationalization took place in an incipient way, in the heat of the moment. The lack of success with the initial internationalization did not shake the directors of the startup, who aim to return to internationalization, now in a consolidated way and counting on the advice of an investor. Despite its bitter first experience, should the startup try again? Through an analysis of the lessons learned from the startup’s initial failure and insights from its consideration of a possible second attempt, this study contributes to the literature on competitiveness, internationalization, and international entrepreneurship.


A Liderança Por Meio Do Coaching

December 2017

·

1,822 Reads

International Journal of Professional Business Review

No atual ambiente competitivo e dinâmico, os líderes das empresas desempenham um papel fundamental para o alcance dos objetivos organizacionais. Nesse caminho, o coaching, considerado um treinamento que visa desenvolver as competências dos indivíduos, surge como uma ferramenta capaz de alavancar e desenvolver o processo de liderança nas empresas. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia do desenvolvimento da liderança por meio da utilização da ferramenta coaching. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com coaches que conduziram o treinamento e com cinco líderes empresariais que realizaram tal processo. Dentre outros resultados, as variáveis mais citadas pelos líderes foram maior compreensão dos comportamentos e atitudes dos empregados, motivação, melhora nos resultados da empresa, buscar sempre realizar os objetivos e metas, ouvir mais, paciência, união e networking. Concluiu-se que o coaching foi considerado uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de lideranças por possibilitar o aprimoramento de habilidades e capacidades no processo de liderar.


A PRODUÇÃO EM INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE DA WEB OF SCIENCE

November 2017

A internacionalização do ensino superior tem se tornado uma possibilidade de crescimento e ao mesmo tempo uma questão de sobrevivência para as instituições de ensino, em virtude disso o número de estudos sobre a internacionalização de ensino superior tem crescido gradualmente nos últimos anos. Por existir uma ampla gama de possibilidades neste campo, a presente pesquisa se propõe a identificar e analisar os principais temas estudados sobre a internacionalização do ensino superior, identificando os hot topics da temática. Para a realização deste estudo, utiliza-se a pesquisa bibliométrica na base de dados da Web of Science, foram pesquisadas publicações referentes aos últimos dez anos, compreendendo o período de 2007 a 2016. Foram identificadas 1146 publicações, foi possível identificar a existência de um vasto número de autores e instituições que publicam sobre a temática, bem como diversas fontes de publicação. Foi possível constatar que a maioria dos trabalhos são publicados em formato de artigo científico e a utilização do inglês como idioma predominante. Nota-se ainda que grande parte dos estudos estão voltados para a área da educação. Os termos “globalização” e “universidade” foram identificados como hot topics no estudo da temática, possivelmente por serem considerados termos correlatos ao objeto de estudo e não uma área específica de estudo.


EDUCAR PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE

August 2017

·

1,147 Reads

Revista Competência

É evidente, nos últimos anos, o caráter conflituoso da relação entre sociedade e meio ambiente, sendo exponencial seu crescimento e agressões ambientais. É nesse sentido que surge a noção do desenvolvimento sob a perspectiva sustentável, ou seja, o desenvolvimento que, além do crescimento econômico, leve em consideração a inclusão social e a proteção ambiental. Tal desenvolvimento depende de mudanças paradigmáticas que reflitam valores éticos abrangentes. Por conseguinte, é necessário avançar-se na construção de uma visão holística e integradora de mundo, que não se restrinja a uma visão simplista da natureza como centro das preocupações, mas que busque pensar na integração homem-natureza como um todo. Sendo a educação, muitas vezes, considerada importante instrumento de humanização, socialização e de transformação da sociedade, este estudo objetiva discutir o papel da educação no alcance do desenvolvimento sustentável. Para isso, discute-se sobre o papel da educação na sociedade contemporânea, os conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e as abordagens acerca da educação para a sustentabilidade. Ao utilizarem-se essas abordagens conjuntamente, é possível articular a educação e a sustentabilidade em direção a um futuro sustentável.Palavras-chave: Educação. Sustentabilidade. Educação para sustentabilidade.


A INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO INTERNACIONAL: UM ESTUDO COM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

August 2016

·

2 Reads

·

1 Citation

A capacidade de inovação das empresas, imersas em um ambiente competitivo global, pode ser considerada um dos fatores-chave na busca por vantagens competitivas e sobrevivência organizacional. Tendo em vista tal cenário e atentando para o importante papel desempenhado pelas Empresas de Base Tecnológica (EBTs) no mercado nacional e internacional, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência da capacidade de inovação sobre o desempenho internacional de EBTs. Para tanto, valeu-se de um estudo quantitativo e descritivo que investigou 53 EBTs brasileiras localizadas em habitas de inovação. Como incubadoras tecnológicas, parques tecnológicos, aceleradoras de startups e clusters industriais. Com isso e mediante a realização de análises quantitativas foi possível encontrar suporte estatístico indicando que desenvolver capacidade de inovação influencia no desempenho internacional das empresas investigadas.

Citations (4)


... A inovação se posiciona com um campo convergente de políticas públicas, gestão organizacional, ação cidadã e pesquisa acadêmica de primeira ordem (Silvestre & Ţîrcă, 2019). Neste sentido Lawson e Samson (2001); Reichert, Camboim e Zawislak (2015); Zawislak, Fracasso e Tello-Gamarra (2018); Oliveira, et al., (2016); Coad e Grassano (2019); Spescha e Woerter (2019), Farias, et al. (2021) salientam que a implementação de ideias para gerar inovação tornou-se uma ferramenta essencial para o desempenho e a sobrevivência das empresas. ...

Reference:

O Processo de Tomada de Decisão sob a Ótica da Teoria Effectuation e a Inovação Frugal
A INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO INTERNACIONAL: UM ESTUDO COM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
  • Citing Conference Paper
  • August 2016

... Em linha com as publicações internacionais, constatou-se que a maioria dos estudos nas bases SPELL e SCIELO, bem como nos anais do ENANPAD e do ANPCONT dos últimos cinco anos, focaliza as estratégias Cunha -Estratégias de internacionalização de carreira por mulheres na auditoria externa independente brasileira Contextus -Revista Contemporânea de Economia e Gestão (2024), 22(spe.), e85106 | 4 de internacionalização de empresas numa orientação macro-organizacional (ver Soares, 2020;Ribeiro & Carlo, 2020;Winckler & Armando, 2020;Lugoboni et al., 2022;Rosa et al., 2022;Querino et al., 2022) ou de universidades e seus acadêmicos (ver Gazzoni et al., 2018;Maia & Medeiros, 2020;Oliveira et al., 2020;Romani-Dias et al., 2021;Lourenço & Petenuci, 2022;Souza et al., 2022). Assim, restam poucos estudos empíricos que de fato se atenham à internacionalização do quadro de colaboradores, salvo algumas exceções dentro de um recorte bem delimitado feito com altos executivos do sexo masculino (ver Gallon et al., 2013;Pohlmann & Valarini, 2013;Guimarães et al., 2016). ...

A produção em internacionalização do ensino superior: uma análise a partir da base da Web of Science

Revista de Administração FACES Journal

... Web of Science is a multidisciplinary database that indexes several journals and allows the identification of citations and references, in addition to providing the h-index of searches; on the other hands, the Scopus platform indexes peer-reviewed academic journal titles, open-access journal titles, conference proceedings, trade publications, book series, scientific content web pages, and office patents (Piveta et al., 2018). ...

A contribuição da visão baseada em recursos para o estudo da internacionalização: uma análise bibliométrica da produção científica entre os anos de 2007 e 2016

Internext

... Therefore, there is a considerable level of uncertainty when deciding to go outside the borders and failure is part of the options. In this line, a case of a Brazilian startup that had a failed attempt to internationalize in its early stage of life, which allows raising the question around the convenience of going out to explore new markets, is presented in study [70]. For the specific case of technology companies, [71] suggest that the results obtained by Brazilian companies that took 5 or more years to go abroad were superior to those that did so earlier. ...

To Internationalize or Not to Internationalize? A Descriptive Study of a Brazilian Startup

Technology Innovation Management Review